domingo, 26 de novembro de 2006

Jantar de Solidariedade

.
A Sra. Presidente da APNF dirigindo-se
aos presentes no Jantar de Solidariedade

.

Realizou-se ontem, Sábado, um Jantar de Solidariedade a favor da APNF - Associação Portuguesa de Neurofibromatose. Dito assim, até pode parecer uma coisa normal: será apenas mais um entre tantos. Pois não, não foi apenas mais um entre os muitos jantares de solidariedade que, felizmente, vão tendo lugar de norte a sul, pelas mais variadas e perfeitamente justificadas razões.

Este foi diferente. Não porque a entidade beneficiária seja mais merecedora do exercício da solidariedade que outras associações congéneres. É igualmente merecedora, como todas as que se dedicam a ajudar quem precisa. Nem sequer porque se realizou em Vendas Novas, pois é sabido e provado que a população vendasnovense é solidária quando necessário. Este Jantar de Solidariedade foi diferente por ter sido organizado por jovens. Jovens de Vendas Novas. E isso não é muito usual. E, não sendo habitual, deve ser aplaudido. É esse o objectivo principal deste texto.

Tratou-se de uma organização levada à prática por 8 (oito) jovens que frequentam o Curso de Educação e Formação de Técnicas de Organização de Eventos da Escola Secundária de Vendas Novas. Essa organização foi partilhada essencialmente com duas das suas professoras: Aurora Costa (coordenadora do curso e que apresentou a ideia) e Esmeralda Baleizão. Todo o trabalho de limpeza e preparação da sala, bem como do arranjo das mesas e de todo o espaço em que se realizou o evento, esteve a cargo dos alunos e das suas professoras.

No referido Jantar de Solidariedade estiveram presentes cerca de 80 pessoas, tendo a refeição sido servida pelos próprios alunos, os quais souberam demonstrar um à-vontade de realçar naquela sua tarefa muito especial. Entre as pessoas que quiseram estar presentes, contam-se a Presidente e a Tesoureira da APNF, as quais se mostraram extremamente reconhecidas e agradecidas pela iniciativa, tendo referido tratar-se do 1º jantar de angariação de fundos que alguém organizou a favor da associação.

A Neurofibromatose é uma doença genética, relativamente rara e muito pouco conhecida, que afecta o funcionamento do sistema nervoso central e para a qual ainda não existe um tratamento específico. Clique aqui para saber mais sobre o que é a APNF e sobre a Neurofibromatose.

3 comentários:

bomdebola disse...

Louvável iniciativa destes jovens que vem corroborar a minha tese de estarmos perante uma nova geração solidária, com valores humanos interiorizados, o que me leva a acreditar que o futuro só pode ser melhor que o presente.

DIGNIDADE disse...

Olá!
Congratulo-me com a iniciativa destes jovens, com a cumplicidade das suas professoras, com a Associação que escolheram e com o facto de a teres difundido (a tua postagem também é uma dádiva).
"Aquilo que damos aos outros não o perdemos, volta ao coração".
Um bj!

MouTal disse...

São estas pequenas coisas que enobrecem o ser humano.
Que o vosso gesto e a vossa iniciativa tenham continuidade no próximo curso.
Parabéns a alunos e professores.