domingo, 25 de junho de 2006

Teatro em Vendas Novas


Ontem à tarde, fui ao teatro com o meu filho. Tratava-se da peça "Peter Pan", pelo Grupo de Teatro Infantil de Vendas Novas, que teve lugar a meio da tarde, aqui no Auditório Municipal.

Posso dizer que sinto uma grande satisfação, por se tornar possível assistir a peças de teatro representadas por "verdadeiros artistas da terra", filhos dos nossos amigos e conhecidos. O meu filho pertenceu a este grupo de teatro durante cerca de um ano, tendo participado numa das peças anteriores. Razão pela qual tenho algum conhecimento, não muito, sobre esta iniciativa.

Como em tudo o que é amador, este grupo vive muito da carolice de duas ou três pessoas que se interessam pela sua continuação. E só não lhe posso chamar "carolice desinteressada" porque, afinal, algumas dessas pessoas (não sei se todas) são funcionários da nossa Câmara Municipal e, pelo que me apercebo, as suas funções enquanto dinamizadoras do Grupo de Teatro Infantil estarão inseridas no âmbito das suas atribuições profissionais. Peço desculpa se não for exactamente assim, mas isso também não será agora o mais importante.

No essencial, o que eu queria aqui realçar é a importância de que se reveste a existência de um Grupo de Teatro Infantil em Vendas Novas. Estão de parabéns todos os que, de uma ou outra forma, para isso contribuem.

Agora, aquilo que me parece menos conseguido. E para o que, com esta chamada de atenção, que sei partilhada com alguns dos presentes nas sessões de teatro infantil já realizadas, espero ajudar a ultrapassar. Tem a ver com a fraca adesão da população a estes eventos.

A exemplo do que já tinha acontecido em ocasiões anteriores, em que também estive presente, ontem a assistência era muito reduzida, talvez um quinto ou um quarto da capacidade total da sala, sendo que a maior parte eram pais e outros familiares dos actores. E alguns referiram que na noite anterior (na estreia da peça) tinha sido quase a mesma coisa. No entanto, também houve quem me dissesse que não senhor, na estreia estava a sala quase cheia, embora praticamente só com pais e familiares.

Como disse, não é a primeira vez que tal acontece. Pelo menos na peça anterior deste grupo (o ano passado), o panorama foi muito parecido. Ora isto, a meu ver, deveria fazer pensar os promotores destes espectáculos. A tentar perceber as razões que levam a que, em Vendas Novas, num dia em que não houve eventos alternativos que eventualmente pudessem retirar público ao teatro, a população não se sente cativada a assistir aos espectáculos. Os quais, ainda por cima, são gratuitos. Algo não estará bem. Digo eu.

Uma das possíveis causas será de carácter estrutural. E tem a ver com a velha questão de a cultura ter que ser cultivada. Bem cultivada. Pois sabemos que determinadas vertentes da cultura são mais procuradas por certos extractos da população. Outra das causas, certamente a mais próxima, estará relacionada com a muito fraca divulgação que é usualmente feita a estes eventos. E não se julgue o contrário. A divulgação, neste como em outros casos anteriores, é mesmo muito fraca. Há, neste aspecto, muito trabalho a fazer em Vendas Novas. E este texto também pretende chamar a atenção para esse facto.

Em resumo: é óptimo que exista, e que continue a existir teatro em Vendas Novas. Especialmente Teatro Infantil. Ainda bem que há quem para tal contribua, com os seus conhecimentos específicos nessa área, com o seu esforço e a sua dedicação. Ainda bem que os poderes públicos ajudam a que tal aconteça. É pena que a população não adira a estas iniciativas. E, por último, há ainda muito trabalho por fazer nesta questão da divulgação.

Saúde. E bons espectáculos.

18 comentários:

Carla disse...

PORTUGAL! PORTUGAL!
VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
FORÇAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
A CAMINHO DA FINAL!

;)
Beijos

Anónimo disse...

A Câmara que põe a "máquina " ao serviço de tanta coisa deveria dar uma ajuda na divulgação desta actividade

Anónimo disse...

A Câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, a câmara, não sabem dizer mais nada??? Preso por ter cão, preso por não ter?? Será que a culpa das pessoas não aparecerem é da Câmara??? Por amor de Deus, se há é pq há se não há é porque não há, se é a pagar é pq é a pagar, se é de borla é pq é de borla! Será que a população não é culpada em não aderir ás diversas iniciativas?? Será que se a população aderisse não era mais um motivo para reclamar mais coisas?? Que motivação há em organizar se depois ninguem adere???

Anónimo disse...

Veja-se o Torneio de Futebol Infantil...excelentes equipas, excelente organização mas depois para a população aparecer já é outra história e não me venham dizer que o bilhete de 3 euros foi entrave à vinda das pessoas!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário anterior, eu só acho graça aos pseudo-intlectuais que dizem que cá não há nada, mas que prefere ir a coisas fora do que ir ás de cá, se o torneio fosse em Montemor muita gente ia, dizia bem e dp ainda tinha a coragem de dizer que assim é que se devia fazer cá, e como esta outras iniciativas, promovidas quer pela câmara quer por outras entidades e associações do concelho!
Veja-se o exemplo do cinema, o filmes até são actuais, mas a malta perfere ir ver ao Montijo porque cá nao presta e o bilhete é so 2€...!!As peças de Teatro estão ás moscas ou com os pais e amigos dos actores, quando o teatro é pelo grupo da terra! O que é de cá nunca presta a galinha da vizinha é sempre melhor do que a nossa...

Anónimo disse...

Acontece em muitas localidades a pouca adesão às iniciativas culturais. As pessoas dão mais importância ao que vem de fora. Há que criar estímulos, falar-se atempadamente dos eventos e divulgar por todos os meios: jornal da terra, rádio local, colagens nas paredes, prospectos nas vitrines das lojas, apoio da Câmara. Em 1º lugar é necessário um grupo organizador. Nada cai do céu.
Felicito o teatro infantil e todas as actividades culturais de V.N.
"Flor"

Anónimo disse...

Tem razão o "propositadamente anónimo" quando sugere (infelizmente para o meu gosto) a utilização da màquina camarária.
É que 30 ANOS DESTA GESTÃO é como o eucalipto que secou tudo á volta . PROPOSITADAMENTE tudo fizeram durante 30 anos nesta terra para que se criasse uma CAMARODEPENDENCIA . Se Duvidas houvesse vejam a situação no Estrela e o que os sócios maioritariamente esperam.....

Anónimo disse...

" O que desvaloriza a Assembleia, a Câmara e o Concelho é um bando de frustrados e incompetentes, sem visão, sem estratégia, um grupo de meros mal-dizentes incapazes de produzir uma única proposta digna desse nome"

"De facto, o grande problema de Vendas Novas é a pequenez de algumas mentes, incapazes de fazer oposição agarram-se aos promenores, às vírgulas das grandes propostas e projectos para o concelho".
Vendas Novas continua a precisar e a merecer que faça uma oposição séria, credível e de proposta.

"Enquanto isso não acontecer, lá terão de continuar os comunistas e os seus aliados a gerir os destinos do concelho". E MUITO BEM !*


* inscrevi-me a semana passada nos Pioneiros

Anónimo disse...

o "á espera" deu um grande passo para arranjar emprego na Camara Municipal. Inscrever-se nos pioneiros é meio caminho andado para um "job for the boys", uma mais valia. Melhor mesmo do que ter curso superior e ser uma "mente pequena" como o próprio afirma. Esplendido!!! Não diga mais nada. Se quiser uma opinião faça-se militante e adquira o famoso cartão que o levará á ribalta.

Anónimo disse...

anulei a minha inscrição nos Pioneiros

(isto sou eu a imitar o á espera)

é fácil !!!!

lol....

Anónimo disse...

Caros anónimos...
Lá diz o ditado "A galinha da vizinha é sempre melhor que a minha" e enquanto assim pensarmos o que vai havendo cá no burgo não presta e pela tacanhez das nossas mentes até me admiro que o grupo de teatro esteja em actividade!
E não posso deixar de dizer, o seu a seu dono, que tb me admira - e aqui felicito a Câmara - pela persistência em manter o cinema porque este, não tenho dúvidas, dá prejuizo, pela afluência que vejo aquela sala.
Já agora, se a Câmara tem que "socorrer" todas as instituições e colectividades ...não serão precisos corpos sociais eleitos. Concordam ou não?
Quem tem obrigações não tem devoções!

Anónimo disse...

É verdade sim senhor ! esta gente da oposição não gosta de Vendas Novas . Não sabem dar valor a estes homens da CDU , os sacrificios que eles fazem em prol do Concelho ; as ideias ; as noites em branco a pensar a pensar só no bem de Vendas Novas. O presidente da Junta de Freguesia , p.ex. o que esse homem não tem sofrido com esta situação da junta , desejoso de voltar a trabalhar na Fàbrica !. E o Presidente , sim o Sr. Presidente que tudo sacrificou para se disponibilizar a ser Presidente da Câmara de Vendas Novas por pedido expresso de milhares de Vendasnovenses , sim MILHARES!
O quanto não lhe devia custar deixar de fazer aqueles plenários , organizar manifestações . Criar aqueles projectos no GIADES da Câmara . O quanto ele gostava de ser vice-presidente pela enorme consideração intelectual pelo Presidente anterior, hoje com enorme sacrificio ,Presidente da Assembleia Municipal e dos Bombeiros .
E aqueles eleitos na Assembleia de Freguesia e Municipal , que para além de trabalharem na Câmara se sacrificam desinteressadamente a discutir e ter a feliciddae de participar e levantar o braço para votar favoravelmente nas propostas para Vendas Novas , ou cintra quando esses bandidos e frustados da oposição ( que só querem o mal de Vendas Novas)

Anónimo disse...

este anónimo tem tomates

Anónimo disse...

A BLogoesfera vendasnovense está uma lástima, PARABENS AOS DINAMIZADORES!!

Anónimo disse...

Dizer que a câmara é culpada de tudo, tanto de bom como de mau, é demasiadamente redutor.

Ainda não vi ninguem destacar o papel dos "nossos" actores que 3 dias por semana abdicam do seu tempo a favor do teatro. Que mesmo em epoca de exames, doentes e muitas vezes no seus carros particulares, porque a camara não arranjou autocarro (por algum motivo maior quero eu pensar) se deslocam para actuar seja onde for.

Um bem haja a todos eles! Que continuem.

PS: Nem tudo são rosas... mas não é aqui que as vou desfolhar!

Anónimo disse...

La está, a Câmara tem que ter sempre alguma coisa de mal...agora é o autocarro, parem de bater no ceguinho!!

Anónimo disse...

tal como no caso do rei da Arábia Saudita, Abdulã Bin Abdelaziz.... lol ..... lol ..... lol

Compadre Zéi disse...

Desde que me lembro, sempre houve sessões de teatro infantil/juvenil com casa cheia no Colégio Laura Vicuña, e nunca ninguém se queixou de ser a assistência constituída apenas por familiares de quem lá estudava e representava... havia lotação esgotada garantida! Assim como relembro aqui as saudosas encenações que o Pe. Jerónimo ROCHA Monteiro levava a cabo com adolescentes e jovens de VN e que atraiam gente de muitas vilas e cidades bem longe...
Para já não falar dos dois primeiros discos (LP´s) inteiramente tocados e gravados apenas pela juventude vendasnovense, em Vendas Novas (!!!!), no inicio dos anos 80... ... ...

Há anos que se aposta numa politica cultural um pouco divergente das perferencias dos vendasnovenses, parece-me... à excepção da grande "FILDA" ou da Feira das Tasquinhas, não me lembro de qualquer manifestação que me faça conduzir 100 Kms para aí assistir a algo que lembra vagamente os nunca consumados "anos de Abril".

Verdade seja dita, as duas ocasiões que mencionei acima fazem-me ter muito orgulho em ser nado e criado em VN, bem como ser ponto assente o garantir a minha presença nesses eventos.

Assumo – Sou tendencioso, mas é a minha maneira de pensar e ver as coisas !

P.S.: Ainda continuo as minhas férias de 10 dias (viva a vida de Funcionário Público – são os primeiros dias de férias desde SET04... ... ...)

Quando regressar prometo ter mais alguma actividade, Compadre !

A todos os colaboradores e leitores um abraço em férias !

:)))))))