Breves considerações sobre a blogosfera local
Essa redução nos acessos ao nosso blogue já era esperada, pela conjugação de dois factores:
- o facto de termos impossibilitado os comentários anónimos, o que afastou uma parte dos visitantes, tal como já estava à espera que acontecesse; e
- em Fevereiro tinha-se verificado um acréscimo significativo nas visitas diárias, em face das discussões que incentivámos sobre o "Fecho das Urgências".
Nada disto serve como desculpa, pois se não temos mais visitas isso deve-se apenas a não conseguirmos cativar devidamente os nossos leitores, especialmente aqueles que ainda não o são. Mas não é isso que me preocupa, pois sei que um blogue de carácter local dificilmente poderá ter como principal objectivo um grande número de visitantes. Está, à partida, limitado à dimensão do seu público-alvo.
Há um outro aspecto que considero, esse sim, mais preocupante na nossa blogosfera local: a falta de respeito pelos outros, que se verifica em muitos dos comentários que aparecem nos blogues. Dir-me-ão que isso não é exclusivo de Vendas Novas. É verdade. Mas também é verdade que, sendo bastante reduzida a dimensão da nossa blogosfera, esse facto assume dimensões preocupantes.
Foi essa a razão que nos levou a retirar os comentários anónimos, tal como acredito que terá sido essa a razão que levou o "Rosa dos Ventos" a inserir a moderação de comentários e, de certeza, a mesma que levou o "Blogue do Estrela" a protestar da forma evidenciada na imagem acima. É um flagelo que reside, no essencial, nos mesmos indícios em que radica o nosso atraso como país, em relação aos países nossos parceiros aos mais diversos níveis, culturalmente mais desenvolvidos. Quanto a isso, no curto prazo, pouco há a fazer.
Voltando á nossa blogosfera local, em minha opinião, há que saber criar condições para incrementar o número de blogues em Vendas Novas. Eu, até agora, já escrevi um pouco sobre isso, mas sempre sem resultados. No entanto, continuo a não ver razões para não se aproveitar este excelente meio de comunicação, a exemplo do que acontece um pouco por todo o lado. Um dia destes, ainda havemos de tentar uma qualquer estratégia em comum ..... digo eu.