quarta-feira, 31 de maio de 2006

Santa Casa da Misericórdia

Parece que afinal, contrariamente à mensagem que vai passando por aí, o movimento associativo está bem vivo na nossa cidade e recomenda-se. Instituições e Associações, apostadas no reforço da sociedade civil, estão cada vez mais dinâmicas e empreendedoras na procura de soluções que minimizem os problemas da nossa sociedade.

Um bom exemplo é a Santa Casa da Misericórdia que decidiu avançar para a construção de uma nova Creche, com recurso a apoios financeiros ainda não totalmente definidos e muito menos materializados.

O texto noticioso que se segue é da autoria do Provedor da Santa Casa, Professor Madeira, como é mais conhecido, que cordialmente acedeu a prestar-nos estes esclarecimentos.



NOVA CRECHE

O Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social lançou recentemente o PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais).

Como é do conhecimento público, a nossa Creche e Jardim de Infância funcionam há mais de 30 anos em instalações que não se coadunam com os requisitos convenientes.

Assim, a nossa Misericórdia candidatou-se à construção de uma nova Creche (o PARES não abrange o ensino pré-primário), a erguer no nosso terreno situado na Av. 25 de Abril, tendo como “vizinhos” as 2 escolas, a rodoviária e o futuro mercado municipal.

Os custos previstos para alargar a lotação da Creche (das actuais 15 crianças para 58) rondam os 600 mil euros. O PARES, espera-se, poderá comparticipar com 60%, sendo o restante a suportar pela Santa Casa e Autarquias. A nossa Instituição não dispõe da verba que lhe compete, pelo que irá desenvolver iniciativas para poder dar cumprimento aos compromissos assumidos.

Temos recebido todo o apoio e estímulos do Centro Distrital de Segurança Social de Évora, especialmente do seu Director, Dr. José Oliveira, da sua Adjunta, Dr.ª Nazaré Lança e do Director do Núcleo de Apoio Técnico, Eng.º Gilberto Costelas.

Iniciámos conversações com o Sr. Presidente da Câmara Municipal, de modo a sensibilizarmos a autarquia para tudo ser feito, desde agilizar os procedimentos administrativos, a serem “generosos” na comparticipação a atribuir. Estamos esperançados que tal aconteça.

Contudo ficará ainda a faltar dinheiro. As iniciativas irão surgir: espectáculos, alienação de algum património, pedidos às empresas e à população em geral.

A Santa Casa vai precisar da generosidade de todos, pois a nossa terra e as nossas crianças merecem que lhes sejam prestados serviços de qualidade.


O Provedor


17 comentários:

Carla disse...

ando numa corrida contra o tempo, e este tem vencido, mas hoje consegui passar por aqui para pelo menos deixar um beijo

João Fialho disse...

Nadir, isso do tempo é uma chatice. Olha, tem cuidado mas é com as pressas, que ás vezes isso não é nada bom para a saúde.

O pessoal aqui do blogue fica contente que passes por cá, quando puderes. E podes crer que continuamos a visitar o "Teu Querido Diário".

Beijinhos retribuidos ...

bomdebola disse...

Não sei se é correcto fazer isto. Provavelmente não. Este não é o espaço próprio, nem este é o tema certo para extravasar este tipo de sentimentos. Descobri agora mesmo este texto que decidi aqui transcrever, da autoria do meu amigo João Fialho, publicado no outro “Atribulações”.

Por decisão do autor, o texto não permite comentários. Percebo porquê, e aceito a sua decisão. Vou no entanto correr o risco de furar o código deontológico que deve prevalecer nestes casos.

Era exactamente este seu texto que eu gostaria de ter escrito e publicado no dia de hoje. O meu abraço solidário, do tamanho do mundo ao Joaquim Luís, à Ana e ao João. Eles são das pessoas mais bonitas que eu conheço.



“Hoje sinto-me mal. Uma família amiga aqui de Vendas Novas está a passar por momentos delicados.

Quando morre uma pessoa amiga e vimos a sua família a sofrer, está na hora de sermos solidários e fazermos o que pudermos para ajudar.

Ao Joaquim Luís, ao João e à Ana, e a toda a sua família, os meus sentimentos, as minhas condolências ...”

bomdebola disse...

Um beijinho Nadir. Depois, eu passo por lá…

Anónimo disse...

Sobre creches em Vendas Novas :

1- A Casa do Povo pretende adaptar parte do edificio da sede tambem a creche, após transferencia dos apoios prestados a idosos para as novas instalações na Afeiteira .

2- A associação 25 de Abril tem já um projecto para criar mais salas na actual creche .

Anónimo disse...

entao todos vão precisar de apoio, não só a casa da misericórdia certo???

Anónimo disse...

Não há fome que não dê em fartura!!

Anónimo disse...

HAVERÁ MIUDOS EM VENDAS NOVAS PARA TANTAS CRECHES ???

Anónimo disse...

Olha olha o "bomdebola" com conversa encomendada utilizando este blogue "como quem não quer a coisa"......hum.... hum

Anónimo disse...

Os anónimos tipo«a mim não menganas tu», são uns marionetes muita giros, não fazem nada por esta terra, só sabem é desfazer no que meia dúzia de bem intencionados escrevem neste blog.
São um vaziu de ideias, uns pequenos vermes rastejantes habituados a comer na lixeira, mas julgam-se uns espertos que tudo sabem.
Terão um dia o reino dos céus, como todos os pobres de espírito.
Eu como sou católica peço ao Senhor que lhes perdoe, porque não sabem o que fazem.
Amen.
Lúcia.

Anónimo disse...

Fiquei chocada com a noticia do falecimento da Claudete, Não esperava... nunca esperamos.
à familia, que ficou mais pobre, um apertado abraço.
Ao João e à Ana digo, k a Mãe, esteja onde estiver, estará sempre com eles.

Anónimo disse...

Creches e mais creches, tudo o k contribuir para o bem estar e desenvolvimento é benvindo.
Pode ser k os preços baixem, já k o custo de vida cada vez é mais elevado.Isto para não falar nas prestações das casas!
Provavelmente as entidades construtoras/promotoras acreditam piamente k os jovens casais face aos incentivos governamentais irão aumentar a familia.
Eu bem gostava de ver a minha familia aumentada, mas com a minha precaridade de emprego,sem qualquer contrato de trabalho por mais que porfie, a recibos verdes, sem subsídio de férias nem de natal, a ganhar 550€ mensais e a TER DE PAGAR 148€ para a SSocial, como posso pensar em ter um "rebento" e inscrevê-lo numa creche?

Anónimo disse...

Cara (o) anónima (o)das 00.20

Escusa de se mostrar tão indignada na defesa do "bomdebola"porque este escrevedor do blogue já o conheço de gingeira .


Porque é que não ouviu o Presidente da Casa do Povo que tambem apresentou a candidatura ao PARES ? e o Presidente da Creche 25 de Abril ?

OUVE "BOMDEBOLA":

TAMBÉM A MIM NÃO ME ENGANAS TU

Anónimo disse...

Creche, creche e mais creche.
Não há dúvida que a conversa da primeira creche é encomendada,só quem não souber quem é o "bomdebola" e onde trabalha.

Casa do Povo é de seguir em frente, pois quem sabe lutar ganha.

Associação 25 de Abril, o que propõe fazer sempre tem feito.

Sigam em frente.

Anónimo disse...

que grande pincel !!!

Anónimo disse...

Creches, creches, e mais creches será que Vendas Novas precisa assim tanto delas? Será que haverá crianças suficientes para todas elas?
Porque não Lares, Casas de Repouso?
Se as estatísticas indicam que Portugal ainda vai envelhecer mais nos próximos anos, porque não apostar e dotar Vendas Novas destas infra-estruturas?

Anónimo disse...

Concordo com a posição defendida pelo anónimo anterior.
Fazem falta lares subsidiados pela segurança social. Dos privados já há que sobrem.
Este é um assunto a explorar mas não aqui, que por aqui todos têm poder de compra suficiente para pagar lares privados.