segunda-feira, 19 de junho de 2006

JUNTA DE FREGUESIA DE VENDAS NOVAS


Este é um texto longo. No entanto, atendendo a que tal se justifica em face do assunto abordado, peço ao amigo leitor o favor de desculpar o incómodo.

No que respeita à Freguesia de Vendas Novas, em todas as anteriores eleições autárquicas realizadas desde há quase 30 anos, a maioria absoluta tem sorrido sempre à mesma força política. Razão pela qual, julgo eu, nunca se verificaram dificuldades na constituição da “Junta de Freguesia”. As últimas eleições autárquicas de Outubro/2005 continuaram a ditar a vitória dessa mesma força política, mas desta vez sem maioria absoluta. E pela primeira vez, há problemas com a constituição daquele orgão executivo.

Como todos sabemos, já tiveram lugar diversas reuniões para tentar ultrapassar este problema. A última das quais, há poucos dias. Sem sucesso. Uns, querem manter o seu domínio, com maioria absoluta em número dos seus elementos. Outros, apoiando-se na alteração verificada nas votações, as quais afastaram a citada maioria absoluta, pretendem que se altere a relação do número de eleitos para constituir a Junta de Freguesia. Uns e outros, daqui não saem. Todos continuam irredutíveis nas suas posições. Aparentemente, todos julgam ter razão. Na verdade, todos têm as suas razões. Uns mais que outros, como é bom de ver.

Segundo a minha leitura, a CDU defende que, apesar de não ter maioria absoluta na Assembleia de Freguesia, deve ter maioria absoluta na constituição da Junta de Freguesia. De cinco membros, acha-se no direito de ter 3 elementos (2 + o Presidente). Argumenta que a regra da proporcionalidade ditada pelos resultados eleitorais, se deverá aplicar apenas à escolha dos 4 membros não eleitos directamente, pois o Presidente da Junta de Freguesia é, segundo a lei vigente, o 1º candidato da lista mais votada nas eleições. Deste modo, e com base nesta argumentação, além do Presidente quer ter mais dois elementos naquele orgão.

A oposição, PS e PSD, também segundo o que me tenho apercebido, defende que isso iria ofender a proporcionalidade ditada pelos resultados eleitorais, uma vez que tendo no seu conjunto a maioria dos votos, iriam ficar apenas com dois representantes num total de cinco que constituirão o orgão executivo "Junta de Freguesia". Argumentam ainda que a CDU terá optado por uma estratégia de confronto, que apenas leva a um impasse sem solução á vista. E que não se mostra interessada em discutir com base em qualquer proposta de solução diferente das que ela própria apresentou. Somando a tudo isto, dizem ser de todo injustificada a "manipulação da informação através de um comunicado em que a CDU acusa a oposição de Santa Aliança na inviabilização da constituição da Junta".

Uma vez que a legislação aplicável parece ser omissa em relação a estes casos, e tendo em atenção as posições assumidas, quer-me parecer que dificilmente haverá condições para que este impasse seja solucionado. Só que eu quero estar enganado. E também quero, de algum modo e trazendo o assunto a lume nesta altura, contribuir para que as partes parem um pouco para pensar e possam encontrar uma forma de ultrapassar de vez este problema. Quando tal acontecer, darei aqui publicamente os meus parabéns aos envolvidos.

Na nossa estrutura de sociedade, são raros os problemas políticos que não têm solução. Ainda mais naqueles que dependem apenas da vontade. Da vontade e do bom-senso, como é em grande parte o caso presente. No entanto, a meu ver esta problemática da Junta de Freguesia de Vendas Novas apresenta alguns contornos preocupantes, assentes no seguinte:

- não parece existir verdadeira vontade, por parte de quem deveria ter essa capacidade, em que a situação seja ultrapassada;

- nem todos terão o mesmo interesse, ou não existirá suficiente interesse, numa "solução de compromisso"; razão pela qual dificilmente a ela se chegará;

- verifica-se demasiado “umbiguismo” na aproximação a esta questão;

- nota-se alguma falta de capacidade e, por vezes, até de humildade e de bom-senso, na forma como o assunto (não) está a ser resolvido;

- essencialmente, tem existido incapacidade para desenvolver um trabalho político, que me parece indispensável neste caso, tendente à conjugação de vontades e de interesses, no sentido de encontrar um qualquer ponto de equilíbrio.

Em minha opinião, nesta questão todos perdemos. Essencialmente, porque deixamos arrastar uma situação em relação à qual haveria obrigação, passados oito meses das eleições, de já estar mais que resolvida. Isto, porque todos somos adultos, e como tal, tendo em atenção o valor que dizemos atribuir às instituições democráticas, temos pelo menos a obrigação moral de ultrapassar este imbróglio. O qual, se virmos bem e pararmos um pouco para pensar, até acaba por ser uma questão menor.

Ora nestas ocasiões, quando em presença de homens de boa vontade, como penso que será o caso em apreço, é sempre possível encontrar uma solução. Mesmo que seja de compromisso, nos casos mais difíceis. O que não se justifica de todo, é a completa ausência de um qualquer entendimento. Se não nos entendemos em relação a uma situação destas ... então só posso concluir que muito mal servida está a nossa democracia local. Infelizmente.

Por tudo isto, justifica-se que lance daqui o seguinte apelo: "Meus senhores, entendam-se! Façam lá esse favor, para acreditarmos que o exercício da democracia continua a valer a pena. E já agora, não demorem muito". Vendas Novas agradece.


João Fialho
("alentejodive")


Nota breve:
Quando são publicadas opiniões sobre política local em blogues de Vendas Novas, é costume aparecerem determinados "comentários anónimos" pouco abonatórios para quem os escreve, vindos de pessoas que em nada contribuem, nem terão interesse nisso, em que as situações se esclareçam ou os problemas se resolvam. A esses, peço encarecidamente que se abstenham, uma vez que este blogue pretende continuar a dar a todos a possibilidade de opinarem, incluindo aos anónimos, desde que o façam de forma respeitosa em relação aos demais. Aqui, há espaço para a opinião de todos, mas num correcto exercício da liberdade.

33 comentários:

Anónimo disse...

Amigo João,
concordo com tudo o que escreve neste post, sobre este assunto tão importante para a nossa freguesia.

Mas se me permite, deixe-me fazer-lhe uma “perguntinha”, já procurei resposta para esta questão mas ainda mas a encontrei, então cá vai, o método em Hont pode-se aplicar para números pares ou só para números ímpares? com esta pergunta quero-lhe perguntar se, se pode aplicar a método de Hont para os 4 vogais que faltam eleger ou se terá que entrar o elemento já eleito para ficar um numero ímpar?

Muito obrigado pela vossa contribuição a esta cidade, com tanto potencial, e tão pouco aproveitado.

Anónimo disse...

O metodo de hont apenas é válido para o executivo da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia. No executivo da junta é o presidente que faz a proposta e que depois é ou não aceite pela assembleia de freguesia. O que acontece neste momento é que mesmo com 2 elementos do PS e /ou PSD, as propostas apresentadas nunca foram aceites e assim inviabiliza a constituição do executivo da junta. É uma situação delicada mas em que tanto PS como PSD, que não concorreram coligados, deveriam ficar melhor na fotografia, pois sendo as duas forças politicas derrotadas nas ultimas eleições, não podem exigir ter maioria no executivo mas sim na assembleia de freguesia, que foi para onde a população votou e não para o executivo.

ALG disse...

Este triste exemplo é o demonstrar que o exercício da actividade política está ao serviço dos interesses partidários e não das populações. Eu, até pensava que esta situação, do ponto de vista legal, nem seria possível de acontecer, mas pelos vistos pode.
Claro que o entendimento não será possivel, uma vez que nenhuma das forças politicas irá dar o braço a torcer e entretanto os eleitores, eventualmente, é que sairão prejudicados.
Seria uma questão de bom senso, a da resolução do impasse, mas bom senso e politica são incompatíveis, logo não se vislumbra solução.

MouTal disse...

Meu caro amigo

Concordo no essencial com o seu apelo ao bom senso e á boa vontade das pessoas que têm nas suas mãos o poder para eleger os membros da Junta de Freguesia de V.N.
Era muito bom que fossem ultrapassadas querelas partidárias, e/ou pessoais, mas estou bastante pessimista quanto a um entendimento das partes e tenho dúvidas que alguma delas o queira.
O PCP desde as primeiras eleições, de Dezembro de 1976 sob a sigla da FEPU, que é a força hegemónica no município e nas juntas de freguesia. Sempre governou sem ter de dar cavaco às outras forças políticas, PS e PSD, e com o presidente da junta eleito não fará nenhuma cedência.
Tem vindo a perder terreno nos municípios do alto Alentejo, onde perdeu o seu município mais emblemático, e pela primeira vez em Vendas Novas recebeu um cartão amarelo na junta de freguesia.
Seria um sinal de fraqueza, para si e para o seu eleitorado tradicional aceitarem repartir o poder.
O PS e PSD são partidos com traquejo de poder autárquico e poder central, pelo que aproveitam a situação presente, de em conjunto terem mais votos que a CDU, para apostarem no desgaste do PCP. A sua conduta pode capitalizar muitos votos nas próximas eleições autárquicas, mas também sabem que só unidos conseguem apear a CDU do poder em Vendas Novas, até porque a CDU com trinta anos de governo na autarquia sabe movimentar-se muito bem e leva-lhes uma grande vantagem.

Quanto ao apelo que o meu amigo faz aos comentadores…
Os blogues são um bom escape para as frustrações de alguns comentadores, que normalmente nada comentam, são um vazio de ideias e de opiniões, aproveitam o anonimato para tentarem lançar atoardas, valem o que valem, ou seja…nada.

bomdebola disse...

Permitam-me que introduza aqui uma “nota prévia” para saudar em primeiro lugar o amigo João Fialho que nos traz hoje um tema bem actual, a necessitar de solução urgente. Igualmente oportuna a sua “nota breve” em rodapé.

Digamos que o tema em si mesmo não aponta caminhos. Há nele um objectivo final que deverá ser alcançado a curto prazo, o que ninguém refuta, mas já quanto à forma de o conseguir, isso é deixado ao livre arbítrio de cada um. Esta é uma forma inteligente de confrontar opiniões que se pretendem pluralistas, respeitosas e conclusivas. Eu vou dar a minha.


Parece-me claro que a designada oposição à maioria relativa alcançada pela CDU está, até ao momento, coesa em torno de um objectivo comum: a Junta deverá contar com uma representatividade proporcional aos lugares atribuídos para a Assembleia de Freguesia. Esta é também a minha leitura. E não vejo motivos impeditivos para que a Junta não possa ser constituída desta forma. Aliás, o Órgão Deliberativo está constituído e reflecte essa mesma proporcionalidade. Mesmo com uma hipotética maioria CDU na Junta, as grandes decisões continuariam a pertencer à Assembleia de Freguesia. Este é para mim o cerne da questão e o motivo que leva a CDU a pressionar os dois partidos opositores a demitirem-se. É que estar em minoria na Assembleia não lhe agrada mesmo nada.

Anónimo disse...

Cena marada esta da Junta
que aqui foi publicada
anda tudo embrulhado
mas que grande mólhada

andemos atrás deles
nas campanhas eleitorais
colemos cartazes
nas paredes e nos taipáis

sao palmadinhas nas costas
e grandes sardinhadas
vai o Zé Boi votar
fazem estas palhaçadas

canetas e aventais
lá em casa é o que há mais
camisolas e bonés
tenho lá aos pontapés

tudo oferta dos maganos
dizem pra genti ir botar
aquela bendita cruz
naquele pedaço de engano

Votem em mim, votem em mim
dizem eles feitos desalvorados
querem é poleiro
estes grandes marafados

Mas este problema eu resolvia
sem grande incidente
pontapé no cu de cada um
ZÉ BOI A PRESIDENTE

Ze Boi
Uma cabeça ao seu dispor

João Fialho disse...

Caros amigos e restantes visitantes e leitores deste espaço.

Agradeço a contribuição na forma de comentários, que fizeram o favor de aqui deixar.

Agradeço igualmente aos que por aqui têm passado, mesmo sem deixarem as respectivas impressões sobre o que se escreve. Pode ser que na próxima visita ...

João Fialho disse...

Sobre a matéria aqui abordada, tomei a liberdade, há alguns dias, de enviar emails à CDU (no contacto que consta da sua página local), bem como a um representante local do PS e outro do PSD (estes 2 partidos não têm páginas locais), dando-lhes conta de que iria dentro de dias publicar um texto sobre esta questão aqui no blogue.

Nesse mesmo email, coloquei o blogue à disposição para publicar desde logo, qualquer texto que sobre esta matéria fosse enviado por esses partidos.

No caso do PS, reformulei hoje esse envio do email, uma vez que me foi dito que não teria chegado ao destinatário, por estar sem acesso ao servidor de email.

Até agora, nada foi recebido, de nenhum dos partidos locais. No entanto, continuo a aguardar essas contribuições, que serão sem dúvida importantes a vários níveis.

Anónimo disse...

Caro alentejodive:

é como refere " Uma vez que a legislação aplicável parece ser omissa em relação a estes casos, e tendo em atenção as posições assumidas, quer-me parecer que dificilmente haverá condições para que este impasse seja solucionado".

E DEPOIS? a junta serve nos dias de hoje e em Vendas Novas para quê ? para passar atestados de cruz e dar despesa.

João Fialho disse...

A JSD de Vendas Novas enviou-nos há pouco a sua posição sobre esta temática.

A sua publicação já foi efectuada, tal como tinha sido evidenciado no email em que se solicitou este tipo de colaboração aos partidos representados em Vendas Novas.

Aguardam-se as restantes posições, por parte das outras forças partidárias. Isto, claro, se as mesmas entenderem fazê-lo, como desejamos que aconteça.

Anónimo disse...

O BLOG DO ESTRELA DESAPARECEU!

O BLOG DO ESTRELA DESAPARECEU!

O BLOG DO ESTRELA DESAPARECEU!

Anónimo disse...

Parabens ao Sr. João Fialho,que conseguiu transformar um blog interessante num blog politico e que brevemente se terá transformado em mais um Profeta... o Sr. João Filaho entendeu por sua vez tomar um opção em relação a este blog, uma opção discutivel, mas meus amigos, é disto que o meu povo gosta, destes temas, destas polémicas... e visto que o Profeta praticamente já não existe tinhamos que encontrar uma continuação e pelos vistos o sr João Fialho decidiu dar-lhe continuidade... porque pelos vistos o PROFETA tem nome... JOÃO FIALHO!!

Anónimo disse...

Ó brocas, já podes ver de novo o blog do teu estrela!

Anónimo disse...

Um aplauso para a JSD!

Anónimo disse...

O post da JSD vem confirmar uma ideia que eu tinha, é que são os únicos a fazer oposição à CMVN e ao PCP Vendas Novas.

Compadre Zéi disse...

num assunto eminentemente politico, acho piada a que existam comentários a reclamar com a vertente politizada das opiniões... estranho... ... ...

em relação à questão da JFVN tenho a confessar que por afazeres profissionais ando ausente da nossa bela Vendas Novas e não tenho tindo noticias suficientes para formar uma opinião devidamente formada, mas diz-me a experiencia que os eleitos da CDU (ou PCP se perferirem) nunca primaram pela capacidade negocial, nem pelas cedencias a fazer aos partidos da oposição ...

será isto um dos "vicios de poder" de quem está há 30 anos no comando do destino da autarquia ?

quem souber que responda !

aproveito para deixar um abraço ao meu compadre Joaão Fialho e a todos os outros colaboradores deste blog, prometendo escrever umas coisitas que espero sejam do vosso agrado (ou então desagrado - o que trás muito mais comentários !!!!!!)

o Compadre Zéi
José Medeiros (jr.)

Anónimo disse...

Profetas há muitos.
João Fialho, está de parabéns, continue colocando temas como estes à discussão.

Em minha modesta opinião, não haverá qualquer entendimento porque as forças politicas envolvidas entendem isso como "fraqueza" e, portanto, a situação arrastar-se-á até que um membro do PS ou do PSD não compareça a uma sessão e então a CDU/proposta acabará por passar, se assim não acontecer lá para as calendas teremos a Junta de Freguesia de Vendas Novas constituida (calendas=eleições em 2009)já que a Lei permite que a situação se arraste "ad eternum"

Anónimo disse...

Mas qual é a espiga? Têm maioria absoluta? Não pois não? Então caso encerrado!

Anónimo disse...

A situação da Junta , a ser na verdade como o "de monstro" refere então porque é que a Junta ainda não está constituida ??


Quanto ao sentimento das estruturas regionais desses partidos sobre o que eles andam a fazer em Vendas Novas é muito interessante e revelador QUE NÃO É COMO NO PARTIDO COMUNISTA- o que faz muita confusão ao "de monstro"

bomdebola disse...

Uma saudação especial ao “meretissimo” e ao “DeMonstro”. Pela parte que me toca fico agradado com a vossa visita. Espero que continuem por cá e nos tragam aquele toque de pluralismo opinativo que eu tanto aprecio.

Quanto à constituição da Junta, é um dado adquirido que as posições estão desde há muito extremadas. Enquanto as hipóteses passarem unicamente pelo 3-2 ou 2-3 não há cedências. Estes dois cenários não agradam à pluralidade dos blocos opositores e sendo assim, não concessões. Aparentemente estamos na presença de um problema insolvente. Mas só aparentemente.

Hoje trago-vos um novo motivo de reflexão. Não é totalmente seguro mas consta por aí que PS e PSD estariam dispostos a viabilizar a constituição de um executivo totalmente composto por membros da CDU. Também se diz que esta solução não agrada totalmente às cúpulas locais do PCP, embora não o admitam publicamente. Mas essa é outra questão que não cabe agora explorar.

Anónimo disse...

Já cá faltava a "opinião"do "bomdebola" com a habitual "isenção" intelectual .

Querem ver agora que é o Partido Comunista que não lhe agrada constituir a Junta só com elementos do PC ????.

Anónimo disse...

Este bomdebola tem andado muito tempo com a cabeça ao sol ...

Anónimo disse...

É, o tipo inventou tudo. Não lhe liguem…

Anónimo disse...

Este "bomdebola" caminha a passos largos para ser o "maluquinho" da politica local

Anónimo disse...

Completamente de acordo. O melhor é interná-lo compulsivamente antes que ele nos contagie…

Anónimo disse...

Esta situação da não constituição da JFVN passa completamente ao lado do pessoal .

Passem pelo blog do Estrela e vejam o que é que o pessoal quer.

Para muitos o paraiso em Vendas Novas seria a câmara comunista a apoiar o futebol do Estrela e pronto !

João Fialho disse...

Um dos princípos deste deste blogue é que os colaboradores não comentem os "comentários anónimos". A não ser em casos excepcionais, e apenas através do autor do post em causa.

É também isso que irei fazer desta vez. No entanto, quero aproveitar para agradecer a todos os leitores e aos comentadores, anónimos ou não, a forma educada que escolheram para abordar este tema, ao nível dos comentários aqui colocados.

É óbvio que, num tema como este, as opiniões divergem, e muito. Isso é natural em política. Aliás, o unanimismo seria mais preocupante e é mesmo preferível que não seja a regra, antes pelo contrário.

No que respeita a este caso da Junta de Freguesia, acredito que uma solução seja encontrada. Espero que brevemente.

Saudações amigas a todos.

bomdebola disse...

Seria frustrante que este tema encerrasse sem o contributo objectivo dos comentadores no apontar de caminhos exequíveis para se sair deste impasse.

Pela minha parte, aceito sem esforço, que PS e PSD negoceiem com a CDU uma solução de compromisso que viabilize a constituição da Junta. Mas só e apenas, na condição da mesma integrar unicamente membros da CDU. Não vejo que esta aparente cedência seja desprestigiante aos olhos do eleitorado.

A CDU é quem mais tem a ganhar com a continuidade deste “faz de conta que se está a querer resolver alguma coisa”. O Presidente da Junta lá vai aparecendo repetidamente no papel de moderador (e de vítima) que “tudo” faz para resolver o imbróglio mas, se os outros não deixam, ele não tem culpa…

Depois, há ainda a questão do Presidente estar sozinho a governar a Junta. Não há tesoureiro, não há secretário e muito menos vogais. Não há subsídios, não há orçamento, não há prestação de contas à Assembleia… Ora, tudo isto joga a favor de quem? Eu já não tenho dúvidas sobre quem está a levar vantagem, que vai aumentando a cada dia que passa.

Seria interessante sabermos a opinião do “meretissimo” e do “DeMonstro” sobre a possibilidade da constituição da Junta desta forma, que não é tão irreal como muitos julgam. De outra forma não vamos ter executivo nesta legislatura e o desgaste do PS e do PSD será cada vez maior. Digo eu, quando penso…

Anónimo disse...

Bolas "Bomdebola"!! A MIM NÃO ME ENGANAS TU ,COMUNA BARALHADO

Anónimo disse...

Nasci e estudei em Vendas Novas, mas há já uns bons anos que me fixei em Lisboa. Fui à minha terra umas 4 vezes (1957/62/66/75), a última em 2003 e constatei, com espanto, como a cidade se estendeu...tem locais muito bonitos! No centro há alguns edifícios em estado decadente, mas possivelmente os proprietários "não estão nem aí" para os restaurar, a culpa não será só da Câmara, penso eu. "Flor"

Anónimo disse...

depois de milhões de mortos os comunas são boa gente... acreditem!

Eu acredito! Mais e melhor comunas!

João Fialho disse...

Este comentário serve mesmo só para encerrar por agora a discussão desta matéria.

Aproveito para agradecer, muito sinceramente, a todos os os leitores, comentadores e outros visitantes aqui do blogue, bem como a quem enviou o texto para para publicação.

Saudações amigas.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.