quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Vendas Novas no Festival da Canção Junior 2006 (RTP1, 29.Setembro)

.


Os miúdos desta nova geração estão essencialmente preocupados, ou melhor dizendo, distraídos, a viverem a sua própria vida. E fazem bem. Pode parecer que não, mas esta é uma das conquistas do nosso modelo de sociedade: proporcionar condições para que os jovens vivam despreocupadamente a sua própria vida. É no início da juventude que muitas vezes neles despertam capacidades e talentos, nem sempre aproveitadas da melhor forma, havendo mesmo casos em que as próprias famílias limitam o seu desenvolvimento, com receios os mais diversos a propósito da sua vida futura. Não é esse, felizmente, o caso do Pedro. Os pais e avós, que vêm nele um talento diferente para as coisas da música, não se negam a esforços para que desenvolva a sua personalidade também nesse sentido, se essa for a sua vontade. E parece que é.

Dito isto, já os amigos leitores perceberam que o Pedro, Madeira de seu apelido e que ainda nem chegou aos 14 anos de idade, será um rapaz de Vendas Novas com jeito para a música. É isso mesmo, tem jeito para a música e, especialmente, para cantar. Mas como estas coisas não vão lá só com jeitos e talentos, eis que ele já frequenta aulas de Música em Vendas Novas e integra o grupo coral “Oficina do Canto”, em Montemor-o-Novo, onde tem aprendido a arte de trabalhar a voz. Tudo isto em simultâneo com o prosseguimento dos seus estudos, actualmente no 9º ano. “Gosto muito da música, dos computadores e de ir ao cinema. Mas o que eu gosto mesmo, mesmo, é de sair com os meus amigos”, disse-me enquanto demonstrava como se tecla o órgão no estúdio improvisado lá em sua casa. Pelo que me apercebi, o órgão e a viola estarão, por assim dizer, entre os seus brinquedos preferidos.

Vai daí, o nosso jovem talento decidiu inscrever-se, assim como quem não quer a coisa e mais ou menos a ver no que dava, inscreveu-se, dizia eu, no Festival da Canção Júnior 2006, uma iniciativa da RTP1, que vai ser transmitida em directo a seguir ao Telejornal, já no próximo dia 29 de Setembro. O vencedor representará Portugal na cidade de Bucareste, em Dezembro. Para este festival, inscreveram-se no total setenta e dois miúdos, oriundos de todo o país, tendo para tal enviado uma maqueta e um vídeo, incluindo a música e a letra das suas canções.

Aconteceu que o Pedro Madeira foi um dos seleccionados, pelo que irá interpretar a Canção n.º 5 - "Deixa-me sentir", com letra de sua autoria (com a ajuda da mãe, diz ele) e música de Telmo Falcão, um conhecido vendasnovense que também o tem ajudado nos ensaios. Facto também interessante, é o Pedro ir ser apoiado por um coro formado por alguns dos seus amigos: o João Martins, a Beatriz Rupio, o Miguel Rupio, a Inês Rodrigues (todos de Vendas Novas) e a Marina Pereira (de Pegões).

Já tive oportunidade de ouvir uma pequena amostra da interpretação do Pedro e fiquei com a sensação de que se trata, nitidamente, de uma canção tipo-festival, que facilmente nos fica no ouvido e em que se nota uma qualidade vocal ao alcance de poucos. Boa sorte então para ti, Pedro. Oxalá essa tua capacidade seja apenas uma entre muitas, e que te ajude a continuares no bom caminho da tua formação como ser humano, pois o futuro é já ali ... ... ...

17 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Pedro! Já é uma grande vitória participar!

bomdebola disse...

Ora aqui temos uma excelente oportunidade para incrementarmos o nosso ainda tímido e periclitante bairrismo.

Já é tempo de olharmos para os nossos valores com orgulho e incentivarmos estes jovens que por cá estão a despontar.

Força Pedro, boa sorte. Os Vendasnovenses vão estar colados à TV na noite de 29 e vão votar em peso na tua canção.

MouTal disse...

Força Pedro, e boa sorte.
A malta vai torcer por ti.

Anónimo disse...

Gostei muito de ouvir cantar este rapaz nas festas da "nossa" cidade.
Foi um incentivo muito grande para ele, parabéns á CMVN por divulgar os nossos artistas.
Se ele ganhar o concurso, oxalá que sim, certamente virá no Boletim Municipal, ou na revista Porta do Alentejo.

Anónimo disse...

Se a CMVN divulga os artistas de cá faz bem em divulgar. Se o anónimo acima quer dar-lhe os parabéns pois dê. Também faz muito bem em dar esses parabéns. Se o rapaz ganhar e vier no Boletim e na Revista da CMVN, pois fazem muito bem. Isso está tudo isso certissimo. Agora parece é ser nem mais nem menos que fazerem a obrigação deles é para isso que lá estão. Deu-lhes os parabéns; está certo.

Mas cá para mim era escusado, mas não tem problema. Agora tem sim problema é vir aqui darem os parabens á CMVN e depois mais tarde ao Boletim Municipal e á Porta do Alentejo, como eu já disse está certo, mas nem se lembrarem do blogue o qual ele de forma desinteressada trouxe o Pedro ao conhecimento de todos; eu por acaso,não o conheço.
Se dão os parabéns então o melhor a fazerem não é levar isso para o lado das politicas que isto não tem nada com politicas que das politicas já estamos um bocado fartos; estão a perceber? é darem mas é os parabéns a este blogue e não só aproveitarem e puxar a brasa para a politica; não é verdade? é só a minha maneira de ver.

Anónimo disse...

Pedro, no site da RTP és o unico a sul do Tejo. Boa sorte. Aqui em casa vamos torcer por ti.

Anónimo disse...

Mais uma vez, reina a confusão por estes lados. Tanto quanto sei, o Pedro nunca cantou nas festas da nossa cidade. Porquê então a referência à CMVN e os pretensos parabéns por méritos que não teve? Deixem-se de “boletins municipais” e de “portas do alentejo” e vamos apoiar este jovem e todos os outros nossos conterrâneos que venham a representar esta cidade.

Anónimo disse...

E como diz o anónimo das 18:40, parabéns a este blogue por continuar a trabalhar serenamente, indiferente a truques e a manobras de 2ª categoria.

ALG disse...

Aqui está a prova de que esta não é uma geração "rasca"!
Força ao Pedro!

Anónimo disse...

Não participou nas festas da CMVN mas ganhou um dos prémios do Festival da Canção da Rádio Granada, em 2005. Parabéns!

Anónimo disse...

Para quem vive longe de V.N., O Atribulações Locais é um meio excelente de divulgação do que se passa na nossa terra, e na hora!
Basta virmos "espreitar" o blogue.

Desejo toda a sorte a este jovem vendasnovense que nos vai fazer estar de rosto colado à televisão no dia 29 de Setembro.

Aconteça o que acontecer, já és a nossa estrelinha.

Anónimo disse...

Alguem aqui confudiu as coisas, ninguem falou de politicas nem Portas do alentejo nem nada, só os criticos misturam logo alhos com bugalhos, se o rapaz agradeceu, la teve as razoes dele....

Anónimo disse...

Há sempre alguém com vontade de espetar alfinetadas politiqueiras. Desta vez, em relação ao spot "Vendas-Novas no Festival da Canção Junior", é simplesmente gratuito.
Só tinhamos que agradecer ao autor deste espaço ter divulgado o evento.
O Pedro é muito jovem e merece esta oportunidade de ver realizado um sonho, com a benção dos pais e avós. O resto, se cantou "ali ou acoli" é o que menos importa.

Força, Pedrinho, os vendasnovenses "amarelos, laranja, azuis, encarnados, às riscas", estão contigo!

E ri-te destas polémicas parvas!
m.o.c.

Anónimo disse...

Força Pedro!!Vendas Novas tá contigo!

Anónimo disse...

Meus amigos, creio que poucos terão atingido o que quiz dizer com o Pedro a cantar nas festas da "nossa" terra, o que efectivamente pretendi dizer é que a CMVN prefere dar voz a outros(as) artistas e esquecer os Vendasnovenses.

Anónimo disse...

Não deixem de ver o festival no dia 29, na RTP, depois do telejornal.
Garanto-vos que vai valer a pena. É de arrepiar! Bravo Pedro!

Anónimo disse...

Foi pena tu ters perdido...bebe!!
Adoru-t miudo!!

Beijocas daquela que tu sabs que te adora *****