domingo, 24 de setembro de 2006

Provas de Motocross no centro urbano?

.
Vou ser breve: estou absolutamente contra a realização de Provas ou Espectáculos de Motocross no centro urbano de Vendas Novas!


Hoje, Domingo, dia 24/9, vai realizar-se uma dessas provas nos Salesianos. Organizada pela Associação dos Bombeiros Voluntários e, julgo eu, autorizada pela Câmara Municipal. Acontece que, se para alguns é apenas uma prova de motocross, para os residentes na zona é uma experiência ruidosa durante todo o dia.

À atenção de quem organiza e de quem autoriza estes eventos.

30 comentários:

Anónimo disse...

Acho que sim! Motocross no centro urbano pois claro, e cicloturismo no pinhal do Zé de Sousa, como havera de ser?

Quando as realidades se confundem, as físicas e as mentais, não são as modalidades desportivas que as diferenciam, isso é que era bom….

Só falta mesmo uma prova de motonáutica no lago do jardim público, eu estou cá pra ver…

Anónimo disse...

Então está contra que os Bombeiros organizem a prova de motocross ?

João Fialho disse...

Não, meu caro "Alvaro Vasco".
Estou contra seja quem for que organize provas de Motocross numa zona urbana de Vendas Novas, onde residem imensos agregados familiares. Há sítios mais apropriados para este tipo de eventos.

Pela Associação de Bombeiros, tenho a maior simpatia. Sou sócio desde há mais de 20 anos e assim irei continuar.

Anónimo disse...

"Alvaro Vasco" só o nome dá para desconfiar! já agora :

- Nasceste em 1975 ?

- Andaste nos Pioneiros ?

- Trabalhas na Câmara ?

- Fazes parte de alguma Assembleia de Freguesia ou Municipal ?

Anónimo disse...

Caríssimo,

À sua Pergunta “Está contra que os Bombeiros organizem a prova de motocross”, que responderei de seguida, permita que lhe conte, primeiro, uma pequenina história que me veio à ideia e que o ajudará a entender melhor a minha resposta:

O episódio passa-se há alguns anos atrás, para aí umas três décadas, quando o pudor das pessoas, muitas vezes exagerado, estava presente nos seus comportamentos sexuais, sendo os protagonistas da cena um casal, homem e mulher, de faixas etárias bem distintas, ele alguns bons anos mais velho do que ela, e um empregado de mesa de um restaurante de um conhecidíssimo e luxuoso hotel da capital.

Por volta das 22.00h de uma sexta-feira, o casal dirige-se ao restaurante para jantar, consulta a ementa e decide-se por dois bifes com ovo a cavalo, batatas fritas, arroz e salada, tudo absolutamente normal.

A meio do jantar, o cavalheiro apercebe-se da existência de um enorme cabelo no arroz; indignado, chama o empregado e, de forma pouco adequada, transmite-lhe toda a sua revolta pela existência do cabelo no arroz facto que, segundo ele, era inadmissível num hotel daquela categoria.

Aos protestos, exacerbados, do cliente e que provocaram as atenções de todos os presentes, o empregado ia lamentado o sucedido, pedindo repetidamente desculpa e tentando, a todo o custo, acalmar o indignado cliente. Incrédulo, o empregado, como um simples cabelo poderia ter causado tanta revolta, começou a pensar como se haveria de “vingar”.

O casal recolhe ao seu quarto do hotel e passado algum tempo iniciam os preliminares de uma relação sexual não se eximindo, numa atitude bastante arrojada à época de, numa posição invertida, se acariciarem mutuamente.

Enquanto tudo isto se passava, o nosso empregado de mesa, sedento de vingança, espreitava pelo buraco da fechadura do quarto e, quase não acreditando, interrogava-se como tinha sido possível um cavalheiro tão “horrorizado” pela presença de um cabelo no arroz, se permitir àquelas práticas onde os “adornos capilares” proliferam…

No outro dia ao pequeno-almoço, o “ajustar de contas” era inevitável; a pergunta não tardou a ser colocada:

- Como é possível o Sr. ter tanto horror aos cabelos, a avaliar pela cena que aqui fez ontem ao jantar quanto encontrou um cabelo no arroz, e permitir-se fazer aquilo que fez em privado com a sua companheira?

A resposta, também, não tardou:

- Caro amigo, cada coisa em seu sítio, se eu lá encontrasse um bago de arroz fazia, exactamente, o mesmo barulho…

Contada que está a história a minha resposta é a seguinte:
Os Bombeiros podem organizar o que quiserem, com ou sem o apoio da câmara, agora o que devem é fazê-lo NO SÍTIO CERTO, entendido?

bomdebola disse...

É o desassossego total para os residentes mais próximos. Obviamente, nada contra a organização dos Bombeiros e o objectivo de angariar fundos. O local e prolongamento das provas pelo dia inteiro é que poderão estar em causa.

Anónimo disse...

A "técnica/retórica " comunista a funcionar; ninguém falou contra os Bombeiros o que está mal é a organização de um evento deste em pleno centro urbano .

Lei do Ruiído ? em Vendas Novas ???

Não interessa porque se calhar algumas actividades/negócios d de apoiantes/pseudo "comunistas" estariam muito condicionadas!

Anónimo disse...

Acho que não é caso para tanto! Sinceramente... é só um dia, alias um pouco da manha e da tarde!
E se as pessoas que moram á frente da feira se incomodassem com os carros de choque? E as que moram paredes meias com por exemplo, o Asterix? Pondo os pesos na balança seja sinceros, é assim tão imcomodativo? É uma vez por ano, quando é!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Coligação PS/PSD ou PSD/PS, aqui, talvez, comecem as divergências, acho que sim, já que me parece ser a única solução possível para ganhar as eleições e, consequentemente, acabar com um "reinada" superior a três décadas.
Quando à pessoa cujo nome é sugerido, não conheço, mas pelo que tenho lido, e só por isso, merece-me o benefício da dúvida...

Anónimo disse...

Coligação PS/PSD ou PSD/PS, aqui, talvez, comecem as divergências, acho que sim, já que me parece ser a única solução possível para ganhar as eleições e, consequentemente, acabar com um "reinada" superior a três décadas.
Quando à pessoa cujo nome é sugerido, não conheço, mas pelo que tenho lido, e só por isso, merece-me o benefício da dúvida...

Anónimo disse...

Coligação PS/PSD ou PSD/PS, aqui, talvez, comecem as divergências, acho que sim, já que me parece ser a única solução possível para ganhar as eleições e, consequentemente, acabar com um "reinada" superior a três décadas.
Quando à pessoa cujo nome é sugerido, não conheço, mas pelo que tenho lido, e só por isso, merece-me o benefício da dúvida...

João Fialho disse...

Na qualidade de administrador, decidi apagar um comentário aqui colocado por um leitor anónimo, hoje às 16:32h. Pensei um pouco antes de o fazer, mas decidi fazê-lo. Julgo que é a primeira vez que o faço, pelo menos que me lembre. Espero também que seja a última.

Em princípio, nunca se deve apagar um comentário colocado num blogue por um leitor. Por 3 razões essenciais. Primeiro, porque isso colide com a liberdade do próprio comentador. Depois, porque os restantes leitores têm o direito de aceder aos comentários alheios. E, por último, porque isso acaba sempre por retirar credibilidade ao próprio blogue.

No entanto, há excepções. Como são os casos em que o comentário põe em causa o bom nome, a honra ou a privacidade alheias, a que todos têm direito de reserva. Ou em que se incita, por exemplo, à violência, à xenofobia ou a qualquer tipo de discriminação.

No caso em apreço, o comentário apagado utilizava o meu próprio nome de forma abusiva e eventualmente desrespeitadora, para mim e para outros. Não creio que tenha existido essa intenção por parte do comentador, mas como se tratava de mim próprio decidi que seria o melhor.

O meu papel aqui não é fácil, uma vez que acabo por estar a julgar em causa própria. Por isso mesmo, agradeço a compreensão. Além disso, se o leitor que escreveu o comentário tiver dúvidas, agradeço-lhe que faça o favor de me contactar, se assim o entender.

Anónimo disse...

Ao alentejodive: o anónimo das 12:51 tem certa razão, é só de vez em quando.

Anónimo disse...

Compreendo a sua difícil missão e, consequentemente, a decisão que tomou em apagar o “post” onde havia uma referência à sua pessoa, acho uma atitude muito correcta da sua parte; só que, para todos aqueles que o leram, e devem ser muitos, a ideia ficará “em memória” e, em devido tempo e com o “amadurecimento” que se exige, com o efeito multiplicador a funcionar, a ideia poderá voltar a surgir e então, seguramente, muito mais fortalecida.

Utilizando uma linguagem mais técnica diria: FOI FEITO UM “DELETE” AO “POST” MAS EXISTEM VÁRIOS “BACKUPS”.

João Fialho disse...

Humm ... o "vendasnovas-de-gema" fez-me pensar...

Vendo bem, eu continuo hoje a pensar que o que escrevi ontem no post está em consonância com o que sinto. Mas também vejo que aquela minha opinião pode roçar um bocadinho a intransigência. E não fica bem sermos intrangigentes. Aliás, nunca o devemos ser, pois isso afasta-nos da capacidade de saber ouvir, como sabemos extremamente importante para a sã convivência em sociedade. Sendo assim, fiz mal em utilizar aquele tipo de escrita. Deveria ter sido "mais diplomático". No entanto, o essencial da mensagem mantinha-se, pois a minha opinião é aquela.

Sendo assim, para clarificar o que escrevi, teria feito bem em dizer que preferiria:

- que aquele tipo de eventos fosse realizado num local apropriado para o efeito, fora do centro urbano;
- que aí, nesse caso, a "sociedade civil", faria bem em apoiar (assistindo, patrocinando, etc.) aquele tipo de provas;
- os poderes públicos, se o entendessem e se vissem vantagens para a comunidade, teriam igualmente um papel a desempenhar;
- as instituições ou entidades organizadoras dessas provas teriam assim um espaço próprio para a sua realização, sem colidir nem com a lei vigente ("Lei do Ruído") nem com a tranquilidade própria da zona urbana/habitacional em causa;
- Vendas Novas teria assim melhores condições para assistir a mais organizações do género;
- por último, preferiria que a criação de um espaço destes, apropriado para a prática de Motocross, partisse da iniciativa privada. Por exemplo, ao nível do associativismo local.

Quanto ao resto, também não deixa de ter certa razão o nosso amigo leitor que lembra, e muito bem: "Acho que não é caso para tanto! Sinceramente...".
Há, de facto, coisas bem piores ..

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião penso k o local escolhido não foi o mais apropriado, sendo certo k há uns anos atrás ali se realizavam tais provas. Creio que em zona urbana não deveriam ser autorizadas, independentemente das instituições que beneficiem com as receitas obtidas.
Uma sugestão: pk não no Parque Industrial?

Anónimo disse...

curiosidades......


"E as que moram paredes meias com por exemplo, o Asterix? Pondo os pesos na balança seja sinceros, é assim tão imcomodativo? É uma vez por ano, quando é! "

"Lei do Ruiído ? em Vendas Novas ???

Não interessa porque se calhar algumas actividades/negócios d de apoiantes/pseudo "comunistas" estariam muito condicionadas!"

Anónimo disse...

Vou ter que pedir desculpa ao Alentejodive pelo meu comentário.
Talvez a linguagem não foi a mais apropriada, mas falei o que sinto.

Em primeiro lugar quero deixar duas mensagens:
1. Quero ver a CMVN com outra gestão.
2. A estratégia para derrubar esta câmara deve começar agora, não a seis meses das eleições.

Agora, meu caro João, vou voltar a repetir, pelo que tem demostrado, voçê tem condições para ser um putativo candidato a presidente da CMVN.
Eu gosto do que escreve, e vesse que é uma pessoa que "pensa" Vendas Novas.

Voçê pode não querer ou não gostar que se fale no seu nome, mas não nos pode proibir que as pessoas o vejam como um D. Sebastião. Todos nós sabemos que PS e PSD, separados, nunca chegarão ao poder e, talvez, voçê possa ser um nome capaz de gerar consensos.

Vá pensando nisto, e o resto das pessoas que lerem este meu post também o devem fazer. Vão para casa e meditem no que querem para esta terra.

João Fialho disse...

Vou abrir uma excepção (já é a segunda em relação a "anónimos", o que me deixa preocupado) e responder ao visitante "anónimo das 10:28h". Vou dar a resposta por terminada, em relação aos comentadores que decidirem manter-se anónimos. Para tal, agradeço a compreensão.

1 - Ser político não se coaduna com a minha personalidade. Não tenho qualquer jeito para isso. Sei que nunca conseguiria ser um bom político. Tenho a firme intenção de não o querer vir a ser. Quem me conhece, sabe bem que é assim.

2 - Há uns anos atrás, numa das vezes em que o meu grande amigo José Medeiros foi candidato à Camara Municipal, a seu pedido, tentei ajudá-lo dentro das minhas capacidades. Por falha minha, consegui ajudar muito pouco. Na altura, apercebi-me das dificuldades a todos os níveis com que se debatiam as pessoas que na oposição lutavam para mudar o que julgavam estar mal. Apercebi-me que se trata de uma luta desigual, muitas vezes quase solitária e nem sempre bem vista. Apercebi-me também que há muito quem opine mas pouco quem se disponha a lutar por convicções. Aprendi na altura a julgar melhor quem se dedica a estas causas. Havia à data, e ainda há, pessoas em Vendas Novas que mereceriam outra atenção no campo da política local, por não desistirem perante as enormes adversidades que no dia-a-dia são colocadas no seu caminho.

3 - Não é preciso olhar para longe, para perceber que há pessoas na política local extremamente válidas, e que têm condições estruturais em termos de personalidade e de capacidades, para desenvolver um trabalho diferente daquele que tem vindo a ser realizado. Sou,portanto, de opinião que se deve valorizar quem se empenha activamente. Apoiem-se, desde logo, os que se preocupam e que dão a cara nos orgãos autárquicos.
(continua ...)

João Fialho disse...

(... continuação)

4 - Esta não é uma época de sebastianismos. É uma época de pensar e de agir. De discutir seriamente as questões. De tentar perceber o que se quer para o futuro, o que sinceramente se deseja. Mas é preciso ter os pés bem assentes, pois quando se deseja muito uma coisa corre-se o risco de se conseguir obtê-la. Com isto, quero chamar a atenção para a importância do planeamento. Na política, o planeamento é essencial. E isso, entre outras coisas, tem falhado na oposição local. Também tem falhado, da forma como vejo as coisas, em algumas situações da responsabilidade do município, mas isso é uma outra questão.

5 - Além das pessoas a que me estou a referir, há outras que merecem aqui uma palavra de atenção. A primeira é, desde logo, o actual Presidente da
Câmara. O Senhor, ainda há pouco tempo, ganhou as eleições de forma a não deixar dúvidas. Merece só por isso, que mais não fosse, que se deixe trabalhar no sentido de implementar o respectivo programa eleitoral. Com espírito crítico por parte de quem assim o entenda, pois concerteza. Mas não fica bem falar-se, nesta altura, seja em quem for como eventual candidato a candidato para esse cargo, pois corre-se o risco de se estar a desrespeitar o próprio cargo e a pessoa que actualmente o exerce, o que é extremamente incorrecto. Com isto, quero dizer que há um tempo próprio para tudo. Cada coisa a seu tempo, como se diz cá pelo Alentejo.

6 - Além disso, começamos agora a ver despontar em Vendas Novas uma nova geração de pessoas, mais jovens, na política local. Ou seja, a meu ver há
mais jovens a interessar-se pelas coisas da política. O que é bom. Tem que se lhes dar tempo para amadurecerem. Para evitarem cometer os nossos erros. E para demonstrarem do que são capazes. E são capazes de muito, alguns dos que conheço (uns mais, outros menos, como é natural).

7 - Dito isto, já perceberam que é preferível não utilizarem o meu nome em circunstâncias cuja probabilidade de ocorrência é nula. E já agora, por
favor, quando aqui nos comentários decidirem lançar destes desafios, daqueles sobre os quais vale a pena escrever, esqueçam essa coisa do anonimato. Vá lá, façam um esforço nesse sentido...

Anónimo disse...

Sobre o comentário do anónimo das 10:28:

Pondo de parte neste meu comentário o alentejodive (pela enorme consideração que me merece) revela o seu comentário -desculpe a franqueza da minha opinião - uma enorme ILUSÃO E INGENUIDADE POLITICA.

Não tenha ilusões caro anónimo das 10:28 ; infelizmente em Vendas Novas as capacidades pessoais o "pensar Vendas Novas " como refere pouco ou nada conta .

Tem duvidas ? alguma vez viu o actual ,ultimo e penultimo presidentes de Câmara "pensarem Vendas Novas"?

Já reparou que há cerca de 3000 votantes que asseguram directa ou indirectamente a sua vida com a gestão de há 30 anos em Vendas Novas ?

Já reparou que a soma dos votos da oposição (PS + PSD ) nas ultimas eleições autarquicas é superior aos votos da CDU mas que pelo método de hondt e oela ENORME ABSTENÇÃO (a maior do Distrito) permite á CDU ter maioria absoluta na Câmara o que inviabiliza outro modelo de gestão ?

Acha que consegue apenas com um bom candidato da oposição diminuir a abstenção em eleições autarquicas em Vendas Novas ?

-Eu não acredito porque verifica-se que os abstencionistas estão naquela do "estou-me cagando para a politica são todos iguais".

Vou , no fundo , de encontro aquilo que o "Alentejodive" refere:

"começamos agora a ver despontar em Vendas Novas uma nova geração de pessoas, mais jovens, na política local. Ou seja, a meu ver há mais jovens a interessar-se pelas coisas da política. O que é bom. Tem que se lhes dar tempo para amadurecerem. Para evitarem cometer os nossos erros. E para demonstrarem do que são capazes".

Anónimo disse...

Em minha opinião, respeitando, obviamente, todas as opiniões contrárias, o importante não é que os jovens, ou menos jovens, de Vendas Novas se interessem pela política, os partidos políticos, no plano autárquico e em Vendas Novas com maior relevância, devem estar em segundo plano; o importante é que todos, mas todos, se interessem pela causa pública, repito e sublinho, Causa Pública e que, de entre eles, particularmente aqueles que apresentem melhores aptidões e disponibilidade para o exercício da função, requisitos imprescindíveis, sejam seleccionados os que poderão vir a constituir o novo elenco autárquico.

Colocar os partidos políticos primeiro que as pessoas, peço desculpa, parece-me ser uma estratégia errada e que, muito dificilmente conseguirá, nos anos mais próximos, alterar o quadro actual. Os apoios partidários, ainda que importantes, devem funcionar mais como “Back Office” e não como “Front Line”.

De resto, pelo que sei e é afirmado pelo interveniente anterior, nas últimas eleições autárquicas, para não ir buscar as presidenciais, o somatório dos votos PS e PSD é superior aos 3.000 votos da CDU o que, na presença da “Pessoa Certa” e, devidamente, apoiada pelos dois partidos, os resultados seriam, seguramente, bem diferentes.

Para concluir, e convictos da melhor estratégia a implementar, há que encontrar a “Pessoa Certa” a qual se reunirá dos melhores elementos para constituir uma equipa coesa, de qualidade e de sucesso.

Anónimo disse...

Não sei se o anónimo das 14:32 é o das 10:28 . Se é (e peço mais uma vez desculpa pela frontalidade ) revela uma grande ingenuidade .

Onde é que você vive para acreditar naquilo que refere e que transcrevo :
"
...o importante é que todos, mas todos, se interessem pela causa pública, repito e sublinho, Causa Pública e que, de entre eles, particularmente aqueles que apresentem melhores aptidões e disponibilidade para o exercício da função, requisitos imprescindíveis, sejam seleccionados os que poderão vir a constituir o novo elenco autárquico."

ONDE ESTÃO OS TODOS ?????

Anónimo disse...

O anónimo anterior começa o seu post “Não sei se o anónimo das 14:32 é o das 10:28. Se é (e peço mais uma vez desculpa pela frontalidade) revela uma grande ingenuidade” e, a terminar, ONDE É QUE ESTÃO OS TODOS???

Bom, meu caro cavalheiro, quero-lhe dizer que os anónimos das 14:32 e o das 10:28, são pessoas diferentes, com ideias diferentes, mas convergentes ao que parece e pelo menos, num aspecto extremamente importante: ESTÃO FARTOS DE LEVAR COM “MAIS DO MESMO” E QUEREM VER A SITUAÇÃO ALTERADA!

Fica-me a dúvida, tratando-se de pessoas diferentes como se tratam, se o epíteto de ingénuo com que me “mimou”, continua a ser válido ou não?

Quero dizer-lhe que não me custa nada a aceitar tal epíteto garantindo-lhe, no entanto, que não obstante o ser (ingénuo), sê-lo-ei na exacta medida do quanto basta para não ser considerado parvo!

Deixe-me que lhe recorde alguns números das últimas eleições autárquicas em Vendas Novas:

Inscritos 10.361

Votantes 6.284

PCP/PEV (Coligação vencedora) 2.892

Logo, “OS OUTROS” podem ser:

6.284-2.892=3.392
o que já é superior ao número da coligação vencedora;

Ou, sendo mais optimista:

10.361-2.892=7.469
o que é mais do dobro dos votos da coligação vencedora;

Como vê, existe massa crítica bastante para alterar totalmente o cenário actual, assim se trabalhe no bom caminho e quanto mais cedo melhor; repare que, mantendo-se os números da coligação PCP/PEV (2.892), e a tendência, é para descer, “apenas” são precisos 39% dos votos dos não votantes na coligação para ganhar as eleições.

Pode não ser um objectivo fácil, mas é perfeitamente possível e não são apenas, felizmente, os ingénuos como eu que acreditam na realização desse objectivo.

Parece-me interpretar da sua mensagem, que as pessoas em Vendas Novas estão acomodadas, mais do que desinteressadas politicamente, estar-se-ão nas “tintas” para a causa pública. Bom, pode ser, mas é necessário motivá-las, fazê-las acreditar que é possível e de que vale a pena.

EU ESTOU NESSA!!!

Anónimo disse...

E como se faz acreditar ??

Anónimo disse...

Sr. Álvaro Vasco,

Lamento mas não posso, nem devo, responder à sua pergunta; o seu nome, ou pseudónimo, desculpe dizer-lho, é sintomático quanto àquilo que preconiza para O COMO FAZER PARA FAZER NÃO ACREDITAR!

Acrescentar algo mais àquilo que já foi dito, seria “DAR O OURO AO BANDIDO”…

Aguarde serenamente e, na devida altura, terá uma resposta, nem escrita nem verbal, mas uma resposta FACTUAL e concludente!!!

Até viva sem stress...

Anónimo disse...

Em www.notasdomandato.blogspot.com pode-se ler :

"CURIOSA CONSIDERAÇÃO FEITA NO PARECER DA PROVEDORIA DE JUSTIÇA QUANDO CONSIDERA nesta matéria TER SIDO "EXTRAPOLADO O PODER REGULAMENTAR MUNICIPAL".



HOJE HÁ ASSEMBLEIA MUNICIPAL, talvez seja interessante passar por lá a quem não lhe é indiferente pela negativa 30 anos desta maioria politica local .

È ás 21h no salão dos Pioneiros

ACORDA VENDAS NOVAS !

Anónimo disse...

É pena esta informação ter chegado tão tardiamente mas, ainda assim, parece-me importante; solicita-se que para a próxima, se possível, a informação chegue uns dias mais cedo.

Obrigado

Anónimo disse...

TAXAS DE DESTAQUE COBRADAS ILEGALMENTE PELA CÃMARA :

"CURIOSA CONSIDERAÇÃO FEITA NO PARECER DA PROVEDORIA DE JUSTIÇA QUANDO CONSIDERA nesta matéria TER SIDO "EXTRAPOLADO O PODER REGULAMENTAR MUNICIPAL".


"nesta como noutras matérias a arrogância e a prepotência da maioria politica 30 anos á frente da Câmara Municipal não é , infelizmente ,novidade " .