domingo, 28 de maio de 2006

Promessas de escuteiro

Realizou-se hoje de manhã, na Igreja dos Salesianos em Vendas Novas, mais uma cerimónia de "Promessas de Escuteiro" do Agrupamento 34 do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Fizeram a sua promessa vários Lobitos, Exploradores e Pioneiros. Tratando-se de um movimento de Escutismo Católico Português, o CNE rege-se por leis e princípios que terão a sua raíz na fé católica. Daí que muitos dos pais destes escuteiros se sintam razoavelmente confortáveis, digamos assim, e alguns até se revejam neste conjunto de princípios e orientações que o movimento escutista tenta passar às nossas gerações mais jovens. Dito de outra forma, muito do que eles aqui aprendem, poderá ajudá-los pela positiva ao longo da sua vida futura. Na medida em que contribui no bom sentido para a formação da sua personalidade.










O
Agrupamento 34 de Vendas Novas, se calhar a exemplo de todos os restantes, vive da carolice de um grupo abnegado de "Chefes Escutistas" que se revezam e entreajudam para que o movimento escutista subsista em Vendas Novas. Quando vim para Vendas Novas, estava á frente dos escuteiros o "Chefe Teixeira". Uma excelente pessoa, o Sr. Teixeira. Já não estou com ele há bastante tempo....

Hoje, não posso dizer que conheça muito bem todas as pessoas que estão à frente dos vários "bandos" de escuteiros em Vendas Novas. No entanto, conheço-os a todos. De alguns, considero-me amigo. Sei que são pessoas boas, amigas, interessadas, solidár
ias. E que Vendas Novas lhes deve muito, que mais não fosse, pelo que fazem a favor dos nossos jovens.













A minha filha foi escuteira, já lá vão alguns anos, e vi como na altura aquela estrutura funcionava razoavelmente bem. Hoje, é o meu filho, que continua a gostar de ser escuteiro. E vejo que o Agrupamento mudou em alguns aspectos. O que já era bom, manteve-se. O re
sto, melhorou bastante. A ligação à Igreja, parece-me a mim, está mais forte. E a Igreja, tal como os escuteiros, também ficou favorecida com esse facto. Digo eu, que não sou de religiões.

A meu ver, este é um daqueles movimentos que nos enriquece a todos, como comunidade local. Razão pela qual é credora do nosso aplauso e do nosso apoio, dentro do que estiver ao alcance de cada um. Bem hajam.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior.

3 comentários:

Anónimo disse...

"A meu ver, este é um daqueles movimentos que nos enriquece a todos, como comunidade local. Razão pela qual é credora do nosso aplauso e do nosso apoio, dentro do que estiver ao alcance de cada um. Bem hajam".

Faço minhas as palavras do alentejodive que saúdo pela oportunidade deste post quando vemos prá aí tanta presunção com um suposto "desenvolvimento" e grandes parangonas com uma feira de "tascas e copos"

Anónimo disse...

Não há duvidas que tem que se dar o devido valor a estas pessoas. Ficam com os fins-de-semana ocupados e nem ganham nada em termos materiais. É mesmo só carolice e gosto de ajudar os outros. Estes é que são os bons exemplos. Estas é que são as pessoas de valor. Estas e muitas outras que as há em VN e por esse pais fora, do norte ao sul, do litoral ao mais profundo interior. O meu aplauso, a todos e são muitos os que se preocupam com o seu semelhante.

Anónimo disse...

Excellent, love it! Developer profile web designer developer ui designer flash Cali car covers No ethernet in suse ppc Ladbrokes roulette tips Pills like viagra auction+page+design+software Washington county oxycontin Jeep cj7 doors web development james whitehouse Phendimetrazine 105 mg capsules Website development derbyshire Milfs free sites Britax convertible pornstars 33707 Order vardenafil generic online