quarta-feira, 5 de julho de 2006

Atribulações Locais - cento e treze dias a escrever sobre Vendas Novas e Landeira


"Este blogue tem contribuido para que se pense mais sobre Vendas Novas."


"... contando actualmente o "Atribulações Locais" com 10 colaboradores, e depois de ter sido visitado cerca de 4500 vezes, de aqui terem sido publicados até hoje 70 posts sobre os mais variados temas, que mereceram cerca de 550 comentários escritos, continuo a acreditar que esta iniciativa tem condições para consolidar o seu espaço próprio na blogosfera vendasnovense."
Na verdade, pese embora a sua breve existência (pouco mais de cem dias), já aqui se focaram as atenções sobre diversos assuntos de interesse local. Uns mais pertinentes que outros, o que me parece normal, uns mais de interesse geral, outros nem tanto, uns mais actuais, outros menos. Mas todos eles com os mesmos denominadores comuns: com absoluta liberdade (como não podia deixar de ser) na escolha dos temas e na forma de os abordar, por parte de cada um dos colaboradores.

Já aqui se escreveu sobre a qualidade de vida em Vendas Novas, em que se manifestaram salutares divergências de opiniões, tal como sobre esta moda dos blogues e a sua importância na abordagem sistemática de um alargado leque de assuntos de interesse para a comunidade local. Também se escreveu sobre temas de actualidade, como sejam a questão do hipotético encerramento do SAP (no Centro de Saúde) e a falta de informação à população, neste caso em relação à qualidade da água distribuída em Vendas Novas e na Landeira para consumo humano e no que respeita à situação da Central de Camionagem, a qual esteve nove meses encerrada depois de ter sido oficialmente inaugurada.

Realçou-se o importante papel desempenhado pelo associativismo local e concelhio (tema a que pretendemos voltar), a propósito da Associação de Jovens da Landeira, da Casa do Benfica e do Núcleo Sportinguista de Vendas Novas, bem assim como se destacou a relevância social do papel desempenhado pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vendas Novas. Ainda em termos pessoais e sociais, destacou-se o papel de algumas personalidades (tema que pretendemos igualmente voltar a abordar), a propósito do SAP e do Lar e Centro de Dia em construção na Afeiteira. Ainda no que respeita ao vasto tema que constitui a "solidariedade", efectuou-se uma primeira abordagem ao papel da Santa Casa da Misericórdia e da sua intenção de construir uma nova "Creche".Actividades como o Aeromodelismo, o Motociclismo ("Clube Motard") e o Escutismo em Vendas Novas, tiveram igualmente o seu espaço, o mesmo acontecendo em relação ao "Dia do Combatente", promovido pela Liga dos Combatentes em Vendas Novas. Além disso, este espaço tem sido aproveitado para chamar a atenção em relação a questões ambientais, como sejam os autênticos e injustificados e, pior que isso, sem que alguém tenha sido responsabilizado, abusos verificados no corte de eucaliptos na urbanização à saída para o Bairro Lizardo.

O conhecimento de locais e situações características de Vendas Novas tem igualmente aqui o seu espaço de fotografia, que se pretende seja uma constante, e para o qual todos os leitores podem também contribuir, enviando as suas fotos. O lançamento do livro "Rumo ao Futuro, Vol I - Vendas Novas, a Caminho da Liberdade", foi também devidamente mencionado aqui no Atribulações Locais (este é mais um dos temas a que pretendemos voltar), tendo o mesmo acontecido em relação à iniciativa da "Feira de Tasquinhas e Artesanato".

Um papel de relevo tem sido dado à Literatura ("O hóspede de Job", de José Cardoso Pires) e à História ("General Humberto Delgado na EPA, em Vendas Novas"). Sobre esta matéria, tem este blogue envidado esforços para conseguir aumentar a sua capacidade de tratar estes temas, através de convites endereçados a personalidades de Vendas Novas. Em face de algumas das respostas obtidas, que muito agradecemos, estamos esperançados em consegui-lo.
De facto, pensamos que haverá vantagens em que este e outros aspectos histórico-culturais da cidade e do concelho, possam ter aqui o seu espaço próprio. Nesse sentido vai também o texto publicado a propósito do Teatro em Vendas Novas, tema a que voltaremos sempre que se justifique. Tem sido também dado destaque à imprensa local, através da divulgação efectuada em relação à "Gazeta de Vendas Novas". Ainda no campo da cultura, efectuámos esforços junto do respectivo promotor, por duas vezes via email mas infelizmente sem respostas, no sentido de divulgar a exposição de obras do mestre catalão do Surrealismo "Salvador Dali", actualmente a decorrer em Vendas Novas.

A propósito desta questão, volto a referir que o "Atribulações Locais" está sempre disponível e terá muito gosto em contribuir para a divulgação de tudo o que, em termos de cultura, tiver lugar no concelho de Vendas Novas. Estão, deste modo, todos os respectivos promotores, privados ou instituicionais, convidados a fazer-nos o favor de enviarem material para divulgação cultural das suas iniciativas.

A problemática em redor da Junta de Freguesia de Vendas Novas também já teve o seu espaço de discussão neste blogue. Neste particular, ficou patente a dificuldade em ultrapassar essa questão, o que nada abona em favor de vários dos intervenientes na política activa local. Aliás, em termos de política local, este tem sido um espaço relativamente activo, por exemplo quando debateu a questão "Não é fácil ser oposição em Vendas Novas!?", bem como outro assunto do mesmo género, sob o lema "Há défice democrático em Vendas Novas?". Em ambos os casos, a exemplo que também aconteceu na discussão sobre a Junta de Freguesia, verificou-se que existe uma grande apetência por parte dos leitores, em debater estas matérias de carácter mais político.
Por tudo isto, contando actualmente o "Atribulações Locais" com 10 colaboradores, e depois de ter sido visitado cerca de 4500 vezes, de aqui terem sido publicados até hoje 70 posts sobre os mais variados temas, que mereceram cerca de 550 comentários escritos, continuo a acreditar que esta iniciativa tem condições para consolidar o seu espaço próprio na blogosfera vendasnovense.

Para tal, muito contará a sua já devidamente esclarecida intenção de abranger um leque de opiniões o mais abrangente possível. E para que não restem dúvidas sobre isso poderei dizer que, entre os seus actuais colaboradores constam 2 pessoas filiadas no PSD e, que eu saiba, nenhuma em qualquer dos outros partidos representados em Vendas Novas. Mas sobre isso, não tenho certezas.

Ainda sobre esta temática volto a referir que, em devido tempo e em relação a todos os partidos políticos representados em Vendas Novas, este blogue endereçou convites para que os mesmos pudessem aqui estar devidamente representados. Obtivemos resposta por parte do PSD, mas não da parte do PS nem do PCP/CDU. Em relação a este último partido, foram efectuados três convites a três personalidades de Vendas Novas que representam o PCP/CDU ao mais alto nível na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal de Vendas Novas. Um dos convites efectuei-o pessoalmente há cerca de 2 meses (talvez um pouco mais) e os outros dois, há pouco mais de um mês, por carta endereçada pessoalmente (não aos cargos que exercem), assinada por vários colaboradores do blogue e enviada pelos CTT em correio azul. Até hoje, nenhum dos três convidados respondeu.

Como é evidente, tenho pena que este blogue não conte, em simultâneo, com pessoas directamente ligadas aos 3 partidos aqui representados, mas a verdade é que considero ter feito o que deveria em relação a essa matéria. A minha leitura sobre isso é que tanto o PS como o PCP/CDU não encontram neste blogue razões suficientes para aqui exprimirem e tornarem públicas as suas opiniões. São opiniões. Impõe-se respeitá-las. De qualquer forma, como é natural, todos os convites já efectuados se irão manter até que os convidados se permitam fazer o favor de responder.

Por último, duas pequenas chamadas de atenção para alguns dos nossos amigos visitantes. Uns, porque teimam em confundir "Informação" com "Opinião". Este espaço não é um jornal online, pelo que não se pode dizer que produz informação, no sentido em que a mesma é tida nos meios de comunicação social. O Atribulações Locais é muito mais um espaço de produção de conteúdos que têm a ver com opinião. Com opiniões livres. Que não se pretendem isentas, apenas opiniões. Outros, para que não insistam em dizer que, aqui, as opiniões se escondem no anonimato ou em pseudónimos. Se é verdade que quatro dos colaboradores escolheram e pretendem continuar anónimos, os restantes seis já partilharam explicitamente a sua identidade aqui no blogue. Ainda que, em alguns casos, mantenham os respectivos "nicknames". E dão a cara pelo que opinam, quando escrevem o que pensam sobre os mais variados temas. Portanto, não há justificação para se generalize a ideia contrária, pois tal não corresponde à verdade.

Quero também deixar um agradecimento especial a todos os colaboradores, extensível aos nossos ilustres visitantes e aos comentadores que fazem o favor de nos visitarem. Oxalá continuem a encontrar razões para aqui voltarem.

Saudações amigas a todos.

4 comentários:

bomdebola disse...

Excelente resenha de um percurso digno que nos motiva e estimula a continuar com o mesmo entusiasmo de sempre.

Anónimo disse...

Bom, melhor, óptimo.

Já agora será verdade k vamos a eleições para a JFVN em Outubro?....

Anónimo disse...

De boas intenções está o mundo cheio... esim tem toda a razão o blog pode ser um bom meio de divulgação das actividades culturais e desportivas do concelho, embora algumas delas vos passem ao lado não percebo muito bem como, as Noites de Verão são um exemplo claro disso, será por serem organizadas pela Câmara Municipal??? As festas da Afeiteira, talvez tenham honra de serem destacadas neste blog, vão acontecer nos dias 28,28 e 30 de Julho salvo erro, axo que merecidamente deveriam ser divulgadas!Só gostava que estes post de divulgação cultural tivessem tantos comentários como os polemicos posts em relação a assuntos politicos e outro do mesmo nivel, mas não os comentadores, gostam muito de dar o seu contributo para dizer mal de fulano e beltrano e outros que tais! Apesar de tudo continuo a achar o blog util e um intrumento viavel para a divulgação do concelho, das suas actividades e dos seus problemas, embora com muita pena minha, raramente se veja um post em que se diga bem ou se faça o rescaldo de qualquer iniciativa organizada pela autarquia que tenha corrido bem... apenas do que esta faz de mal, mas isto são sinais dos tempos!!

Caro AlentejoDive, tente ser mais sintético, porque os seus posts tornam-se chatos e enfadonhos com tanto texto ás vezes para dizer o mesmo...é só um conselho!!!

Anónimo disse...

Caro anónimo :

Para dizer bem lá está a organização informativa tradicional local