segunda-feira, 20 de março de 2006

A hora de engolir o SAP(o)

Depois de algum alarmismo criado à volta da possibilidade de estar iminente o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no período nocturno, os vendasnovenses podem regozijar-se por ver de momento afastada essa hipótese. A confirmação chegou-nos de fonte insuspeita. A mais recente edição da revista Porta do Alentejo, dá destaque a esta notícia, dando ainda especial ênfase às várias reuniões do Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas com os responsáveis da ARS do Alentejo. De acordo com a notícia veiculada, importava esclarecer se era intenção da Administração Central encerrar o SAP de Vendas Novas no dito período nocturno.

As conclusões extraídas dessas diligências apontam, pelo contrário, para um final bem mais feliz, traduzido numa significativa melhoria dos serviços prestados à população.

“ O SAP não só não vai encerrar durante a noite como altera o estatuto para Unidade Básica de Emergência. O edifício irá sofrer obras de qualificação, dotado de um novo sistema informático, disponibilizará mais competências médicas através da telemedicina, consultas e serviços de fisioterapia e irá alargar a oferta de cuidados paliativos aos utentes da Unidade de Apoio ao Internamento.”

Cabe aqui uma palavra de apreço ao edil vendasnovense pela forma como soube intervir na defesa dos interesses da população que representa.

Por outro lado, está chegada a hora de uma boa parte dos vendasnovenses se redimirem e, finalmente, fazerem justiça a quem tanto maltrataram nos últimos tempos. Muitas vezes o nome do Dr. Martinho Vieira foi trazido a público e nem sempre pelos melhores motivos. Utilizaram-no como arma de arremesso político; choveram acusações de não saber, ou não querer, defender os interesses locais…

Pois bem, chegou a hora de nos perfilarmos, cabisbaixos, à espera do ritual que se impõe. O que não falta por aí é candidatos a engolir este enorme sapo. Afinal, se há quem provou ter méritos nesta batalha; se estamos hoje substancialmente mais confiantes nos serviços colocados à disposição dos utentes; se há um rosto por detrás desta conquista; ele é, inequivocamente, o do Dr. Martinho Vieira que defendeu, e muito bem, a sua cidade e os seus habitantes.

Vendas Novas deve-lhe esta homenagem.

3 comentários:

João Fialho disse...

Sendo assim e, segundo julgo saber, será mesmo, então:

- deveremos estar saisfeitos com a solução encontrada;

- dar os devidos agradecimentos a todos os que, para isso, de alguma forma tenham contribuído;

- agradecer especialmente ao Dr. Martinho Vieira o seu contributo o qual, a julgar pelo post, terá sido relevante para o desfecho final.

Quanto á questão de "engolir o SAP(O)", bem ... sobre isso não sei, mas pelo que me apercebo talvez existam alguns candidatos. Digo eu.

Bifanologo disse...

BIFANA DIZ NÃO

www.bifanologia.blogspot.com

ALG disse...

Polémicas à parte visto que não possuo dados que permitam comentar as contribuições positivas ou as de sinal contrário, o que é realmente importante é a manutenção do SAP e o aumento das suas valências para uma população significativa, com as naturais vantagens. É um sector de extrema importância e de forte impacto na qualidade de vida dos Vendasnovenses.