segunda-feira, 12 de março de 2007

Os contentores do meu descontentamento (2)










Pegando nas palavras de alguns dos nossos comentadores, vou voltar ao tema “os contentores do meu descontentamento”, para dizer o seguinte:

Em minha opinião, os contentores, são de todo o mobiliário urbano, o que está mais visível na nossa cidade e que impressiona negativamente os que aqui vivem, quem nos visita, ou simplesmente atravessa a cidade.

Alguém escreveu “Os contentores estão onde foram colocados respeitando algum plano de colocação em toda a cidade. Penso eu de que!...”

É verdade que eles estão onde foram colocados, (como diria o “senhor de La Palice”) agora que respeitem um plano de colocação é que eu duvido.

Quanto a mim eles foram colocados aleatoriamente, e onde cabiam, espalhados pela área urbana da cidade, de modo a que façam uma cobertura minimamente satisfatória para a recolha dos lixos.

Se foram feitos cálculos do volume de lixo produzido por agregado familiar, densidade populacional, estabelecimentos comerciais na área, etc… etc… não sei, e pelo que me é dado observar, duvido que algum estudo tenha sido feito, presumo que devem ter sido distribuídos a… olhómetro.

Mas aquilo para que queria chamar a atenção das pessoas, é para os contentores como mobiliário urbano, porque eles são… feios… porcos… e maus.

Aquele modelo já foi banido dos principais municípios alentejanos. Nem as freguesias rurais querem aqueles monos!

Montemor e Évora são um bom exemplo, basta ver algumas fotografias e comparar.

Como o ano tem 365 dias e apenas 1/365 é dedicado ao “ambiente”… eu que procuro ser pouco acomodado, e como quero o melhor para a nossa cidade, achei que devia fazer alguns reparos aos inestéticos contentores, e à sua colocação.

Quanto aos munícipes deixarem o lixo fora do contentor, há dois ou mais casos a considerar; pouca capacidade, acesso (boca do contentor) limitado, ou incúria do cidadão. Cada um que responda por si.

Mourato Talhinhas



7 comentários:

Anónimo disse...

Evora e Montemor-o-Novo conheço de passagem. Antes de vir morar para Vendas Novas também só conhecia as Bifanas e a estrada da principal. Tinha uma péssima ideia da cidade, muito escura de noite e sem lugares de estacionamento junto dos cafés das bifanas. Era a minha ideia de Vendas Novas.

A respeito dos contentores, é apenas uma questão de civismo ou falta dele. Se respeitarmos o que é de todos não haverá problemas.

Marco Alves disse...

Viva amigo Moutal,

Trabalhei 3 anos numa loja de informatica que fica em frente a esses contentores de Montemor (duas ultimas fotos).

São contentores que fazem lembrar um iceberg: muito pequenos na parte visivel (superficie) mas bastante grandes no fundo, tendo capacidade para grandes quatidades de lixo. Na zona funcionam, alem de algumas lojas, dois restaurantes, uma escola e não muito longe um Tribunal.

O que reparo em Vendas Novas são grandes quantidades de lixo fora dos contentores nalguns dias em que não haja recolha.

Há uns tempos resolveram colocar umas barras de travamento para que em dias de algum vento os contentores não fossem para a estrada ou tombarem. Foi uma boa iniciativa na altura, no entanto existem mais e melhores soluções que são apresentadas pelos nossos "vizinhos".

Um Abraço

Mentiroso Normal disse...

A pipa de massa que a Junta de Freguesia poupou ao não atribuir subsídios às colectividades, dava para uns exemplares destes modelos.

Mentiroso Normal disse...

Ah...ah...ah...ah...a...a...Atchim...

Unknown disse...

será comuna???
por isso ele ñ põe aki coisas do PSD!!!
não é verdade ke andou a convidar malta do PC pró blog?
como aki escreveram no ano passado?
o ké ke esperavam?

o blog tá fix.

O iletrado disse...

Não gosto do aspecto destes paralelepípedos que temos à nossa porta. E o pior é que as moscas parecem gostar!

Mentiroso Normal disse...

Muito boa trombada esta, do ali-fante.