quarta-feira, 10 de maio de 2006

Há défice democrático em Vendas Novas?


De vez em quando, somos confrontados com a expressão: “há um défice democrático em Vendas Novas!”.

Isto acontece, normalmente, em final dos ciclos eleitorais ou em função de uma ou outra decisão mais gravosa para as aspirações dos partidos de oposição. Bem como ao redor da mais recente polémica em termos políticos aqui na terra: a questão da “Junta de Freguesia”. No entanto, do que me apercebo, essa afirmação costuma ficar-se por aí, sem argumentação ou justificação adicionais nem qualquer tipo de aprofundamento. O que, desde logo, lhe retira o eventual interesse na sua discussão.

Mas afinal, há ou não défice democrático em Vendas Novas? Eu devo dizer desde já a minha opinião: penso que sim! Tal como penso que existe no país em geral, e em algumas instituições em particular. Não falo da Madeira, porque não vem agora ao caso.

Vamos por partes. Tenho a convicção de que, em termos formais e administrativos, tanto a nossa autarquia como, em princípio, todas as outras, não deixam de cumprir as diversas regras estabelecidas pelo Estado de Direito. Era só o que faltava que não cumprissem. Nem é isso que está em causa. No entanto, também em minha opinião, o exercício da democracia não deve ser vista apenas como o cumprimento de regras formais, bem como não será apenas a mera escolha dos nossos representantes nas instituições deliberativas e de poder executivo. Ela é também um valor moral a preservar, que deve por isso ser merecedora dos nossos esforços no sentido do seu aprofundamento.

Ora, nesse particular, em minha opinião o maior risco advém, porventura, do facto de se julgar que o mero cumprimento de regras estabelecidas (formais, administrativas, etc.), sem cuidar de outros aspectos essenciais, tais como a imprescindível transparência a todos os níveis ou o incremento da participação das comunidades nas decisões de interesse colectivo, será suficiente para a defesa da democracia. Isto aplica-se a todos os detentores de cargos públicos e a todas as instituições, não especialmente ao caso de Vendas Novas que, neste caso não terá, a meu ver e tanto quanto sei, quaisquer especificidades próprias.

Este conceito de défice democrático é geralmente utilizado para fazer valer a ideia de que algumas instituições do poder político parecem inacessíveis aos cidadãos em geral, em face dos inúmeros entraves que, na prática, lhes são colocados. Mas também é, por vezes, utilizado para definir a dificuldade no acesso a informação relevante e decisiva para a tomada de posição nas diversas votações dos órgãos autárquicos, por parte dos membros eleitos pelas oposições, como é, aqui sim, também o caso específico de Vendas Novas.

Na verdade, nos vinte e muitos anos que resido em Vendas Novas, nunca deixei de ouvir insatisfações nesse sentido. Ora, será isto, a verificar-se, como parece ser efectivamente o caso (vide “
Notas do Mandato”), suficiente para que desde logo se defenda a existência de um défice democrático em Vendas Novas? Em minha opinião, sim, sem qualquer dúvida! E não será de agora, pois tais práticas não são de hoje, como o confirmam alguns dos anteriores eleitos pelos partidos de oposição local.

Algumas vozes locais defendem, em alternativa, que existe em Vendas Novas é um “défice de oposição”. Bem, sobre isso, já me pronunciei num texto anterior neste mesmo espaço ("Não é fácil ser oposição em Vendas Novas!?"), pelo que não cabe agora aqui essa discussão, embora a considere deveras actual e pertinente.

Em resumo, quero realçar o facto de considerar que tem existido, e ainda persiste, um “défice democrático em Vendas Novas”, na perspectiva que referi. E que ele se revela através daquilo a que me parecem ser alguns constrangimentos e limitações, que contribuem para esvaziar o papel substantivo das alternativas políticas locais.

A minha intenção ao abordar este tema não é o de fazer uma crítica política directa aos nossos responsáveis autárquicos, pois esse papel não me cabe nem a mim nem a este blogue em particular, mas sim às verdadeiras oposições políticas nos órgãos respectivos. Mas gostaria que vissem, isso sim, uma contribuição para que se pense seriamente sobre estes assuntos no sentido de serem eventualmente alterados, pois alguns destes procedimentos são, a meu ver, bastante errados e acabam por não beneficiar a aproximação dos políticos à comunidade. Antes pelo contrário.

16 comentários:

Anónimo disse...

Tanta conversa para não dizer nada...
Assim se afunda um blogue!!!

Anónimo disse...

Eu sou loura, mas não sou burra.
O anónimo das 12:42 parece estar a sentir-se incomodado, mas como não tem capacidades intelectuais para rebater a opinião do autor, cagou a sua douta sentença:

Assim se afunda um blog.
Magister dixit.

Esta técnica estalinista, esteve muito na moda em 1975 para calar as vozes desalinhadas da época.

Poupe-me.

Milu

Anónimo disse...

Vamos falar da pobreza do site da CMVN.
Está mais que visto que se alguém se quer manter informado sobre as andanças da nossa terrinha tem de vir á Internet.
Pois então, o site da CMVN devia ser um dos principais condutores de informação disponível, mas não!
Disponibilização das actas em formato pdf (á imagem de outras CM)nem pó tal como os protocolos assinados entre associações etc... Afinal de contas que mal existirá em ter conhecimento dos mesmos?
Mas quando nem da qualidade da água sabemos...
Depois querem participação democrática e participativa?
Nem as assembleias municipais têm assentos dignos para uma pessoa com uma certa idade assistir em condições...
Nem vou tocar no assunto da JFVN...
Desde quando conhece o partido comunista a palavra democracia?

Anónimo disse...

Este lince ibérico é um autêntico ANIMAL!!! E estupido ainda por cima, aprecio muito a boa vontade de algumas pessoas que por aqui aparecem mas outras, meu deus, é impossivel alguem fazer alguma coisa de digno com gente como esta... impressionante!!

Anónimo disse...

E ja agora um conselho para o Alentejodive...seja mais sintético iria beneficiar toda a gente!!

Anónimo disse...

De facto é uma pena quando ainda há pessoas em Vendas Novas como o anónimo de 10 de Maio (23.30).

Não concorda com o lince-iberico? A página da autarquia não "peca" pela pobreza informativa?

Não deveriamos confundir informação generalista (festa e afins..) com a politica (actas, requerimentos, protocolos, etc).

Nos dias de hoje há espaço para todo esta informação: é só accionar o plano tecnológico! :) Cada um selecciona o que bem entende e de acordo com as suas preferências.

É por esta razão que Vendas Novas está como está!

Anónimo disse...

Aguarde meu caro....aguarde! Voçes só sabem falar, mas tal como o do anuncio, nao fazem nada!

Anónimo disse...

Pois eu cá concordo com o que aqui se defende, há défice de participação e défice democrático em várias instâncias neste concelho.
Fui em tempos um dos eleitos há anos atrás e sei que aos colegas vereadores de então nem lhes era colocado á disposição um espaço reservado para receberem os munícipes.
E foi preciso batalharem para lhes entregarem antecipadamente a informação para as reuniões de Camara.
Ainda hoje nas reunioes onde se poderão decidir coisas importantes, a informação entregue aos vereadores da oposição antes das reuniões é quase o mesmo que nada.
Digam lá meus senhores o contrário se tiverem coragem de desmentir.
É isto o défice que se fala e muito bem falado. Ainda bem que alguém fala nestas coisas.

Anónimo disse...

Não aprtilhar informação é uma forma mais do que sabida para segurar o poder (quem o detem).

Mas em Vendas Novas há outro problema: Estes individuos do PC de Vendas Novas são na esmagadora maioria muito fracos .De modo que o silencio e a falta de informação disfarça as fraquezas.

E é assim que com a abstenção e o método de hont estão há 30 anos no poder. Depois a maioria do pessoal gosta é de petiscos , bola ...

Anónimo disse...

Pergunte entao ao vereadores da oposição quanto tempo antes recebem eles as informações sobre os assuntos da reunião de câmara...e escreve as coisas como são! Uma pergunta para o VISITANTE... Não gosta de futebol nem de petiscos???

Anónimo disse...

Anonimo das 23:30

Diga-me, no meu comentário, onde é que fugi á verdade?

Não sei por quem se toma para falar para mim dessa forma.

Anonimo das 9:40
"Aguarde meu caro....aguarde! Voçes só sabem falar, mas tal como o do anuncio, nao fazem nada!"
Não é o que temos feito? Aguardar, aguardar...
Olhe o caso do site da CMVN... Olhe o caso da JFVN...

Anónimo disse...

Anonimo das 23:30

Realmente deve se achar Zeus!
Avalia quem é e quem não é digno de comentar este blog. Dá sugestões aos bloggers tal qual um qualquer professor no seu pulpito.
Democracia... palavra tão densa! Talvez demais para si meu caro!

Anónimo disse...

O lince ibérico está em extinção...

Sem mais comentários!

Carla disse...

Deixo votos de um bom fim de semana.
Bjx

Anónimo disse...

Claro que gosto de petiscos e bastante de Futebol.

Mas não deixo é que outros decidam por mim ; porque para mim ( e felizmente não tão poucos mas ainda assim insuficientes) SÓ petiscos e futebol é curto....

Anónimo disse...

best regards, nice info » » »