domingo, 7 de maio de 2006

Aproximar as pontas

A sequência lógica do que temos observado nos últimos meses, leva-nos a concluir que a nossa blogosfera, ou parte dela, continua ausente ou pouco participativa.

Ainda assim, não será de todo despropositado imaginar, que actualmente este é, entre todos, o blogue de Vendas Novas mais visitado. Mas para atingir o nível que os seus colaboradores ambicionam, falta-lhe ainda o exercício regular de um contraditório credível e factual.

Nesta linha, sou de opinião que o blogue deveria estar aberto apenas a comentadores registados, com o seu nick perfeitamente identificado. Esta seria uma forma de induzir os utilizadores a evitarem comentários menos apropriados, e a abolir os usurpadores de identidades confundíveis.

Definitivamente, este não pode, nem deve ser um espaço elitista; não pode, nem deve ser usado (só) como oposição à maioria política local; assim como não pode, nem deve ser propriedade de um grupo socialmente definido, ou de uma só classe social.

Há que aproximar as pontas. Dar condições e incentivar todos os que voluntariamente se afastaram, para que voltem, e aqui, neste espaço, sem constrangimentos, exprimam livremente as suas ideias.

19 comentários:

Carla disse...

Olá,
Muito bem cá estou eu como prometido, e gostei muito do que aqui encontrei.
Permite-me a ousadia de sugerir que para evitarem comentários menos "próprios", usarem a opção para os moderarem, assim poderão apenas exibir os que não são ofensivos, e todas as pessoas poderiam continuar a comentar, mesmo não sendo blogers.
Beijos e boa semana

João Fialho disse...

Obrigado Nadj, mais uma vez, pela tua excelente contribuição.

Amigo BomDeBola, estou agra mesmo a chegar de Lisboa, fui assistir em directo ao jogo do meu Sporting. Vou tentar ainda hoje arranjar um bocadinho para o meu comentário.

João Fialho disse...

Caro BomDeBola.

Concordo consigo quando diz que
"a nossa blogosfera, ou parte dela, continua ausente ou pouco participativa".

Não percebi o que disse, mas se calhar é um problema da minha leitura, quando referiu:
"... para atingir o nível que os seus colaboradores ambicionam, falta-lhe ainda o exercício regular de um contraditório credível e factual".

Também não percebi, e se calhar será igualmente um problema de leitura da minha parte, quando diz:
"... este não pode, nem deve ser um espaço elitista; não pode, nem deve ser usado (só) como oposição à maioria política local; assim como não pode, nem deve ser propriedade de um grupo socialmente definido, ou de uma só classe social".

Mais uma vez, acabei por não perceber (...), quando escreveu:
"...Dar condições e incentivar todos os que voluntariamente se afastaram, para que voltem ...".

¦☆¦Jøhη¦☆¦ disse...

Olá, bom dia.

Parece que assim é, e até eu muitas vezes me assumo como ausente... depende muitas vezes do estado de espirito em que as pessoas se encontram... ou do tempo disponivel. Realmente os comentários tornam-se por vezes problemáticos, porque infelizmente, como em tudo há aquelas "mentes brilhantes" que adoram ir largando lixo por onde passam... e quem tem os blogs não gosta de ver certos comentários... Falando por mim mesmo, no diário tivémos de colocar comentários controlados, qualquer um pode comentar, mas apenas depois de autorizarmos é que eles aparecem no blog. Não procuramos fugir a criticas, nada disso! Apenas fugir a comentários com termos ofensivos para connosco. Creio que era uma boa alternativa para este blog, optarem pelos comentários controlados.

Um abraço, João

bomdebola disse...

Caro João Fialho

Agora sou eu que não entendo quando diz não perceber o que para mim são evidências.

Procurei estabelecer um paralelo entre o actual panorama e aquele que se viveu, durante muitos meses, antes das eleições autárquicas, no “Profeta”.

Eu noto grandes diferenças na participação das diversas correntes de opinião. Em quantidade e na qualidade. Mas posso estar enganado…


Muita saúde e uma boa semana de trabalho.

seuz disse...

Caro Bomdabola,

O PROFETA é um blog de natureza política e assim continuará!

Quando se coloca um blog "no ar", definem-se os objectivos do mesmo, e o público alvo.

Sobre o atribulações locais não sei quais são os objectivos em concreto, mas parece-me que é despropositado o seu post.Deveria ter falado (antes) com os restantes contribuintes.

Não percebo onde quer chegar com o seu comentário acerca do blog PROFETA:

"Procurei estabelecer um paralelo entre o actual panorama e aquele que se viveu, durante muitos meses, antes das eleições autárquicas, no “Profeta”."

Explique-me onde que chegar, sff!

bomdebola disse...

Caro Seuz,

Tenho muito gosto em recebê-lo nesta sua primeira visita a este espaço, que agora passa a ser também seu.

É com todo o prazer que lhe “explico onde quero chegar”. O caro Seuz, decerto que se recorda dos tempos áureos do seu blogue. É esse tipo de participação activa, englobando diferentes sensibilidades, que eu procuro trazer para cá. Aliás, foi precisamente nesse sentido que, há dias, no seu blogue, fiz o convite ao “De Monstro” para passar a comentar também neste espaço.

Quanto às suas recomendações sobre o que eu deveria ter feito antes de publicar este post, agradeço-lhe sensibilizado, e prometo, em futuros procedimentos, levar em conta a sua opinião.

Volte sempre

Anónimo disse...

Ai este "bomdebola" que mais parece um "maudetola" .

Não tem emenda , confuso , confuso , até dizer chega ou ...talvez não .

É que ás vezes as desilusões politicas dão nisto

Anónimo disse...

Caro Bom de Bola...

Que desilusão...

Nunca achei que este espaço fosse "elitista" nem muito menos "usado (só) como oposição à maioria política local", nem "propriedade de um grupo socialmente definido, ou de uma só classe social."

Como também por cá já escrevi, (e se não o faço como "residente" é mesmo por falta de tempo), deixe-me que lhe diga que apenas o Sr. faz "oposição à maioria política local"; os restantes "donos" deste espaço expressam opiniões apartidárias do que acham de interesse para Vendas Novas.
Se não consegue perceber isso, pesa-lhe tanto o cartão do seu partido no bolso quanto àqueles que critica!
Aos restantes "residentes" deste blog nunca percebi misturas entre cartões partidários com deveres de cidadania.

Tenho também a dizer-lhe que não considero nenhum dos outros colaboradores "elitistas" e não percebo em que "grupo social definido" ou "classe social" os quer incluir.
E já agora, que terminologias obsoletas são essas?

Está visto que a ideia do que seria este blog (até agora) passou ao lado de um de nós os dois.
Pensei que este era um espaço de ideias e reflexões de e para todas e quaisquer pessoas.
A partir do momento em que o Sr. se julga pertencente a um "grupo social/classe social" que ainda por cima deixa indefinida, talvez não faça nada por cá!

Ou eu... claro!

Obrigada.

Anónimo disse...

Não Maftal, a sua colaboração é uma mais valia pela frontalidade e clareza , outros ...enfim !

João Fialho disse...

Neste blogue, todos os colaboradores são importantes por igual. Ou não teriam sido convidados.

Igualmente importante é, sem qualquer dúvida, a presença sempre esclarecida da MafTal.

O mesmo se aplica aos restantes amigos leitores, especialmente aqueles que aqui vão voltando e aos que deixam as suas impressões por escrito.

Portanto, aqui não há lugar para separações, só para uniões e conjugações de esforços. Como não podia deixar de ser.

bomdebola disse...

Caros amigos,

Nadir e John
Obrigado pela vossa visita. Provavelmente ficaram apreensivos com a estreia. Isto tem dias. Beijo e abraço, respectivamente. Lemo-nos por aí…

João Fialho
Obrigado pelo apoio explícito.

"anônimo" e "a mim não me enganas tu"
Obrigado pelo apoio implícito.

MafTal
Não percebeu nada, pois não? Deixe lá! Eu também não tenho tempo para lhe explicar.

Não procure empurrar-me para fora do blogue dessa forma deselegante. Fica-lhe mal. Já viu o que vão pensar de si?

Se eu sair, será pelo meu próprio pé e nunca antes de perceber até onde chega este blogue. Mais ou menos isto: quantos o lêem, e quem o lê. E estou muito perto de chegar lá.

Entende o que isto quer dizer? Já vi que não? Só lá vai com um desenho, não é mesmo?.

O meu tempo para si esgotou-se.

... E N C E R R A D O ...

Percebeu agora?

João Fialho disse...

Então, BomDeBola, não se exalte.
Olhe que isso não é nada bom.
E a sua tensão arterial, como fica?
Está a ver? Só preocupações com a sua saúde.

Aposto, caro amigo, que você não conhece pessoalmente a MafTal. Pois caso contrário, veria nela imensas capacidades que, por certo, não hesitaria em valorizar.

E não só a nível de capacidades, mas também em relação ao que é a personalidade em causa.

. . . . . . . . .

Cara MafTal, então, afinal? Não lhe parece que terá exagerado na sua apreciação? Não haverá por aí algum mal entendido? A mim parece-me que sim.

Nenhum dos dois é pessoa para confrontos estéreis ou desnecessários. Tenho a ambos em boa ou muito boa conta, por motivos em parte iguais em parte diferentes. Razão pela qual não gosto de vos ver assim. Certo?

Vá, resolvam lá esse quiproquo, que a vida são dois dias, ou três, já não sei ....

Anónimo disse...

Alentejodive a fazer de advogado do Diabo, aqui não tem que haver entendimentos nenhuns se conhece a Maftal, bom para si, mas isso não tem nada a ver com o que aqui se escreve, estou de acordo com o BomdeBola, se a Maftal tem aquela opinião o BomdeBola respondeu á letra e achei muito bem respondido! Talvez a Maftal ache bem que este blog seja só seu e do Moutal vá-se la saber porque....

Anónimo disse...

Caro Bom de Bola,

Se me permitir, faço das suas, as minhas palavras:

"O meu tempo para si esgotou-se.

... E N C E R R A D O ..."

Obrigada.

Anónimo disse...

Caro Anónimo,

www.cartunesebonecos.blogspot.com

Adivinhe de quem é?
Apareça e sorria!!!!!!

Anónimo disse...

Eu sei de quem é...perfeitamente ! E sim é bem conseguido, um bom blog definitivamente.. o que não quer dizer que os comentários por aqui seja esses sim de grande qualidade..pois tanto a Maftal como o Moutal, mostram que se acham pessoas intelectualmente superiores e sobretudo donos da verdade.. verdades que consideram absolutas!

Sorrisos para si tambem

Anónimo disse...

E é este "bomdebola"que apoiava o Alegre por causa da cidadania e tal e tal....

A MIM NÃO ME ENGANAS TU !

Compadre Zéi disse...

tanta simpatia neste espaço para todos...
:(