quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Rotundas Perigosas ou Condutores Distraídos?

.
Como é do conhecimento geral dos Vendasnovenses as rotundas da cidade deixam muito a desejar. Quem por lá circula diariamente decerto já se arrepiou com as “razias” que são feitas aos condutores que nelas circulam, umas vezes como espectadores outras como intervenientes. Desta vez calhou-me a pior parte, a de interveniente.

Vou apenas falar da rotunda perto da Santa Casa da Misericórdia, as outras nem vale a pena falar porque padecem do mesmo defeito e algumas conseguem ainda estar bem piores e mais perigosas. Não me parece a mim, que sou apenas um cidadão que não percebe minimamente de construção de rotundas, que a dita cuja seja uma obra de referência. Esteticamente até está agradável com aquele repuxo no centro e com aquele “passeio” que a circunda, o pavimento (a parte alcatroada) já tem alguma ondulação fruto do muito tráfego pesado e não só, que por ali passa todos os dias. Quem entra em Vendas Novas é natural que desfrute desta obra claramente direccionada ao turismo, para em seguida sofrer um arrepio na espinha porque passou a rasar um outro condutor que queria ir na direcção da Santa Casa. Desta vez calhou-me a mim querer ir naquela direcção e o arrepio que deveria ter sido na espinha foi na porta traseira do meu automóvel. Eu até já achava estranho tanta testa franzida, tanto arrepio e tantas razias sem levar uma “pantufada”. Depois é a velha máxima: “casa arrombada trancas á porta”, decidi hoje que muito dificilmente irei sair naquele sentido novamente. Existe uma alternativa por detrás do Lidl para o acesso á Santa Casa, local onde me desloco diariamente, sendo assim e assim sendo: Problema Resolvido, pelo menos para mim e pelo menos naquela rotunda.

Mas agora reparo que o carro até me faz falta, preciso dele para trabalhar. O estrago não foi grande, ainda bem, mas a porta empanou e como o tempo está chuvoso e eu não tenho garagem, no mínimo alem da porta empanada amanha de manha tinha condições para um aquário. Mas como é costume do bom Português afirmar que “até teve sorte”, o carro ficou na oficina e o arranjo ficou logo pago pelo condutor que reconheceu a sua culpa, e até já arranjei “boleia” para ir trabalhar amanha. Estão a ver, até tive sorte! Apesar do incomodo.

Mas há quem não tenha essa sorte e é nessas pessoas que utilizam aquela rotunda que devemos pensar, o meu problema está resolvido e a rotunda “rifada” mas não deixo de manifestar o meu desagrado em relação a este problema. Outros poderão vir a ter maiores incómodos e ao contrário do meu caso, ficarem sem transporte para irem trabalhar, o que já é um grande transtorno. A rotunda não prima pela perfeição, está muito longe disso, no entanto está sinalizada e a culpa nunca é da rotunda mas sim de quem bate nos outros que lá andam dentro.

E agora? É a rotunda que está perigosa ou são os condutores que vão distraídos? (vá lá saber-se com o quê ou porquê!)

6 comentários:

Anónimo disse...

sem duvida q sao os condutores q vao distraidos, por mal feita q a saida para a santa casa esteja, o senhor ja esta dentro da rotundo qd vai para la, por isso os condutores q vêm do intermarche so podem ir distraidos.
Pior que essa só a rotunda junto ao antigo posto da guarda, quem vem do lado da boavista ou do asterix e quer virar para o lado da boavista é uma aventura com os carros q vêm do lado do super compra, ja tive lá varias razias, e agora tento sempre nao ir por ali, ou ja ir de prevenção e ir a travar, porque à pessoas que insistem em pensar que aquilo não é uma rotunda...

bomdebola disse...

Como deves imaginar sou um cliente assíduo desta rotunda desde o primeiro dia. Vi-a nascer e por experiência acumulada habituei-me ao contorcionismo diário para a ultrapassar ileso.

O problema não está tanto na sinalização nem na arquitectura da dita. O universo dos condutores é que é muito vasto e há factores que nos desabilitam; que nos distraem… Há, essencialmente muita pressa em chegar.

Mas não deixa de ser uma bonita rotunda. À nossa escala, claro…

Anónimo disse...

Nas ultimas eleições autarquicas
( e já estou a a adivinhar os comentários que se irão seguir ) uma das candidaturas teve como soglan "melhor Vendas Novas" por considerar que a qualificação do Concelho é decisiva .

As rotundas tortas e descentradas em Vendas Novas são um de entre muitos exemplos . Mas para quem é....

Anónimo disse...

Desculpa lá mas discordo totalmente bomdebola, as pessoas nao sao distridas, a maioria das pessoas nao têm é civismo nenhum a conduzir, não respeitam os outros condutores, por isso não é por distracção mas sim por burrice, pq quer chegar mais depressa, pq pensa q vai conseguir passar primeiro, pq pensa q "a mim não me acontece", e depois qd acontece diz q foi azar, e isto não é só para as rotundas, mas tb para as estradas todas de portugal...

Anónimo disse...

O tempo passa, a vida esmorece, mas…

No compasso lento das horas
Numa corrida contra o tempo
Marco presença mesmo
Que seja só para desejar
BOM FIM DE SEMANA!!!

Beijos
Nadir

Anónimo disse...

O que o atento queria dizer é que "quem nasce coxo tarde ou nunca se endireita" não sei , digo eu ACORDA VENDAS NOVAS !!!