segunda-feira, 24 de julho de 2006

Vamos lá desenvolver a blogosfera em Vendas Novas !

..

Este texto tem uma única intenção: ajudar à criação de novos blogues em Vendas Novas.

A blogosfera vendasnovense tem-se caracterizado por uma relativa apatia. Independentemente das razões que possam estar na base dessa situação, importa trazer para o seio da comunidade internauta, novos estímulos que permitam alterar essa quase letargia.

Um blogue pode servir diversas finalidades e a sua grande virtude é, a meu ver, a diversidade. Há blogues muito interessantes, alguns óptimos e outros nem por isso. Muitos são de carácter pessoal, onde o seu criador pretende relatar as suas experiências de vida. Outros são blogues colectivos. Uns e outros, podem ser intimistas, generalistas ou temáticos. Ainda me parece existir um grande vazio para preencher na área dos blogues especializados. O futuro na blogosfera pode passar também por aí.

Na fase em que estamos, o mais importante nos blogues, segundo me parece, é a credibilidade. A par da responsabilidade e do equilíbrio entre anonimato e privacidade. A forma como vejo as coisas leva-me a dizer que a tendência nos blogues é para que os mesmos sejam assinados (é a questão da credibilidade) e para que forneçam conteúdos mais alargados (texto, som, vídeo). No futuro, quem sabe? talvez surjam internautas a viver económica e exclusivamente de blogues.

Ao nível local, os blogues podem ter um importante papel a desempenhar, que passa pelas novas formas alternativas ou complementares do exercício da cidadania. Podem ajudar à divulgação de diversos tipos de conhecimento ou informação, trazendo-os para o seio da comunidade. Nessa medida, ajudam a cimentar o papel social de afirmação como cidadãos, de todos os que neles participam, a publicar ou comentar. O que pode ser entendido como uma outra espécie de afirmação cívica.

Para aqueles que já pensaram na hipótese de criar um blogue, mas que ainda não se decidiram, creiam que esta é uma das melhores formas (e também a mais fácil) de se iniciarem no fornecimento de conteúdos online. Se há milhões de pessoas que mantém blogues por esse mundo fora, pelas mais variadas razões, porque razão tu (ou você) não hás-de experimentar?

Em Vendas Novas há tanta gente com tanto para dizer e partilhar, porque não criar um blogue com esse propósito? Há tantas pessoas que gostam de escrever prosa ou poesia, de pintar, bordar, que se dedicam á fotografia amadora, à escultura ou ao artesanato, que defendem isto ou aquilo, que gostariam e não sabem como divulgar as suas mais diversas iniciativas, sejam pessoais ou de carácter associativo ..... porque não criar um blogue?

Criar um blogue é fácil, é gratuito e requer relativamente pouco tempo. E está aqui alguém que tem todo o gosto em ajudar nos primeiros passos. Só têm que dar o segundo passo. O primeiro é este texto. Espero que esta disponibilidade ajude a desenvolver a blogosfera de Vendas Novas. Não se acanhem, pois não têm nada a perder. Vá, vamos lá, comecem por escrever o que precisam aqui nos comentários ....

João Fialho
(”alentejodive”)

4 comentários:

Anónimo disse...

ó meu caro, criar um blog é fácil e requer pouco tempo, mas manter o mesmo apelativo e credível já é um bocadinho mais complicado.

Olhe para o geracoesvn, um dos melhores blogs que nascidos nesta terra ou o profeta que só é actualizado de mês a mês.

O atribulações também é um paradigma do que que eu aqui refiro, neste momento só o João é que nos dá alguma informação e a cada vez mais espaçada.

Anónimo disse...

Bem, é fácil para quem sabe. Olhe no meu caso não é fácil mas também não tenho tempo para a Net, portanto não vale a pena começar um.
O GeraçãoVN era um blog muito bom e o Profeta é diferente mas teve um papel importante numa determinada altura.
O Atribulações não informa mas dá opiniões sobre os assuntos. E o Moutal tem estado também muito activo.
Estes blogs são todos importantes e oxalá todos tenham êxito. O mesmo para este novo que apareceu agora - o Notícias de Vendas Novas. Porque será que foram buscar o nome de um jornal cá da terra? Isso estará correcto?

Anónimo disse...

Onde é que se pode adquirir o jornal Notícias de Vendas Novas?
Só conheço a Gazeta de Vendas Novas e o Notícias Municipais!
Como moro fora da cidade gostaria de receber um jornal de Vendas Novas que me desse mais notías que a Gazeta.

Anónimo disse...

O jornal Notícias de Vendas Novas (se a memória não me atraiçoa é assim que se chama) é um título que se publicou durante décadas em Vendas Novas e que tem hoje em dia suspensa a sua publicação desde há poucos anos, por dificuldades várias mas pode voltar a qualquer altura.
É um título que pertence (acho que ainda pertence) a uma entidade de Vendas Novas com personalidade jurídica chamada "Fábrica da Igreja da Paróquia de Santo António".
Se agora aparece um outro Noticias de Vendas Novas isso só se deve a desconhecimento de quem teve a ideia de criar um blogue com esse nome.
Se amanhã aparecer um blogue chamado Porta do Alentejo ou Gazeta de Vendas Novas ou Noticias Municipais acho que as pessoas não vão gostar. Mas quem quiser pode fazer blogues
com esses nomes só que estaria errado.
E na mesma está errado fazer um blogue chamado Noticias de Vendas Novas. Deve ser desconhecimento se não for é grave.