sábado, 14 de abril de 2007

Código de conduta para blogues?


Que a informática veio revolucionar o nosso quotidiano, só uns poucos ainda não o assumem como verdadeiro. E que a Internet veio trazer novas formas de relacionamento entre pessoas, empresas e instituições, na verdade só alguns distraídos ainda não se deram conta.

A blogosfera, por seu lado, é um fenómeno particular e muito mais recente. Depois de uma fase caracterizada por um crescimento exponencial, está agora a chegar a uma outra fase - o amadurecimento.


Vai nesse sentido uma notícia hoje publicada no Diário de Notícias: "Pioneiros propõem código de conduta para blogues", composto por sete regras e que está a provocar grande discussão nos EUA. Na prática, o que se pretende é implementar na blogosfera as condições que ajudem a acabar com as "ofensas e comentários abusivos".
As propostas, que podem ser lidas mais detalhadamente aqui, são as seguintes:
  1. Assumir responsabilidade pelo que se escreve mas também por comentários inseridos no blogue;
  2. Não permitir comentários inaceitáveis - difamações, violações do direito de autor, ameaças, assédios;
  3. Não aceitar comentários anónimos. No limite, aceitar pseudónimos. A pessoa deve enviar email;
  4. Ignorar ataques, inibindo-se o blogger de fazer qualquer comentário ou contra-ataque;
  5. Antes de se fazer uma denúncia ou censura, deve o blogger tentar falar em privado com a pessoa;
  6. Defender uma pessoa que esteja a ser injustamente atacada com comentários inaceitáveis;
  7. Não escrever "online" o que não seria capaz de dizer á pessoa cara-a-cara.

Estas não são propostas pacíficas. Há mesmo quem defenda o seu contrário, pelo menos em relação a algumas das "regras" aqui expostas. No entanto, parece-me que está bem certo um dos promotores desta ideia, ao defender que "Não há qualquer razão para tolerarmos conversas na blogosfera que não tolerávamos na nossa sala de jantar".

Pela minha parte, devo dizer que, no geral, estou de acordo com estas propostas. Além disso, a conduta que tem sido seguida no "Atribulações Locais" não só tem seguido este modelo como tem, em alguns casos, ido mais além na exigência ao nível do tipo de comentários deixados por alguns visitantes e na pedagogia que aqui tem sido levada a cabo em certas ocasiões. Tudo isto, está bom de ver, também em abono da credibilidade deste blogue como espaço que privilegia o respeito pelos outros no debate de ideias e acontecimentos referentes a Vendas Novas.