terça-feira, 6 de março de 2007

Suspensão dos comentários anónimos no "Atribulações Locais"

Há quase um ano que iniciámos o “Atribulações Locais”, um espaço de divulgação e discussão de assuntos relevantes para Vendas Novas. Uma iniciativa como esta requer algum esforço da parte de quem a mantém em funcionamento o que, neste caso, cabe a um grupo de colaboradores.

Uma das nossas preocupações desde o princípio, tem sido o tipo de utilização que é dado à caixa de comentários por alguns dos nossos leitores. Disso, todos se têm apercebido. Se é verdade que, desde sempre, pretendemos dar a todos os visitantes do blogue a possibilidade de deixarem escritas as suas impressões, tem acontecido que alguns não têm sabido aproveitar essa facilidade. Este é, aliás, um dos problemas de todos os blogues. E quando tal acontece, pouco se pode fazer.

No entanto, alguma coisa se pode tentar, no sentido de minimizar esta má utilização daquela liberdade no que se refere aos comentários. E uma dessas coisas é o que agora vamos tentar, durante um período experimental de, pelo menos, 1 ou 2 meses. Ou seja, vamos a partir de agora permitir comentários apenas aos leitores que estejam registados no servidor onde está alojado o “Atribulações Locais”. Na prática, deixaremos de ter “comentários anónimos”.

A enorme maioria dos nossos leitores, ou seja, aqueles que sempre souberam demonstrar boa fé na utilização que fazem da caixa de comentários, concerteza não se importarão de efectuar esse registo, que é rápido, fácil e gratuito, para poderem continuar a deixar os seus comentários e contribuir para o bom desenvolvimento das discussões sobre Vendas Novas.

Como compreenderão, preferiria não ter de tomar esta atitude. Aliás, há vários meses que venho tentando não o fazer, através de uma certa pedagogia de bom senso sobre este assunto, que tenho tentado fazer aqui no blogue. Mas temos que nos adaptar à nossa realidade, pois é com ela que temos de conviver. Por essas razões, agradeço a vossa compreensão para a necessidade desta medida.

Por último, aos amigos leitores que se sintam de alguma forma prejudicados lembro que, além de se poderem registar para terem acesso a inserir comentários (link na nossa barra lateral), mantém a possibilidade de enviar textos seus para publicação, desde que devidamente identificados quanto ao seu autor. A todos, agradecemos a compreensão.