segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Núcleo Sportinguista de Vendas Novas: afectividade e paixão clubística

.....


O Sporting Clube de Portugal (SCP) tem cerca de 240 núcleos em todo o país. O Núcleo Sportinguista de Vendas Novas (NSVN) é, reconhecidamente, um dos que apresenta maior dinamismo a nível nacional. Para isso, muito contribui a excelente relação existente entre o SCP e este seu representante local. É, aliás, curioso verificar que se situam no Alentejo alguns dos mais dinâmicos núcleos do Sporting.

Este tipo de associações têm a vantagem de se constituírem como elos de união entre, por um lado, o próprio clube que está na sua génese (neste caso, o Sporting) e, por outro lado, os adeptos e simpatizantes que vêem assim criadas melhores condições para a aproximação ao seu clube de eleição.


Este núcleo existe desde há cerca de 6 anos em Vendas Novas, tendo sido seu primeiro Presidente da Direcção o Sr. Fernando Matias Candeias. A primeira (e anterior) sede, situada na zona da Boavista, tinha sido inaugurada em 15/9/2001, exactamente um ano após o nascimento do núcleo. Na altura, o NSVN já contava com cerca de 700 sócios. Actualmente esse número está quase a atingir os mil sócios.

As actuais instalações, igualmente situadas em Vendas Novas, existem desde há cerca de um ano junto ao Largo dos Bombeiros Voluntários, estão abertas todos os dias entre as 12.30h e as 23.00h/24.00h e oferecem muito boas condições aos que as frequentam. Foi prioridade estabelecida da actual direcção criar condições para que se formasse um ambiente saudável e todos ali se sentissem confortáveis. Esse facto motivou que, segundo o que me foi dito, ali se desloquem grupos familiares, especialmente ao fim-de-semana.

Além dos eventos de carácter recreativo que têm lugar na actual sede, o NSVN organiza também excursões para assistir aos jogos no Estádio José de Alvalade. Para tal, muito contribui o facto de já ter promovido a venda de largas dezenas de Gamebox (bilhetes anuais para os jogos do SCP) e de proporcionar facilidades na aquisição de bilhetes para os diversos jogos ao longo da época futebolística.













Os 13 membros dos actuais corpos sociais da associação repartem-se entre a Assembleia-geral (3), a Direcção (7) e o Conselho Fiscal (3). O actual Presidente da Direcção é o amigo João Paulo Varanda, a quem se deve muito do dinamismo que o núcleo respira. Na breve conversa que com ele mantive a propósito para esta divulgação aqui no Atribulações Locais, falou-me de vários projectos que tem em mente para o desenvolvimento do núcleo. É uma pessoa que respira dinamismo e organização o que, juntamente ao facto de se tratar de alguém muito ponderado nas suas atitudes, nos deixa a ideia de que é a pessoa certa para encabeçar este tipo de associativismo de base desportiva.


Entre outras coisas realçou o que, em sua opinião, constituem vantagens em adoptar um tipo de gestão racional e equilibrada, de forma a desenvolver o Núcleo de forma sustentada e a salvaguardar o futuro da própria associação que serve. Sem descurar o importante papel da afectividade e da paixão quando postos ao serviço de uma causa.



Por tudo isso, está de parabéns o Núcleo Sportinguista de Vendas Novas, não só pelo que já conseguiu alcançar, mas também por ter ao seu serviço pessoas com capacidade para manter um nível de dinamismo notável, atendendo às limitações com que se debatem estas associações de carácter local.

7 comentários:

bomdebola disse...

Já me tinha constado de fonte insuspeita, a invejável dinâmica desta Direcção nomeadamente do Sr. João Paulo Varanda. Afinal, parece que nesta cidade de predomínio vincadamente (ou talvez não tanto?!) benfiquista, o Núcleo Sportinguista está a ganhar vantagem.

Anónimo disse...

Porque ser Sportinguista não é ser melhor nem pior do que os outros ... é apenas ser DIFERENTE!!

Viva o SPORTING! e o NÚCLEO DE VENDAS NOVAS

Anónimo disse...

SPOOOOOORTTTTIIIINNNNNGGGGGGG !!!!!

Anónimo disse...

Já agora estou interessado em contactar pessoal de Vendas Novas par fazer ou um núcleo ou uma casa do Real Madrid em Vendas Novas.

Paco Arriba

Anónimo disse...

Mas é verdade que já tem quase mil sócios? Não há exagero nessa afirmação?

Anónimo disse...

Há poucochinho tempo eram já mais de 970 sócios inscritos no Núcleo.
E a Casa do Benfica diz-se que são meio milhar de sócios.
Quem esteja mais por dentro diga de sua justiça se não se importarem.

Anónimo disse...

"Só eu sei porque não fico em casa" já se tornou uma espécie de hino ao nosso Sporting. Para isso contribuem em grande parte os núcleos como esse aí de Vendas Novas, pois é dos mais dinâmicos e o Sporting também disso beneficia. Os parabéns ao pessoal sportinguista de Vendas Novas.