domingo, 26 de março de 2006

Atribulações de um munícipe

O passeio da minha rua


Mudei-me para a 25 de Abril em 1979, já lá vão vinte e sete anos. Do outro lado da só estavam construídos o Laura Vicuna e o depósito da água. Frente à minha casa, do outro lado, cresciam sobreiros, a avenida desembocava na estrada nacional em cruzamento, e ainda não estavam na moda as rotundas com repuxo.

Entre os muros dos quintais e o asfalto cresciam ervas ao sabor das estações.

A vila estava em franco progresso, as obras de saneamento básico, asfaltagem e novos arruamentos iam-se fazendo e acelerando ao sabor do ciclo político e das verbas conseguidas.
Os anos foram passando e o passeio, “nem vê-lo”, entretanto a erva ia crescendo ao ritmo das estações do ano.
Quando o capim ameaçava galgar os muros e estava bom para capinar lá vinha uma brigada da Câmara, normalmente de desempregados fornecidos pelo Centro de Emprego ao preço da uva mijona, munidos de enxadas e carrinhos de mão, proceder à limpeza e recolha das herbáceas.
Assim se iam passando os anos e este estado de coisas a tender para a eternidade.
Até que um dia, meia dúzia de anos depois, fui surpreendido por uma “frente de trabalho” que estendia lancil ao longo da avenida.

Lancil colocado, obra acabada.

Voltou o ciclo do capim por mais uns anos.

Entrementes nasceu, cresceu e concluiu-se o bairro Zeca Afonso, e eu à espera de ver o passeio concluído.
O meu lado da avenida estava esquecido ou programado para as calendas gregas.
Mas como nada é eterno, e como diz o povo; “quem espera sempre alcança” catorze anos depois tive direito a um passeio pavimentado e um plátano para dar sombra ao jardim.

Mas os meus vizinhos do outro lado da avenida ainda esperam e desesperam pela pavimentação do caminho de acesso ao depósito da água. Passem por cá para verem.

Essa história contar-vos-ei proximamente.


MouTal

6 comentários:

João Fialho disse...

Ora viva, caro Moutal.
Seja igualmente bem vindo a este que agora passa a ser também o seu blogue. O seu outro blogue.

Todos desejamos que a coisa lhe corra pelo melhor.

Quanto a este primeiro post, e tendo em atenção o tipo de assunto abordado, permita-me dizer-lhe que talvez uma fotos pudessem ajudar-nos a perceber melhor a localização a que se refere.

Quanto ao resto, oxalá se sinta bem a colaborar e a pertencer a esta equipa do "Atribulações Locais".

ALG disse...

Seja muito bem vindo aqui ao clube e isto está a compor-se, num instante aumentaram os autores, assim é que é!

bomdebola disse...

Ora bem!!! O nosso promotor lá vai angariando talentos a um ritmo alucinante.

Seja bem-vindo nesta família que promete polemizar até à exaustão a nossa cidade.

MouTal disse...

Obrigado pelas vossas palavras.
Vamos a ver se não disiludo e se não levo muita bordoada.
Espero também que a minha companhia seja agradável, e prá próxima prometo umas fotos, já arranjei artista que não é propriamente um fotógrafo "à la minute".
Os meus amigos não são do tempo destes fotógrafos, mas só vos digo que cumpriam uma função social importante.
Desafio os blogueres fotográficos cá da terra a fazerem um estudo sobre este assunto.
Um abraço para todos, e viva o Benfica, e o Sporting que ganhou mas não jogou nada.
Esta última parte é só pra ver a reacção...

João Fialho disse...

Tá bem, pronto. Aqui vai a reacção.
Este ano o "meu" Sporting está diferente, pois claro que está.

Não está a jogar grande coisa (era isto que queria que eu escrevesse, já sei!) mas o certo é que cria muitas oportunidades e concretiza as suficientes. Bem, isto ... até agora. Daqui até final, logo se verá.

Mas atenção, meu caro Moutal. Já se apercebeu que os adeptos "leões" estão em vantagem aqui no blogue. Ah, pois é. Mas não fiz a propósito. Calhou.

E até pode ser que se altere.
Logo se vê.

Saúde ......

Anónimo disse...

Best regards from NY!
» » »