quarta-feira, 3 de maio de 2006

A “outra” porta do Alentejo


No nosso concelho muito se tem falado das últimas obras públicas. É a estação rodoviária que não abre, é o posto de turismo sem turistas, é o mercado municipal e é a remodelação da principal entrada de Vendas Novas. Enfim, qual destas a menos mediática.

Ainda que, de necessidade duvidosa, as obras ano após ano lá vão surgindo. Numa cadência quase matemática, de 4 em 4 anos.

A par disto, obras de primeira necessidade vão sendo deixadas para trás. Falo-vos da “outra porta do Alentejo”. A "porta" que CMVN descaradamente ignora. Falo-vos da entrada do concelho de Vendas Novas pela Landeira, a mesma que vêem na imagem.

Não tem sido por falta de avisos, ou ainda mais grave, por desconhecimento da situação que a dita requalificação ( palavra tão em voga pelas nossas bandas) não se inicia.

Pelo contrário, já perdi a conta ao número de vezes que interpelei a Junta de Freguesia da Landeira e também o Sr. Pres. José Figueira acerca do estado da entrada, e principalmente, do perigo que esta constitui para as centenas de pessoas que aqui passam diariamente.

Não será demais referir que passam diariamente nesta estrada centenas de veículos entre os quais algumas dezenas de autocarros, alguns deles escolares.

A revolta ainda é maior quando se vê desnecessariamente, ou não, gastar-se tanto dinheiro em arranjos paisagísticos numa outra “porta do Alentejo” ao passo que nesta é negligenciada a segurança dos munícipes.

A verdade é que a “porta do Alentejo” mais parece a “porta do cavalo” mas só até passar-se o limite do nosso concelho. Daí para a frente a música é outra com se vê na foto mais abaixo.














O que diria a princesa se passasse por aqui?
Uma coisa digo-vos eu… Gestão participada, desta? Não obrigado, chega!

5 comentários:

Anónimo disse...

Olha Sean Bride bom post!

João Fialho disse...

Viva, caro Sean McBride.

Na verdade, pela foto em anexo, dá para ver que esta entrada na Landeira não estará propriamente bem cuidada.

O que estranho é o facto de os responsáveis já terem sido chamados à atenção para o facto "várias vezes" (como se eles não soubessem ...) e ainda nada ter sido feito.

Há assim alguma razão válida para esta ausência de resposta? Se souber, diga-nos. Pode ser?

MouTal disse...

Caro amigo
Por razões pessoais, durante três anos desloquei-me regularmente à Landeira.
Tenho uma boa opinião das pessoas com quem contactei,e foram algumas, e fui sempre muito bem recebido, particularmente pelo Sr.Raúl Amálio, presidente da Junta de Freguesia.
Apercebi-me das muitas dificuldades que há para resolver os problemas da Freguesia, e em particular os que se prendem com as acassibilidades, que realmente são muito más e perigosas.
Talvez tenha sido esse o motivo porque aí não voltei, há quase um ano.
E para falar verdade, às vezes até me esqueço que a Freguesia de Landeira pertence ao Concelho de Vendas Novas, talvez porque estando tão perto...está tão longe.
Mas não desanime, continue a lutar pela sua Freguesia que nada é eterno.
Um abraço prá Landeira.

Guilherme Ferreira da Costa disse...

Caro Alentejodive, Moutal e comentadores.

Como já disse anteriormente no Landeira activa, e volto a repetir, os meios financeiros da JFL não abundam. E meus caros, isto é um tema com pano para mangas! Adiante...
O sr. Pres. Raúl Amálio na última assembleia de freguesia, uma vez mais, voltou-me a dar-me razão quanto ao tema dos acessos e disse "mais não podemos fazer". Mesmo não concordando compreendi a posição do Sr. Raúl.

Como é verificável pelo meu post, todas as minhas críticas centram-se na atitude irresponsável da CMVN, a qual considero vergonhosa!

Prometo um comentário mais detalhado para breve, contudo, o tempo nestes últimos dias tem escasseado.

Cumprimentos a todos

João Fialho disse...

A leitura que faço, a partir deste seu último comentário, é que a Junta de Freguesia da Landeira reconhece que a situação está mal, mas não tem capacidade para a resolver. Certo?

E que a Câmara Muncipal não está a contribuir para que a questão se resolva, apesar das chamadas de atenção, feitas tanto por si próprio como pela Junta de Freguesia da Landeira. Certo?

Estou certo nesta análise em relação ao que disse?

Bem, se é assim, e se eu compreendi bem a situação, não vejo onde é que você se deve admirar. Estava à espera de quê? De algo diferente? Olhe que isso é ter expectativas demasiado elevadas ...