sexta-feira, 30 de março de 2007

Maratona Fotográfica "Postais de Vendas Novas"


Estive há pouco a ver a exposição das fotografias que resultaram desta iniciativa, as quais se encontram expostas no Auditório Municipal de Vendas Novas.

Tal como já calculava, em minha opinião a qualidade geral é muito boa. As fotos vencedoras e as menções honrosas estão muito bem, e o mesmo se pode dizer de praticamente todas elas. Estão de parabéns os organizadores e todos os jovens fotógrafos que participaram nesta Maratona Fotográfica.

Os amigos leitores, se puderem, não deixem de aproveitar para ver a referida exposição.

Continuar a ler...

Sítios em Vendas Novas

Foto de Luis Fialho, integrada na Maratona Fotográfica realizada em Vendas Novas, em 24 e 25/3/2007

"Pormenor do Chafariz d'el Rei, em 25.Março.2007"

Continuar a ler...

Sítios em Vendas Novas

Foto de Luis Fialho, integrada na Maratona Fotográfica realizada em Vendas Novas, em 24 e 25/3/2007

Continuar a ler...

quarta-feira, 28 de março de 2007

Breves considerações sobre a blogosfera local



A nossa blogosfera local continua, infelizmente, pouco participada. Não me refiro só ao "Atribulações Locais", o qual está actualmente pouco acima de metade da média de visitas diárias que manteve ao longo do mês de Fevereiro.

Essa redução nos acessos ao nosso blogue já era esperada, pela conjugação de dois factores:
  • o facto de termos impossibilitado os comentários anónimos, o que afastou uma parte dos visitantes, tal como já estava à espera que acontecesse; e
  • em Fevereiro tinha-se verificado um acréscimo significativo nas visitas diárias, em face das discussões que incentivámos sobre o "Fecho das Urgências".

Nada disto serve como desculpa, pois se não temos mais visitas isso deve-se apenas a não conseguirmos cativar devidamente os nossos leitores, especialmente aqueles que ainda não o são. Mas não é isso que me preocupa, pois sei que um blogue de carácter local dificilmente poderá ter como principal objectivo um grande número de visitantes. Está, à partida, limitado à dimensão do seu público-alvo.

Há um outro aspecto que considero, esse sim, mais preocupante na nossa blogosfera local: a falta de respeito pelos outros, que se verifica em muitos dos comentários que aparecem nos blogues. Dir-me-ão que isso não é exclusivo de Vendas Novas. É verdade. Mas também é verdade que, sendo bastante reduzida a dimensão da nossa blogosfera, esse facto assume dimensões preocupantes.

Foi essa a razão que nos levou a retirar os comentários anónimos, tal como acredito que terá sido essa a razão que levou o "Rosa dos Ventos" a inserir a moderação de comentários e, de certeza, a mesma que levou o "Blogue do Estrela" a protestar da forma evidenciada na imagem acima. É um flagelo que reside, no essencial, nos mesmos indícios em que radica o nosso atraso como país, em relação aos países nossos parceiros aos mais diversos níveis, culturalmente mais desenvolvidos. Quanto a isso, no curto prazo, pouco há a fazer.

Voltando á nossa blogosfera local, em minha opinião, há que saber criar condições para incrementar o número de blogues em Vendas Novas. Eu, até agora, já escrevi um pouco sobre isso, mas sempre sem resultados. No entanto, continuo a não ver razões para não se aproveitar este excelente meio de comunicação, a exemplo do que acontece um pouco por todo o lado. Um dia destes, ainda havemos de tentar uma qualquer estratégia em comum ..... digo eu.

Continuar a ler...

terça-feira, 27 de março de 2007

Fecho das Urgências de Vendas Novas - 33

O Sr. Ministro da Saúde garantiu, esta terça-feira, que nenhum SAP será encerrado, mas sim alguns serviços nocturnos, o que vai permitir libertar vários médicos de família. Entretanto, a ANMP apresenta uma proposta de protocolo à tutela sobre a reformulação dos SAP.

A chamada "Reforma das Urgências" começou mal. E continua mal. Por mais equilibrados que pudessem ser os objectivos dessa reforma, e em alguns aspectos isso acontecia, a verdade é que a estratégia utilizada foi, no meu entendimento, algo desastrada. No caso de Vendas Novas, já todos percebemos as razões pelas quais se verificou a desqualificação do SUB que lhe estava inicialmente atribuído, e já muito aqui se escreveu sobre isso, pelo que agora não irei debruçar-me sobre esse aspecto em particular.

Há, no entanto, um ponto que considero especialmente importante para o surgimento de todo este imbróglio em torno das urgências: a forma como as alterações a implementar e os objectivos pretendidos (não) foram transmitidos. Ou seja, os erros grosseiros praticados na divulgação e no esclarecimento das populações afectadas. Vejo nesta questão indícios de aparente amadorismo, dificilmente justificável, na estratégia de comunicação utilizada.

De facto, só isso poderá justificar que, em face do descontentamento das populações, o Ministério/Ministro da Saúde se tenha visto na necessidade de voltar atrás nas suas intenções iniciais, designadamente com a assinatura de diversos protocolos, que na verdade não inicialmente não previstos (ao contrário do que chegou a ser difundido) com determinados municípios que se dispuseram a aceitar umas regras algo insólitas para o funcionamento daqueles serviços de saúde.

Em consequência, já por diversas ocasiões verificámos alterações repentinas e algo inesperadas nas intenções tornadas públicas. Foi, aqui perto de nós, o caso do Montijo. Tal como em Chaves, presumivelmente Vouzela (de acordo com palavras recentes de um seu autarca), e alguns outros que agora não recordo.

Mas é também o caso das declarações hoje proferidas pelo Sr. Ministro, que me parecem de facto extraordinárias, vindas de um governante senhor de tantas certezas: (em declarações à TSF, que pode ler e ouvir aqui)

"... O Ministro da Saúde garantiu, esta terça-feira, que nenhum Serviços de Atendimento Permanente (SAP) vai ser encerrado, mas sim os serviços nocturnos que atendem poucos utentes,..."

"... O ministro reiterou ainda que os 70 serviços nocturnos só vão fechar quando existirem «meios alternativos montados» para a população nesses locais e os encerramentos estiverem «em consonância com os municípios»...."

"... O titular da pasta da Saúde destacou ainda que as decisões nos casos dos SAP e das urgências hospitalares vão ser sempre tomadas em articulação com as câmaras municipais."

É caso para perguntar, se não teria sido preferível que estes "esclarecimentos" tivessem sido dados pelo Sr. Ministro ainda antes de ter dado início a todo este imbróglio, que só tem feito desperdiçar energias, acumular frustrações e aumentar a já de si muito débil credibilidade em relação a alguns dos nossos governantes?


Actualização ás 21.10h: link1, link2, link3, link4


Continuar a ler...

Artistas de Vendas Novas: Lina Fonseca


"Sem título"
Pintura em telha de canudo

Continuar a ler...

Sítios em Vendas Novas

Reflexos no espelho de água do Jardim Público, em Vendas Novas

Continuar a ler...

segunda-feira, 26 de março de 2007

Barómetro Local - 1

Barómetro Local - Vendas Novas
[clique na imagem para ver em tamanho maior]

O "Barómetro Local" é a minha adaptação livre da muito conhecida "Matriz BCG", utilizada em Economia e Gestão. A sua leitura, neste caso, é muito simples: "à direita é melhor que à esquerda e ao cimo é mais intenso que em baixo". Deste modo, é preferível estar em cima do lado direito e o pior é ficar em cima do lado esquerdo.

Neste caso em concreto, nos dois casos extremos, aplaude-se a construção do Lar Nª Sra da Saúde na Afeiteira e considera-se lamentável a situação e, designadamente, a falta de esclarecimento no que se prende com as Obras na entrada poente de Vendas Novas.

Como é natural, esta matriz é absolutamente subjectiva. Ela reflete, apenas e tão só, algumas das minhas opiniões e sensações no exacto momento em que é elaborada. Nada mais. Tentarei voltar a esta fórmula periodicamente, ou sempre que se justifique. A caixa de comentários está aberta a quem quiser manifestar-se.

Continuar a ler...

sábado, 24 de março de 2007

Uma iniciativa pioneira e que nos faz pensar


A Câmara Municipal de Alvito decidiu criar um blogue, a que chamou "Alvito também é comigo". Que eu saiba, é a primeira vez que uma Câmara Municipal tem uma iniciativa deste género. Posso estar enganado, mas a haver mais casos destes no país, serão mesmo muito poucos.

Quanto à "linha editorial" deste novo espaço, deixo-vos uma passagem retirada do próprio blogue, que é bastante esclarecedora:

" ...
Apesar da sua criação por parte da Câmara Municipal poder surgir aos olhos de alguns como uma iniciativa demasiado ousada, consideramos que as suas potencialidades enquanto meio de divulgação e de reflexão não devem ser desperdiçadas, mesmo pelas instituições mais tradicionalistas.

O blogue "Alvito também é comigo!" será aquilo que os seus utilizadores decidirem. Num período experimental não assumiremos qualquer intervenção nos comentários que vierem a ser produzidos. Pretendemos um espaço de debate sério, credível e responsável e por isso não deixaremos de actuar se estes requisitos vierem a ficar comprometidos ...".

Trago aqui este exemplo por duas razões muito concretas:
  • gostaria de existissem mais blogues em Vendas Novas, de forma a que a blogosfera local se constituisse como um meio efectivo de divulgação e de discussão de assuntos relevantes para a nossa comunidade;
  • reconheço que também me agradaria se este bom exemplo frutificasse junto dos actuais responsáveis autárquicos do nosso concelho, bem como de algumas outras instituições de Vendas Novas, exactamente pelas razões invocadas no post de apresentação do blogue da Câmara Municipal de Alvito.

Continuar a ler...

Mudança da Hora, na madrugada do dia 25 de Março

Continuar a ler...

Encontro de Blogues, dia 21.Abril.07, em Alvito

Saiba mais aqui.

Continuar a ler...

sexta-feira, 23 de março de 2007

Lamentável !

Vendas Novas, 28.Dezº.2006

O casal de cegonhas aqui retratado, é o que se pode considerar "teimoso". Digo isto porque tenho seguido as suas tentativas de voltar a construir o ninho na torre da igreja, ali mesmo no centro de Vendas Novas. Em condições normais, não levariam mais de 15 dias a fazê-lo. No entanto, neste caso, já levam cerca de 40 dias e ainda estão no princípio.

Há uns dias atrás, tinha ficado com a impressão de que o ninho estava "meio-feito", ou perto disso. Mas deve ter sido mesmo impressão minha, pois hoje voltei a passar por lá ... e a construção está como nos primeiros dias.

No entanto, as nossas amigas lá vão persistindo na sua azáfama. Não sei se vão conseguir fazer o ninho, ou não. O certo é que este ano já muito dificilmente conseguirão criar os seus filhotes. A fêmea irá à mesma por os ovos (dois ou três). No entanto, apesar dos seus esforços e de o instinto lhes dizer que estão a fazer bem, não me parece que venham a ter sucesso. É pena.


. . . . . . . . . . . . . Vendas Novas, 28.Dezº.2006 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Vendas Novas, 23.Março.2007 . . . . . . . . . . . .

Declaração Universal dos Direitos dos Animais: [link]

Continuar a ler...

MORRENDO E NASCENDO NO TEMPO










Morre gente no tempo a passar
Que ainda ontem havia nascido
Mas sempre se houve um vagido
De mais gente à vida a chegar

São crianças a Terra a encantar
Dando-lhe a graça dum jardim florido
Pois que em figurado sentido
Elas são lindas flores a desabrochar

Morre gente no tempo na idade
Em aflitiva desesperança
É na Natureza fria verdade

Nasce gente sorrindo e se lança
Na vida a dar-lhe continuidade
É juventude aspirando esp'rança

João M. Grazina (Jodro)

Continuar a ler...

Artistas de Vendas Novas: Lina Fonseca


"Sem título"
Pintura em telha de canudo

Continuar a ler...

"Semanas Gastronómicas’07" em Vendas Novas

À Mesa com Vendas Novas - Semanas Gastronómicas’07

Festival da Bifana é a grande novidade !


"O Município de Vendas Novas organiza este ano a sétima edição da iniciativa “À Mesa com Vendas Novas” que conta, para além das habituais “Semana do Borrego” que se realiza de 26 de Março a 1 de Abril e da “Semana dos Sabores da Nossa Gente” de 18 a 24 Junho, com um Festival dedicado à “bifana” de 27 de Agosto a 2 de Setembro, também ela importante património gastronómico da nossa terra, e que muitos apetites sacia aqui e além fronteiras…

Quem nos visitar poderá sentar-se à mesa de um dos 17 estabelecimentos participantes e iniciar uma verdadeira viagem por pitéus tradicionais desde o ensopado de borrego às migas, do borreguinho no forno à sopa de cação, do grão com chispe à cabeça de xara, entre muitos outros sabores.

Oito desses estabelecimentos apresentarão também a nossa especialidade “bifana”, esse simples mas completo petisco, às centenas de clientes que já diariamente os visitam mas a tantos outros que virão experimentá-la, tentados pelo aroma que invade a rua..

Preservar a identidade cultural e tradicional do nosso concelho é o principal objectivo que pretendemos atingir com esta iniciativa, dando, a partir da gastronomia tradicional alentejana, continuidade a uma política de marketing territorial de promoção do concelho onde para isso também contamos com a preciosa ajuda dos profissionais da restauração para levarmos cada vez mais longe e atingindo patamares de elevada qualidade o nome de Vendas Novas e da sua gastronomia! "

in "email enviado para conhecimento e divulgação, pelo Gabinete de Comunicação da CMVN", que muito agradecemos.

Continuar a ler...

quinta-feira, 22 de março de 2007

Junta de Freguesia de Vendas Novas

De acordo com uma notícia veiculada pela Rádio Granada, os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Vendas Novas apresentaram ontem a sua demissão. A consequência mais imediata desta iniciativa será a convocação de eleições intercalares para a respectiva Assembleia de Freguesia.

A problemática em torno da Junta de Freguesia de Vendas Novas já se arrastava há quase dois anos. A meu ver, esta decisão dos eleitos da CDU tem razão de ser, em face da manifesta impossibilidade demonstrada pelo conjunto dos eleitos, em conseguirem uma solução para o impasse criado. Aliás, a esse respeito, já aqui tinha deixado expressa uma posição no sentido de apelar ao bom senso de todas as partes, para que a questão fosse resolvida de uma forma mais consensual. Infelizmente, tal não foi possível.

A impossibilidade até agora verificada na resolução deste diferendo local, é suficientemente grave para dever preocupar os responsáveis políticos locais. Não se trata de um episódio sem importância. Antes revela a profunda divisão de que sofre a nossa pequena comunidade e de que todos nós, em maior ou menor grau, seremos responsáveis.

Se queremos continuar assim, extremamente divididos e de costas voltadas em muitos dos aspectos relevantes para a nossa vida em comum, enfim, o que poderei eu dizer? Mas fazemos mal. Muito mal mesmo. E é pena que assim seja.

Continuar a ler...

Hoje é o último dia para te inscreveres na
Maratona Fotográfica
"Postais de Vendas Novas"

Continuar a ler...

quarta-feira, 21 de março de 2007

21 de Março - Dia Mundial da Árvore




No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, e Escola Prática de Artilharia em parceria com a Associação de Desenvolvimento Local, procedeu à plantação de 470 sobreiros no seu Polígono de tiro.

A plantação dos sobreiros foi executada em 30 e 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, e foi hoje, Dia Mundial da Árvore, simbolicamente concluída, com a plantação de 10 sobreiros pelas crianças das escolas primárias.

Esta iniciativa da E.P.A. é louvável por duas razões: reflorestação de uma área que por efeito dos fogos de artilharia foi desertificada de árvores de médio porte, e pela aula prática de silvicultura e lição de civismo e cidadania dada às crianças que colaboraram na iniciativa.

Estão de parabéns a E.P.A. e a A.D.L.

Mourato Talhinhas

Continuar a ler...

A imprensa local no "Atribulações Locais"

O jornal quinzenário local "Gazeta de Vendas Novas" publicou a sua 321ª edição, em que dá especial destaque a uma obra louvável e a um homem combativo, dinâmico e ambicioso. Uma reportagem de Carlos Branco, a ler com atenção.

Esta edição conta com as crónicas, opiniões e apontamentos dos seus habituais colaboradores, entre as quais se inclui uma muito interessante e oportuna "Figuras da nossa terra", que nos dá a conhecer três vendasnovenses cujos exemplos, na opinião de Mário Balbino, autor do artigo em referência, merecem ser recordados.

O leitor pode ainda ficar a conhecer uma iniciativa local de carácter cultural (uma "Galeria de Arte") a qual, pelo menos a mim, muito me satisfaz e até agora desconhecia.

Continuar a ler...

terça-feira, 20 de março de 2007

"Dar sangue é dar vida"

Continuar a ler...

segunda-feira, 19 de março de 2007

Ainda a propósito das Urgências



Um artigo de opinião que também versa sobre a questão das "Urgências". Foi publicado no jornal "Público" de ontem. Vale bem a pena ler, não só pelo seu conteúdo, mas também por vir de alguém que se tem mantido independente em relação aos poderes políticos e que é um dos bons estudiosos da evolução da sociedade portuguesa nas últimas décadas.

Continuar a ler...

Ainda a propósito das Urgências


(Clique na imagem para abrir)

Continuar a ler...

Semana da Juventude em Vendas Novas




Os meus agradecimentos aos responsáveis do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vendas Novas, não só pelo envio deste cartaz, mas também pela abertura manifestada quanto à divulgação através do "Atribulações Locais" de eventos organizados por aquela entidade.

Continuar a ler...

sábado, 17 de março de 2007

Uma deliberação que merece aplauso.

A Autarquia apoia em mais de 300.000 euros o “movimento associativo”.

Tomei conhecimento pelo “Notícias Municipais” dos apoios financeiros às Associações de Solidariedade Social, Colectividades Desportivas e Culturais.

Esta decisão, que apenas peca por tardia, é certamente muito bem vinda por todos aqueles que mantêm vivo o espírito associativo e que diariamente se debatem com os problemas financeiros das associações que dirigem.

Da minha experiência, sei quão penoso é passar a vida a estender a mão à caridade para manter as portas abertas e servir os cidadãos que das instituições precisam.

Fico feliz com esta medida autárquica, porque muito me bati por ela em longas horas de reunião com o actual presidente da Câmara, e seus antecessores.

Quanto aos montantes anuais a distribuir pelas Associações, não me cabe a mim opinar, deixo esse trabalho aos munícipes porque são eles os juízes da coisa pública.

Mourato Talhinhas

Continuar a ler...


Já participaste numa Maratona Fotográfica? Não?
Então aproveita e inscreve-te até 22 de Março na

Maratona Fotográfica
"Postais de Vendas Novas"

Continuar a ler...

sexta-feira, 16 de março de 2007

Está de serviço a "Farmácia Nova"
(de 16 a 22 de Março)


Esta informação sobre as Farmácias de Serviço
pode ser consultada na nossa barra lateral.

Continuar a ler...

Um ano de "Atribulações Locais"


Há cerca de um ano que iniciei este blogue.


Desde aí, foram publicados 350 posts sobre os mais diversos temas respeitantes a Vendas Novas e merecemos a visita de muitos amigos vendasnovenses que, até ontem, o tinham feito por 22.650 vezes.

Mas isso não é, de modo algum, o mais importante. O que importa relevar é a contribuição que tem sido dada por aqueles a quem, a determinada altura, sugeri que colaborassem neste espaço. A todos eles, agradeço igualmente a colaboração prestada. Oxalá continuem a encontrar razões suficientes para prosseguir a sua ajuda no desenvolvimento do blogue.

Já quanto aos nossos leitores, que têm feito o favor de nos seguir nesta iniciativa, deixo aqui o meu agradecimento público pela paciência demonstrada ao longo deste tempo, em face do evidente amadorismo de que esta iniciativa se reveste. Pela minha parte, oxalá a cada vez menor disponibilidade de tempo mo permita, continuarei a tentar disponibilizar conteúdos que sejam susceptíveis de cativar o vosso interesse e de ajudar na divulgação e discussão de assuntos de interesse para Vendas Novas.

A todos, muito obrigado.

João Fialho
("alentejodive")

Continuar a ler...

Dossier "Eleições em Vendas Novas" - 1

Tenho a intenção de colocar à vossa disposição, aqui no "Atribulações Locais", um conjunto de informações e considerações relacionados com os resultados eleitorais em Vendas Novas, nos últimos 30 anos.

Penso abordar todos os procedimentos eleitorais aqui realizados na era da democracia, com a eventual excepção dos Referendos de 1998 e 2007 e das diversas eleições para a Presidência da República, que me parecem menos relevantes para o principal objectivo desta iniciativa: a caracterização do concelho de Vendas Novas em termos eleitorais.

Por manifesta falta de tempo disponível, não me irei comprometer com a periodicidade das publicações. No entanto, se o conseguir, poderei colocar um post sobre esta matéria em cada semana, ao longo dos próximos meses.

Tratar-se-á de uma iniciativa que, em alguns aspectos, terá contornos naturalmente subjectivos, designadamente em função das diferentes leituras que cada um de nós faz sobre os resultados verificados em cada eleição. Razão pela qual, para o exercício do eventual contraditório, será sempre disponibilizada a nossa caixa de comentários.

Agradeço aos amigos que me disponibilizaram grande parte dos resultados eleitorais do concelho de Vendas Novas. Sem a sua boa-vontade, esta iniciativa teria sido bem mais difícil.

Continuar a ler...

quinta-feira, 15 de março de 2007

AMORES FARSANTES

Para gáudio dos pecados meus
Não me creia a presunção que por aí existe
Só a modéstia e alguém em mim acredite
E que esse alguém seja Deus

Entre crentes e ateus
E nos que em nada os consiste
Meu pensar atento persiste
São todos do Ente Supremo réus

E porque sem excepção pecadores
Um a um p'la morte serão levados
Ao Divino Senhor onde sem rancores

Por Ele com sapiência serão julgados
D'acordo com os seus farsantes amores
Falsamente apregoados

João M. Grazina (Jodro)

Continuar a ler...

quarta-feira, 14 de março de 2007

Artistas de Vendas Novas: Lina Fonseca

.


"Sem título"
Pintura em telha de canudo

Continuar a ler...

terça-feira, 13 de março de 2007

Coloquei aqui este exemplo, de propósito para conhecimento daqueles amigos vendasnovenses que me têm feito chegar a opinião de que "os blogues não passam de uma versão moderna dos jornais de parede, em que cada um vai dizer o que lhe apetece, dizer mal e criticar sem saber do que fala" (sic).

Continuar a ler...

Privados abrem clínicas onde Governo fechou centros de saúde

Continuar a ler...

segunda-feira, 12 de março de 2007

Os contentores do meu descontentamento (2)










Pegando nas palavras de alguns dos nossos comentadores, vou voltar ao tema “os contentores do meu descontentamento”, para dizer o seguinte:

Em minha opinião, os contentores, são de todo o mobiliário urbano, o que está mais visível na nossa cidade e que impressiona negativamente os que aqui vivem, quem nos visita, ou simplesmente atravessa a cidade.

Alguém escreveu “Os contentores estão onde foram colocados respeitando algum plano de colocação em toda a cidade. Penso eu de que!...”

É verdade que eles estão onde foram colocados, (como diria o “senhor de La Palice”) agora que respeitem um plano de colocação é que eu duvido.

Quanto a mim eles foram colocados aleatoriamente, e onde cabiam, espalhados pela área urbana da cidade, de modo a que façam uma cobertura minimamente satisfatória para a recolha dos lixos.

Se foram feitos cálculos do volume de lixo produzido por agregado familiar, densidade populacional, estabelecimentos comerciais na área, etc… etc… não sei, e pelo que me é dado observar, duvido que algum estudo tenha sido feito, presumo que devem ter sido distribuídos a… olhómetro.

Mas aquilo para que queria chamar a atenção das pessoas, é para os contentores como mobiliário urbano, porque eles são… feios… porcos… e maus.

Aquele modelo já foi banido dos principais municípios alentejanos. Nem as freguesias rurais querem aqueles monos!

Montemor e Évora são um bom exemplo, basta ver algumas fotografias e comparar.

Como o ano tem 365 dias e apenas 1/365 é dedicado ao “ambiente”… eu que procuro ser pouco acomodado, e como quero o melhor para a nossa cidade, achei que devia fazer alguns reparos aos inestéticos contentores, e à sua colocação.

Quanto aos munícipes deixarem o lixo fora do contentor, há dois ou mais casos a considerar; pouca capacidade, acesso (boca do contentor) limitado, ou incúria do cidadão. Cada um que responda por si.

Mourato Talhinhas



Continuar a ler...

sábado, 10 de março de 2007

Ainda a propósito das Urgências

Cartoon de humor publicado hoje no Diário de Notícias.

Continuar a ler...

Auscultação aos leitores

A auscultação aos leitores, que aqui deixei nos 2 últimos dias, acabou por obter apenas 16 respostas (4 Sim e 12 Não). Concluo que apenas uma muito pequena parte dos nossos visitantes nestes 2 dias, fizeram o favor de deixar a sua impressão sobre este tema. Obrigado aos 15 leitores que deram a sua opinião.

Continuar a ler...

sexta-feira, 9 de março de 2007

Artistas de Vendas Novas: Lina Fonseca

Trabalhos de "Lina Fonseca" numa exposição realizada em Vendas Novas.

Continuar a ler...

Está de serviço a "Farmácia Ribeiro"
(de 9 a 15 de Março)

Esta informação sobre as Farmácias de Serviço
está sempre disponível na nossa barra lateral.

Continuar a ler...

quinta-feira, 8 de março de 2007

Maratona Fotográfica em Vendas Novas



Maratona Fotográfica
"Postais de Vendas Novas".

Se tens até 35 anos, participa!
Inscrições até 22 de Março.
Lê o Regulamento aqui.

Continuar a ler...

A imprensa local no "Atribulações Locais"



Continuar a ler...

8 de Março: Dia Internacional da Mulher





Continuar a ler...

quarta-feira, 7 de março de 2007

SAUDOSAS CEIFEIRAS

No Verão resplandentes e louros trigais
Se avistavam por todo o Alentejo
Bem olho saudoso mas já os não vejo
Belos, imponentes, naturais

Nem nas ceifeiras admiro mais
A sua arte de ceifar em exímio traquejo
Nem jamais vou ter o ensejo
De lhes compor simples mas ternos madrigais

Delas ficou somente a saudade
Nos corações dos poetas quando a cantar
Sua beleza trajada de rusticidade

Com gotas de suor nas espigas a tombar
De seus sublimes rostos em fogosidade
Mas nos corações serão imortais a ceifar

João M. Grazina (Jodro)

Continuar a ler...

Fecho das Urgências em Vendas Novas - 32

CARTA ABERTA AOS VENDASNOVENSES


D

esde há cerca de um mês, temos vindo a debatermos com o problema do "Encerramento das Urgências em Vendas Novas". É um assunto de extrema importância para a nossa comunidade e que a todos diz respeito. Pelo que tenho observado, se as coisas continuarem a seguir o rumo actual, todos em Vendas Novas iremos ficar pior servidos em termos de serviços públicos de saúde. Se já não estamos bem, e a verdade é que não estamos, com o encerramento do SAP e a não instalação do SUB-Serviço de Urgências Básico na nossa cidade, então iremos ficar ainda pior. E a situação em que nos encontramos hoje, leva-me a concluir que não estamos a atingir os objectivos desejados. Estamos, aliás, muito longe disso. É tudo isto que está em causa.



Do ponto de vista institucional, que o mesmo é dizer, por parte dos orgãos representativos do município - a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal, foi levado a cabo o que seria de esperar em casos como este. O executivo camarário, em reunião extraordinária que teve lugar logo no dia 2 de Fevereiro (o dia seguinte à notícia pública da proposta de não-atribuição de um SUB a Vendas Novas), tomou algumas decisões que considerou apropriadas a este caso. Por seu lado, a Assembleia Municipal, também reunida em Sessão Extraordinária no dia 8 de Fevereiro, aprovou alguns documentos igualmente em reacção ao mesmo acontecimento. Quanto aos orgãos representativos da freguesia - a Assembleia de Freguesia e a Junta de Freguesia, o seu papel é evidentemente nulo nesta questão, em virtude de ainda não estarem constituidos, passados que são dois anos da data das últimas eleições autárquicas. Apesar de tudo, podemos dizer que as instituições democráticas locais tomaram o papel que lhes cabe em reacção a esta infeliz proposta. Será isso suficiente? Claramente, não!

Do ponto de vista dos partidos políticos, já muito se disse e escreveu aqui no "Atribulações Locais" quanto às reacções e iniciativas que tomaram, tendo em vista a resolução favorável desta questão. Na prática, cada uma das estruturas politicas locais tem tentado, à sua maneira, dinamizar determinado tipo de influências tendentes a uma solução que não penalize Vendas Novas. Apesar de tudo, tenho imensa pena que, sendo esta uma questão mais política do que técnica, não se tenha desde o princípio tentado a união das forças políticas locais no sentido de falarem a sua só voz, ou seja, para que existisse verdadeira conjugação de esforços e capacidades, de forma a maximizar as probabilidades de êxito nesta causa que é de todos. Tenho pena, e acredito que muitos de vocês, meus conterrâneos vendasnovenses, sintam o mesmo. No fundo, todos acabamos por perder com isso, mas é a realidade que temos. Será isto positivo para a luta em causa? Absolutamente, não!

Por outro lado, para quem tem estado atento a esta problemática, tem sido fácil notar que o Sr. Presidente da Câmara Municipal - o responsável máximo da nossa autarquia, se tem desdobrado em reuniões e encontros, audiências e entrevistas, e todo um conjunto de iniciativas que são aquelas que cabem às funções que exerce. Parece-me que tem mantido este assunto como primordial na sua agenda e felicito-o por isso. Tem obtido os resultados desejados? Infelizmente, não!

Logo nos primeiros dias desta "crise" foi também criado um "Movimento de Cidadãos", o qual tem dinamizado determinado tipo de iniciativas, as quais conseguiram alguma adesão das populações e bastante divulgação em termos mediáticos. A criação deste movimento e a forma como tem funcionado apresenta contornos que, um dia, merecerão uma abordagem mais pormenorizada. No entanto, o que por agora importará a esta luta é o que de positivo o movimento tem ajudado a conseguir. Nesse particular, a meu ver este movimento tem funcionado essencialmente ao nível da divulgação desta causa na comunicação social. O que não é de somenos importância. Tem esse mediatismo sido suficiente para alertar e sensibilizar os responsáveis pela política de saúde? Não, de modo algum!

Perante tudo isto, passado sensivelmente um mês desde o anúncio público da não-atribuição de um SUB a Vendas Novas, qual é a situação actual? E a minha resposta é: estamos mal! Estamos muito longe de alcançar o objectivo principal que é, lembro, ter um serviço público de urgências a funcionar 24h/dia em Vendas Novas.

Mas porque chegámos aqui? No essencial, porque não conseguimos sensibilizar os responsáveis pela política de saúde da justeza da argumentação a favor desse objectivo. E a verdade é que nós próprios, vendasnovenses, não temos feito tudo o que podemos para ajudar a que tal seja conseguido. Essencialmente pela passividade, mas também pela falta de empenhamento nesta causa, e ainda pelo enorme défice de sentido crítico e de exigência em relação às instituições e aos responsáveis locais. Por tudo isso e também porque ainda não há, em Vendas Novas, a assunção de que somos uma comunidade unida em torno das questões essenciais ao nosso futuro colectivo. Simplesmente, porque não o somos. E contra isso ...

Chegados aqui poderemos perguntar-nos, todos nós que vivemos em Vendas Novas, o que pode ser feito para alterar o rumo dos acontecimentos? Bem, apesar do muito que já foi feito, e de algumas iniciativas já agendadas, a continuar assim, "não vamos a lado nenhum". E porquê? Porque a população já começou a interiorizar que não o vamos conseguir. Esse é um sinal que está patente em cada vez mais pessoas. Eu diria que já é uma reacção do dia-a-dia, prestes a generalizar-se. Ora, há que saber ler esses sinais, parar para analisar a actual conjuntura e redefinir estratégias. Os responsáveis políticos que não o fizerem, não estarão, a meu ver, a fazer tudo o que podem por Vendas Novas. Quando digo "responsáveis políticos", refiro-me a todos os que, de alguma forma, têm responsabilidades nos partidos políticos locais e nos diversos orgãos do município. Especialmente estes últimos, porque lhes está imputada a responsabilidade de representarem os interesses das populações e do concelho.

O que deve então ser feito? Em minha opinião, é urgente começar por despolitizar esta questão em termos locais. Isso, deveria ter sido feito logo a partir do primeiro dia. E não foi. Deste modo, em minha opinião não se deverá persistir no erro que tem sido a abordagem deste problema com enorme falta de união, por parte de alguns desses mesmos responsáveis. Há que saber criar condições para se utilizarem as sinergias políticas que derivam de se falar e de se apresentar em uníssono. O que deve ser feito em todas as reuniões, encontros, audiências e demais iniciativas em que seja importante mostrar aos responsáveis pela política de saúde que Vendas Novas está unida em torno desta questão. Para isso, há que ter a coragem de pôr verdadeiramente de lado os interesses partidários. Que não é, de modo algum, o que tem sido feito até agora.

Neste momento crucial, Vendas Novas precisa de quem faça tudo isto. De quem não se deixe ultrapassar pelas circunstâncias ou pela conjuntura. De quem não ponha eventuais interesses partidários à frente dos da comunidade. De quem tome as rédeas deste processo e não se enrede nas teias da politica local, manifestamente desajustadas dos interesses da população, no que a esta matéria diz respeito. De quem pare para pensar, para reequacionar procedimentos e redefinir estratégias. De quem consiga complementar o institucionalmente correcto com o verdadeiramente importante. Que é, apenas e tão só, gostar de Vendas Novas.

Em tudo isto, muito está ainda por fazer. Digo eu.


06.Março.2007
João Fialho

Continuar a ler...

Acordo sobre Serviços de Urgência (?)

A Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Ministério da Saúde acordaram terça-feira a elaboração de um protocolo conjunto sobre os princípios da reforma das urgências hospitalares e dos Serviços de Atendimento Permanente.

Leia mais aqui.

[Link] com actualização desta notícia (07.3.2007; 23h)

Continuar a ler...

terça-feira, 6 de março de 2007

Suspensão dos comentários anónimos no "Atribulações Locais"

Há quase um ano que iniciámos o “Atribulações Locais”, um espaço de divulgação e discussão de assuntos relevantes para Vendas Novas. Uma iniciativa como esta requer algum esforço da parte de quem a mantém em funcionamento o que, neste caso, cabe a um grupo de colaboradores.

Uma das nossas preocupações desde o princípio, tem sido o tipo de utilização que é dado à caixa de comentários por alguns dos nossos leitores. Disso, todos se têm apercebido. Se é verdade que, desde sempre, pretendemos dar a todos os visitantes do blogue a possibilidade de deixarem escritas as suas impressões, tem acontecido que alguns não têm sabido aproveitar essa facilidade. Este é, aliás, um dos problemas de todos os blogues. E quando tal acontece, pouco se pode fazer.

No entanto, alguma coisa se pode tentar, no sentido de minimizar esta má utilização daquela liberdade no que se refere aos comentários. E uma dessas coisas é o que agora vamos tentar, durante um período experimental de, pelo menos, 1 ou 2 meses. Ou seja, vamos a partir de agora permitir comentários apenas aos leitores que estejam registados no servidor onde está alojado o “Atribulações Locais”. Na prática, deixaremos de ter “comentários anónimos”.

A enorme maioria dos nossos leitores, ou seja, aqueles que sempre souberam demonstrar boa fé na utilização que fazem da caixa de comentários, concerteza não se importarão de efectuar esse registo, que é rápido, fácil e gratuito, para poderem continuar a deixar os seus comentários e contribuir para o bom desenvolvimento das discussões sobre Vendas Novas.

Como compreenderão, preferiria não ter de tomar esta atitude. Aliás, há vários meses que venho tentando não o fazer, através de uma certa pedagogia de bom senso sobre este assunto, que tenho tentado fazer aqui no blogue. Mas temos que nos adaptar à nossa realidade, pois é com ela que temos de conviver. Por essas razões, agradeço a vossa compreensão para a necessidade desta medida.

Por último, aos amigos leitores que se sintam de alguma forma prejudicados lembro que, além de se poderem registar para terem acesso a inserir comentários (link na nossa barra lateral), mantém a possibilidade de enviar textos seus para publicação, desde que devidamente identificados quanto ao seu autor. A todos, agradecemos a compreensão.

Continuar a ler...

segunda-feira, 5 de março de 2007

Os Contentores...do meu descontentamento. (1)




Gosta de ver estes "monumentos" nas ruas da nossa cidade?


Continuar a ler...

Está de serviço a "Farmácia Santos Monteiro"
(de 2 a 8 de Março)
Esta informação sobre as Farmácias de Serviço ao longo do ano, está sempre disponível na nossa barra lateral.

Continuar a ler...

domingo, 4 de março de 2007

Eclipse total da Lua, observado em Vendas Novas



Actualização (07.3.2007):
Clique aqui para ver algumas excelentes fotos deste eclipse, tiradas por verdadeiros fotógrafos.

Continuar a ler...

sábado, 3 de março de 2007

Iniciativa de um grupo de jovens de Vendas Novas

Amig@s,

Os jovens de Vendas Novas, unidos na causa da instalação de um SUB no nosso Concelho, irão realizar um protesto ao longo dos próximos dias, para que a sua voz seja ouvida.

Recorrendo às novas tecnologias que, nos dias de hoje, constituem a base da comunicação das várias instituições, vamos sobrecarregar o endereço electrónico do Ministério da Saúde, com a seguinte mensagem:


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Assunto: Vendas Novas precisa de um SUB!

Os vendasnovenses vêm por este meio associar-se a todas as diligências levadas a cabo pelas instituições do Concelho, no sentido de fazer executar as decisões do primeiro relatório da Comissão Técnica para a Requalificação das Urgências.

Vendas Novas, pelas suas especificidades económicas, geográficas e sociais, tem todas as condições para ver instalado um SUB no seu Centro de Saúde.

Esperamos que as nossas pretensões sejam atendidas.

Os vendasnovenses.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Apelamos à adesão de todos os vendasnovenses a este protesto. Para o fazerem, basta copiar o texto acima, e enviar um e-mail com o mesmo assunto o maior número de vezes possível para o endereço:

gms@ms.gov.pt

Se receberem mensagens de retorno a notificar o atraso do e-mail, por sobrecarga do destinatário, significa que estamos a atingir o nosso objectivo. Assim poderemos ver o nome de Vendas Novas durante vários dias no endereço de e-mail do Ministério.

A partir desta noite, 2 de Março, começaremos a enviar os e-mails e prolangaremos este protesto pelo fim-de-semana dentro.

Caso seja necessário, durante a semana voltaremos a enviar o e-mail.

Diz NÃO com Urgência! - por Vendas Novas
------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota do Administrador:
O texto acima foi-me enviado por uma jovem de Vendas Novas. À qual agradeço a possibilidade de esta iniciativa ser divulgada no "Atribulações Locais". Pela minha parte, vou enviar este email ao longo dos próximos dias. Irei também dar conhecimento desta iniciativa a todos os meus contactos de email.

Continuar a ler...

sexta-feira, 2 de março de 2007

Influências? Coincidências? ou meras Aparências?

Rebuscando memórias recentes, deixo algumas pistas conducentes a uma aparente dualidade de critérios no tratamento da mesma sintomatologia:

1. Não gostei da forma como a minha cidade foi tratada pelo Serviço Público de Televisão (RTP), no programa “Prós e Contras” de 26-02-2007. Julgo saber que este sentimento é transversal, não oferecendo motivos de controvérsia à generalidade dos vendasnovenses;

2. Os autarcas do Alto Tâmega, em protesto contra a reestruturação das urgências locais, vão ser recebidos hoje, dia 2 de Março, pelo Sr. Ministro da Saúde;

3. Uma delegação de autarcas de Vendas Novas solicitou idêntica audiência ao Sr. Ministro, sendo no entanto encaminhada para a Secretária de Estado Adjunta da Saúde. Encontro que teve lugar ontem, dia 1 de Março.

A questão que se coloca é saber até que ponto isto é natural, e não tem a ver com influências, compadrios, ou outros jogos de poder, deploráveis quando está em causa a saúde das populações.

Veremos o que nos trazem os próximos desenvolvimentos.


Manuel Filipe Quintas

Continuar a ler...

"Dar sangue é dar vida"

Continuar a ler...

Vá ao Teatro em Vendas Novas!


Entre os dias 1 (ontem) e o próximo dia 5 (2ª feira) há Teatro em Vendas Novas. Tal como os amigos leitores confirmarão aqui, podemos assistir à peça "Organizem-se", pelo Grupo de Teatro de Vendas Novas, com encenação de João Azevedo.

Eu penso ir no fim-de-semana, com a minha família. E você, já pensou em aproveitar? Convença a sua família, aproveite os baixos preços dos bilhetes que são usualmente praticados no Auditório, apoie o Teatro, apoie quem faz cultura em Vendas Novas, apoie "o que é nosso", e vai ver que não se arrepende.

Por todas as razões, o "Grupo de Teatro de Vendas Novas" merece, sem dúvida, o nosso apoio. Além disso, para que continuemos a ter a possibilidade de ver teatro na nossa terra, é imprescindível que haja público. Digo eu.

Ao Paulo Fadista: Obrigado pela excelente foto.

Continuar a ler...

"Dia Internacional da Mulher" em Vendas Novas


Continuar a ler...