segunda-feira, 27 de março de 2006

Observação 1

Talvez estranhem o título deste post, mas ponderando algum tempo e não desejando tornar, este espaço gentilmente dispensado, num local de queixas, mas sim e de acordo com o que penso ser o objectivo deste blogue, num local onde se pretende chamar a atenção para factos que podem tornar (ou não) a vivência em Vendas Novas mais aprazível, aqui vai o que prefiro designar como uma "observação":
Ontem (Domingo), com faço numa base habitual, estando em Vendas Novas resolvi dedicar-me a uma das minhas "paixões", andar de moto, é verdade sofro deste "vício" nada a fazer! E uma vez mais ao passar na rotunda que se situa ao pé do antigo posto da GNR, peço desculpa mas não sei o nome da rua e penso que assim é de mais fácil localização por todos, verifiquei uma vez mais, o estado deplorável do piso, apresentando umas "dunas" dignas de um Lisboa-Dakar. Para quem passa de carro, com aliás eu também passo, sente-se bem a deformação, agora imaginem para quem o faz só em duas rodas.
Aliás esta rotunda, para além do piso já me porporcionou alguns momentos dignos de verdadeiro "susto", quer de carro quer de moto ao circular dentro da referida rotunda e então se se aproxima algum veículo que desce a "rua torta" e não a conhece , apesar da existência de sinalização vertical (stop e aproximação de rotunda), devido à falta de visibilidade nem se apercebe que vai estar perante uma rotunda. Várias vezes tive que parar eu, dentro da rotunda, para ficar a ver passar quem não abrandou ou nem sequer parou e continuou em frente (aliás já presenciei um acidente e várias situações de travagens bruscas).
Julo que ambas as situações têm solução sendo que a primeira não requer grandes meios bastando a substituição da parte degradada do piso e em relação à segunda apesar da existência de sinalização e aí partindo do pressuposto de que (quem se apresenta na rotunda descendo a "rua torta") são cumpridas as regras do táfego rodoviário não existiria sequer problema, mas como sabemos de antemão que nem todos cumprem, logo poderiam e deveriam ser tomadas medidas adicionais que prevenissem os condutores mais "distraídos" para a aproximação a uma rotunda sem qualquer visibilidade.
Não quero nem pretendo atribuír responsabilidades a nenhum tipo de entidades, se o pretendesse faria uso das faculdades que a Lei permite, pretendo alertar e sobretudo auscultar opiniões sobre esta questão, mesmo as discordantes, porque é da "discussão" que nasce a luz!
Por isso venha lá, os vossos sempre bem vindos, comentários e a todos uma boa semana!
P.S.- O amigo Alentejodive que me desculpe, mas não tenho fotos para complementar o post, mas se for oportuno, quando tiver disponibilidade eu tiro e coloco aqui algumas fotos.

7 comentários:

João Fialho disse...

Este assunto é muito pertinente. Além de ser uma questão que preocupa muitos de nós, que por ali passamos amiúde.

A primeira vez que vi esta preocupação espelhada em público, foi no excelente blogue nosso conterrâneo - o "Geração VN", no dia 19 de Fevereiro último.

Nessa altura, tivemos oportunidade de ali comentar e deixar a nossa preocupação. A qual, como facilmente se nota, é transversal a toda a população vendasnovense. Ou, pelo menos, a todos os que por ali passam como condutores.

Esperemos que seja possível, em tempo útil, melhorar as condições de segurança daquele local.

bomdebola disse...

O assunto da "rotunda surpresa!...” de Vendas Novas, já mereceu algum destaque, num outro espaço, há já algum tempo. O perigo que representa para os menos atentos mantêm-se, ou melhor, minimizou-se ligeiramente. Como o piso entretanto se deteriorou, isto obriga a uma redução da velocidade de quem por ali passa. Logo, a probabilidade de ocorrer um acidente diminuiu, quer queiram ou não...

Coloca-se assim a pertinente questão de ser esta uma boa oportunidade para se fazer um referendo à população. Seria mais ou menos nestes termos: Afinal como é? Querem um piso digno de uma cidade como a nossa ou querem correr o risco de levar com um dos muitos camiões que descem a rua Miguel Bombarda?

ALG disse...

Efectivamente este assunto já tinha sido abordado noutro blog (já fui ler o post), facto que desconhecia e que vem reforçar a preocupação com os problemas detectados.

Anónimo disse...

Essa rotunda é um perigo e qualquer dia destes dásse ali uma chatice. Esperamos que alguémm olhe para o que ali está.

Anónimo disse...

Nessa rotunda então quando chove muito fica ainda mais perigosa. E os camiões que descem a Rua Torta? E depois não param? O piso tmbém já precisa um arranjo.

Anónimo disse...

Para quem anda de mota nem se fala!Isto de ser motociclista tem muito que se lhe diga...
E as passadeiras? Foi por pouco, mesmo a 40km/h, que não atropelei por 2X um peão. Refiro-me á passadeira frente ao "pédeleque", para que se conste ia de carro!

ALG disse...

É verdade caro guruh, essa passadeira também é perigosa, uma vez que os peões se apresentam de (um dos lados, da CGD) com muito pouca visiblidade e por vezes de carro quando nos apercebemos temos de travar quase em cima da passadeira, o que quer dizer que se vem uma moto atrás é travagem "dura", mesmo a baixa velocidade.