segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Uma agradável surpresa

.

No passado fim-de-semana (5 de Novembro) fui às Caldas da Rainha visitar um familiar, e aproveitei a viagem para parar em Óbidos onde decorre de 2 a 12 deste mês o Festival Internacional de Chocolate. Só foi pena o tempo de chuva não ajudar, mas “sol na eira e chuva no nabal” é apenas um desejo.
Andei a percorrer os stands e a ver aquelas coisas bonitas que se fazem com o chocolate, autênticas obras de arte, que até nos dá pena meter na boca e ao fim de duas dentadas estar comido, e a obra destruída. Mas o chocolate foi feito para ser comido e as obras de arte para serem admiradas.
Foi no périplo pelos stands que tive a agradável surpresa de encontrar esta menina de Vendas Novas, a Ana Rute, vestidinha a preceito, com a sua bata branca e barrete a condizer.
Eu já conheço a Ana Rute desde pequenina, sabia que tinha estudado na EPRAL em Évora e que trabalhava em Lisboa como pasteleira (ou doceira?).
Conversei um pouco com ela, e admirei os trabalhos que tinha feito no Festival. Fiquei também a saber que era uma "habitué" dos concursos desde que frequentou o Centro de Formação Profissional do Sector Alimentar da Pontinha, pois, como ela me explicou, os concursos são uma escola de aprendizagem e de aquisição de conhecimentos sobre novos produtos e novas tecnologias para um melhor desempenho profissional.

Sem uma boa formação profissional, não lhe seria possível trabalhar num hotel de cinco estrelas, o Pestana Palace , um "hotel de charme" em Lisboa onde os preços da estadia são bastante altos, e os seus trabalhadores são altamente classificados.
Concorreu como “chocolatier”, e os bonecos das fotografias são em chocolate .
Só tive pena de não ferrar o dente no Rato Mikey, mas não podia ser, os bonecos estavam a concurso...
Quero desejar à Ana Rute as maiores felicidades, e que esteja para breve a realização do seu grande sonho…estabelecer-se profissionalmente em Vendas Novas.
MouTal

Aditamento: Já estava pronto para editar o texto quando fui informado que a Ana Rute foi classificada em 1º lugar no concurso, e teve um prémio monetário de 500 euros.
Os meus parabéns.
MouTal

10 comentários:

Anónimo disse...

Guloso
Também eu passei por Óbidos e por acaso vi a prova desta concorrente durante a qual confeccionou 4 qualidades de bombons,que me deixaram água na boca, provei-os no final da prova. Excelentes.
Desconhecia é que esta jovem talentosa era nossa conterrânea.
Parabéns pois á ANA RUTE PALHAVÃ CRISTÓVÃO e desejo-lhe os maiores sucessos na sua vida profissional e a concretização do seu sonho.

Anónimo disse...

e eu tb vi a Ana Rute, fui lá para o efeito, nem a chuva que caíu me desmotivou. Parabéns à minha sobrinha!
Vale a pena uma visita ao Festival, e ver aquelas obras de arte em chocolate, este ano dedicado á banda desenhada.
Não se recomenda a diabéticos, é uma "prova" dura ver tanta coisa doce e...vê-las apenas!

Anónimo disse...

José Sócrates inaugurou este fim de semana um método novo de votação em Congressos partidários que é o de se abrirem votações no momento em que a maioria dos delegados estão a almoçar.
Agora só resta saber se os que ficaram foram avisados no sentido de estarem bem alimentados se apenas estavam adormecidos com a dormência dos discursos.
Mas para quem se apresenta como tendo o partido na mão parece-me uma maneira estranha de revelar segurança.

Anónimo disse...

PARABÉNS Ana Rute!
Ainda bem que já tive o prazer de provar algumas das tuas iguarias! Fico à espera do Salão de Chá em Vendas Novas!
Bxs

João Fialho disse...

Ainda não fui a nenhuma das edições desta Festa do Chocolate. Pelo que me apercebo pela imprensa, naqueles dias Óbidos fica a abarrotar. De gente e de chocolate.

Os meus parabéns à Ana Rute pela sua arte. E, se decidir mostrar-nos as suas capacidades de "Chocolatier" aqui em Vendas Novas, lá estaremos para assistir e, quem sabe, provar um bocadinho. Mas sem abusar do chocolate ...

João Fialho disse...

Uns comentários acima, reparo que está de regresso o "marketeer" a estas andanças da blogosfera local.

Caro"marketeer", se a intenção é voltar, acho que faz muito bem. Aprendi bastante com o seu excelente "Geração VN", enquanto durou na sua primeira fase. Pelo que me sinto à vontade para lhe dizer que o seu regresso me satisfaz.

Que tudo lhe corra pelo melhor. E, se mantiver a qualidade a que nos tinha habituado, voltará por certo a ter-me como vistante habitual.

No seu blogue, em relação ao "alentejodive" (ou seja, eu próprio, devidamente identificado nos sítios onde tenho escrito), escreveu: "...pessoa que não conheço ...".

Pois bem, se não me conhece é apenas porque não o deseja, uma vez que, sabe bem, cheguei a dei-lhe várias possibilidades para que isso acontecesse. Pode sempre conhecer-me a qualquer altura que o deseje. O meu nome é conhecido e, embora goste de usar este pseudónimo na Net, todos sabem há muito quem sou, até porque coloco explicitamente o meu nome em vários dos meus textos.

Um bom regresso ....

Anónimo disse...

A quem possa interessar, o site "Farmsubsidy.org", de acesso livre, disponibiliza informação sobre as ajudas na forma de subsídios no ano de 2005, atribuídas pela Política Agrícola Comum aos agricultores de alguns dos 25 países da UE.

Nesta lista estão incluidos os montantes das ajudas aos agricultores nacionais, em que se contam 94 casos do concelho de VENDAS NOVAS cujos montantes de ajudas, neste caso, vão desde 433.584€ até 94€ (!).

http://www.farmsubsidy.org/listx/portugal/%25C3%2589VORA/VENDAS%2BNOVAS/all/1

Anónimo disse...

Parabéns Ana Rute Palhavã Cristóvão.Depois do nosso cantor Pedro Madeira eis que surge mais um jovem de Vendas Novas a representar a nossa terra com muito brilho.Esta geração tem futuro.Alô Gazeta de Vendas Novas não se esqueça da Ana Rute Pallhavã...um artigozinho ...como o do Pedro Madeira ficava bem!......Boa sorte ao Pedro para A fase europeia.

Anónimo disse...

PARABÉNS ANA RUTE!!!É bom que se saiba o dom que tens...tudo fica doce nas tuas maos!!!Continua assim...e que Vendas Novas esteja de olho em ti, quem sabe para criares um doce/bolo regional que represente V.Novas...e uma pastelaria de fabrico próprio DIGNO! Bjos grandes dos primos R&R

Anónimo disse...

Mais um VendasNovense distinguido a nível nacional.Desta vez foi o Sérgio Santos,melhor Treinador do ano na modalidade de Triatlo.Ver no site no nosso Estrela.Vá lá Gazeta ..um artigo como o do nosso Pedro Madeira...ficava bem.