sexta-feira, 14 de abril de 2006

Reflexões sobre o que é este blogue


"Não há que ter medos ou receios, quando as coisas são feitas pela positiva."

Este foi um dos melhores conselhos, de entre os que me foram dados por pessoas amigas, quando comecei a pensar criar um blogue para discutir Vendas Novas. Que veio a ser este em que o amigo leitor se encontra.

De vez em quando, aparecem nos blogues locais comentários do género:

- "... será que em Vendas Novas só há coisas más?";
- "... porque é que nunca falam bem e só dizem que está tudo mal?"
- "... não passem a vida a dizer o que está mal. Digam também o que está bem, porque ou não existe nada ou por alguma força maior aqui neste blog ninguém o quer dizer....?"

A verdade é que, embora com curta existência, também o "Atribulações Locais" já presenciou este tipo de comentários. E isso fez-me reflectir. Algumas dessas reflexões estão aqui espelhadas, no texto que segue.

O aparecimento dos blogues veio colocar à disposição de todos, mas mesmo todos, uma nova ferramenta que pode ser usada das mais diversas maneiras. Além de ser gratuita e fácil de criar e utilizar, requer relativamente pouco tempo a quem a mantém activa. E, se for um blogue colectivo, ainda menos tempo retira às outras actividades pessoais, familiares ou profissionais. Neste aspecto, tudo depende das capacidades e dos objectivos de quem a mantém viva. Que, no caso deste blogue, é o conjunto de todos os seus colaboradores.

Os assuntos tratados, neste como em qualquer blogue, são em certa medida o espelho dos interesses e das aptidões de quem nele escreve. Também é assim com alguns meios de comunicação (por exemplo, jornais e revistas). Embora um blogue talvez não deva ser considerado no âmbito dos meios de comunicação (esta é uma discussão em aberto), mantêm com aqueles algumas caractaristicas em comum, pois trata-se igualmente de uma forma que pode ser usada para difundir informação e conhecimentos, com determinado tipo de objectivos.

No caso particular do "Atribulações Locais", todos os colaboradores têm uma qualquer ligação a Vendas Novas. Ou porque aqui residem ou trabalham. Ou até porque daqui são naturais. Todos têm, pelo menos, uma coisa em comum: gostam de Vendas Novas. O que já não é pouco. Só quando se gosta de alguma coisa, e neste caso é porque se está para além de gostar, é que as pessoas se preocupam. Não há grandes preocupações quando não se gosta. Mas quando a pessoa sente que tem uma forte ligação à "sua terra", não se importa de contribuir para que ela seja melhor. Não se importa, é uma forma de dizer, pois aqui o que se trata é de tentar contribuir pela escrita, da melhor forma que cada um sabe ou encontra, para que a sua terra seja ainda melhor.

É aqui que encaixam os tais comentários acima referidos. Que terão sido, igualmente, deixados por quem gosta da sua terra. Mas que talvez gostasse de ver abordados outros assuntos, ou de forma diferente, por uma ou outra razão. E faz muito bem em explicar os seus sentimentos em relação a isso. Poderá ou não ter razão naquele caso em concreto, mas isso é uma questão diferente.

Ora, esta coisa das razões particulares de cada visitante de blogues, ou da forma como cada um de nós encara os assuntos tratados e os que deixaram de o ser (o chamado "custo de oportunidade"), encarna uma elevada dose de subjectividade. Isto porque o que para mim é importante para o leitor poderá não o ser. Ou, sendo-o, a forma que escolho para abordar a questão poderá, para mim, ser a correcta e para o leitor antes pelo contrário. Nestes casos, como é que se pode medir o que está certo e errado? Ou será que, nestas coisas, é melhor não entrarem esses conceitos algo castradores de certo e errado? Quem é que decide? Onde é que está o equilíbrio?

É por saber da existência desta elevada dose de subjectividade quando se escreve sobre temas locais, que foi decidido, desde o primeiro dia de existência do "Atribulações Locais", criar uma espécie de "contraditório". O qual tem várias formas. Desde logo, o próprio espaço para comentários aberto ao universo dos visitantes do blogue que, pelo que se tem visto, merece e pretende-se que continue a merecer resposta por parte dos colaboradores. Por outro lado, através da indicação explícita na faixa que corre na parte de cima do blogue, de que serão tratados ou publicados os assuntos remetidos ou sugeridos pelos nossos visitantes. Também, ainda, pela indicação expressa da existência de um "Livro de Reclamações" o qual, como se compreende, utiliza um determinado email. Por outro lado ainda, na tentativa, que tenho mantido e pretendo continuar a desenvolver, de auscultar com a finalidade de enviar possível convite para colaboração directa no blogue, personalidades que manifestamente tenham diferentes formas de ler Vendas Novas.

Pelo exposto, facilmente se depreende que este não pretende ser, exclusivamente, um espaço de oposição. Nem nenhum "velho do Restelo" de carácter local. E muito menos um desconstrutor ou desincentivador de qualquer tipo de iniciativas. Mas também não se espere que seja um local deserto de ideias, comentários ou sugestões. Nem de falta de liberdade criativa. E ainda menos, que seja um espaço a qualquer título limitativo da importante e absolutamente imprescindível liberdade de opinião. Seja ela usada para louvar ou criticar. Isso apenas depende do seu autor. Como, aliás, não podia deixar de ser.

Não se tenha, portanto, a ilusão, de que este é um blogue do contra. É, sim senhor, simultaneamente do contra e do a-favor. Mas especialmente, é um espaço para trabalhar em prol de Vendas Novas. De que todos gostamos e queremos ver ainda melhor.

4 comentários:

bomdebola disse...

Curioso o estratégico pacto de silêncio de um reputado sector à volta deste blog. Refiro-me, claro está, aos alinhados seguidores da política autárquica do nosso concelho. Essa mole humana que em tempos cerrava fileiras à volta da sua dama, está a passar um pouco ao lado do que por aqui se escreve. Certo é que já não podem fazer de conta que não existimos. Ou que ainda não deram por nós.

Com a entrada em cena de alguns dos mais talentosos e respeitados criadores da nossa blogosfera, este espaço passou a ser visto como um referencial de qualidade indiscutível. Tanto na defesa e elevação de pessoas e valores, como na denúncia pública do que mais nos incomoda, enquanto cidadãos e contribuintes cada vez mais esclarecidos e exigentes.

Pelas potencialidades já demonstradas, e pelo que se adivinha possa vir ainda por aí, este será um local de passagem obrigatória para os que gostam de ver a sua cidade discutida e aperfeiçoada.

Mais tarde ou mais cedo, teremos no entanto que pagar um determinado preço por toda esta visibilidade. Pressinto-o! Aliás, já apareceram pequenos sintomas de uma certa intranquilidade. E aí, haverá que encontrar uma forma de filtrar determinada clientela, eventualmente predisposta a enveredar por caminhos menos recomendáveis. Isto se quisermos continuar a proporcionar bons serviços a quem nos procura de espírito aberto e mente limpa.

Com a vulnerabilidade a que estes espaços estão sujeitos, uma forma de conseguirmos ultrapassar estes escolhos, será continuarmos a manter a mesma qualidade e elevação de sempre, para que continuem a respeitar este fórum e a participar cada vez mais na discussão dos temas abordados.

Pela minha parte tudo farei para não sair desta linha.

Anónimo disse...

"É, sim senhor, simultaneamente do contra e do a-favor. Mas especialmente, é um espaço para trabalhar em prol de Vendas Novas. De que todos gostamos e queremos ver ainda melhor."

Muito bem, apoiado!
Cá estarei a contribuir com comentários.

Anónimo disse...

Efectivamente este espaço é uma referência e nele eu sinto-me como um peixe na água.
Pela qualidade a que nos habituou, pela denuncia pública que realiza, pelo incómodo que provoca a muito boa gente, etc, etc.
Para mim é paragem obrigatória.
Continue, reme contra ventos e marés e mantenha-se igual a si mesmo. Os meus parabéns.

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site...
» »