segunda-feira, 11 de setembro de 2006

O abanão

Caros comentadores e visitantes do AL

O abanão que percorreu este blogue na última semana remeteu-me para um estudo prospectivo sobre as verdadeiras causas que estão por detrás destes comportamentos cíclicos. Procurei averiguar a dimensão dos estragos nas estruturas internas e qual a sensibilidade dos restantes colaboradores face à concentração de críticas em torno de um único personagem.

Nesta abordagem coloquei alguma ênfase em determinados princípios que desde o início nortearam o meu comportamento e que foram agora postos em causa de forma aparentemente concertada. Cito aqui alguns deles:

- o esforço e dedicação que sempre coloquei ao serviço deste projecto;
- nas minhas opiniões nunca fiz ataques pessoais, nem elegi como alvo das minhas críticas uma única força partidária ou um qualquer segmento da nossa sociedade;
- prezo muito a minha independência enquanto cidadão livre e assim quero continuar;
- entendo os comentários anónimos como uma consequência e não como um objectivo; são tão bem-vindos como os que aparecem identificados com o verdadeiro nome do seu autor; o anonimato pode e deve ser usado para salvaguardar determinadas represálias, laborais ou sociais, nunca como forma de projectar o insulto e o ataque pessoal;
- há necessariamente neste blogue espaço para o aprofundar do espírito solidário e o apontar de algumas injustiças.


Desta prospecção, registei um voto de confiança inequivocamente expresso, encorajando-me a continuar fiel aos meus princípios e a relativizar determinados comentários. É o que eu vou fazer.

Obrigado a todos os que me acompanharam e toleraram.
Viva o AL.

15 comentários:

Anónimo disse...

Prá frente é qué o caminho.

Anónimo disse...

É assim que se fala ó meu.

Anónimo disse...

Este gaijo é um bocado calimero, não acham?

Anónimo disse...

"O Abanão" publicado no dia 11 de Setembro!!! Desculpem! mas não deixa de ser curioso.

o autor também poderia dizer que depois deste dia o AL nunca mais será o mesmo!!

"O Abanão!!?" :):):)

Anónimo disse...

olha olha.... a põr-se em bicos de pés o manganão do bomdebola!

Anónimo disse...

vendas novas é notícia no site www.abola.pt. por via do encontro de futsal

Guilherme Ferreira da Costa disse...

Nas desventuras comuns, reconciliam-se os ânimos e travam-se amizades.
Vendas Novas tem aqui um amigo!
Força BomDeBola!

Anónimo disse...

Deixo um beijo à minha passagem por aki.

bomdebola disse...

Guilherme:
Registei o teu gesto.
Um abraço

Carla:
Desculpa-me - se puderes - pelas minhas ausências.
Um beijo

bomdebola disse...

Timackoy:
Obrigado pelo incentivo.
Um abraço

Anónimo disse...

O Bomdebola Forte ?

Só e for em parvoices e bacoradas embrulhadas numa linguagem vaidosa e pretensiosa!

Sim nisso é que ele é bom ! e muito forte ! não há outro !

Anónimo disse...

Mais uma parvoíce do tal "palerma" que não sabe comentar coisa alguma e só é perito em dizer mal.

Deu-lhe para ali! Tomou o Bomdebola de ponta e é o que se vê!

Estou porém certo de que já ninguém lhe liga nenhuma. E na verdade, para estes tipos, o melhor é o desprezo...

Anónimo disse...

Nada a dizer sobre esse esforço e essa dedicação! Em relação a isso estamos de acordo, já não concordo é quando diz que os colocou ao “serviço deste projecto”. Nesse ponto não concordo e digo-lhe porque. O senhor sempre teve desde o início uma atitude irónica nas suas participações aqui no AL, e agora, com algum cinismo vem dizer que nunca fez ataques pessoais nem elegeu como alvo das suas críticas uma única força partidária. Acaba por dar um tiro no pé, primeiro admite que fez criticas (senão não diria “o alvo das minhas criticas”) depois afirma que nunca elegeu nomes nem entidades, o mesmo é dizer que não foi directo nem frontal. Preferiu antes sim lançar suposições e juízos de valor sobre temas em que não lhe interessava ser frontal, salvaguardando-se assim de um futuro reconhecimento público quando cair a mascara do Bomdebola. Porque isto do anonimato dá muito jeito mas pode não durar sempre. Ao contrário do senhor que se baseia em suposições, eu baseio-me em factos e para lhe provar o que acabo de escrever fui aos arquivos do AL retirar alguns excertos do que você próprio publicou:

- Dia 29 de Abril de 2006 publicou “É nas rapidinhas que mostramos o nosso valor”

Texto sobre um concurso que houve na CMVN para a admissão de 3 Assistentes Administrativos em que ironicamente afirma que o “concurso foi publicado por todos os meios ao serviço da Autarquia e só não concorreu quem não quis” ou quem não foi suficientemente rápido, uma vez que “a selecção consistiu numa exaustiva entrevista de aproximadamente cinco minutos, a cada candidato”. Por fim acaba por referir “nomes” na sua intervenção. Não digo que até não tenha razão naquilo que diz agora não venha para aqui “lançar areia para os olhos” de todos nós quando diz que não “elegeu nenhuma entidade partidária ou segmento da sociedade” nas suas criticas e “nem fez ataques pessoais”. Ser irónico e pouco frontal quando escreve é uma coisa agora não se faça de anjinho.

- Dia 20 de Agosto de 2006 publicou “A geração (des)enrascada!”

O post que poderia ser o seu melhor trabalho tornou-o numa autentica brejeirice quando no fim faz o seguinte comentário: “As nossas jovens, que cresceram à frente do computador, que sacam músicas da net e que usam e abusam do Messenger, estão cada vez mais agradáveis à vista e ao tacto. Definitivamente, são lindas de morrer! Há quem defenda que eles também, mas sobre essa matéria tenho alguma dificuldade de avaliação.”
Quem pretende credibilidade como o senhor pretende não pode nunca afirmar isto.

- Dia 2 de Setembro de 2006 publicou “O Sistema”

Sendo este um blog sobre Vendas Novas é fácil identificar o alvo da sua critica quando fala de “funcionários públicos” e a sua forma de luta. Claro que mais uma vez não diz nomes nem elege nenhuma força partidária ou algum segmento da sociedade, no entanto você sabe que não está a escrever para “gente parva”. Todos nós percebemos o seu objectivo e o seu alvo. Não precisa dizer nomes para que nós percebamos o que pretende e onde pretende chegar.

Ainda bem que vai continuar no AL e a fazer estes fantásticos textos irónicos, cínicos e pouco conclusivos. Ainda bem! Que continue por muito tempo, porque a continuar assim só se vai continuar a enterrar. Neste minha pesquisa aos arquivos do AL também decifrei algo curioso no mês de Maio em relação ao seu anonimato, será assim tão anónimo? Olhe que não está a escrever para “gente parva”.

Anónimo disse...

- Foi bom?
- O quê?
- Tudo...
- Tudo como?
- Aquilo que aconteceu ainda agora...
- Ahhh! Claro que sim!
- Pareces tão longe daqui...
- Pois, desculpa...
- Que se passa?
- Estava a imaginar como seria bom parar agora...
- Abandonamos isto?
- Sim! Fica para depois, desliga a luz e vamos fazer amor!
- Doido!
- Sou, larga isso, continuamos amanhã, agora quero-te!

Anónimo disse...

ó anonimo não digas asneiras senão aparece ai a cavalaria a relinchar...