quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Decidi deixar aqui alguns esclarecimentos aos nossos amigos leitores

.

Nada me fazia prever que, nesta fase de crescimento, o “Atribulações Locais” viesse a ser posto em causa por alguns dos nossos amigos visitantes. Também não esperava que se conjugassem fortemente diversos comentadores, todos convenientemente anónimos, com o nítido objectivo de fomentar divisões entre os respectivos colaboradores. Tal como não esperava, por que não está na minha matriz de comportamento, que conversas privadas entre amigos viessem parar à caixa de comentários deste blogue, mesmo que sobre o assunto em causa nada haja a esconder e tal tenha acontecido, segundo me foi dito, com o sentimento de reparar eventuais injustiças de que o blogue estaria a ser alvo. Vamos então por partes.

Objectivo do blogue e direito á privacidade

Começando pelo mais importante: este blogue surgiu com o objectivo de ajudar a pensar e discutir sobre Vendas Novas. E assim vai continuar. No princípio foram, é verdade, efectuados convites a diversas personalidades de Vendas Novas, umas responderam outras não. Todas estão no seu direito. Ponto final. Mas ninguém deveria, seja a que pretexto for, divulgar aqui no blogue nomes de pessoas convidadas, aos quais teve acesso através de conversas privadas, ainda por cima entre amigos. Todos merecem o respeito à sua privacidade. E pretendo que esse direito, como outros, nunca aqui seja posto em causa.

Colaboradores do blogue
Sobre este assunto, não tenho dúvidas de que o mais importante é agradecer publicamente, tal como faço em privado, o relevante papel desempenhado pelos que cá estão, os que aceitaram colaborar, ajudando com as suas capacidades e o seu esforço a fazer crescer este espaço de opinião. Importantes, na verdade, são os que trabalham e colaboram. Outros, mesmo que convidados, só serão importantes para o blogue se aceitarem colaborar. Aqui, o que todos os colaboradores fazem é, nem mais nem menos, que um verdadeiro exercício de cidadania. Pelo que só vejo razões para o meu aplauso e regozijo, pois nenhum dos actuais colaboradores ganha seja o que for com a sua participação no blogue, nem se prevê que tal venha a acontecer.

Comentários anónimos: sim ou não?
Outro aspecto igualmente relevante, tem a ver com o facto de se permitirem ou não comentários anónimos. Para alguns, tal não deveria ser possível. Sendo embora uma opinião a ter em conta, foi decidido pelos colaboradores do blogue que assim deveria continuar. É também essa a minha opinião. Isso tem riscos, concerteza que sim. Mas são riscos que pode vale a pena correr, pois um blogue como este, de carácter local, deve ser um espaço vivo, que permita o exercício do contraditório, o debate e a discussão, sobre temas que interessam a toda a comunidade. Limitar o acesso aqueles que, por algum motivo, entendem não se dar a conhecer, seria negar o acesso a esses direitos. Aliás, aqueles que se aproveitam por vezes cobardemente desta possibilidade com atitudes impróprias a vários níveis, desde a falta de educação à total ausência de civismo, também o poderiam fazer se estivessem registados. No entanto,é bom que saibam que, estejam ou não registados, é sempre possível ter acesso ao “IP Adress” que corresponde ao ponto de acesso á Internet onde se encontra o computador de onde partiram esses comentários. Ou seja, mesmo os anónimos militantes talvez não sejam tão anónimos como pensam. Só que alguns, os menos atentos, talvez não o saibam. Por último, já todos percebemos que este tipo de comentários irá continuar, seja o que for que se diga, mesmo que se apele insistentemente ao bom senso, ao respeito mútuo e à educação. As razões são conhecidas e aí, a falta de educação não estará sozinha, todos percebemos porquê.

O papel de oposição
Alguns visitantes têm-se manifestado, comentando no sentido de que este blogue fará parte uma qualquer estratégia de oposição política. E até parecem convencidos desse facto, de uma forma algo estranha e que foge à minha compreensão. Este blogue não tem nem nunca teve, fixem bem: “nunca teve”, a intenção de se constituir como oposição política local. Só assim se justifica que entre as várias pessoas convidadas para serem colaboradores directos, tenham constado 3 (três) elementos que são ou já foram eleitos em listas da CDU em Vendas Novas. E foram convidados numa altura em que o “Atribulações Locais” tinha pouco mais de um mês de existência (não tenciono voltar a falar aqui sobre esta questão!). O papel de oposição política está atribuído a forças políticas locais, não a este blogue. Não é esse o seu papel.

Meio de comunicação
Já aqui deixei bem claro que este blogue não é nenhum jornal. Nem poderia ser. É um meio de comunicação no sentido mais lato, mas não é um meio de comunicação social. Nem tem jornalistas entre os colaboradores. E não aceita a imposição que alguns estranhamente lhe querem atribuir, de ter que divulgar tudo o que se passa em Vendas Novas. Eu compreendo as razões porque certos visitantes o fazem, mas esses já deviam ter percebido que essa estratégia é demasiado saloia para lhes dar resultados. Desde o princípio, o “Atribulações Locais” divulga, fala e discute sobre aquilo que o seu administrador e os seus colaboradores decidirem, cada um de per si. Cada um tem inteira liberdade para o fazer, desde o primeiro dia. Mas como quer ser um espaço dinâmico, também pretende divulgar, falar e discutir sobre outros assuntos colocados pelos seus leitores. Prova disso, é o facto de desde há meses passar na parte de cima do blogue uma mensagem que diz ”Se quiser ver aqui tratado um assunto de seu interesse, contacte-nos por e-mail”. Ora, acontece que os poucos temas que até agora nos foram propostos tinham apenas a ver com indícios de problemas ao nível do funcionamento interno de instituições locais, o que manifestamente foge ao âmbito do que aqui nos propomos. Mas o repto continua em aberto, como sempre.

Exercício da cidadania
Que eu tenha conhecimento, e perdoem-me a ignorância se existir algum outro caso, os blogues são actualmente o único espaço público que incentiva o exercício diário de cidadania em Vendas Novas. Por isso mesmo, tem sido público desde há meses, que eu próprio tenho por várias vezes incentivado a criação de mais blogues em Vendas Novas. A meu ver, quanto mais blogues falarem sobre Vendas Novas, melhor. Quanto mais espaços destes, ou doutros, existirem para que as pessoas falem, escrevam ou discutam assuntos locais, melhor. Não há que ter receios sobre os novos blogues que aparecerem, pois serão sempre complementares e nunca concorrentes aos que já existem. As características da blogosfera assim o fazem crer. O que é pena, acho eu, é que actualmente a blogosfera e a mesa-do-café são os únicos sítios em Vendas Novas de acesso generalizado onde se discutem publicamente assuntos relevantes e onde, simultaneamente, se permite de forma descomplexada o exercício do contraditório. Tudo isto, todos os dias. Para tal, muito contribui o “Atribulações Locais”. Se acham que é pouco, então se calhar estou errado. Mas então nesse caso, teria que dizer que não vejo aqui essa possibilidade em qualquer outro sítio, nem nos diversos órgãos autárquicos, nem nos órgãos de informação e comunicação social locais. E creiam que esta afirmação não pretende ser uma crítica, antes uma constatação.

Em conclusão
Posto isto, valerá a pena perguntar: faz ou não sentido existirem blogues como o “Atribulações Locais”, em Vendas Novas?
Façam a vossa própria introspecção e concluam.

Saudações amigas para todos.
João Fialho
("alentejodive")

13 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro que tudo, e eu continuarei a ser um eterno anónimo (consciente, ainda assim, de que o não sou totalmente) -confesso que não me irei desgastar mais a explicar os motivos porque o faço -, quero felicitá-lo pelo seu excelente “Post”, mais do que isso, ele é um excelente trabalho que dá a conhecer a todos as regras de funcionamento e os objectivos deste não menos excelente Blog Atribulações Locais.

Aparece no momento certo, as águas pareciam estar a turvar demasiado, e representa um aclarar de situações, feito de uma forma extremamente inteligente, e que, estou em crer, muito contribuirá para uma melhoria qualitativa do Blog no curto e médio prazos.

À sua pergunta se o Atribulação Locais é para continuar, eu respondo SIM E POR MUITO TEMPO!

Anónimo disse...

Felicito Alentejodive pelo excelente texto.
Toca em todos os pontos que geraram a polémica em questão de forma clara, determinada, sem cair no ter que agradar a quem quer que seja.
Também penso que o Atribulações Locais é um espaço de ideias livremente expressas, com direito a contraditório.
Deixemo-nos, então, de politiquices "de trazer por casa" e façamos todos um verdadeiro exercício de cidadania.

Anónimo disse...

" O que é pena, acho eu, é que actualmente a blogosfera e a mesa-do-café são os únicos sítios em Vendas Novas de acesso generalizado onde se discutem publicamente assuntos relevantes e onde, simultaneamente, se permite de forma descomplexada o exercício do contraditório. Tudo isto, todos os dias. Para tal, muito contribui o “Atribulações Locais”.

NÃO PODIA ESTAR MAIS DE ACORDO !
O ATRIBULAÇÕES É LIBERDADE !

P.S. Caro "alentejodive" bem haja ; você com a sua escrita é um exemplo de cidadania nesta terra onde por vezes (nem sempre) a inveja predomina....

Anónimo disse...

A verdade é que desde há algum tempo que deixei de ter vontade de aqui dar a minha opinião.
As razões são minhas, mas principalmente o cansaço de me sentir "remar contra a maré", "dar murros na parede"... enfim... já perceberam...

Hoje, depois de ler este post (pq apesar de ter deixado de escrever, todos os dias venho ler o blog), apeteceu-me escrever.
Apenas para dizer que é por pessoas como o João Fialho e outros colaboradores deste blog, que sinto que afinal vale a pena.
Vale a pena!
Obrigada.

Anónimo disse...

“Fundamentalista anónimo” que sou, quero aqui deixar uma mensagem aos Bloggrs, anónimos ou não, deste excelente Atribulações Locais: (a ordem destas duas palavras não é arbitrária)

Durante duas semanas irei estar ausente, e como cidadão “privilegiado” que sou, a minha ausência será mesmo fora do nosso país e em paragens bem longínquas.

Alegrem-se, portanto, todos os inimigos dos participantes anónimos em geral e, sobretudo aqueles que, de uma forma ou de outra, já me identificaram e de mim já estão fartos.

Todos irão ter o seu merecido descanso durante cerca de 15 dias, não irei incomodar quem quer que seja aqui no Blog durante esse tempo e eu, lá nas paragens por onde andarei, recorrerei às Musas, se lá as houver, para me darem mais inspiração de modo a que, uma vez regressado, possa continuar a participar no Atribulações com a qualidade e, sobretudo, a dignidade que este Blog merece e exige, e que eu, não obstante a preocupação, nem sempre tenho conseguido.

Boa sorte a todos e, como diria um amigo meu Inglês mas que fala Italiano: Ciao, arrivederci !!!

Anónimo disse...

Estive lá ontem na sessão solene e ouvi a cassete do post mas reproduzida de forma enfandonha , sectária e pré-histórica .

Só nesta Terra, justificar homenagens numa sesão solene de criação do Concelho por causa da reforma agrária.....

Mas também a maior parte que assistiu aquela palhaçada estava lá por obrigação.

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo comentário que por lapso publiquei . Trata-se de um engano não tem nada a ver com este post do atribulações . Caso o administrador o entenda - porque não sei fazer- poderá eliminá-lo. obrigado

Anónimo disse...

Sessão Solene do 44º aniversario do Concelho de Vendas Novas


Fomos assistir no dia 7 pelas 11h. no auditório municipal á referida sessão solene .

Não faltando – como era previsível - na forma de discurso ,a já conhecida cassete local, nunca pensamos que uma sessão solene da criação do Concelho acabasse ao fim e ao cabo por ser um comício do Partido Comunista. onde não faltaram referências de há 30 anos como a do PREC e A da Reforma Agrária..

Presença da População? - praticamente nula

Assistentes : entre 100 a 120 quase todos por obrigação, incluindo oposição, faltando mais de dois terços dos eleitos locais (C”D”U inclusive);

mais de 60 assistentes estavam relacionados com as condecorações


ACORDA VENDAS NOVAS

João Fialho disse...

Cheguei há pouco de fim-de-semana prolongado durante o qual, desde 5ª feira á noite, não tive acesso á Net.

Cabe-me agradecer, o que faço de forma sincera, todos os comentários aqui deixados pelos nossos amigos visitantes.

Mas não ficaria satisfeito se não dissesse o seguinte, que me esqueci de escrever neste post de 5ª feira:
"O meu sincero agradecimento a todos, mas mesmo todos, os amigos visitantes do Atribulações Locais, independentemente de deixarem ou não as vossas impressões nos comentários e seja qual for a opinião que tenham sobre os assuntos nele tratados".

Poderá justificar-se aqui uma espécie de "transcrição livre" adaptada do que defendia Agostinho da Silva: "Neste blogue não há qualquer tipo de adversários, seja qual for a sua opinião. Apenas colaboradores com opiniões diferentes."

Claro que Agostinho da Silva falava da Política e não deste blogue, mas enfim ...

Anónimo disse...

Caro João Fialho
Como alentejana de gema lembro-lhe apenas um ditado popular: "os cães ladram mas a caravana passa", portanto, ouvidos de mercador!.
Q

Anónimo disse...

E para amenizar o clima, quiz ir ao cinema, quiz... mas não fui, ou melhor, fui ao Auditório, estava um escuro de breu no local que nem se conseguia ler o papel que estava afixado. Poupança de energia secalhar, digo eu. Ou, então, foi uma avaria no sistema decorrente da água acumulada no cimo, ao k parece teve que ser feito um "furinho" na parede para o respectivo escoamento mas, entretanto infiltrou.
Incúria ou azar? fica a dúvida.

Anónimo disse...

e olha pa mim com um ip q não é o meu, quero ver como me vão apanhar!!!!

Hi! Hi! Hi!

Anónimo disse...

o terror do AL

Hi! Hi! Hi!