quarta-feira, 12 de julho de 2006

IMPRENSA LOCAL

.

Tive acesso à última edição (nº 7, Julho de 2006) da revista "Porta do Alentejo".

Trata-se de uma publicação do Município de Vendas Novas, com redacção, fotografia e concepção gráfica a cargo do chamado Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vendas Novas.

Há diversas maneiras de abordar este tema. Hoje, decidi optar por aquela que me parece a mais ajustada a esta rubrica "Imprensa Local" (abordagens diversas ficarão, eventualmente, para outra altura). Desse ponto de vista, vejamos então o que nos traz esta edição da Porta do Alentejo.

E ela traz-nos, desde logo, uma muito boa qualidade gráfica, a par da excelente e mais que evidente qualidade fotográfica. Outra coisa não seria de esperar, pois estamos em presença de um fotógrafo dotado de grande sensibilidade para estas coisas de retratar pessoas e situações. Os textos apresentam-se igualmente muito cuidados e suficientemente claros quanto aos temas abordados. Neste particular, seria talvez conveniente, digo eu, deixar uma maior margem de liberdade em termos de tratamento e enquadramento literário aos responsáveis desses mesmos textos. Com isso, a revista sairia a ganhar.

Entre os diversos artigos publicados, para os quais será conveniente uma leitura atenta por parte dos amigos leitores, destaco as que se referem ao associativismo, a propósito do Desportivo Clube das Piçarras, "... uma colectividade onde se fomenta o desporto, a cultura e o lazer para os seus sócios e população...", bem como o referente ao Espaço Etnográfico do Rancho Folclórico da Landeira, "... espaço recente mas com muitos anos de pesquisa e recolha de material ...".

Igualmente numa abordagem em termos de Antropologia Humana, esta edição da Porta do Alentejo dá-nos a conhecer quatro exemplos dessa extraordinária e antiga arte de saber tratar da aparência masculina (os barbeiros, pois então). Considero muito oportuna e interessante esta breve reportagem sobre os barbeiros em Vendas Novas.

Quanto aos restantes assuntos tratados nesta edição, de que se pode ainda destacar pela sua sua relevância social, o artigo sobre o Centro de Saúde de Vendas Novas, aconselho os amigos leitores a fazerem a sua própria leitura.

Apesar de algumas críticas de que me tenho apercebido em relação a esta publicação, a verdade é que ela se insere numa estratégia perfeitamente delineada e ajustada aos tempos que correm, que tem muito a ver com a concorrência entre espaços territoriais e económicos. Razão pela qual, praticamente todos os municípios do país aderiram a esta forma de divulgação. É um sinal dos tempos.

Por último, uma segunda questão marginal a esta edição da revista, a propósito da sua divulgação. Em termos puramente locais, quer-me parecer que a divulgação desta revista se está a fazer de uma forma tendencialmente correcta, através de recentes "pontos de distribuição", pela disponibilização nos locais públicos e ainda com recurso ao envio pelos correios a quem se mostrar interessado. Desta forma, quem a ela quiser ter acesso, tem todas as possibilidades de o fazer. Parece-me bem.

14 comentários:

Anónimo disse...

Vi, li e gostei, principalmente a parte não politica!

Anónimo disse...

Quais são as outras maneiras de abordar o assunto??

Anónimo disse...

Sinceramente acho a Porta do alentejo, apesar do aspecto gráfico e de alguns temas, um perfeito desperdicio de dinheiro.
Por seu turno julgo que o boletim municipal devia ser mais extenso.
Nem nesta porta ficamos a saber da estação de camionetas. Ora francamente...

Anónimo disse...

pois.... pois....

Anónimo disse...

Este post sobre a "imprensa local", neste caso sobre a «Porta do Alentejo», parece-me bastante lúcido e distinto de um certo tipo de análise político-partidária do tema.
A abordagem feita coincide, no fundamental, com a análise que faço da referida publicação.
Não sei ao certo quanto custa, mas sei que Vendas Novas merece uma publicação daquela natureza e com aquela qualidade.
Um dos deveres de uma autarquia é informar os munícipes e promover dignamente a imagem do concelho, parece-me que Vendas Novas encontrou um formato muito interessante de o fazer, aproveitando para dvulgar aspectos da nossa vivência e do nosso patrimóio colectivo.

Por fim, gostaria de registar uma contradição nos que defendendo a competitividade entre autarquias e a atracção de investimentos e novos habitantes não consigam compreender que esta publicação é uma das melhores formas de promover o concelho.
Cada um tem os horizontes que tem.

Um Notícias Municipais que se limite ao essencial da informação autárquica, em especial das principais iniciativas e das deliberações da Câmara Municipal, e uma revista como a «Porta do Alentejo» que permitam um trabalho mais aprofundado de investigação e divulgação do concelho, das suas gentes e colectividades, parece-me uma estratégia muito interessante.

Anónimo disse...

pois.... pois....

Anónimo disse...

Eu concordo com o post do casimiro... um comentário de alguem que diz que a revista é um desperdicio de dinheiro, é porque tem horizontes muito fechados, e caso não perceba o Noticias Municipais tem por intuito, informar os municipes da actividade da Câmara Municipal e não só, mas refere-se a uma actividade a um curto prazo, por seu lado a Revista Porta do Alentejo, para alem da componente politica, que se entende por ser editada pela autarquia, aborda temas muito interessantes relativos á vida de Vendas Novas e dos Vendasnovenses, o anónimo que fez o comentário do desperdicio talvez devesse ler com calma e cuidado para depois não acha r um desperdicio...eu sou assinante e não acho desperdicio, promover o concelho quer em Vendas Novas, quer no resto do pais e talvez no estrangeiro...

Anónimo disse...

ai que delicia....

Anónimo disse...

Como o Casimiro sabe acho que em Londres , na City , a "porta do alentejo" é muito procurada.

Daí que o Parque Industrial de Vendas Novas já não tenha lotes para vender pela atracção de investimento que esta revista tem propocionado ao Concelho .

Só não tem atraido mais investimento porque não é escrita em Inglês.

Anónimo disse...

Realmente e ,desculpem a expressão, há pessoas muito estupidas! Para algumas pessoas era melhor não se fazer, era melhor não fazer nada, quando não se faz é porque não se faz, qd se faz é uma merda! Será que as estupidez e tacanhez de algumas pessoas nao os leva a perceber a qualidade de um trabalho??? Se não quiserem ler não leiam, mas no minimo respeitem o trabalho que se faz!

Anónimo disse...

Caro Porteiro,

Estou claramente consciente das dificuldades que um porteiro tem em acompanhar as dinâmicas de competitividade entre territórios e o chamado markting autárquico.
Contudo, julgo que devemos fazer todo um esforço para compreender certas coisas - que não são assim tão complicadas.

A sua história sobre Londres é linda, mas é para burro ouvir (neste caso ler). Talvez o senhor não conheça como se processa a atracção de investimento, mas lá está a culpa pode não ser sua.
Em primeiro lugar, Vendas Novas deverá estar aberta a todo o tipo de investimento - nacional ou internacional, logo a atracção do investimento nacional ser elemento fundamental.
Em segundo lugar, o investimento internacional dirige-se para certos locais, opta por certas localizações face a informações que recolhe nos países para onde se dirige.

Mas de que vale a pena esta conversa e a desmistificação das suas palavras - Não vale nada porque vai continuar a dizer mal, vai continuar a utilizar certo tipo de argumento fácil, vai continuar a não compreender que uma estratégia de comunicação é fundamental nos dias de hoje.

Quando olho para a revista Porta do Alentejo vejo uma excelente forma de promover a nossa terra, um documento que vale por si, uma revista que se pode coleccionar, para outros um desperdício de dinheiro - são visões que revelam muito o que cada um quer para Vendas Novas.

Anónimo disse...

Sou o anonimo das 12:34

Como ja referi anteriormente acho a revista muito bonita e apreciei alguns temas.
Apesar de tudo acho(chamem-me lá os nomes que quiserem por discordar) a revista um perfeito desperdicio de dinheiro.
E falar de estrategia de comunicacao quando todos os municipes sofrem de um defice de informaçao so pode ser brincadeira!
HÁ uma estrategia que é falar so do que querem, nisso sem duvida que há.
Acho que o site da camara era um sitio menos dispendioso e muito mais alem fronteiras (do concelho) para o promover.

Anónimo disse...

Caso nao tenha reparado algumas das reportagens da revistas estão no site... falta de atenção sua!!!

Pena não dar valor, espero que haja quem dê...

Anónimo disse...

Caro Casimiro:

Que entenda elogiar a revista "Porta do Alentejo" , tudo bem , está no seu direito . Agora dizer que serve para atrair investimento , calma aí , dá para desconfiar....