domingo, 21 de janeiro de 2007

Uma visão sobre a Santa Casa da Misericórdia de Vendas Novas

Decidi há algum tempo, no seguimento de uma conversa com o actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vendas Novas, o Senhor Professor Cadete Madeira, que queria deixar aqui no “Atribulações Locais” uma visão sobre a actualidade daquela nobre instituição. No decurso dos normais contactos nestas circunstâncias, acabei por ter o privilégio de uma visita guiada às respectivas instalações, que incluiu diversos esclarecimentos sobre a realidade actual da Santa Casa.

A fase seguinte, normalmente a mais rápida, seria passar ao papel os sentimentos sobre o que me foi dado observar. Mas cedo verifiquei que se tratava de uma tarefa quase impossível. Na verdade, de tão rica que é a história da instituição e tão relevantes as tarefas a que se dedica, não é fácil inseri-la e explicá-la num só post como este.

Claro que poderia começar por dizer que a Santa Casa da Misericórdia de Vendas Novas (SCMVN) é uma daquelas instituições em relação à qual parece existir algum défice de atenção por parte da comunidade que serve. O que não será propriamente culpa de ninguém em especial, mas talvez um sinal dos tempos que correm. Em boa verdade, por vezes nem damos, todos nós, a devida importância ao que temos mesmo à nossa porta. Temos esta enorme capacidade de distracção em relação ao que está perto, de olhar sem conseguir ver. Como é o caso das dificuldades e necessidades permanentes deste tipo de instituições de solidariedade.

Também não seria exagero referir que a SCMVN tem estado sempre ao serviço dos mais carenciados da nossa comunidade. Que sempre tem dado muito a Vendas Novas e às suas populações. E tem-no feito à
medida das suas possibilidades, desde há cerca de 87 anos. Uma bonita idade. Fundada em 1919, por aqueles edifícios já passaram inúmeros vendasnovenses, e não só, que deram o melhor de si em favor dos outros. A ela estiveram ligados nomes bem conhecidos, muitos dos quais se encontram espelhados na toponímia da cidade e cujas famílias, em alguns casos, aqui permanecem. A todos, aos anteriores e aos actuais responsáveis, é devido o justo reconhecimento pelo esforço desinteressado em prol dos demais.

Seria ainda de todo conveniente falar sobre a realidade actual da instituição, para que nos apercebamos do que falamos quando falamos da “Santa Casa da Misericórdia”. Sobre isso, para que tenhamos uma
ideia da dimensão financeira da instituição e das responsabilidades que lhe estão subjacentes, seria importante dizer que os valores movimentados anualmente são superiores a um milhão e duzentos mil euros, Na Conta de Exploração Previsional para 2007, tem especial relevância na estrutura de custos os 115.000€ (10% do total) que respeitam a “Custos com alimentação” e aproximadamente 797.000€ (68%) a “Custos com pessoal”. Só isto, já seria suficiente para nos alertar sobre as “dificuldades estruturais” deste tipo de instituições. Por outro lado, na estrutura de Proveitos relevam os 440.000€ (36%) provenientes de pagamentos dos utentes das diversas valências e cerca de 618.000€ (51%) de comparticipações por parte da Segurança Social. Neste particular, também não será difícil perceber a existência de uma elevada dependência financeira que este tipo de instituições de solidariedade tem em relação ao sistema de Segurança Social.

Ao longo dos anos, a SCMVN tem prestado relevantes serviços em diversas valências, sendo a sua dimensão actual a segui
nte (Valências e nº de utentes):

Creche (15)

Jardim de Infância (40)
Lar de Idosos (60)
Centro de Dia (20)
UAI – Unidade de Apoio Integrado (20)
Apoio Domiciliário (30)
Apoio Domiciliário Integrado (15)
Residências para Idosos (8)
Atendimento/Acompanhamento Social - ...
Soma (208)

Para fazer face às necessidades decorrentes da prestação desses serviços, a instituição conta actualmente com 81 funcionários a tempo completo e 6 outros trabalhadores no âmbito de Programas Ocupacionais.

Não poderia, depois, deixar de referir que, no capítulo dos problemas com que a SCMVN se debate, sobressai desde logo o estado dos edifícios onde funcionam as diversas valências. No que respeita às instalações d
o Lar de Idosos e Centro de Dia, apesar dos inúmeros esforços levados a cabo por parte dos responsáveis da SCMVN ao longo dos anos, e das diversas beneficiações que têm conseguido empreender, muitas são as dificuldades com que ainda se debatem. É o caso da necessidade premente (eu diria urgente!) em conseguir meios financeiros para melhorar as condições das instalações sanitárias que servem aqueles espaços, os quais necessitam ser apetrechados com materiais específicos tendentes a uma melhor utilização pelos utentes mais idosos ou com maiores dificuldades. Disse-me o Sr. Provedor que “bastam 15 ou 20 mil euros” para fazer todas estas obras as quais, já hoje, parecem de facto imprescindíveis. (se o amigo leitor estiver em condições de ajudar... vá lá, pegue já no telefone ...)

Ainda nas mesmas instalações, o único elevador ali existente já não consegue responder satisfatoriamente às necessidades sentidas pelos utentes. Além de já ser bastante antigo, tem o problema de também ser demasiado pequeno para transportar, por exemplo, pessoas acamadas de um andar para o outro. Ora
, segundo me disse o Sr. Provedor, acontece que a própria legislação aplicável vai passar a obrigar à existência de outro tipo de elevadores. Será, naturalmente, mais uma necessidade cuja resolução se tornará premente a breve prazo e que trará ainda maiores dificuldades na gestão dos sempre insuficientes meios financeiros da instituição.

O edifício onde funcionou até há poucos anos o Hospital Concelhio Dr. Custódio Cabeça, e que desde então se encontra parcialmente sem utilização, constitui como seria de esperar, um problema acrescido e um centro de custos sem qualquer contrapartida palpável. Na prática, com o decorrer do tempo estará a deteriorar-se ainda mais, sem que a instituição esteja em condições de encontrar, por agora, soluções viáveis para a sua manutenção.

No que respeita à Creche e Jardim de Infância, a Santa Casa encontrou já uma solução para fazer face aos problemas ali sentidos, designadamente no
que se refere às próprias instalações. Trata-se da construção de um novo edifício, cujo projecto já está em marcha e que se irá situar nos terrenos em frente à Escola Secundária de Vendas Novas.

Além destas questões particulares, muitas são as dificuldades que diariamente é necessário ultrapassar e para as quais os responsáveis não dispõem de meios para a sua resolução. É também por isso que a SCMVN merece a atenção e o apoio de toda a comunidade, à medida das capacidades de cada um, pessoas ou instituições.

Deixo-vos uma relação das datas mais relevantes para a Santa Casa da Misericórdia de Vendas Novas, considerando o início de actividade ou data de inauguração:

Santa Casa da Misericórdia: 23.12.1919
Hospital Concelhio Dr. Custódio Cabeça: 26.01.1941
Casa de Repouso D. Maria Soares de Brito Palhavã Cristóvão: 26.09.1971
Jardim de Infância D. Lídia Maia Cabeça: 26.09.1971
Centro de Dia: 23.03.1991
Apoio domiciliário: 01.10.1997
Creche: 01.09.1997
Apoio Domiciliário Integrado: 01.09.1999
Unidade de Apoio Integrado: 01.09.1999
Atendimento/Acompanhamento Social: 01.04.2001

Devo dizer que, até agora, desconhecia quase em absoluto o tipo e a grandeza das dificuldades e outros constrangimentos com que esta instituição se debate. Desconhecia igualmente, embora já o supusesse, o enorme empenho c
olocado pelos responsáveis na resolução (ou tentativa de) dessas mesmas dificuldades. A minha visita e as conversas que mantive com o Sr. Provedor ajudaram-me a ter outra visão sobre a dimensão dessas realidades. Razão pela qual acredito que a SCMVN poderia obter vantagens se conseguisse que a comunidade se apercebesse melhor da sua realidade actual. Não faltarão maneiras de o conseguir.

Por último, um aspecto de pormenor que poderá interessar a alguns dos nossos leitores. No que respeita às instalações onde em tempos funcionou a “Luta contra a Tuberculose” e que é aquele edifício que se encontra mais próximo da rotunda, a Santa Casa efectuou ali diversos arranjos e beneficiações, tendo o mesmo ficado preparado para arrendamento a terceiros que se mostrem interessados. Trata-se, a meu ver, de uma boa oportunidade de negócio para entidades, instituições, empresas ou particulares que precisem de um espaço para se instalarem. Além de estar separado fisicamente dos restantes edifícios, tem a assinalável vantagem de se situar numa zona de passagem e com elevada visibilidade junto de potenciais clientes.

Como é fácil de ver, são imensas as coisas que ficam por dizer num texto como este sobre a nossa Santa Casa da Misericórdia. De qualquer modo, espero estar a contribuir para que os vendasnovenses olhem para aquela instituição de uma forma, digamos, mais atenta e preocupada, no sentido de tentar perceber como podem ajudá-la no desenvolvimento das suas acções de solidariedade.

Agradeço ao Sr. Professor Cadete Madeira toda a simpatia, a amizade e a atenção disponibilizadas, ao longo dos dias em que mantivemos contactos sobre a Santa Casa da Misericórdia de Vendas Novas.

50 comentários:

Anónimo disse...

Uma visão de se lhe tirar o chapéu. Mas sabe a pouco.

Unknown disse...

É com o maior prazer que anuncio que já está em marcha a eleição das 7 Maravilhas de Vila Viçosa .

Esta votação irá ser organizada pelo Terras de Mármore e contará com o apoio e divulgação dos nossos blogues individuais, A Interpretação do Tempo, Calipole – Vila Viçosa – Princesa do Alentejo , INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido, assim como do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino .

Esta iniciativa surge no âmbito da votação para as 7 Maravilhas de Portugal, na qual o Paço Ducal de Vila Viçosa está a concurso. Assim com o intuito de chamar a atenção dos Calipolenses, dos Alentejanos, dos Portugueses e dos Cidadãos do Mundo para Vila Viçosa, o seu Paço Ducal e as restantes 20 Maravilhas que estão a concurso, o Terras de Mármore arranca com a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Actualmente estão a concurso 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa (Vila Viçosa, Bencatel, Ciladas, São Romão e Pardais), que estão a ser estudados cuidadosamente pelos elementos do Terras de Mármore, pelos bloggers do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino e por mais algumas pessoas por mim convidadas. Destes 61 monumentos, apenas 21 irão a concurso, o qual estará aberto a todos os quantos queiram participar nesta iniciativa e que desde já, convidamos a participar, não somente Calipolenses, mas sim também Alentejanos, Portugueses, Cidadãos do Mundo.

Para votar nas 7 Maravilhas de Vila Viçosa, basta enviar um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt referindo os 7 monumentos que acha merecedores de figurarem na lista das 7 Maravilhas de Vila Viçosa, assim como o seu nome e localidade. Optamos por este metodo de votação de modo a evitar que haja pessoas a votar mais do que uma vez nos mesmos monumentos e para que a votação possa ser a mais dispersa possível. Mais uma vez repito que todos podem votar, participar e divulgar!

À semelhança das votações para as 7 Novas Maravilhas do Mundo e 7 Maravilhas de Portugal, também o resultado das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irá ser divulgado no dia 7 de Julho de 2007, dia esse que esperamos seja de festa em Vila Viçosa com a eleição do Paço Ducal de Vila Viçosa como Maravilha de Portugal.

Temos consciência de que a lista final de 21 monumentos não irá agradar a todos, mas infelizmente é impossível agradar a todas as pessoas. Contudo, pensamos que independentemente dos monumentos que venham a estar representados na lista final de 21 monumentos, irão ser uns dignos representantes de Vila Viçosa e do seu concelho por essa blogosfera fora!

Senhoras e Senhores, os dados estão lançados!!!

Nuno Faritas Lobo

Anónimo disse...

Com franqueza no meu entender este assunto não - "encaixa" -lá muito bem no Atribulações,penso eu de que.....

Anónimo disse...

Mas qual assunto? Nã percebi.

Anónimo disse...

É óbvio que só pode ser o assunto das 7 Maravilhas de Vila Viçosa que é como quem diz: o da publicidade gratuita.

Anónimo disse...

Não serão maravilhas demais para Vila Viçosa?

Sobre o post em apreciação, se tal pode equacionar-se desta maneira, o mais importante é o facto de aparecer finalmente alguém, que ainda não conheço mas espero vir a ultrapassar em breve esse desiderato, a pensar e falar sobre a nossa terra sob pontos de vista diferentes, em vários aspectos, do que é usual por cá.

Se me permite um conselho "anónimo", apenas lhe direi: continue!

Anónimo disse...

Não serão maravilhas demais para Vila Viçosa?

Sobre o post em apreciação, se tal pode equacionar-se desta maneira, o mais importante é o facto de aparecer finalmente alguém, que ainda não conheço mas espero vir a ultrapassar em breve esse desiderato, a pensar e falar sobre a nossa terra sob pontos de vista diferentes, em vários aspectos, do que é usual por cá.

Se me permite um conselho "anónimo", apenas lhe direi: continue!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 18:59 não vê o que é óbvio!
Referia-me ao assunto dos mármores de Vila Viçosa.

Anónimo disse...

Perdoem-me o erro, terei carregado no rato em duplicado.

bomdebola disse...

Boa noite a todos.

Este tipo de divulgação é e será sempre benéfico. Como tal, deveria tornar-se extensível a outras Instituições do concelho. É importante que os vendasnovenses conheçam cada vez melhor estas entidades, não com o intuito prioritário de as ajudar financeiramente, como alguns defendem, mas sim para criarem, ou aprofundarem, laços de afectividade e de interesse por estas estruturas representativas da sociedade civil.

Seria ainda muito importante que o apoio da autarquia estivesse mais presente no dia a dia. Desde logo com o incentivo e o significado que certamente teria uma primeira visita do Sr. Presidente da Câmara às instalações da Misericórdia. Afinal de contas esta é, queiramos ou não, a Instituição da cidade com maior representatividade, pelo número de valências e volume de utentes apoiados, e pelos seus mais de 80 trabalhadores.

De realçar a dedicação e o esforço de toda esta equipa, incluindo dirigentes e funcionários, que tão bons resultados tem alcançado em prol dos seus utentes. São estes os principais destinatários e razão de ser do seu empenhamento.

Para finalizar, estou certo que o processo de crescimento da Misericórdia irá seguir o seu curso. Isto apesar das limitações financeiras e de outros entraves não menos importantes que terá de contornar.

Anónimo disse...

Concordo em parte com o que diz o amigo BOMDEBOLA.
Porquê?
Porque acho no meu entender e na qualidade de sócio da dessa Instituição que a Misericórdia de Vendas Novas fizesse pelo menos uma ,UMA,vez por ano,uma abertura à sociedade local que poderia coincidir com a data do seu aniversário.
Ora isto deve partir por quem dirige essa nobre Instituição que ao fim e ao cabo é de todos os VENDASNOVENSES.
Quem é o actual Provedor?Ah é o sr. Prof. ou o sr Dr... e isso não chega.
Eu tambem ja estive à frente de uma instituição pública e no dia do aniversário abria a porta aos convidados e público em geral.
Não me passa pela cabeça que em 2007 o actual Presidente da Câmara ainda não tenha sido convidado pelo Sr.Provedor para visitar a sua (que também é nossa)casa.Será por pertencer a outro quadrante político?Talvez não...
Como é que são escolhidas as pessoas para fazerem parte da Direcção?Haverá transparencia?Julgo no meu entender que não.
Sou sócio e ao mesmo tempo nem conheço a Santa Casa !Porque será?

Anónimo disse...

Estas instituições têm todo o interesse em abrir-se á sociedade e à comunidade e de certeza que os actuais responsáveis da Santa Casa da Misericórdia também assim pensarão; o problema muitas vezes é que as tarefas são inumeras; a vontade é muita mas por muito que queiram não conseguem fazer tudo e levar à prática tudo o que desejam.
Mas ninguém ponha em dúvida que quem lá está não está é o que penso para se auto-afirmar; mas sim para servir os outros pois para se afirmarem há outras formas menos trabalhosas que agora não veem ao caso.
Já o caso do Sr. Presidente de Camara ainda no ter visitado as instalações não ponham é as culpas dessa muito lamentável situação nem no Provedor nem noutras pessoas da Santa Casa porque são os menos culpados se houver culpados. Há é uma certa forma de exercer quem tem o poder mas mesmo assim estou certa que depois de lerem estes comentarios vão dizer que a visita já estava prevista. Ainda bem pois estas instituições, a Camara e a Santa Casa as duas tem interesse em colaborarem para o bem dos vendasnovenses em geral e em particular daqueles com mais dificuldades.
Tenho dito.

Anónimo disse...

"Santa Casa da Misericórdia de Vendas Novas" um tema bastante interessante e que merece todo o carinho e por se tratar de uma Instituição que a todos diz respeito mais cedo ou mais tarde.
Falar na SCMVN é ter de falar no seu " Provedor" o Sr.Prof.Dr. Armando Mendonça, este sim foi o Grande obreiro do que é hoje a SCMVN´. Ele ìa a congressos, reuniões, palestras, ou seja representava a SCMVN, defendi-a, e pedia a todas as entidades Ajuda.
Hoje o que faz o seu " Provedor " ??
Referindo-me ao "défice de atenção" ele tem de partir do Provedor, pois ele é que tem que dar a cara e defender a Instituição.
Construir mais um edifício de raiz fora dos muros da SCMVN num terreno com um valor patromonial de milhares de €, e deixar ao abandono o edifício do antigo Hospital é lamentável.
Talvez o produto da venda desse terreno desse para fazer as tais obras, no elevador, nas WCs, enfim... e sobrariam muitos €.
Os meus parabéns á restante equipa, e lá diz o velho ditado " burro velho, não aprende linguagem".

Anónimo disse...

Não posso concordar com esta abordagem deste comentário antes do meu,porque vamos a ver, pôr em causa o actual Provedor é não dar valor a quem se dispõe genuinamente a ajudar os demais, tal como já tinham feito os muitos Provedores anteriores. Todos t~em o seu valor, porque é que o Provedor anterior é realçado e este não? Se o anterior representava a SCMVN este também o faz; cada um à sua maneira e são diferentes como não podia deixar de serem diferentes,pois concerteza que são diferentes. Acho que na minha opinião não leva a lado nenhum criticar assim este é bom aqueleé mau. A SCMVN não precisa disto e a "restante equipa" não apoia, decerto, acho eu.

Anónimo disse...

O anónimo das 00:22/01/23 põe o dedo na ferida com subtileza e educação.
Não querendo por em causa o trabalho desenvolvido pelo actual Provedor fico com a sensação que a Instituição está muito "fechada" aos Vendasnovenses:
Por exemplo quem explica como é feita a selecção/escolha para quem precisa de internar um/a idoso/a?
Julgo que esta questão poderá ser um pouco pertinente mas se for eu faço "mea culpa".
Bem haja a SCMVN e a todos quanto a servem sem ser com outros objectivos(!).

bomdebola disse...

Só um pequeno esclarecimento:

Tanto quanto sei o Sr. Presidente da Câmara foi convidado no início do seu mandato pelo Sr. Provedor para visitar a SCMVN. Por motivos de agenda não lhe foi possível até agora aceitar o convite.

Anónimo disse...

Ficamos percebendo que é uma agenda muito carregada. Aceitar, podia ter aceitado logo quando foi convidado ; até podia ser logo no dia do convite, não? a data depois se veria. Mas não, nem teve tempo por os vistos para "aceitar o convite" por motivos de agenda. "A atitudes ficam com quem as pratica" diz o povo. É um mariola, este povo.

Anónimo disse...

Muito interessantes estes últimos comentários do Bomdebola e do anónimo, conhecedores profundos da Agenda do Presidente da Câmara Municipal e dos convites que lhe são dirigidos.
Só falta saber o número do óficio em que esse convite foi formalizado pela Santa Casa - certamente, num próximo comentário teremos esses dados.
Se eu fosse Presidente da Câmara convidava de imediato estes dois senhores para meus adjuntos encarregues da «Minh'Agenda».

bomdebola disse...

O nosso amigo Duarte compreenderá que quando estamos na presença de pessoas de bem, como é o caso, não é necessário formalizar um convite por escrito para uma simples visita de cortesia.

Certamente que não passa pela cabeça de ninguém pôr em causa que o convite aconteceu, ou que o mesmo possa vir a ser negado.

Anónimo disse...

Os meus parabéns ao Alentejo Dive por trazer este assunto à ordem do dia. Vamos lá a situar a discussão no que interessa. E afinal o que interessa? Que a SCM é uma das entidades mais importantes no concelho, visto o seu designio eminentemente de solidariedade social.
Além do mais é uma instituição de fundo e com origens cristãs, daí a sua ligação ainda hoje ao Arcebispado de Évora.
Sobre a discussão do convite, é uma discussão menor. Não nos deixemos enredar em questões de somenos mas falemos antes dos designios da Santa Casa.

PS: o que é o AL azul, ao cimo e junto a http?

Anónimo disse...

Dou os meus parabéns ao nosso amigo de 23/01 das 00.22, porque de uma maneira bastante clara expõe o problema da SCMVN, trata-se de Liderança e Gerência.
Fazer um edíficio novo para um Jardim de Infância e deixar ao abandono o antigo Hospital que poderia muito bem ser aproveitado para esse fim, só este Provedor é que tem estas ideias brilhantes.
È claro que a SCMVN está fechada sobre si mesma, deveria estar aberta a todos os que a podessem ajudar, mesmo que para isso seja preciso pedir, mendigar, etc.
Quem está á frente destas instituições não pode sacudir a àgua do capote, e dizer que a culpa é só dos outros.
Aprecio e louvo o trabalho de quem desinteressadamente dá o seu melhor por esta Instituição, mas ser Provedor é ser combativo, persistente, imaginativo, e pedinte para uma causa que afinal é de todos nós.

João Fialho disse...

Não consigo perceber, sinceramente, que razão leva os nossos leitores a comentarem "sempre" como anónimos, mesmo num caso como este em que o tema respeita a uma instituição de que todos gostamos.

Razões haverá, com certeza, mas fogem á minha capacidade de entendimento.

João Fialho disse...

De qualquer forma, agradeço aos que fazem o favor de participar com as suas impressões sobre o tema proposto, ainda que continuem a fazê-lo como anónimos. Enfim ...

Anónimo disse...

Porquê caro "alentejodive" porquê ?

Porque....É VENDAS NOVAS NO SEU MELHOR !

Anónimo disse...

Porque o anonimato é…

…a ressonância magnética dos covardes. Na vida real como na blogoesfera.

Anónimo disse...

É sempre a mesma coisa, há (alguns)comentadores que adoram entrar pela "partidarite" para desfazer no que se vai fazendo... assim não, não há pachorra!

Anónimo disse...

Sugiro então que se debatam os aspectos menos conhecidos ou mais questionados pela população.

Vamos a isso.

Anónimo disse...

Caro bom de bola... experimente a convidar o Presidente da Republica, assim com uma palavrinha, como são todos pessoas de bem, vai ver que ele aparece!
Acho que anda a precisar de uma liçoeszitas de protocolo!!

Anónimo disse...

Tantos anónimos ,tantos anónimos ...SERÁ QUE HÁ MEDO DE ESCREVER EM VENDAS NOVAS??????

Anónimo disse...

Não vejo outra razão: em Vendas Novas impera o medo. Medo de dar a cara, medo de dar opiniões, só não há medo de ter medo e de prescindir da liberdade de opinião.

Este blogue é sintomático disso, razão pela qual dou os parabéns a este pessoal por teimarem em querer que os comentadores não sejam anónimos. É uma batalha perdida à partida.

Por aqui proliferam os anónimos, de vários tipos, mas todos com o mesmo medo, o mesmo receio de os outros saberem quem pensa o quê. De os outros se melindrarem, não vão esses outros ter poder para nos incomodarem na vida privada. A nós ou aos nossos.

Vou seguir o exemplo, o mau exemplo, mas por razões diversas. Até ver.

Anónimo disse...

" Digo verdades a rir, aos que me mentem a sério."
Creio que esta afirmação responde aqueles que procuram acabar com os anonimatos.
Meus amigos ser anonimato é ter a coragem de dizer as verdades, e só as verdades, e traze-las para a praça pública, e compete aos visados demonstrarem por A+B que as insinuações ou afirmações estão erradas.
Alguém falou neste Blog das Bombas de Gasolina que Vendas Novas poderia ter, e que o Sr. Presidente da CMVN não quer em Vendas Novas, porque segundo "ele" mais 5 menos 5 centimos por litro não faz falta á População . Por acaso alguém veio desmentir??
Em relação á SCMVN quantos pedidos foram feitos a solicitar apoios financeiros, sociais, económicos, á CMVN ?? Quantos foram recusados??
O que tem sido feito pelo PS, PSD, PCP, CDS, pela SCMVN ??
Quanto ás obras que estão a ser efectuadas á entrada de Vendas Novas em frente á Galp, que já duram á 2 anos, a mão de obra, materiais, etc. dava para construir um Bairro Económico, para famílias carenciadas.

Anónimo disse...

Ainda que não interesse para esta discussão o Alentejo Dive já reparou que foi derrubado outro ninho de cegonha? Um daqueles 3 agora só 2, no edificio junto à rotunda do Hospital. Aconteceu á poucos dias.
É derrubar é derrubar,é o que está a dar! Não tenham problemas que ninguem diz nada e quem devia ver fingem que não vêm ; eles querem lá saber se calhar nem sabem ser ilegal ; vergonhoso!

Anónimo disse...

... e da Santa Casa fala-se pouco ...

bomdebola disse...

Tal como disse o anónimo anterior, da Santa Casa fala-se pouco. Ou melhor, falou-se pouco, já que o pessoal parece ter esgotado a sua capacidade de argumentação sobre este tema. O que me desgosta. Vamos ver se ainda vou a tempo de conseguir captar o vosso interesse.

Poderíamos começar por questionar alguns números apresentados no post inicial. Desde logo a estrutura do orçamento da Instituição:

- Comparticipação dos utentes - 36%
- Comparticipação da Segurança Social – 51%
- Outros Proveitos (quotização, donativos, …) – 13%

- Custos com alimentação – 10%
- Custos com Pessoal – 68%
- Outros custos (electricidade, combustíveis, medicamentos, limpeza, …) – 22%

- 81 Funcionários a tempo inteiro.
- 208 Utentes, não contabilizando o número de atendimentos a famílias carenciadas.

Numa primeira leitura poderia especular-se sobre o rácio: utentes/trabalhadores. Será que são demasiados trabalhadores para este número de utentes? Atenção que as valências de internamento funcionam 24 horas/dia, 365 dias/ano.
Depois, poderá parecer elevada a percentagem imputada aos custos com pessoal (68%). Será que os 797.000,00 €/ano a dividir pelos oitenta e mais alguns contratados para dar férias, são exagerados?

E os 36% provenientes das comparticipações dos utentes? É muito? É pouco? E o custo com a alimentação? E os gastos com medicamentos? Qual o custo/utente de cada valência? Quais são as valências que “dão lucro” e quais são as deficitárias? E quais são as valências onde é mais fácil encontrar vagas? Será que é numerosa a lista de espera para admissão no Lar? Quais os critérios de admissão de utentes? Será que as vantagens da valência Apoio Domiciliário estão suficientemente difundidas na população? Será que esta valência actualmente tem vagas? Já conhecem a maqueta da nova creche que se encontra exposta no Lar?

Anónimo disse...

Na proxima FILDA não ficaria bem um stand com meios Audio-Visuais para mostrar ao público em geral o que é a SCM de V.Novas?
Pensem nisso.

Anónimo disse...

Olha, aí está uma boa ideia!

Anónimo disse...

"O que tem sido feito pelo PS, PSD, PCP, CDS, pela SCMVN ??"

Tá bem visto sim senhor ; é que a Câmara de Vendas Novas de 4 em 4 anos muda de maioria politica .

Parabéns a este comentador anónimo cuja brilhante opinião a manifestou no dia 24 de Janeiro pelas 23:59 , depois de ter jantado muito tarde um bacalhau assado (algo pró salgado e que lhe deu muita sede ) acompanhado de vinho branco de Pegões.

Anónimo disse...

Ao amigo " muito bem visto... "
As suas críticas (27-01.2007 das 14.23)são para mim com gotas de àgua que deslizam pela couraça da minha indiferença, porque eu fiz o comentário ás 23.59 e o meu amigo ás 14.23 quem é que teria mais sede??

Anónimo disse...

Já vimos que aí por volta das 14h e 23m ao amigo brilhante comentador anónimo das 23;59 do dia 24 de janeiro lhe costuma dar (de forma natural porque é o seu relógio biológico a funcionar) muita sede.

È isto que justifica o seu ultimo comentário.

Há , é verdade, é o própio brilhante comentador anónimo das 23;59 do dia 24 de janeiro que confirma que "gotas de àgua deslizam pela couraça da minha indiferença " (sic) pudera...

Anónimo disse...

É assim acam bem comentar o post sobre a Santa Casa que o Alentejo Dive se esforçou por chamar a atenção? Como é que Vendas Novas há-de vir a melhorar se até nisto é o que se vê?

Anónimo disse...

que acham bem ......

Anónimo disse...

Falando a sério:

- A mais valia deste blog é sem qualquer sombra de duvida o "Alentejodive" ,pelos temas que escolhe , pelo empenho e até pela elegância com que escreve .

Não significa isto desconsideração pela qualidade do trabalho de outros colaboradores do blog ; embora na minha opinião nem todos, mas enfim...

Quando se chega aos comentaristas do blog aí o caso muda de figura ; veja-se a este propósito o desabafo feito pelo "Alentejodive" (com a humildade das pessoas de valor e de valores )no post de 15 de Janeiro e que intitulou "uma iniciativa que resultou em fracasso" assumindo "culpas" que efectivamente não tem .

Também não vale a pena insistir na questão dos anonimatos dos comentários, para mim , comentador anónimo assumido acho que o anonimato "dá vida " e " polémica" ao blog (embora por vezes, enfim.... ) até porque como consta num post deste blog :

"... em alguns casos, comentar como anónimo pode ser sintomático de muitas coisas".

"... não é bom sinal, querer que os outros escrevam no blogue o que nós gostaríamos de dizer " ou no estilo e forma que nós gostariamos , acrescento eu !

POR MUITO QUE CUSTE TAMBÉM ACHO QUE TUDO ISTO É VENDAS NOVAS NO SEU MELHOR.

Anónimo disse...

"- A mais valia deste blog é sem qualquer sombra de duvida o "Alentejodive" ,pelos temas que escolhe , pelo empenho e até pela elegância com que escreve ."


anónimo 28 Janeiro, 2007 14:04


Ora aqui está um comentário (anónimo, pouco importa) a merecer reflexão. Estranhamente ninguém valorizou até agora esta opinião, que pode muito bem entroncar naquilo que é a vontade da maioria dos leitores.

E se a maioria preferir que o blogue passe ao formato unipessoal?

Vamos referendar esta questão? Fica o desafio.

João Fialho disse...

Meus amigos.

Vamos lá a acalmar com essas coisas. Eu já aqui escrevi e mantenho, que todos os colaboradores são importantes. Desde o princípio que o são e continuam a sê-lo. Cada um colabora à sua maneira, como pode e de acordo com o tempo disponível.

Se um ou outro publica menos vezes, isso não quer dizer que não colabore no blogue, pois não tem que haver homogeneidade nesse aspecto. Aliás, colaborador não é apenas aquele que escreve e publica os seus conteúdos, pois há várias maneiras de ajudar e contribuir para que este espaço se desenvolva.

Portanto, façam-me lá o favor de não irem por aí. Eu agradeço.

Anónimo disse...

O problema parece não residir no facto dos restantes colaboradores publicarem pouco. A minha leitura vai precisamente no sentido contrário. Aparentemente o que se extrai destes depoimentos é que parte dos colaboradores não é aceite ou não reúne o consenso desejável para publicar textos. Extrapolar outra leitura será fechar os olhos às evidências.

Anónimo disse...

Concordo c/ o comentàrio anterior.


Quando um dos colaboradores habituais decide publicar um post sobre o facto de ter havido um jantar partidário pnde os comensais pagaram o jantar do próprio bolso...... Qual o interesse desse post ????

Anónimo disse...

Ora cá está. Este último anónimo tem uma visão privilegiada sobre o que é bom e o que está a mais. Fora com o bomdebola já.

Sugiro que esse levantamento seja publicitado num dos posts cimeiros. Este está escondido demais para dar continuidade ao movimento.

Anónimo disse...

Bom de.....quê ????

Anónimo disse...

Diz que é uma espécie de…

… obstinado!!!

Anónimo disse...

Quem ?