sábado, 20 de maio de 2006

Rumo ao Futuro, Vol I - Vendas Novas, a Caminho da Liberdade


Fui assistir ao lançamento do livro "Rumo ao Futuro, Vol I - Vendas Novas, a Caminho da Liberdade", que decorreu no Auditório Municipal. A cerimónia terminou há pouco, sendo que no momento em que escrevo ainda decorre a sessão final de autógrafos pelo autor - Filipe Jorge Chinita.

Aliás, a este propósito, não resisto a partilhar convosco a dedicatória que o autor fez o favor de inscrever no meu exemplar: "Ao João Fialho "cubano" adoptado por Vendas Novas, alentejano como eu, um estatuto impecável". Bem, só tenho a agradecer e reconhecer a verdade que existe em tal frase, no que respeita ao estatuto ...

Tratou-se de uma cerimónia relativamente breve como é normal nestas coisas, e bastante sóbria como seria de esperar. Estiveram presentes vários representantes do Município de Vendas Novas, além de muitos militares que em Abril de 1974 estavam colocados na EPA, e alguns outros interessados nestas coisas da cultura.

Gostei da apresentação propriamente dita, e ainda mais do enquadramento de evolução histórica, que esteve a cargo de uma senhora historiadora e investigadora da Universidade de Évora - Teresa Fonseca, que disse residir em Montemor-o-Novo e soube presentear a assistência com uma breve mas muito interessante palestra sobre Vendas Novas.

Por outro lado, as considerações a cargo do autor da obra ajudaram a perceber as dificuldades por que terá passado, no seu percurso de investigação e preparação deste 1º volume da obra. Deu-nos ainda uma ideia do seu processo de decisão sobre o que é a estrutura final do livro, essencialmente em termos de relacionamento histórico e cronológico entre a evolução do mundo, do pais e da região, e as suas consequências ao nível local de Vendas Novas.

Tanto quanto me apercebi, esta obra partiu de uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas. Sendo assim, é de saudar esse facto, pelo que ele contém em termos de divulgação e de incremento do nosso conhecimento sobre o que tem sido a evolução de Vendas Novas.

Sobre a obra em si mesma, como compreenderão ainda não tive tempo de a ler. No entanto, posso adiantar alguns aspectos. A concepção gráfica parece-me excelente. O mesmo se passa ao nível da fotografia, que inclui ainda diversos exemplares já muito antigos. A ilustração apresenta muita qualidade. A encadernação é também muito a propósito, bem conseguida. O preço é para todas as bolsas. Por todas estas razões, parece-me que esta 1ª tiragem (1500 exemplares) vai ter que ser reposta em breve.

Deixei para o fim um aspecto que me parece menos conseguido. Nada de grave, é apenas uma opinião. A capa do livro é ocupada na totalidade por um Retrato da Princesa D. Maria Bárbara (séc XVIII) existente no Museu Nacional dos Coches. Percebo a razão, pela sua ligação à "Princesa passou por cá" e ao episódio da construção do Palácio Real para que D. João V aqui pudesse pernoitar na sua viagem ao Caia, onde levou a Princesa, então noiva de D. Fernando VI de Espanha .... Percebo a razão, como disse, mas num livro sobre Vendas Novas ... eu escolheria uma foto diferente, de Vendas Novas.

Deste modo, mesmo tendo em atenção que me falta aferir sobre a substãncia do que ali está escrito, posso desde já dar os parabéns ao autor. Bem assim como dar os parabéns à Câmara Municipal de Vendas Novas, por esta iniciativa (da próxima vez, não se importavam de fazer uma melhor divulgação do evento?). Também estão de parabéns todos os que de algum modo contribuíram para esta obra. Vendas Novas ficou a ganhar.

49 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não li esse livro. Mas já comprei no Auditório. Tá bem que foi uma obra de encomenda, e talvez por isso lá aparece o Karl Marx. Num livro a respeito de Vendas Novas, é obra.


Agora é um documento, pois eu acho que sim. Mas só quando o ler digo mais umas coisitas.

Anónimo disse...

"Até aos 21anos só não é Marxista quem não tem coração. Apartir daí só o é quem não tem cabeça!"

Anónimo disse...

Por acaso, isto é alguma citação do livro em referência? Pergunto porque foi escrito entre aspas.

Anónimo disse...

Eu gostei muito do livro e acho que pelo preço que custa todos deviamos ter um afinal sempre ficávamos a conhecer um pouco mais da nossa cidade!

Já agora só dar os PARABENS por este fim de semana, um festival de gastronomia onde tudo ou quase tudo me pareceu bem, uma corrida como nunca tinha visto e as demais iniciativas, um fim de semana em grande para vendas novas..ah e o posto de turismo estava aberto...

Anónimo disse...

O titulo do livro faz-me lembrar um outro das Edições Avante: "Rumo á Vitória".

NÃO SERÁ QUE COM ESTA ENCOMENDA SE ESTARÁ A QUERER DESVALORIZAR O TRABALHO DESINTERESSADO DE HÁ ANOS DE UM VENDASNOVENSE : ARTUR ALEIXO PAIS DE SEU NOME ???

Se calhar muitos dos que adquiriram no Sàbado o livro autografado e tal e tal não conhecem nem possuem os diversos livros sobre Vendas Novas deste Vendasnovense

Às vezes tenho a clara sensação que a o poder de há 30 anos em Vendas Novas me quer fazer passar por parvo... digo eu !

Anónimo disse...

alguém disse :

...Façam lá outra vez o 25 de Abril em Vendas Novas, que o primeiro, o de 74, falhou.

ACORDA VENDAS NOVAS!

Anónimo disse...

P'rós visitantes, p'rós acordados, p'ra todos em geral.
Eu 'tive lá, comprei o livro e tenho todos os livros publicados pelo Aleixo Pais.
E o autor desta nova obra falou nele, no Aleixo Pais, não o descalorizou, pelo contrário.
Quanto a um novo 25 de Abril... Oh caros comentadores, a CDU tá instalada por vontade da população que votou neles e por vontade daqueles que não votaram, que se alhearam. Portanto, deixem-nos trabalhar e nas próximas eleições convençam a populaão/eleitores de Vendas Novas a votar em massa! Não precisamos de mais revoluções.

Anónimo disse...

caro anónimo das 20.05:

uma PARTE da população

Anónimo disse...

Às vezes tenho a clara sensação que o poder de há 30 anos em Vendas Novas me quer fazer passar por parvo... digo eu !

E:

...Façam lá outra vez o 25 de Abril em Vendas Novas, que o primeiro, o de 74, falhou.

ACORDA VENDAS NOVAS!

Anónimo disse...

O titulo do livro faz-me lembrar um outro das Edições Avante: "Rumo á Vitória".

Às vezes tenho a clara sensação que o poder de há 30 anos em Vendas Novas me quer fazer passar por parvo... digo eu !

Anónimo disse...

Façam lá outra vez o 25 de Abril em Vendas Novas, que o primeiro, o de 74, falhou.

ACORDA VENDAS NOVAS!

Anónimo disse...

Acordem !!!

Anónimo disse...

Um tema interessante, uma oportunidade de falar das festas, do livro, da corrida, etc... sim poruq e ainda não vi nenhum post sobre as 3000 pessoas da corrida, podia ser que algum dos profetas que um dia disse que nem sabia da existencia da corrida, desta vez se tenha cruzado com um ou 2 corredores, da quantidade de pessoas que visitou o festival de gastronomia, da satisfação das pessoas que participaram, e de tudo o resto que por ai se passou este fim de semana! E depois ainda aparecem estes comentadores de meia tigela armados em intelectuais de 2ª, jovens rebeldes que se acham parte importante de algum partido politico!

O desfio está feito, esta é uma boa oportunidade para o Alentejodive fazer uma revista do FIM DE SEMANA e ai sim encontrar os erros discuti-los sugerir para fazer melhor e já agora dizer o que acharam bem... ou de textos desses ja não sao capazes????

Anónimo disse...

Visitem este site e divulguem...

http://www.torneioinfantilefc.org

Anónimo disse...

E não é que o anónimo “23 Maio, 2006 09:14” reúne neste comentário a qualidade, a razão, e o sentido de oportunidade!

Ninguém fala da corrida da cidade? Foi um êxito local e de toda uma região. Será que não há por aí quem tenha ideia da projecção deste evento? E o resto? O que se passou por cá neste fim de semana?

Bifanologo disse...

Suspeita de Doping na corrida da cidade de Vendas Novas, veja já em

www.bifanologia.blogspot.com

Anónimo disse...

Eu cá tb acho que tinha aqui cabimento a corrida da cidade. Não percebo porquê deste blog não falar disso. Tava a espera que desse a noticia com fotografias.

Anónimo disse...

é a lenga lenga do costume, do que está mal há post, fotografias, comentários etc... para o resto nao há nada, onde estão os colaboradores para dizer bem, será que nao houve nada que justificasse um post???

Anónimo disse...

Não devem ter cá estado no fim de semana, pois pois ...

Anónimo disse...

Excelente debate na noite de ontem na RTP.

Sinto verdadeira repulsa pelas manobras jornalísticas da SIC, em especial do seu director de informação, Ricardo Costa. Uma vergonha!

O episódio da recusa do aperto de mão só pode envergonhar Carmona Rodrigues. A atitude provocatória que tomou no momento que antecedeu o acto, mereceria bem mais que um simples virar de costas. Nestes momentos, uma boa cuspidela na cara, produziria um efeito bem mais dissuasor.

Vou comprar o livro do M.M.Carrilho.

Aqui fica o texto da RTP sobre o debate de ontem:



“O deputado socialista Manuel Maria Carrilho acusou a SIC Notícias de lhe ter feito uma manobra idêntica às das polícias políticas dos países de Leste, durante a campanha eleitoral para as últimas eleições autárquicas.


O candidato socialista à Câmara de Lisboa derrotado nas últimas eleições autárquicas e actual vice-presidente da bancada do PS fez estas declarações na sessão de apresentação do seu livro, intitulado "Sob o signo da verdade", que decorreu no Teatro Nacional D. Maria II.
Após a apresentação do livro feita pelo ex-director da SIC e da RTP Emídio Rangel, Manuel Maria Carrilho fez uma intervenção com duras acusações à SIC, em particular ao seu director de informação, Ricardo Costa.
Carrilho referiu-se em particular ao debate televisivo que teve na SIC- Notícias com o presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, durante o período de campanha eleitoral para as últimas autárquicas.
No final desse debate, Manuel Maria Carrilho foi filmado pela SIC-Notícias a ter um diálogo tenso com Carmona Rodrigues, recusando a este um aperto de mão.
"Não pensei que estivesse a ser filmado, para gáudio de um espectáculo vergonhoso que a SIC-Notícias fez. Um amigo disse-me que isso era o que fazia a polícia política dos países de Leste: filmarem cenas privadas (de um cidadão) e usarem-nas para depois o humilharem", declarou Manuel Maria Carrilho.
O deputado socialista afirmou-se "perplexo" com a forma como a SIC-Notícias noticiou quarta-feira à noite o lançamento do seu livro e insurgiu-se contra os "inconcebíveis" comentários que foram feitos pelo jornalista Ricardo Costa.”
"Ricardo Costa falou de um livro que não existe, espezinhando o Código Deontológico dos jornalistas e mentindo ao dizer que sou impopular. Disse coisas grotescas, que são intoleráveis", atacou o ex-ministro da Cultura de António Guterres, para quem "há um poder opaco, impune, que é o da comunicação social".
"Não estou à espera de elogios daqueles que designei no meu livro como matilha, mas é tempo de acabar com a impunidade" dos jornalistas, declarou Carrilho.
A sessão de apresentação do livro do ex-ministro da Cultura contou com a presença da sua mulher Bárbara Guimarães, dos ministros da Saúde, Correia de Campos, dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e de vários deputados socialistas, entre eles Manuel Alegre.
Além de Manuel Alegre, estiveram presentes, o porta-voz do PS, Vitalino Canas, o presidente da bancada socialista, Alberto Martins, e deputados deste partido como José Junqueiro, João Cravinho, Maria de Belém e Strecht Ribeiro.

Fonte: RTP

Anónimo disse...

Eu cá tb gostava que aqui tivessem fotos da corrida e a dizer como correu, se tava tudo bem ou não tava.
Mas pior ainda , na pagina da Camara tb não tá. E eles tem lá pessoas a trabalhar nessas coisas das informaticas. Pergunto, o que será pior?

Anónimo disse...

Atenção ao contrário do que dizem, o site da Câmara Municipal http://www.cm-vendasnovas.pt
apresenta classificações da Corrida da Cidade.

Anónimo disse...

E pronto : afinal o tema do livro não interessa porque alguém já topou e desmascarou do que é que trata....

O importante é a CORRIDA DA CIDADE cujo exito existiu prque foi organizada pela Câmara CDU !

Eu até digo mais: só a CDU á frente da Câmara é que organiza uma corrida com tanta participação !

QUE BOM QUE ERA PORTUGAL GOVERNADO PELOS AUTARCAS DA CDU DE VENDAS NOVAS !!!!!

ACORDA PORTUGAL PÕE OS OLHOS EM VENDAS NOVAS GOVERNADA PELA CDU !

ACORDA PORTUGAL !

ACORDA PORTUGAL !

Anónimo disse...

Diga lá o adormecido então do que trata já que sabe tanto do livro.

Anónimo disse...

caro anónimo das 15:24:

Até eu que estou adormecido já deu para perceber a história do livro "Rumo ao Futuro", quanto mais o meu amigo. Olhe: veja o comentário do "visitante"p.ex.

E não seja "manaça"; leia o livro!

Anónimo disse...

O titulo do livro faz-me lembrar um outro das Edições Avante: "Rumo á Vitória".

NÃO SERÁ QUE COM ESTA ENCOMENDA SE ESTARÁ A QUERER DESVALORIZAR O TRABALHO DESINTERESSADO DE HÁ ANOS DE UM VENDASNOVENSE : ARTUR ALEIXO PAIS DE SEU NOME ???


Às vezes tenho a clara sensação que a o poder de há 30 anos em Vendas Novas me quer fazer passar por parvo... digo eu !

Anónimo disse...

Mas olhe lá: eu tenho o livro e tá lá a falar do Sr. Aleixo Pais, e do Sr.Enes Ferreira e doutros que não são CDU. Desse "manaça" não percebi nada e parece-me a mim que você tá a ver mal ointeresse do livro.

Anónimo disse...

Afinal do que se trata o livro, explique la o Sr. "deputado" o que interessa afinal para si... uma pessoa que so fala em partidos e etc... quando nada disso se discute aqui... acorde voçe mas é para a vida!

Anónimo disse...

Se tivesse aparecido na apresentação tinha percebido o que se pretende e se perg ao Dr Aleixo Pais que esteve presente ele tambem lhe pode dar uma opinião sobre o assunto!!
Mas deve ser um daqueles que so critica e nao colabora

Anónimo disse...

Apoiado pois aqui não se falou nos partidos, falou-se aqui só do livro que é umlivro como deve ser para falar de Vendas Novas e não de partido A ou B.

Anónimo disse...

Sim senhor, este nivel "elevado" de comentários, demonstra bem o que verdadeiramente são as preocupações dos Vendasnovenses!
Para alegrar, a injecção de futebol está a começar e aí tudo deixa de ter importância:livros, corridas, sites da CMVN, etc.
Pobre país este, que não vai a lado nenhum, afinal temos o que merecemos.
Boa tarde.

Anónimo disse...

Ola olha, este comentário é provavelmente de algum Pacheco Pereira vendasnovense!!

Anónimo disse...

Olha olha falou o Ruben da Carvalho de Vendas Novas

Anónimo disse...

Pois tbb julgo que se devia ter falado do livro que trata o texto original. Se a pessoa quis falar sobre o livro e a apresentação do livro era disso que os comentaristas discutiam.
Pois isto assim se cada um fala de outros assuntos e não se respeita o texto. Pois nem se discutem os assuntos nem se vai a lado nenhum. Devia-se respeitar- o assunto que nesta vez era a apresentação de livro sobre Vendas Novas.
Pois eu tive lá e gostei não vi nada do que escreveram pra desviar atenções. Tenho dito.

Anónimo disse...

Apoio totalmente esta opinião do cidadão livre. Noutras ocasiões critiquei este blog mas agora o alentejodive trouxe um tema e os comentadores fugiram para outros temas e outros assuntos colaterais.


Assim se consegue discutir nada sério. Vamos a ter juizo e aproveitar este espaço que aqui está para se discutir as coisas com seriedade. Se olharem bem vêm os nomes de pessoas a contribuir no blogue que são pessoas conhecidas de VNovas e pessoas sérias e muito capazes no que fazem.Se não aproveitarem depois queixam-se de não terem nada. No principio já fui muito crítico mas agora neste assunto não há essa razão.

Anónimo disse...

O titulo do livro faz-me lembrar um outro das Edições Avante: "Rumo á Vitória".

NÃO SERÁ QUE COM ESTA ENCOMENDA SE ESTARÁ A QUERER DESVALORIZAR O TRABALHO DESINTERESSADO DE HÁ ANOS DE UM VENDASNOVENSE : ARTUR ALEIXO PAIS DE SEU NOME ???

Se calhar muitos dos que adquiriram no Sàbado o livro autografado e tal e tal não conhecem nem possuem os diversos livros sobre Vendas Novas deste Vendasnovense

Às vezes tenho a clara sensação que a o poder de há 30 anos em Vendas Novas me quer fazer passar por parvo... digo eu !





Realmente um comentário interessante sobre o livro...

Anónimo disse...

Mais uma sugestão para um post.... hj a ALENTEJANA, para os menos ententidos a Volta ao Alentejo em Bicicleta, começa em Vendas Novas... será que os autores do blog tambem nao sabiam????????

Anónimo disse...

Ando com uma duvida que m'atormenta: este blog é feito por jornalistas?
Se forem jornalistas devem fazer as reportagens, fica-lhes bem. As do desporto e outras.
Agora não sendo jornalistas não liguem a estes comentários.
Parece-me que não são pessoas a quererem ajudar, as destes comentários.

Anónimo disse...

Baixou consideravelmente o nível de participação qualitativa neste blog.
Retirem as ilações… se conseguirem.
Ah pois é…

Anónimo disse...

Tb acho ko blogue podia tar melhor. Nem falam da Corrida da Cidade e nem da ALENTEJANA. É só pra dizer mal né? Não sabem tb dizer bem? Não há coisas boas em VNovas?

Anónimo disse...

Vendiam o livro por cinco euros no Auditório , mas agora já o vendem a 10 euros na Biblioteca. Aumentou o dobro porquê?

Anónimo disse...

Caso não tenha ouvido o msm que eu, o livro era a 5 euros pq era preço de lançamento, o preço seria depois aumentado para o valor real, pq mesmo assim acho que deve tar a ser vendido ao preço de custo, pq um livro daqueles certamente não sai barato, mas acham 10€ caro?? Eu sinceramente não acho! Mas calculo que em outras iniciativas deve ser posto mais barato, como em Feiras do Livro e outros locais!!

Anónimo disse...

Sendo assim espero por a Feira dos Livros. 10 euros é caro ,para mim é caro o senhor se vivesse da sua reforma logo via se não era caro.

Anónimo disse...

Tb acho que o preço devia ficar nos 5 euros. Por causa das pessoas que nem mesmo assim compram e toda a gente era bom que tivesse um exemplar em casa. Como não é para ter lucro era uma boa ideia venderem-no a 5 euros ,pois mais pessoas a ler seria melhor e todos conheciam a história de Vendas Novas e do concelho de Vendas Novas.

Anónimo disse...

Convinha nao ter lucro mas tb nao ter prejuizo, desculpe o Sr anonimo se ja é reformado...e claro se a sua reforma é baixa

Anónimo disse...

É a lei da oferta e da procura no seu explendor! Heheheh...

PS:Verdade seja dita... Que enorme discrepância de preços.

Anónimo disse...

Ai se Marx visse isto! Comunas entregues ao mercado!

Anónimo disse...

AO ALENTEJO DIVE:

Repare o que motiva neste blog a participação do pessoal . A partir de um post sobre o lançamento de um livro onde já vamos !

Não há duvida que temos um longo caminho a percorrer .
Invariavelmente o "debate " é sporting/benfica ,ou melhor apoiantes cdu , criticos cdu com uns "indefinidos pelo meio .

Anónimo disse...

Lei a o livro, critique depois... e essas perguntas deviam ter sido postas a quando da apresentação do msm ás entidades responsaveis pelo msm