segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Meio século de luta

.

O Concelho de Vendas Novas foi criado há 44 anos, após uma luta de mais de meio século.

O Dec-Lei nº 44557 de 07 de Setembro de 1962, criava um novo concelho no país, o de Vendas Novas. Comemora-se portanto, agora, o 44º aniversário desse acontecimento histórico, de importância transcendente para esta terra, então vila e hoje cidade.

A autonomia administrativa constituiu uma viragem, também ela histórica, no desenvolvimento de Vendas Novas, nessa altura praticamente estagnada e que a partir daí avançou definitivamente, rumo ao progresso há muito desejado – e merecido – pela sua população. Não foi um processo fácil, a criação do Concelho, mas uma conquista, corolário de uma luta de mais de meio século.

A ideia da autonomia administrativa surgiu no espírito dos vendasnovenses no início do século passado, como o último meio para resolver, de modo eficaz, os muitos problemas e carências que afligiam a terra e que a Câmara Municipal (a de Montemor-o-Novo) não queria, ou não tinha possibilidade de solucionar, e de trazer à povoação o merecido desenvolvimento. Com a opção autonómica identificava-se inteiramente a população de Vendas Novas. A terra, apesar de tudo, foi elevada a vila em 1913…

A primeira exposição solicitando a criação do Concelho (elaborada pelo Dr. Artur Aleixo Pais), foi entregue ao Governo em 1926. O movimento era liderado por muitas individualidades influentes no meio local os “pioneiros da primeira hora da luta pelo Concelho”, entre os quais recordamos, como exemplo: João António de Almeida, Joaquim Martins Mendonça, Dr. Artur Aleixo Pais, Adolfo da Fonseca, Ten.Coronel Reis Fisher, António Joaquim Valadas, Estêvão de Almeida, António Coelho de Oliveira, José Lopes dos Santos, Manuel Alves de Paiva (muitos deles e dos seus sucessores na luta, não têm ainda o merecido reconhecimento de Vendas Novas, com, pelo menos, o seu nome atribuído a uma artéria da cidade) e esse movimento era apoiado por toda a população, que pondo de lado divergências políticas e outras, se uniu, no anseio comum da emancipação concelhia. Mas de Montemor veio a total oposição à desanexação de Vendas Novas do seu grande Concelho… e a justa aspiração dos Vendasnovenses não foi atendida. Vendas Novas perdia a sua primeira batalha pela autonomia …

Porém a luta ia continuar… em 1933 forma-se uma grande comissão pró–Concelho, integrada pelos “pioneiros da 1ª hora” e por muitos outros Vendasnovenses, dos quais recordamos como exemplo, o Capitão Joaquim de Oliveira Leite e Alves Gago (autores, com o apoio do Dr. Aleixo, de nova exposição pró–Concelho). Essa exposição foi entregue ao Governo pela comissão, que se deslocou a Lisboa em comboio especial, acompanhada por várias centenas de Vendasnovenses esperançados, vibrantes e entusiastas, e pela imprensa local, a “Gazeta do Sul”… mais uma vez essa esperança foi defraudada. Movimentaram-se de novo, os influentes opositores de Montemor e o concelho não foi criado… Vendas Novas perdia a sua segunda batalha autonómica…

Em 1951 surgiu outro ponto alto da luta pela autonomia administrativa, com a entrega ao Ministro do Interior da 3ª exposição de Vendas Novas (da autoria de Carvalho da Encarnação) solicitando a criação do Concelho. Essa exposição foi elaborada em nome da Junta de Freguesia de Vendas Novas e o movimento tinha como principal dinamizador, Manuel Varela Cid, acompanhado por Armindo de Jesus, António Coelho de Oliveira e muitos outros, sendo totalmente apoiada pela população e imprensa local, a “Voz de Vendas Novas”… Ainda dessa vez, montemorenses influentes se opuseram, com êxito, à criação do novo Concelho… Vendas Novas perdia a sua terceira batalha pela autonomia administrativa… Seria o último insucesso… A luta continuou… eram perseverantes os Vendasnovenses… Em 1961, a Junta de Freguesia entrega ao Governo a 4ª exposição solicitando a criação do Concelho de Vendas Novas.

Essa 4ª exposição, bem fundamentada, ficou a dever-se ao Dr. José Manuel de Castro Ennes Ferreira, que foi também o grande e esclarecido dinamizador da iniciativa. Ele foi, de facto, o grande obreiro da criação do Concelho. Com ele colaboraram estreitamente, Manuel Coelho de Oliveira e António José da Silva, além de outras individualidades locais. Incondicional foi, como sempre, o apoio da população.

Apesar da fortíssima oposição que veio de Montemor, a exposição de 1961 foi a última, a vitoriosa, pois finalmente, em 7 de Setembro de 1962, era publicado o Decreto que criava o Concelho de Vendas Novas!... não era um favor político, mas um acto de justiça!... Refira-se que a luta não foi entre Vendas Novas e Montemor, mas entre alguns montemorenses influentes, irredutíveis e ciosos da integridade do seu grande concelho e os Vendasnovenses, pressionados pelas carências da sua terra…. as populações (com famílias divididas por uma e outra localidade) essas sempre se compreenderam…

O dia 7 de Setembro é Feriado Municipal. O Dr. José Manuel de Castro Ennes Ferreira, por vontade popular, veio a ser o 1º Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas. A “grande festa do Concelho”, em que os Vendasnovenses deram largas à sua imensa alegria, teve lugar em 14–10–1962, com a presença do Ministro do Interior Dr. Santos Júnior, e culminou com um “banquete gigante”, para mais de 20.000 pessoas… longas faixas sobre as extensas mesas diziam “DE TODOS PARA TODOS”… foi o maior momento festivo jamais vivido em Vendas Novas!...

A Câmara Municipal, comemorando a data histórica da criação do Concelho, promove anualmente, com a colaboração das Juntas de Freguesia, instituições, colectividades e elementos da população, as “festas do Concelho”, sempre eventos importantes no âmbito cultural, recreativo e desportivo local… festas que constituem uma tradição na Cidade e no Concelho…

Artur Aleixo Pais.

56 comentários:

bomdebola disse...

Saúdo o nosso historiador Artur Aleixo Pais por mais este oportuno e esclarecedor contributo. É mais um retrato para percebermos melhor a importância deste passo decisivo na história da nossa cidade.

Anónimo disse...

OH "bomdebola" não é cidade , é CONCELHO! tá visto...não acertas uma ; vá , vá lá -faz lá o teu comentário pseudo-intelectual.

Anónimo disse...

bomdebola no seu melhor...

Anónimo disse...

O “bomdebola” para ter tantas animosidades, ainda que de menor qualidade, deve ser mesmo de qualidade superior!
Não desanimes e vai-te a eles, não valem nada!
È só fumaça!

Anónimo disse...

O “bomdebola” para ter tantas animosidades, ainda que de menor qualidade, deve ser mesmo de qualidade superior!
Não desanimes e vai-te a eles, não valem nada!
È só fumaça!

Anónimo disse...

"""tanta animosidade!!?"""

como diz o outro: "quem não quer ser lobo não lhe vista a pele"

e este bomdebola é um lobo mau disfarçado de capuchinho vermelho. Eximio no jogo do "toca e foge".

Aparece por aqui, lança a sua farpa sempre muito mal fundamentada e foge tal e qual um puto de 10 anos na escola quando faz budega. E para fugir ao castigo pisga-se.

Anónimo disse...

Meus ilustres crânios:

Andei mais tempo do que a maioria na escola e não consegui trazer de lá algo que me poupasse a ser apelidado levianamente de estúpido sempre que não correspondi às expectativas das inteligências extraordinárias de que sempre me rodeei.

Não cito os clássicos, não organizo colóquios, nem sequer domino a minha área. Tenho um QI estupidamente mediano e o meu desempenho na vida comprova-o.

Por isso não alimento ilusões quanto às companhias que conseguirei manter ao longo do resto do meu percurso. As mentes mais ávidas de sabedoria não foram desenvolvidas para se contentarem convivendo lado a lado com um gajo mesmo muito estúpido, como eu (assim poupo-vos o insulto e a falta de respeito). Merecem melhor. Muito melhor!

E eu por cá ficarei, ignorante, básico, incapaz de atrair o dinheiro e a posição social de destaque.

A meu favor joga o facto de nunca dar pala de génio incompreendido. Não passo de um tipo comum. Os/as mais dotados/as percebem isso na boa. E agem na legítima defesa da sua elite pensadora, brilhante, perante a qual me curvo numa respeitosa vénia.

Merecem a minha devoção. Mas não tenho pedalada para vós, ilustres crânios.

À vossa beira não passo de um embusteiro iletrado.

Anónimo disse...

“bodega” não se escreve com “u” zezinho. Tens de voltar ao primeiro ciclo.

Anónimo disse...

olha olha!

o lobo mau transformou-se em intelectual pensador!

por quem sois meu pensador? Jamais em tempo algum vos coibirie de nos ter, a nós grandes e ilustres crânios, como companhia.

Volte sempre ao nosso reino da sabedoria para se cultivar intelectualmente.

Anónimo disse...

agora transformou-se no mestre escola!!!

Anónimo disse...

olha olha!

o lobo mau transformou-se em intelectual pensador!

por quem sois meu pensador? Jamais em tempo algum vos coibir"ei" de nos ter, a nós grandes e ilustres crânios, como companhia.

Volte sempre ao nosso reino da sabedoria para se cultivar intelectualmente.

ai ai o mestre escola!!!!!!

João Fialho disse...

Aqui no Atribulações Locais, temo-nos dedicado de uma forma séria à divulgação, informação e discussão de temas que, em nossa opinião (do ponto de vista individual de cada um dos colaboradores) poderão interessar à nossa comunidade.

O texto agora em apreciação, da autoria de Artur Aleixo Pais, é disso exemplo. Todos lhe reconhecerão o mérito de ser, pelo menos (e dizer "pelo menos" é dizer pouco) um divulgador que muito tem contribuido para o amadurecimento da nossa memória colectiva.

O que eu me atrevo a pedir aos nossos amigos visitantes, leitores e comentadores, penso que não será pedir demais, é que nos ajudem a conseguir que o Sr. Artur Aleixo Pais continue a encontrar razões para colaborar neste blogue.

Isso só se consegue valorizando, também aqui, o seu excelente trabalho de recolha e pesquisa da História de Vendas Novas. Outro tipo de actuações, designadamente ao nível de certos comentários fora do contexto, nada abonam a favor do incentivo para que se trabalhe pela positiva.

Agradeço a vossa compreensão.

Anónimo disse...

AAAHHHHH !!! deixa ver se eu percebo. afinal a campanha anónima anti-bomdebola não é feita pelos colaboradores do blog !!! que confusão !!!

Anónimo disse...

O Post da autoria do Exmo. Senhor Artur Aleixo com o título, Meio Século de Luta, é um documento importante da nossa história local, extremamente bem redigido, como é seu timbre e a que, sempre, nos habituou!

Fica-me, no entanto, a dúvida se este Blog será o local certo para fazer este tipo de intervenções; receio bem que não, e o seu autor merecendo outro tipo leitores e, sobretudo, de comentários, poderá vir a pensar se, como diz o povo, não estará a dar “pérolas a porcos”…

Anónimo disse...

O Post da autoria do Exmo. Senhor Artur Aleixo com o título, Meio Século de Luta, é um documento importante da nossa história local, extremamente bem redigido, como é seu timbre e a que, sempre, nos habituou!

Fica-me, no entanto, a dúvida se este Blog será o local certo para fazer este tipo de intervenções; receio bem que não, e o seu autor merecendo outro tipo leitores e, sobretudo, de comentários, poderá vir a pensar se, como diz o povo, não estará a dar “pérolas a porcos”…

MouTal disse...

Vendas Novas merece este blog, e a preocupação de quem aqui escreve e dá a cara.
Mas ser independente e plural tem um preço a pagar, e o boicote que está a ser feito por comentadores que nada comentam, limitando-se a, cobardemente e escondidos sob a capa do anonimato, fazerem ataques pessoais tentando ridicularizar um dos colaboradores, demonstra mesquinhez e pobreza de espírito.
Infelizmente os valores da liberdade e da democracia ainda não fazem parte da maneira de estar na vida de muitos nos nossos conterrâneos, mas talvez com o tempo lá cheguem.
Mourato Talhinhas

Anónimo disse...

Diz muito bem o Sr Moutal, a mim o que me parece é que nestes comentadores há inveja por não conseguirem o que a malta deste blog já conseguiu em pouco tempo. Refiro-me a fazer que valha a pena entrar no blog para ler coisas interessantes de Vendas Novas. Para os que estamos longe é de valorizar.
Olhando o panorama de Vendas Novas, dos sites e dos blogs este é dos melhores e que visito mais e com o Sr Aleixo Pais ficou ainda melhor.
Já dizia a minha avozinha, as acções são para quem as pratica. Com isto quero dizer que a inveja é uma coisa muito feia.

Anónimo disse...

Um dos colaboradores do vosso blog também utiliza a capa do anonimato para fazer ataques quando lhe apetece e a quem bem entende. Quando diz "Vendas Novas merece este blog, e a preocupação de quem aqui escreve e dá a cara".

Eu pergunto, será que se o colaborador em questão desse a cara teria a coragem de fazer os ataques que tem feito? Não é este também um acto de cobardia?

Anónimo disse...

Saúdo o Artur Aleixo Pais por mais este excelente documento, sintetizando as lutas e as dificuldades, travadas e sentidas através do longo percurso que culminou na elevação de Vendas Novas a concelho no inesquecível dia 7 de Setembro de 1962.
Apesar deste historial já ter sido publicado, e até mais desenvolvidamente na Gazeta de Vendas Novas e nos livros sobre a história de Vendas Novas "Das Origens do Povoado a Sede de Concelho", da autoria do mesmo Artur Aleixo Pais, nunca é demais recordar e, porventura, fazer chegar pela primeira vez ao conhecimento de alguns vendasnovenses mais novos, a história da nossa terra e os nomes das pessoas que nela participaram e que a influenciaram positivamente.
Os meus parabéns, Artur!

Anónimo disse...

Mas será que para escrever com um mínimo de qualidade/dignidade e, sobretudo, de forma a suscitar o interesse e o convite á participação dos outros “bloguistas” é necessário “dar a cara” como por aí se diz?

Já muito se tem falado sobre isto, e o problema, lamentavelmente, parece residir entre os que se identificam, pelas mais diversas formas, e são considerados os “bons da fita”, e os que não se identificam, pelas mais diversas razões, e são considerados os “maus da fita”.

Meus queridos companheiros cibernautas, o problema não está, nem estará, em dar ou não dar a cara, em ser um anónimo com interesse ou um identificado despiciendo, o problema reside na educação e no civismo de cada um e, consequentemente, na qualidade daquilo que se pensa, diz, e, nesta circunstância, se escreve.

Termino dizendo o seguinte: o anonimato é, muitas vezes, utilizado por questões de humildade e ausência de todo e qualquer protagonismo, nada tendo a ver com aspectos qualitativos das mensagens e, muito menos, subterfúgio para atacar quem quer que seja; os identificados, pela inversa, são-no, ou podê-lo-ão ser, não raras vezes, pela ânsia de busca de um protagonismo que não alcançaram noutras áreas e épocas da sua vida, e vêem na “blogosfera” uma forma de atingirem alguma notoriedade que nunca tiveram, e que, de outro modo, jamais alcançariam.

Dora à vante, façam o favor de privilegiar e pôr em causa a qualidade dos “posts” e nunca, mas nunca, a identidade de quem os faz como se isso, só por si, fosse sinónimo de qualidade!

Vivam os anónimos competentes, abaixo os identificados incompetentes!

Anónimo disse...

São os comentários com a qualidade e a isenção deste último que (ainda) justificam a minha passagem pelo AL.

Anónimo disse...

O artigo histórico do Sr. Artur Aleixo, é excelente, já todos o sabemos, e não é por falta de divulgação em muitos outros meios de comunicação, escrita e falada, que o tema não é já, sobejamente, do conhecimento de todos, desde os mais idosos aos de mais tenra idade.

A questão que se me coloca, aliás, questão já ventilada por um outro comentador, é saber se este blog, tendo presente o “target” a quem, predominantemente, se dirige ou, mais importante do que isso, o perfil dos “bloggers” que o visitam e nele participam, é ou não, o sítio certo para colocar temas deste tipo.

Eu, muito honestamente, acho que não, e atrever-me-ia a deixar-vos uma pergunta cuja resposta poderá ajudar a fundamentar o meu pensamento:

-Será a Feira da Ladra o local indicado para levar a tão falada Colecção Berardo, e ficar-se na expectativa de que, nessa manhã de terça-feira, toda a obra irá ser vendida pelo justo preço?

Eu acho que não, e apesar do muito respeito e admiração quem tenho pelo local o que, de resto, é justificado pelas minhas assíduas visitas, a opção da escolha foi mal feita, a menos que se pretenda “saldar” obra tão valiosa o que, seguramente, não será o caso.

Como se diz, “cada coisa em su sítio”, e é bem verdade!

Anónimo disse...

Já alguém usou a expressão “ A boa moeda afastará a má moeda”

Sem pretender fazer qualquer aproveitamento político/partidário, atrevo-me a lançar um outro repto: os bons Bloggers do AL, felizmente muitos, afastarão os maus bloguistas que por aí, intermitentemente, vão aparecendo.

Anónimo disse...

Pergunta: Estão a decorrer as Festas do Concelho em Vendas Novas, com diversas actividades, umas do interesse de uns outras de outros e outras de ninguem... mas será que são menos dignas de divulgação neste blog do que a Orange party???

Pergunta: Vai decorrer em Vendas Novas o História em Festa 2006" www.passadovivo.com, será este evento menos digno de divulgação do que a orange party????

Pergunta: Segundo o Boletim Municipal deste mes, vai decorrer em Vendas Novas o PortugalxAzerbeijão no dia 26 ás 21h, será que tambem não merece divulgação???

Pergunta: A "Sessão Solene" decorre na 5ª feira com os nomeados ja divlgados, tambem não merce divulgação, nem uma "discussão???

São algumas deixas, que me levam a crer que o BLog, apesar das boas intenções, ás vezes deixa um pouco a desejar, pois vai ao encontro so de alguns....

Anónimo disse...

A questão que aqui nos deixou o anónimo anterior é pertinente e justifica a crítica. Acontece que há colaboradores disponíveis para essas divulgações (não importa agora se são os bons ou os maus) só que desconhecem esses eventos e por esse motivo nada passa.

Anónimo disse...

Seguramente que tudo merece, e carece, de divulgação, quer se concorde ou não com o teor das notícias e com quem as emite; agora o que se deve, como dizia o comentador anterior, é colocar “cada coisa em su sítio”, nada de tentar fazer “gaspachos com água quente”, e “açordas com água fria”, o inverso é que é verdade ainda que ambas as coisas, a seu tempo e devidamente confeccionadas, mereçam o apreço, mais ou menos, generalizado. (esta imagem gastronómica, fugindo intencionalmente à política ou à politiquice, parece-me ser bem entendida por quem, obviamente, se dispuser a entender)

Não fará muito sentido, para não dizer que não faz sentido nenhum, misturar a cultura da batata, por exemplo, com o princípio de Arquimedes; ambas as coisas são importantes, merecem ser divulgadas, discutidas e aprofundadas mas, convenhamos, não tem nada a ver uma coisa com a outra e, por isso mesmo, a cultura da batata deve ser discutida em sede próprio “ipso facto” o princípio de Arquimedes.

Por isso, caríssimos companheiros, não camaradas (!), do mundo cibernauta, e a bem do mesmo, “cada coisa em su sítio”!

Nada de misturar a Festa do Avante com avante a festa que a noite é nossa!

Anónimo disse...

Pergunta: O facto de serem eventos promovidos pela Câmara Municipal, o "Historia em Festa 2006" não é, quer dizer que é politica??? A Orange party tem mais interesse do que qualquer uma das coisas que referi??? Não digo que não tenha interesse, mas terá tanto mais que os eventos referidos quer de nivel cultural ou desportivo??

Pergunta: Os MESA actuam hoje em Vendas Novas, tambem nao carece de divulgação???

Pergunta: Será que nenhum dos colaboradores, sempre tão atentos e informados não tinham conhecimento de tais eventos??? Será que não recebem em sua casa a programação dasFestas como o resto da população ou o boletim municipal, ou mesmo através do site da Câmara Municipal??

Pergunta: Será que não havrerá uma tendencia para minorizar o que é feito com a participação da Camara ou por ela organizado???

Pergunta: Sera que não é divulgado, para depois haver post do genero do que diz que em VN não há eventos culturais ou desportivos??

Anónimo disse...

Pergunta: O facto de serem eventos promovidos pela Câmara Municipal, o "Historia em Festa 2006" não é, quer dizer que é politica??? A Orange party tem mais interesse do que qualquer uma das coisas que referi??? Não digo que não tenha interesse, mas terá tanto mais que os eventos referidos quer de nivel cultural ou desportivo??

Pergunta: Os MESA actuam hoje em Vendas Novas, tambem nao carece de divulgação???

Pergunta: Será que nenhum dos colaboradores, sempre tão atentos e informados não tinham conhecimento de tais eventos??? Será que não recebem em sua casa a programação dasFestas como o resto da população ou o boletim municipal, ou mesmo através do site da Câmara Municipal??

Pergunta: Será que não havrerá uma tendencia para minorizar o que é feito com a participação da Camara ou por ela organizado???

Pergunta: Sera que não é divulgado, para depois haver post do genero do que diz que em VN não há eventos culturais ou desportivos??

Anónimo disse...

Não vamos fazer do Atribulações Locais, um local de atribulações, mas nem por isso resisto a colocar uma pergunta:

Será que a este Blog, não obstante a sua característica multidisciplinar e de isenção partidária, não lhe é reservado o direito de publicitar e divulgar o que muito bem entende?

Por muito generalista que seja o Blog, e tem-no demonstrado à saciedade, (não é sociedade oh pessoal da cultura) mal seria que da direita à esquerda (será que isto quer dizer alguma coisa?), “do cão ao gato”, viessem todos para aqui reivindicar, com honras de primeira página e em letras garrafais, (as garrafas já estão vazias, rapaziada do copo) o direito a um post divulgador de todas os seus pensamentos e/ou iniciativas.

Cada “macaco no seu galho” cada Blog deve ser, prevalentemente, aquilo que os Bloggers que nele comentam quiserem, e que, afinal, acabam por garantir a sua existência.

Anónimo disse...

Faz muito bem em divulgar as diversas actividades que vão ocorrer em V.N., todas elas dignas de serem conhecidas neste blog. Por mim, agradeço.

O apelo feito por comentadores residentes a comentários, fora de contexto, de alguns maus-comentadores também subscrevo.



O texto "Meio Século de Luta" de Artur Aleixo Pais aqui reproduzido, é uma mais-valia para o "nosso" blog. Que venham mais! Do Aleixo ou de outro.
O conhecimento nunca fez mal a ninguém. Áqueles que não gostam, por ignorância ou mal-dizer, paciência, "ponham à borda do prato", como diria a minha avó.

Anónimo disse...

Então e os Pioneiros, até os "anónimos camaradas" se esqueceram deles, é imperdoável nem uma referência nos comentários.
Estão a perder Kualidades.

Anónimo disse...

Mas qual post, o post do post do post?

O do Artur Aleixo, o inicial, já não tem mais nada para comentar!

A história é a história e como tal não se comenta!

Partam para outra, já deveriam ter percebido pelas derivações e deambulações verificadas, ou não?

Façam um quadro com o texto, merecido, e coloquem em local de relevo onde muito bem entendam.

Anónimo disse...

O último comentário dá ares a resposta do Comité Central a um Renovador!

Anónimo disse...

Sim, mas quem é do Comité Central e quem é o Renovador?

Já não percebo nada disto!

Às vezes dou por mim a comentar, maldizendo, o meu próprio comentário... Já não há saco prá aguentar isto!

O comentador anterior, com o seu mau sentido de observação, qualquer dia está a confundir portas com loução...

Confusões dessas não lhe perdo-o!

Tudo menos isso!!!

Anónimo disse...

Bravo minha Senhora, uma excelente intervenção e uma "lufada de ar fresco" revelando muitas verdades que não eram do domínio público e ajudarão a perceber muita coisa...

Este Blog, e eu sou apenas um mero e esporádico comentador, não é, nem será, mais um meio mediático do partido, entendido em sentido restrito ou, em sentido lato tendo presente o binómio partido/município.

Anónimo disse...

Toda esta "discussão " à volta deste blogue só revela que começa a incomodar uns tipos que estão habituados a abafar criticas com uns cortes de subsidios e tal e tal... sim ; esses que estão a pensar!

Acontece é que blogosfera não precisa de subsidios... e portanto esses tipos estão incomodados .

Afinal este blogue começa a causar incómodos O QUE É BOM ; MUITO BOM, devagar ,devagarinho....
Vejam que alguns dos tais tipos já não lhes chega o Noticias Municipais ; a Porta do Alentejo a rad... o jorn....

VENDAS NOVAS ESTÁ A ACORDAR !

VIVA A BLOGOSFERA !!

Anónimo disse...

para quando uma renovação profunda deste blog?

permitindo esta politica de comentários que em nada dignificam o blog estão vocês próprios, como pessoas de bem e que dão a cara por este espaço, a serem postos em causa. Estão a ser conotados com este tipo de pessoas que só têm um objectivo no seu comentário e na sua intervenção: denegrir a vossa imagem.

Para bem do blog, para a continuação da boa prestação que tem tido até aqui e por tudo aquilo que ainda nos pode oferecer, é a meu ver indispensável a reflexão e a reorganização do mesmo.

Mais especificamente e indo ao busílis da questão terão de repensar se é de todo justificável a continuação de comentários anónimos, ou se os mantendo deverão ou não apagar os desenquadrados com o objectivo e significado do post. Outro aspecto que deverão ponderar, em minha opinião (e esta conta o que conta!), é a utilidade que alguns colaboradores tem ou possam vir a ter no blog. Basta dizer que tem colaboradores que nunca interviram uma unica vez e estão aqui desde a primeira hora, ao contrário de outros que quando intervêm geram a confusão e este tipo de comentários pouco dignificantes como temos vindo a assistir nos ultimos dias.

Em suma, e como referi anteriormente, a minha opinião vale aquilo que vale, do meu desabafo e da minha própria visão sobre a situação, retirem as vossas próprias ilações, no entanto, e para a continuação de uma boa prestação de serviço publico, espero que façam uma reflexão séria sobre o funcionamento do blog nos actuais moldes.

Anónimo disse...

Mas que se passa? O comentário apagado já o tinha lido e agora fiquei com pena de nao ter gravado; o que dizia era muito mas mesmo muito interessante. E até devo mesmo dizer a quem manda aqui no blog que devia deixar que as pessoas soubessem.
Isto, a bem dizer é assim quase uma censura que não deixa passar as verdades. O que li era que o blogue convidou o Presidente Figueiras e o Vereador Alvito e o Jorge Quintas para escreverem no blog e eles nem ai nem ui, nem responderam aos convites.
A malta do PS e do PSD também os convidaram e seja lá por que foi não aproveitaram. Disso eu não sabia mas já fico aperceber algumas coisas, fico,fico.
Depois dizem que não há oposição em Vendas Novas, pudera assim nunca vai haver.
Já o pessoal do PC que alguns eu conheço-os, que vem aqui criticar, pois o mais certo é que tambem não sabem destes convites, não é assim? E agora que sabem, o que dizem? Que o blog só fala das coisas dos outros, é? Tenham juizo e rendam-se ás evidencias.

Anónimo disse...

Isto está sem rei nem roque!!!!! Não se percebe nada, que confusão!!!!!!!!

Anónimo disse...

Eu cá não vejo onde está essa confusão.
Havia um comentário que apagaram, a senhora que escreveu apagou-o, a pedido do administrador do blogue.
Acontece que, por acaso eu também o li e era, em parte, o que diz o anónimo da 1:44.
Po acaso era muito elucidativo e as coisas deveriam saber-se, isso não há duvidas.
Só faz confusão quem quiser fazer. É claro como água.

Anónimo disse...

Muita falácia, muita demagogia. Na prática a abertura deste blog a outras correntes de opinião é nula. Atente-se no boicote feito de dentro para fora a um dos colaboradores.
Não me venham falar de convites feitos a representantes de todos os partidos. Isso é demagogia pura e dura.

Anónimo disse...

Caros cibernautas, custa-me a perceber as causas de tanta contestação: um Blog é, por definição, um espaço aberto e livre, onde todos são convidados a comentar e a emitir as suas opiniões, por mais díspares e controversas que elas sejam, sempre com a máxima educação e respeito pelas ideias dos outros, em interacção permanente com os “posts” editados pelos responsáveis e colaboradores do Blog.

Um Blog onde não exista essa tal possibilidade de interacção, não é um Blog, mas apenas um “sítio” na Internet; quem quiser vai lá através do endereço electrónico, lê os diferentes temas publicados, desde os Lusíadas à invasão do Iraque passando pelo Apito Dourado ou o Caso Mateus, gosta ou não gosta, guarda para si a sua opinião, mas não tem possibilidade de a manifestar aos outros. É como que um diálogo de mudos…

Por isso, das duas uma: ou os Srs. Responsáveis decidem manter o Blog, na verdadeira e total acepção da palavra, muito embora correndo alguns riscos de serem visitados por gente menos desejada em termos de educação e civismo, as mais diversas correntes de opinião política têm, inevitavelmente, de estar abertos a todos, ou, pelo contrário, transformam o Blog num “Sítio” e aí sim, libertados que estão dos “invasores” menos desejados, podem optar pelos temas que muito bem entenderem, História, Arte, Música, Desporto, etc. e estarão sempre isentos de comentários depreciativos.

A opção é vossa, mas a versão que está no ar “Blog”, faz muito mais o meu género…

Anónimo disse...

Nunca é demais tomarmos conhecimento da história de V.N.
A ascensão desta vila a concelho foi um "parto muito doloroso" e é bom que os mais jovens saibam destas pequenas "grandes histórias"
Lamento que alguns comentadores anónimos tenham tentado denegrir o tema, seguindo para um lavar de roupa suja.
É bem verdade o dito popular:
"OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA!"
M.O.C.

Anónimo disse...

Caro anónimo das1:44:

Você está convencido que em Vendas Novas o estado da oposição local é o que é devido a culpas própias ?

Dizer isso é não querer (ou não lhe interessar ) ver as coisas de maneira objectiva ! e mais : é querer por outro lado ver mérito onde ele não existe .

veja a capacidade critica em Vendas Novas :

1- mais de metade não votam

2- Partidos de expressão Nacional como o o CDS/PP ou o BE , para as autarquicas nem listas em Vendas novas conseguem fazer

Anónimo disse...

Os cidadãos ainda pensam que isto da democracia e da transparência em Vendas Novas é para levar a sério?

Isso só conta para o Poder Central e para as autarquias de outras colorações, meus amigos e minhas amigas.

Aqui é rédea curta, o burro albardado e palas bem apertadinhas em volta do olhos e ouvidos.

Anónimo disse...

Isso é o que eles querem, meu caro amigo; cabe-nos a nós, os da coloração dos “não alinhados”, unidos, e acho que não são preciso todos para constituir maioria, fazer bem o “trabalho de casa”, e ainda temos três anos para o fazer, e seguramente os resultados serão bem diferentes e a alternativa ao “regime” ditatorial de mais de 30 anos será garantido. (a menos que, por analogia política ainda que de sinal contrário, façam muita questão em bater o recorde dos 40 anos anteriores, pode dar-se…)

Agora é urgente começar já a trabalhar rumo ao objectivo!

Amanhã pode ser tarde!

Seis meses antes das eleições não vai alterar em quase nada a situação actual!

Anónimo disse...

Não há meio de haver alternativa, também, ao "regime" ditatoreal de mais de 30 anos... na Madeira, esse sim, dá bastante prejúizo ao continente e ninguém daqui reclama.

Temos que ser coerentes.

Lá como cá, não há oposição que se veja para mudar o que existe (de pedra e cal).

Está nas mãos das oposições trabalhar, com honestidade, para chegar aos eleitores.

Anónimo disse...

Entendido!!!

Compro essa ideia!!!

O presidente da CMVN e toda a base política de apoio, estão para Vendas Novas como o Alberto João está para a Madeira, podia ser mais feliz na sua comparação, mas a ideia é sua e eu dou-a como adquirida!


Mas eu permito-me, entre muitas diferenças, eleger apenas duas: primeira, comparar o desenvolvimento que a Madeira apresenta hoje passados 30 anos, com a estagnação em que Vendas Novas se encontra, será a mesma coisa que tentar comparar Cristal D'Arc com vidro da Marinha Grande, sem ofensa para os seus camaradas de partido, obviamente; segunda, ele lá na Madeira não quer chineses, é uma opção, e em Vendas Novas já há pelo menos umas 4 lojas (fazem concorrência uns aos outros) o que prejudica seriamente o comercio local...

E com esta me vou, deixando-lhe o conselho de visitar a Madeira, incluindo o Porto Santo, ilha quase selvegem há 30 anos e hoje está nos roteiros turisticos mais interessantes da europa, não confunda com as Berlengas onde o seu partido exerceu poder autárquico durante algumas décadas e que está no miserável estado em que se encontra.

Anónimo disse...

Hesitei em responder para não entrar em polémicas, mas as frases inseridas no seu comentário, infelizes e gratuitas, dando como certo eu pertencer a um determinado partido político, mesmo sem me conhecer:

..."sem ofensa para os seus camaradas de partido" e "não confunda com as Berlengas onde o seu partido..."

Deram-me que pensar, nos tempos da outra senhora era assim, quem não fosse da Situação era comunista, v. pensa exactamente como os de então, como se não houvesse, hoje, outras alternativas.

Quando mencionei os 30 anos com o mesmo partido em V.N. e os 30 anos com o mesmo presidente (aqui não falei no P.S.D.) na Madeira, a minha opinião, independentemente do que o sr. A.J.J. faça pelo seu Turismo na Madeira, é de que está lá há tempo demais. Não somos nós que fazemos as leis, mas a lei devia ser revista. Os autarcas (pessoas) não digo, os partidos, deviam ter, como os presidentes da República, um mandato limitado. Evitavam-se as corrupções e as pessoas pouco desejáveis. Tem que concordar, um bocadinho, que o sr. A.J.J é uma pessoa de trato irascível, não poupa governo, assembleia da República e presidente da República. Uma coisa é criticar outra é ser mal educado.
Tenha um bom fim-de-semana!

Anónimo disse...

Também sem querer entrar em polémicas, e não tenho ressentimento nenhum em lhe apresentar, publicamente, o meu pedido de desculpas pelo facto de o ter tomado como comunista e, tal como nos acabou de confessar agora, numa atitude nobre e merecedora do meu aplauso, não o ser de facto, (sempre é um comunista a menos em Vendas Novas o que é para mim motivo de grande regozijo mas, como sabe, muitas vezes, e em política é quase sempre assim, tudo o que parece é!), mas, ainda assim, sempre lhe adiantarei mais duas coisas:

- Rejeito, determinantemente, a insinuação, errada e absolutamente infeliz, até porque, afinal, o Senhor também não me conhece, que faz relativamente ao meu pensamento e àquilo que se passava noutros tempos, de certeza muito mais nos seus do que nos meus; essa tal dualidade do rótulo político -comunista ou fascista -, que nunca foi bem assim mas, talvez à época, desse jeito, não cola, minimamente, comigo, pode crer!

- Quanto ao A.J.J. (peço-lhe desculpa pelo abuso na utilização da sua sigla), afirmo-lhe com a máxima honestidade que não só não gosto, como detesto o perfil e o comportamento, em muitas situações, dessa pessoa. Mas o Senhor saberá, seguramente muito melhor do que eu, de que em política, o debate deve situar-se no plano das ideias, das políticas, dos projectos e, sobretudo, da obra que nos vão legando. Ora nesta matéria, e só nesta, o desenvolvimento na Madeira no plano social, na educação, no ensino, na saúde, na economia e, finalmente, no turismo (the last but no least), relembro de novo o esquecido porto Santo, está a quilómetros luz daquilo que se passou, em igual período, no continente e em Vendas Novas em particular!!!
Conheço bem a evolução desde há muitos anos, por razões militares primeiro, profissionais a seguir, e turísticas mais recentemente, e só lhe digo que aquilo é “outro país”.

Só para terminar, o A.J.J. não precisa de apoio partidário de nenhum partido, repito, de nenhum partido, salvaguardando, obviamente, os imperativos constitucionais, o seu carisma pessoal na R.A.M. aliado, naturalmente, à enorme obra que tem vindo a legar aos seus milhares de apoiantes, têm-lhe garantido, e garantir-lhe-á nos anos mais próximos, a reeleição de Presidente da R.A.M. sempre que entenda candidatar-se. Direi que só uma alteração à Constituição, que a meu ver tem pecado por tardia mas que a situação inversa dos Açores, talvez, ajude a perceber, pode alterar definitivamente com o reinado daquele que já começa a ser conhecido como o Faraó da Ilhas.

Obrigado pelos votos de bom fim-de-semana que eu, cordialmente, lhe retribuo.

Anónimo disse...

Durante 34 dias Israel bombardeou a ferro e fogo o Líbano, destruindo pontes, hospitais e as infra-estruturas referentes a electricidade, telecomunicações, transportes (talvez os dois soldados raptados estivessem no meio do aeroporto ou numa central eléctrica), edifícios do Governo, causando danos no valor de três mil milhões de euros.

Mas o mais espantoso de tudo isto é parte da comunidade internacional reunir-se em Estocolmo para alegadamente ajudar a reconstruir a destruição que Israel levou a cabo.

Veja-se o que aconteceu no Kuwait.
A “mesma” comunidade exigiu ao Iraque que pagasse os danos da invasão.
(Domingos Lopes – Público)

Anónimo disse...

Domingos Lopes ?? HUmmm

Anónimo disse...

Domingos Lopes ??? Humm...

Anónimo disse...

Aceito, com agrado, o seu pedido de desculpas pelo facto de me ter conotado com o partido comunista. Não sou militante de qualquer partido, mas tenho as minhas convicções políticas que se situam mais no exercício da cidadania. É claro que exerço o meu direito de voto no partido com o qual mais me identifico.

Já agora digo-lhe que , infelizmente, não moro em V.N. para "engrossar" uma outra força política. Mas de longe, não muito, sigo atentamente o que se passa em V.N. e os anseios dos vendasnovenses.

Percebi que é uma pessoa mais jovem
e não tem nada a ver, felizmente para si, com os tempos da outra "senhora". Retiro o que disse e peço que aceite as minhas desculpas.

Expusemos as nossas ideias, com civismo e respito, tão do agrado do amigo Alentejodive.
As polémicas civilizadas são sempre mais produtivas, penso eu.

Se for caso disso, tenha uma boa semana de trabalho.

Anónimo disse...

Antes de mais os meus parabéns ao ilustre Artur Aleixo Pais, pela sua dedicação á sua Terra, Vendas Novas.
Li com muito entusiasmo os vários comentários apresentados, não restam dúvidas de que os "velhos do restelo" continuam a querer Vendas Novas na ignorância e na míséria. Todos aqueles que dedicam o seu tempo e trabalho a favor da sua terra são ainda censurados por aqueles que hoje estão sentados nas secretárias da CMVN.
Os meus parabéns a quantos colaboram neste blog, e força, porque eles já andam a tremer, é só inaugurações com comida e circo.
Se já temos boletins municipais, revistas, etc., é normal que haja um blog onde as pessoas isentas se possam informar e aprender.
Gostaria só de deixar uma pergunta no ar, talvez alguém saiba responder:
- Constou-me que na última Assembleia Geral dos Bombeiros, na presença dos Auditores ( que levaram 1.500 Contos pela auditoria, e não encontraram nada de criminoso)foram aprovadas as contas(erradas). Quando é que a População e nomeadamente os sócios, têem acesso ás contas corrigidas???

MouTal disse...

Até á presente data, não tenho conhecimento que tenham sido apresentadas. Aliás, outra coisa não seria de esperar.
Irei fazer a pergunta por escrito ao Sr. Presidente da Direcção.