quarta-feira, 28 de março de 2007

Breves considerações sobre a blogosfera local



A nossa blogosfera local continua, infelizmente, pouco participada. Não me refiro só ao "Atribulações Locais", o qual está actualmente pouco acima de metade da média de visitas diárias que manteve ao longo do mês de Fevereiro.

Essa redução nos acessos ao nosso blogue já era esperada, pela conjugação de dois factores:
  • o facto de termos impossibilitado os comentários anónimos, o que afastou uma parte dos visitantes, tal como já estava à espera que acontecesse; e
  • em Fevereiro tinha-se verificado um acréscimo significativo nas visitas diárias, em face das discussões que incentivámos sobre o "Fecho das Urgências".

Nada disto serve como desculpa, pois se não temos mais visitas isso deve-se apenas a não conseguirmos cativar devidamente os nossos leitores, especialmente aqueles que ainda não o são. Mas não é isso que me preocupa, pois sei que um blogue de carácter local dificilmente poderá ter como principal objectivo um grande número de visitantes. Está, à partida, limitado à dimensão do seu público-alvo.

Há um outro aspecto que considero, esse sim, mais preocupante na nossa blogosfera local: a falta de respeito pelos outros, que se verifica em muitos dos comentários que aparecem nos blogues. Dir-me-ão que isso não é exclusivo de Vendas Novas. É verdade. Mas também é verdade que, sendo bastante reduzida a dimensão da nossa blogosfera, esse facto assume dimensões preocupantes.

Foi essa a razão que nos levou a retirar os comentários anónimos, tal como acredito que terá sido essa a razão que levou o "Rosa dos Ventos" a inserir a moderação de comentários e, de certeza, a mesma que levou o "Blogue do Estrela" a protestar da forma evidenciada na imagem acima. É um flagelo que reside, no essencial, nos mesmos indícios em que radica o nosso atraso como país, em relação aos países nossos parceiros aos mais diversos níveis, culturalmente mais desenvolvidos. Quanto a isso, no curto prazo, pouco há a fazer.

Voltando á nossa blogosfera local, em minha opinião, há que saber criar condições para incrementar o número de blogues em Vendas Novas. Eu, até agora, já escrevi um pouco sobre isso, mas sempre sem resultados. No entanto, continuo a não ver razões para não se aproveitar este excelente meio de comunicação, a exemplo do que acontece um pouco por todo o lado. Um dia destes, ainda havemos de tentar uma qualquer estratégia em comum ..... digo eu.