domingo, 13 de maio de 2007

Vendas Novas em peregrinação a Fátima - 2

Peregrinação de Vendas Novas a Fátima- 12.Maio.2007

Em Vendas Novas, há quem organize uma peregrinação anual a Fátima, que termina exactamente nesta altura do ano. Uma peregrinação a pé. Que se tem realizado todos os anos, desde há mais de 12 anos. Pelo que me apercebo, esta organização tem partido da iniciativa de um restrito grupo de amigos, a título pessoal. O percurso entre Vendas Novas e Fátima, sensivelmente 130 Kms, é feito por etapas. Umas cinco ou seis, passando por Coruche, Almeirim, Santarém, Pernes, Alcanena e Minde.

Desde há 3 anos para cá tenho acompanhado, a título de apoio, uma ou outra destas etapas, designadamente no último dia - o da chegada a Fátima. E tenho-me apercebido que há imensos grupos de pessoas a caminhar para Fátima, oriundas dos mais diversos locais a sul do Santuário. Grupos de todos os tamanhos. Uns com evidente organização, outros nem tanto. Também pequenos grupos de pessoas, estilo amigos ou familiares. E também pessoas a caminhar aparentemente sós. De todas as idades, ou quase.

Umas, a grande maioria, bem equipadas para as dificuldades do percurso. Mas também algumas (apenas vi 2 casos) descalças a caminhar sobre alcatrão e em evidente sofrimento, como vi hoje e também no ano passado. Alguns (poucos) pontos de apoio aos caminhantes, bem como locais para oferta de água engarrafada. Uns e outros, por parte de iniciativas privadas. Que me tenha apercebido nestes 3 anos, nenhum tipo de "apoio institucional". O qual, segundo creio, também não é esperado.

Um bom ritmo na evolução da caminhada, diria uns 4 ou 5 Kms/hora, nas primeiras horas. Uma maior dificuldade e um certo aparente sofrimento de alguns na etapa final, à medida que Fátima se aproxima. Tudo ultrapassado com muita vontade e perseverança. E a ajuda, para alguns, de conhecidas orações enquanto se caminha.

Por fim, a desejada chegada ao espaço do Santuário. Que faz esquecer as agruras do caminho. "Faz esquecer", é uma forma de dizer, dito por quem não fez (eu próprio) o percurso a pé. Seja como for, é exactamente nesta altura que facilmente se vê espelhada nas faces dos caminhantes a alegria por terem conseguido ultrapassar este desafio.

Dito isto, amigo leitor, para si o que leva tantos milhares de pessoas a Fátima?

2 comentários:

bordadagua disse...

A Fé e a Esperança de melhores dias levam as pessoas a caminhar em direcçao a Fátima.

Também já me apercebi que o melhor apoio aos peregrinos é prestado a Norte e ao Centro do País.

Os locais de apoio são guarnecidos por:
-Cruz Vermelha

-A Soberana Ordem de Malta

-Forças Armadas

-Bombeiros

-Escuteiros

-Voluntários de diversas organizações...etc.

É muito provável que a Sul do País o apoio não seja muito eficaz.

Mas também se assiste ao negócio fácil de tentar explorar os peregrinos através de :

- Tendeiros...que vendem chinelos e sapatos do tipo " ténis ";

-Tascas improvisadas que vendem frango assado e o cheiro entra pelas tendas dentro onde os peregrinos tentam descansar um pouco incomodando tudo e todos;

Enfim vê-se de tudo um pouco e onde poder-se-à fazer um estudo mais pormenorizado e quando amanhã os mais de 500.000 peregrinos deixarem Fátima é observar o lixo deixado em locais menos apropriados.....estamos em Portugal.

bordadagua disse...

17 de Maio

Quinta -Feira de Ascensão

Dia de muitos feriados municipais!

Manda a tradição que é o dia de ir ao campo colher um ramo de flores ou mais própriamente a Espiga.

Aproveite e ofereça a Espiga a um amigo ou a familiares.
E manda a tradição que em algumas terras o ramo tenha:

-Sete espigas de trigo....Pão
-Rama de oliveira.........Azeite
-Flor vermelha (Papoila)...Vida
-Flor roxa (trevo/alcachofra...símbolo de Saúde)
-Flor amarela(malmequer)...Riqueza/dinheiro
-Flor branca (malmequer)...simbolizando a Paz

Ao Atribulações votos de um bom dia da Espiga.