sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Estágios Profissionais em Vendas Novas

A Câmara Municipal de Vendas Novas vai promover estágios profissionais no âmbito do "PEPAL- Programa de Estágios Profissionais na Administração Local", nas seguintes áreas (uma vaga em cada área):
  • Engenharia Civil
  • Psicologia
  • Biblioteca, Arquivo e Documentação
  • Arquitectura
  • Comunicação Social

Prazo para candidaturas: 5 dias úteis a partir de hoje.

Para mais informações, leia aqui o respectivo Edital; e aqui a lista completa de municípios com estágios no âmbito do mesmo programa. Boa sorte aos interessados.

24 comentários:

Anónimo disse...

Continuem o bom serviço publico.

Anónimo disse...

se não tivesse sido falado aqui, será que a camara mandava este documento cá para fora?

Anónimo disse...

Porque será que o Blog ALTERAÇÔES corta os apontamentos que não lhe convem???

Anónimo disse...

Coloquei no BLOG ALTERAÇÔES uns apontamentos sobre o Movimento e as quezilias e o editor entendeu pura e simplesmente apagar tudo o que lá estava assim vai a democracia do João Fialho.

alentejodive disse...

Meu amigo, tenha paciência. Há muitos meses que nada é apagado na nossa caixa de comentários.

Até agora, isso só aconteceu penso que 2 vezes desde Março de 2006 até hoje. E mesmo nesses casos (segundo me lembro, em 2 casos diferentes), expliquei o que se passou, por escrito e também na caixa de comentários.

Por favor, confirme bem o que escreveu, ou não escreveu. Por exemplo, às vezes, pode acontecer escrevermos nos comentários e depois não clicarmos em "Publish your comment". Poderá ter sido isso?

Uma coisa lhe garanto: neste blogue só eu tenho a possibilidade de apagar comentários e não o fiz, ou tê-lo-ia dito na própria caixa de comentários. Isso é um ponto de honta aqui no "Atribulações Locais".

Já agora, se não se importar, e se ainda se lembrar do que queria escrever nesse tal comentário, experimente voltar a fazê-lo para partilhar connosco as suas impressões.

Obrigado pela atenção e espero que continue a encontrar razões para cá voltar.

Anónimo disse...

Se a Camara publica é pq publica se nao publica é pq nao publica
Daqui a pouco dizem que a gestao autarquica é feita pelo Atribulaçoes Locais, acredito que o atribulações seja um meio de divulgação, mas dai ate condicionar as opções da Camara Municipal calculo que vai uma distancia nao acha??!!

Acho muito bem que aqui seja publicado pois pode ser uam boa oportunidade para alguns jovens á procura do primeiro emprego!

Agora veja o programa, abra o diario de noticias e veja se nao está la publicado tambem!

Pensem antes de escrever...

Anónimo disse...

Falta de memória é coisa que não tenho, parece que o sr. é que se deslumbra com pouca coisa, pois o que escrevi era que era pouco importante quem pertencia ao Movimento pois estes podem estar sujeitos a medidas persecutórias da Administração central, pelos vistos foi o suficiente para V.ª Ex.ª apagar tudo pois estavam lá mais de 80 comentários, os dias de hoje são assim mas será sempre por isso que eu me vou continuar a insurgir sejam medidas do governo do sr. Fialho.

Anónimo disse...

mas que é este gajo que apareceu agora aqui???

Anónimo disse...

Seja quem for, a mim parece-me que sabe muito bem o que está a fazer.
Já vimos esta estratégia no AL contra outro colaborador. Vão seguir-se mais ataques deste género para descredibilizar ;é aguardar para ver.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Não vou afirmar, tal como o anónimo das 15.16h nos deu a entender, de que se não tivesse sido o alerta do AL, feito no passado dia 13, a CMVN não teria dado cumprimento à primeira edição do Programa Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), cujo número de estagiários, 5 no total, atribuído ao município de Vendas Novas, tendo presente as carências de recursos humanos e as condições de acolhimento e acompanhamento dos estagiários, foi estabelecido pelo despacho nº.404 de 2007 publicado no Diário de Governo de 10 de Janeiro de 2007.

Aquilo de que eu me posso interrogar -e certamente não estarei só -, é por qual o motivo se deixou passar tanto tempo -um mês e uma semana - entre a publicação do despacho no DR e a divulgação da notícia, alargada como convinha e se exigia, por parte da autarquia e com abertura do, respectivo, concurso público.

Há uma coisa, no entanto, que nos pode fazer meditar a todos, e tem a ver com o tempo que mediou entre a divulgação da notícia no AL e a abertura do concurso público e que foi de, somente, três dias (entre 13 e 16); se levarmos em linha de conta que o tempo de divulgação/inscrição fixado pela autarquia -e estou em crer que isto não foi intencional -, para os potenciais candidatos (todos!!!, não serão apenas alguns, digo eu) tomarem conhecimento, reflectirem e tomarem a decisão de se inscreverem é de, apenas, 5 dias – com o carnaval pelo meio, ironia do destino - teremos de convir que a celeridade imprimida a este processo nesta sua última fase, está muito longe de corresponder à letargia verificada inicialmente.

Tenho, contudo, algum receio de que a notícia não tenha sido, suficientemente, divulgada por escassez de tempo -apenas 5 dias que é, simultaneamente, o tempo de duração do concurso - e de que, cumulativamente com este facto, o período carnavalesco mas onde os assuntos sérios devem ser adequadamente tratados, possa ser impeditivo de que alguns jovens habilitados, e necessitados, para este concurso não o venham a fazer por manifesto desconhecimento ou, a menos que, dirão os mais descrentes destas coisas de concursos e, para cúmulo, em período de carnaval, alguma coisa já andasse a ser cozinhada nos bastidores…

Esperemos que tudo isto não venha a confundir-se com a quadra festiva que atravessamos…

João Fialho disse...

Bem, vou abordar este assunto pela última vez, pois penso já ter percebido a postura deste nosso comentador anónimo. Se ele tiver dúvidas sobre o funcionamento do nosso blogue, fará o favor de enviar um email e será esclarecido no que quiser. Em alternativa, identifique-se e terei muito gosto em responder-lhe aqui.

Como fala em "estavam lá mais de 80 comentários" e escreve que o seu comentário seria sobre "quem pertencia ao Movimento", entao só pode estar a referir-se à caixa de comentários do post com o título "Fecho das Urgências de Vendas Novas - 9", que publiquei na passada 6ª feira, dia 9/Fevº.

Segundo percebi, diz este leitor que eu apaguei o seu post, uma vez que escreveu: "pelos vistos foi o suficiente para V.ª Ex.ª apagar tudo pois estavam lá mais de 80 comentários".

Esta argumentação não tem qualquer justificação e está longe da realidade. Primeiro, porque já lho disse. E isso seria suficiente. Segundo, porque em relação a qualquer post apagado por um
administrador de qualquer blogue no servidor "Blogger", como é o caso deste, sempre que se apaga um post o servidor coloca nesse sítio uma
mensagem a dizer: "This post has been removed by a blog administrator".

Ou, se for apagado pelo próprio
comentador, dirá: "This post has been deleted by the author", tal como se pode confirmar aqui por cima, ás 18:08h e 18:12h .

Como é fácil de verificar, nada disso consta naquela caixa de comentários. Razão pela qual concluo que, se não está lá nem foi apagado, então não chegou a ser publicado.

Quanto á insinuação que faz sobre a minha eventual preferência política, não lhe reconheço direito de resposta. Se quiser falar sobre essa ou outras questões, primeiro terá que se identificar.

Agradeço ao nosso leitor que dê por terminado este assunto.

João Fialho disse...

O "Atribulações Locais" é apenas um blogue. Que também pretende ajudar na divulgação de assuntos que sejam relevantes para Vendas Novas ou que possam ter interesse para os nossos conterrâneos. Manifestamente, é esse o caso da abertura de qualquer vaga para empregos, estágios ou algo do género. Curiosamente, tive conhecimento através de um outro blogue - o "Praça da República em Beja".

Comentários como o que foi aqui deixado hoje à tarde (15:16h), a meu ver não têm razão de ser. Eu parto sempre do princípio que os responsáveis autárquicos serão os primeiros a ter interesse em divulgar estas coisas o mais possível. Não só por uma questão legal, mas especialmente por dever de função, porque assim deve ser feito e ainda para que, mais tarde, não corram o risco de ser apontados de não o ter feito.

Tudo isto para dizer que a anterior divulgação aqui efectuada não teve nada a ver com a abertura destas vagas em Vendas Novas. Nem poderia ter. Se os leitores repararem, é exactamente por estes dias que os diversos municípios estão a começar a publicitar estes estágios. (excepto, pelo menos, Beja e Castro Verde, que se anteciparam).

Aliás, hoje mesmo soube da publicação do Edital através de um email que me foi enviado por quem trabalha nestes assuntos, o que muito agradeço, até porque demonstra interesse em colaborar neste tipo de divulgação. Penso que, com isso, todos temos a ganhar.

Anónimo disse...

O Governo vai dispensar mais de três mil jovens que em Março concluem os 12 meses de estágio na função pública. A surpresa não está no fim do estágio, que desde sempre esteve anunciado para Março, mas no facto de o Governo ter optado por dispensar a generalidade dos estagiários. Com efeito, apesar das lamentações de muitos dirigentes que gostariam de manter alguns destes trabalhadores, o Governo já deixou claro que não há margem para contratações.

Assim, depois da formação e da experiência adquirida, que absorveu 35,6 milhões de euros de verbas comunitárias, todos os jovens vão regressar ao desemprego. É certo que levam consigo experiência profissional, mas ficam de novo sem trabalho. E sem rendimento, pois não têm direito a subsídio.

A grande maioria dos estagiários estão afectos aos ministérios das Finanças (783) e do Trabalho (532). Não foi possível obter detalhes da parte das Finanças até à hora de fecho da edição, mas fonte do Ministério de Trabalho especificou que, das 532 vagas iniciais, 70 ficaram por preencher, tendo 28 candidatos abandonado o estágio a meio.

Este programa de estágios baseia-se no Decreto-Lei n.º 326 de 1999 e insere-se nas designadas políticas activas de emprego, que, tal como já anunciou o secretário de Estado do Emprego, Fernando Medina, vão ser revistas. É de admitir que na nova arquitectura não haja lugar para este tipo de estágios que, embora contribuam para suprir necessidades de pessoal na função pública, falham o objectivo central da empregabilidade.

Segundo o despacho publicado a 2 de Dezembro de 2005, este programa visava, por um lado, fornecer apoio técnico específico a projectos complexos e relevantes para a modernização da administração pública (AP) em áreas de competência em falta no quadro dos agentes públicos existente; mas, por outro lado, pretendia possibilitar aos jovens com qualificação de nível superior ou médio um estágio profissional em contexto real de trabalho que facilitasse e promovesse a sua inserção na vida activa (ver objectivos).

Estes estágios garantem um rendimento mensal, acrescido de subsídio de almoço, equivalente a dois salários mínimos nacionais (806 euros) para os estagiários com habilitação de nível superior e de 604 euros para os restantes. No entanto, à semelhança do que se passa com a generalidade dos estágios remunerados, embora descontem para efeitos fiscais, não o fazem relativamente à Segurança Social. Significa isso que os jovens em causa, que a partir de Março estarão no desemprego, não terão direito a qualquer tipo de prestação social.

Caso o conjunto de estagiários se inscreva nos centros de emprego, então é de prever um aumento de 0,7% do número de de-sempregados apurados pelo IEFP. O aumento será mais sensível no segmento dos jovens, na ordem dos 5%, e ainda maior entre os que procuram o primeiro emprego, de 10%.

Anónimo disse...

Gostaria com todo o respeito que o Sr. Mario Pinelas me merece de o esclarecer num determinado ponto, não sendo eu especialista nestas coisas das autarquias, concluo que:

-O prazo de candidatura são de 5 dias UTEIS o que quer dizer que hoje é sexta feira (1), sabado e domingo não conta, segunda a Câmara municipal está encerrada, terça é Terça Feira de Carnaval, quarta feira (2) Quinta Feira (3) Sexta Feira (4) Sábado e Domingo voltam a não contar, Segunda Feira (5) ou seja o prazo encerra da próxima Segunda Feira a oito dias, o que acho um tempo bastante razoavel para se formalizar uma candidatura!

Deixo-lhe aqui tambem alguns links em que poderá verificar a quantidade de municipios, e para isso bastava abrir o Dn de hoje e ontem e provavelmente o de segunda feira para perceber que por alguma razao os estagios foram lançados neste periodo, se não sabe pq eu tambem não mas antes de falar faça o favor de se informar

http://www.cm-sbras.pt/NR/rdonlyres/78A0D12D-E03E-451B-B2AB-79E479B5FDB9/0/AvisoPEPALOfertaEstagios.pdf

http://www.cm-moura.pt/PEPAL_Oferta.pdf

http://www.cm-tavira.pt/cmt/parameters/cm-tavira//files/File/Estagios_profissionais.pdf

e com um bocadinho de esforço encontra muitos mais!

Por isso meu caro o AL, divulga e faz muito bem em divulgar, agora nem a Autarquia anda a reboque do AL nem vice-versa, a Câmara Municipal faz a sua obrigação e não esquecer que a divulgação é obrigatoria em orgaos de informação nacional nao no sitio do municipio, e o AL, na continuidade do bom serviço publico que tem prestado a esta cidade, publica algo que pode ser do interesse de muitos jovens municipes!

Cordialmente
Anonimo "porque sim", é um direito que me assiste

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Sr. anónimo “porque sim” das 00.24h

Grato pelo respeito que me diz merecer-lhe e, com igual respeito, permita-me que lhe diga duas ou três coisas:

Como sabe, existe um ditado popular que assume grande pertinência no caso vertente e que diz “Com o mal dos outros posso eu bem”… Quero eu dizer com isto que não é pelo facto de algumas centenas de municípios, nos quais o de Vendas Novas se inclui, só agora terem começado a divulgar a abertura dos concursos para estagiários, que 5 dias deixam de ser 5 dias, e que 1 mês e uma semana deixam de ser 1 mês e uma semana; deste modo, lamento, mas continuo a afirmar que a celeridade dos últimos dias contrasta, sobremaneira, com a letargia inicial, mais ainda bem que essa nova dinâmica acabou por ser imprimida a este processo.

O seu post remete-nos para uma outra realidade que eu, porque não consultei jornais nem a Internet, não sabia e que tem a ver com o facto de em 11 dias, de 16 a 26 de Fevereiro, os serviços municipais funcionarem 5 dias, os tais que estão disponíveis para as inscrições dos jovens estagiários de que falámos, já que os outros 6 servirão apenas para reflexão; esta relação de “ 5 em 11”, seguramente extensiva a todos os cerca de 400 municípios do país, esta relação, dizia, de “5 em 11” -11 dias de calendário, 5 dias de trabalho -, são o paradigma do estado real do país que somos e para o qual não temos condições de ser.

João Fialho disse...

Caro "meretíssimo": vejo que continua bem-disposto. Isso é bom.

Mas devo dizer-lhe que essa sua costela queixotesca, conseguindo ver "moinhos" onde não existem, não lhe fica muito bem. Digo eu.

Continue a passar um óptimo fim-de-semana. E mantenha o seu bom humor.

Anónimo disse...

Já muito se falou sobre o desconhecimento generalizado da população sobre o denominado Movimento de Cidadãos Independentes.

Sendo evidente que por detrás desta insistência estão, por vezes, objectivos claramente enviesados, outros, certamente, pautar-se-ão unicamente pela curiosidade própria de quem é parte interessada nesta trapalhada, em que inesperadamente se vêem metidos. Da mesma forma que todo o réu tem o direito de conhecer o advogado que o irá defender, neste caso, alguns milhares de “arguidos”, esperam que alguém os represente neste “juízo” e exigem, desde já, saber quem são os seus defensores. É normal, é justificável, é o mínimo a que legitimamente têm direito.

Sabemos que o Movimento nasceu na primeira reunião extraordinária de Câmara, ainda a população não tinha acordado para este pesadelo. É assim perfeitamente natural que na sua composição entrem preferencialmente - por opção da autarquia, e por convicção dos próprios - eleitos do partido que está à frente da câmara. Nada a opor, nada de dramático. O que é estranho é este silêncio especulativo dos seus responsáveis, que chega a roçar a provocação.

Até prova em contrário, nada disto se justifica. É a minha opinião e não vou deixar cair este caso até ser completamente esclarecido.

Anónimo disse...

Caro Mário Pinelas, o que quis dizer é que, provavelmente, e como lhe disse anteriormente tambem não sei, talvez exiata um periodo legal para a colocação dos lugares a concurso, a unica coisa que o aconselhei a fazer foi a se informar antes de falar do que não conhece, tal como eu!

Quanto aos 5 dias serem 11,calculo que não seja assunto para este caso, pois não é só um problema local, mas sim nacional e ao contrario do que diz o "meretissimo" eu discordo plenamente da aboradagem de temas nacionais, existem milhares de blogs que tratam estes temas e só um trata com seriedade os temas do nosso concelho, mas o facto é que 5 dias uteis sao realmente 11 dias e ponto final, apesar da sua discordancia!

Quanto ás questoes do meretissimo deixe tambem dizer-lhe que para responder ás suas questões não é preciso ser muito esperto, basta ler o que diz aqui http://www.pepal.gov.pt/pepal/ e depois perceberá quais sao as regras impostas pelo governo e não pela Camara de Vendas Novas!

Quanto ao Atribulações Locais continue com o bom trabalho realizado até agora, com a isenção e seriedade a que já nos habituou!

Anonimo "porque sim"

Anónimo disse...

Ja que fala com o Sr. João Fialho pelo nome proprio, que tal identificar-se tambem e dizer o que tem a dizer de cara destapada??

Anónimo disse...

Mas afinal o que quer este meretissimo? Será que tomou de ponta o administrador do blogue?
É que já começa a ser demais.
Deve conhecê-lo; até o trata pelo nome proprio.

Anónimo disse...

A indiferença será, seguramente, a melhor terapia para sarar esta maleita “sarnenta” que nos quer, mas não consegue, apoquentar…

Não lhe ligais senhores que ele calar-se-á…