domingo, 24 de setembro de 2006

Espaço de Opinião Pública sobre "Micro-Causas"

.

Hoje lanço um pequeno desafio a todos os nossos leitores. Sem necessidade de grandes explicações, deixo aqui a oportunidade para que comentem ou enviem email's sobre aqueles pequenos ou grandes aspectos do dia-a-dia em qualquer sítio no concelho de Vendas Novas, que considerem bem resolvidos ou então o contrário. Refiro dois tipos de situações, que apenas pretendem servir de exemplo:

Situações aparentemente bem resolvidas:
  • O novo Bairro José Saramago (à saída para a Afeiteira) beneficiou de um jardim/espaço verde com boas condições de utilização. Ainda bem!
  • Em Vendas Novas só não pratica desporto quem não quiser. Há várias infraestruturas à disposição da população. Ainda bem que assim é!

Situações aparentemente mal resolvidas:
  • As obras à saída de Vendas Novas para o lado de Bombel, que já duram há imenso tempo. É pena!
  • Arrastam-se no tempo situações de mau (e algo perigoso) estacionamento automóvel em determinadas zonas de Vendas Novas. Há alguns sítios já devidamente referenciados. Algo se deveria fazer para melhorar essas situações.

Se a vossa rua tem um piso óptimo, ou não, se tem ou não tem contentores de lixo em quantidade suficiente, se onde residem o estacionamento poderia ser melhorado (e como), se faltam passadeiras para peões, ou se ainda bem que já lá colocaram a passadeira que faltava, se o vosso bairro é seguro ou há algo a fazer nessa área, se a iluminação pode ser melhorada na vossa rua, ou se está óptima e ainda bem, se há empregos em Vendas Novas, ou há algo a fazer nesse aspecto, se ainda têm problemas no acesso a cuidados de saúde ou antes pelo contrário, se isto ou se aquilo, se está bem ou se está mal. Enfim, ... já perceberam o que se pretende.

Opinem, comentem, divulguem situações "boas ou menos boas", da vossa rua, do vosso bairro, de sítios por onde passem, de locais onde se dirigem, ... ... enfim, o que os amigos leitores entenderem. O espaço é vosso.

7 comentários:

Anónimo disse...

Começou por se chamar Zona Nova da Afeiteira, nome, talvez, demasiado pomposo tendo presente o promotor (crónico) imobiliário.

Alguns meses depois, e muito longe de estarem concluídas todas as infra-estruturas básicas, contrastando com o estado adiantado em que se encontra a construção das habitações, “alguém” morre, laços políticos profundos o uniriam à terra, e serviços altamente relevantes para o país terão sido praticados, o que, tudo somado, mais do que justificaram uma Medalha de Ouro Municipal e a atribuição do seu nome àquela Zona agora promovida a Bairro.

Do mal o menos dir-se-á, hoje já poucos sabem quem foi, amanhã todos desconhecerão tal personagem.

bomdebola disse...

Pois bem, há duas situações por mim identificadas dentro da nossa cidade que envolvem risco para os condutores. Deixo aqui o meu alerta na expectativa de que algo se faça rapidamente.

a) - O caso mais perigoso, e consequentemente aquele que deveria merecer redobrada atenção por parte dos serviços competentes, é o que se passa à saída de Vendas Novas, na curva entre o café das bifanas e as bombas da Galp. Há uma supressão da berma muito mal assinalada, com um desnível perigosíssimo de cerca de 50 cm. À noite, a fita delimitadora é praticamente invisível e em caso de nevoeiro então é como se lá não estivesse nada.

Antes que ali aconteça uma desgraça não seria preferível colocar uns blocos de cimento apropriados, como é normal ver-se nestas situações?


b) – Para quem diariamente sobe a rua Alexandre Braga é normal deparar-se com um ou mais carros estacionadas na curva. Acontece que esta rua é muito estreita e a curva muito acentuada. Quem tem de contornar estes obstáculos depara-se por vezes com o trânsito vindo em sentido contrário, já em cima de si, e aí começa a verdadeira gincana automobilística. Aos que se atrevem neste percurso é garantido um banho diário de adrenalina. Excelente local para pôr à prova as suas aptidões contorcionistas.

Anónimo disse...

Puseram o nome desse pulha, sendo o Alvaro Cunhal, numa rua?! Isto é demais!

Anónimo disse...

Na Av 25 de Abril, nomeadamente no troço entre a Rotunda na EN4 e o Centro de Saúde a iluminação pública é pessima com a agravante dos candeeiros existentes (apenas num dos lados da Av) estarem "metidos" no meio das copas dos plátanos.
Observem e depois digam se tenho ou não razão.

Ainda na mesma Av. e no cruzamento com a rua Miguel Torga, mais conhecida pela rua de acesso ao cemitério, deveria haver ou uma passadeira ou umas lombas redutoras de velocidade, experimentem passar ali a pé, normalmente tem que se correr, quem pode, pois quem vem da Praceta Pedro Benito qd olha pra baixo não vê transito, olha para a Rotunda e não vê transito, começa a atravessar a Av e de repente está com carros em cima vindos de baixo, cujos condutores, assim k passam os semáforos junto ao Colégio Laura Vicunha, carregam no pedal, é prego no fundo, e atingem uma velocidade que não se justifica e põe em perigo quem ali circula, independentemente de tais viaturas terem de abrandar no acesso á rotunda da EN4.

Anónimo disse...

"... à saída de Vendas Novas, na curva entre o café das bifanas e as bombas da Galp. Há uma supressão da berma muito mal assinalada, com um desnível perigosíssimo de cerca de 50 cm. À noite, a fita delimitadora é praticamente invisível e em caso de nevoeiro então é como se lá não estivesse nada.

Antes que ali aconteça uma desgraça não seria preferível colocar uns blocos de cimento apropriados, como é normal ver-se nestas situações?"

Anónimo disse...

No site da Câmara Municipal pode ler-se:

[A CÂMARA MUNICIPAL DE VENDAS NOVAS INFORMA]

”A Câmara Municipal de Vendas Novas está a aceitar currículos para uma pré-selecção para leccionar inglês, música e actividade física e desportiva, no âmbito das actividades de enriquecimento curricular do 1º ciclo do ensino básico.
Os currículos poderão ser entregues nos serviços de educação até à próxima quarta-feira, dia 27 de Setembro, durante o horário de expediente.”


Vale o que vale, mas fico com a sensação de vale a pena insistir em determinados reparos...

João Fialho disse...

Em breve, publicarei um resumo dos reparos aqui colocados.

A todos, muito obrigado.