sexta-feira, 17 de março de 2006

A moda dos blogues

Esta moda dos blogues, demonstrou poder ter um papel relevante quando, a certa altura no decorrer da 2ª Guerra do Golfo, era para todos nós (quase) a única fonte de informação em relação ao que se passava em plena Bagdade. O que se prolongou por vários dias, pelo menos até que as notícias começaram a chegar-nos directamente a partir de jornalistas no local.

Com a actual tendência para a generalização do acesso doméstico à Internet, a blogosfera tornou-se uma via privilegiada para todos aqueles que, não possuindo conhecimentos especializados na área da programação em informática ou de criação de páginas online, pretendem ainda assim partilhar com os demais a sua forma de ver o mundo ou, simplesmente, os seus hobbies, interesses ou capacidades.

Há quem diga que os blogues são a versão actual dos “jornais de parede”, tal como há quem defenda que constituem uma forma privilegiada de divulgação de informação e conhecimentos. A meu ver, tudo é defensável, sendo que um blogue se poderá situar algures entre estes dois patamares.

Em Vendas Novas, esta novidade do aparecimento dos blogues não terá cativado um grande número de adeptos. Pelo menos, é assim que eu vejo o actual estado da blogosfera local. Com muito pouca adesão em termos de criação de espaços próprios para discussão ou simples transmissão de informação, seja de que tipo for, mas com uma razoável aceitação em participar e colaborar através de comentários em blogues alheios. O que já não é mau de todo.

No entanto, têm coexistido localmente diversos destes espaços de discussão, alguns dos quais com reconhecida qualidade ao nível dos assuntos tratados e da forma como são abordados. E a verdade é que muitos desses mesmos assuntos são questões que preocupam, ou deveriam preocupar, os vendasnovenses despertos para a realidade actual da sua cidade, do seu concelho.

No decurso do último ano, tenho visto tratados em blogues locais aspectos relacionados com a juventude, os idosos, os deficientes, as acessibilidades, a cultura, o desporto, o trânsito e os transportes, a habitação, a política local e nacional, os investimentos públicos, etc., etc., etc.. Não me lembro que algum outro meio de informação ou divulgação locais tenha, em tão pouco tempo, abordado de forma sistemática, um tão alargado leque de assuntos de interesse para Vendas Novas.

Apesar disso, como já disse, continua relativamente baixa a aceitação deste meio (os blogues) como factor de informação, divulgação e discussão de assuntos relevantes para a comunidade local. Razão pela qual, através da criação deste “Atribulações Locais”, vimos tentar contribuir mais um pouco para que se altere este estado de coisas. Para que também aqui se incremente a adesão a este meio de divulgação participativa. E para que se discuta Vendas Novas, de preferência em colaboração estreita com os demais blogues locais já existentes ou ainda em fase de preparação.

Este não ambiciona ser um blogue isento. Mas sim um espaço de opinião. De opiniões. Livres. E as opiniões livres raramente são isentas, quando muito equidistantes, o que é diferente. Aqui, as opiniões e os comentários vinculam apenas os seus autores. E veiculam o seu sentir, a sua forma de observar e de ver o dia-a-dia de Vendas Novas. Trata-se de um espaço em que não existe a figura de moderador e no qual a publicação de assuntos a tratar está limitada aos colaboradores do blogue. Mas o espaço para comentários é de livre acesso. Tal como acontece com o “Livro de Reclamações”, este último na forma de email.

Como podem ver na coluna à direita, ao cimo, este blogue vai ser iniciado em colaboração entre o amigo "BomDeBola" e eu próprio ("alentejodive"). No entanto, o quadro de colaboradores não se considera esgotado.

Sinceros agradecimentos a todos os que entenderem colaborar nesta iniciativa. Especialmente ao "BomDeBola", por ter decidido partilhar connosco os seus inegáveis talentos.

5 comentários:

bomdebola disse...

É um privilégio aprender com quem já deu evidentes provas de estar entre os melhores. Quanto à minha colaboração nesta iniciativa, ressalvando os condicionalismos já conhecidos, farei o meu melhor, como sempre. Nem eu sei estar na vida de outra forma.

Votos retribuídos de muito sucesso.

Bifanologo disse...

Todos contra as mudanças hostis, vejam ja as ultimas em www.bifanologia.blogspot.com

Anónimo disse...

Very nice site! 150mg+wellbutrin 36yrs low blood pressure compare paxil prozac celexa lexapro well Milf hunter 3 Uk graphic cards prices pci express graphics hip hop dance video Polio post zocor celexa and vicoden Side effects of snorting celexa Nu floor mats Tumescent liposuction 2c yorkshire 2c leeds

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read estrogens levitra Play curling game online Online masters degree online psychology degree Movie the jacket Avp predator toy Pregnant and zoloft Business drawback of voip

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. »