quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Estatísticas do Atribulações Locais

.


Considerações sobre dados estatísticos, para conhecimento dos nossos leitores

Um “Page View” é uma entrada no blogue através de um link, a partir de outro blogue ou de um site. Se essa entrada for utilizada apenas para ver o blogue e sair sem fazer mais nada, não conta como Visita. Uma “Visita” é uma entrada no blogue, a partir da qual se dá uma saída e um regresso ao próprio blogue. (Essa saída pode ser à caixa de comentários ou a um ou mais links existentes no próprio blogue). O tempo decorrido entre essa saída e o posterior regresso, é contado como a duração da visita. Essas entradas e saídas que ocorram dentro de um período de 30 minutos, apenas contam como uma única visita. No entanto, as entradas (ou regressos) verificadas dentro do mesmo período de 30 minutos contam todas como diferentes Page Views. É por esta razão que há sempre mais Page Views que Visitas. (Nota: não estou absolutamente convencido disto, mas é assim que consta no “Sitemeter”).

Os dados estatísticos aqui utilizados foram fornecidos através do serviço “Sitemeter”, disponível em http://www.sitemeter.com/. Os valores e gráficos que serviram de base a este texto, foram retirados às 24 horas do dia 09 de Dezembro de 2006.

O “Atribulações Locais” teve início em 14 de Março de 2006. Não foram efectuadas estatísticas nos meses de Maio e Junho (em parte), julgo que por erro meu, quando tentei alterar diversas configurações na conta do blogue, no Sitemeter. A partir de finais de Junho, o sistema já voltou a funcionar em pleno. Os gráficos aqui mostrados retratam essa situação.

O gráfico seguinte mostra-nos a evolução mensal das Visitas e Page Views ao “Atribulações Locais”.

Há algumas leituras a retirar. A primeira é a tendência crescente da evolução registada de entradas no blogue, o que acontece desde o seu início. Em consequência, podemos dizer que (ainda) nos encontramos actualmente numa fase de crescimento. A segunda é uma desaceleração do crescimento, ainda que ligeira, verificada no mês de Novembro. Apenas no futuro se verá se a mesma é ou não circunstancial. Por outro lado, nota-se que são semelhantes as evoluções das Visitas e dos Page Views, com pequenas variações relativamente insignificantes, o que poderá denotar alguma coerência, ao longo do tempo, na forma como os visitantes utilizam o blogue. Uma leitura mais arriscada, poderia levar-nos a pensar que há uma relativamente grande consistência no tipo de visitantes do blogue. Dito de outro modo, os visitantes do blogue poderão ser quase sempre os mesmos, com pequenas variações. Ou, em alternativa, visitantes com o mesmo tipo de comportamento dentro do blogue. Mas isto já será entrar em demasia no campo das suposições.

O que ficou dito tem repercussões naquilo que nos mostra o gráfico seguinte, respeitante à duração média diária (em segundos) das Visitas e Page Views ocorridas entre os dias 9 de Novembro e 9 de Dezembro de 2006.

Como é natural, é sempre superior a duração média das Visitas em relação aos Page Views. É de realçar a relativamente elevada duração média das Visitas ao “Atribulações Locais”, atendendo ao tipo de blogue em presença. Neste período, essa duração aproximou-se dos 380 segundos (mais de 6 minutos), o que nos leva a acreditar que o blogue é lido com interesse pelos nossos leitores. No dia 09/12/06, às 24 horas, a duração média das Visitas, contadas desde Março essa data, era de 6:23 minutos. Estamos a falar de permanência média diária no blogue (em cada visita), e devemos ter em atenção que estas estatísticas não levam em linha de conta as entradas do administrador, que propositadamente não conta para efeito de nenhuma estatística.

Na 2ª feira (04.Dez), foi batido o recorde de entradas no blogue: pouco mais de 130 Visitas e aproximadamente 250 Page Views. A semana que decorreu entre os dias 02/12 (Sábado) e 09/12 (o Sábado seguinte), foi até agora aquela em que se verificou a maior “assistência” no blogue. O gráfico seguinte mostra-nos a evolução nesse período.

No dia 09 de Dezembro, o “Atribulações Locais” registava 14.380 Visitas, correspondentes a 12.050 referenciadas, mais cerca de 2330 atribuídas a um período em que não há estatísticas, referentes a uma parte dos meses de Maio e Junho de 2006. O quadro seguinte dá-nos um resumo do que então acontecia (em 09.Dez), em termos de Visitas e Page Views registados pelo Sitemeter.


A média diária das Visitas, que então era de 101, sofre variações diárias em funções das alterações verificadas também diariamente neste particular. Nos últimos meses, este indicador tem variado entre 70 e 110, com especial relevo para as duas últimas semanas, em que se tem situado acima das 90 Visitas médias diárias. O tempo média de duração dessas Visitas tem variado pouco, mantendo-se ao longo do tempo e de forma consistente, entre os 6:00 e os 7:00 minutos. O número semanal de Visitas ao blogue aumentou consistentemente até finais do mês de Outubro. Em Novembro, esse aumentou deu-se a uma taxa ligeiramente mais baixa. Embora não esteja aqui directamente retratado, posso adiantar que a semana “menos boa” dos últimos meses, em número de Visitas, foi entre 15 e 21 de Outubro (471), e a melhor foi exactamente a última, entre os dias 02 e 09 de Dezembro (706).

Vamos agora tentar estabelecer um perfil parcial dos nossos visitantes, a partir da hora das entradas no “Atribulações Locais”. Trata-se, naturalmente, de uma análise com contornos bastante subjectivos mas que, julgo eu, os nossos leitores não levarão a mal. Os gráficos abaixo foram elaborados a partir de todas as Visitas ao blogue ocorridas entre 15 de Outubro e 7 de Dezembro, num total de 4161 Visitas (cerca de 34% do total até aquele dia).

Que ilações podemos retirar? Vejamos. (vou utilizar dados que não se podem retirar directamente deste gráfico, mas que lhe estão subjacentes)

  • Entre as 2h e as 8h da manhã, as visitas são em número quase irrelevante (160; 3,85%);
  • Entre as 9h e as 12h, as visitas ao blogue aumentam como seria de esperar, sendo que se verifica uma tendência de crescimento à medida que a manhã vai decorrendo. Às 9h, deram-se 95 entradas (2,28%), às 10h, 153 (3,68%), às 11h, 193 (4,64%) e às 12h, 206 (4,95%). Durante este período da manhã, o blogue foi visitado por pouco mais de 15,5% dos nossos leitores;
  • O primeiro aspecto curioso dá-se por volta das 13h, em que tivemos 283 visitantes (6,8%). Não deixa de ser interessante verificar que se dá um aumento significativo das entradas no blogue exactamente à hora de almoço;
  • Uma leitura directa diz-nos que, entre as 9h e as 13h, aumenta sistematicamente o número de visitas em cada hora;
  • Entre as 14h e as 17h, verificam-se mais visitas que em período similar da parte da manhã. Neste período da tarde houve 890 entradas (21,39%);

  • No período que decorre entre as 18h e as 20h, em que se mantém a tendência que já se observava às 17h, dá-se uma forte afluência de visitas ao blogue. Assim, às 18h tivemos 258 (6,2%), às 19h, 271 (6,5%) e às 20h, 264 (6,34%). No total, entre as 17h e as 20h, o blogue teve 1035 visitas (24,87%);
  • É entre as 21h e as 24h, que se verifica uma maior afluência de visitantes ao “Atribulações Locais”. Ao todo são 1217 (29,25%);
  • Mas é pelas 23h que se assiste à maior concentração de visitantes: 394 (9,47%).


Julgo que se podem fazer várias leituras, a partir destes dados estatísticos. Desde logo, que as visitas ao blogue se repartem ao longo do dia. Que na parte da tarde há maior afluência que de manhã. E que à noite é ainda superior o número de leitores que visitam o blogue. Ou seja, à medida que o dia vai avançando, dá-se um aumento significativo (à excepção das 13h e das 14h) do número de entradas no blogue, culminando com um máximo próximo das 23h. A primeira conclusão parece óbvia: uma parte significativa dos leitores do “Atribulações Locais” tem hábitos nocturnos no que respeita à utilização da Internet. A segunda conclusão (embora algo forçada) decorre desta: o maior número de visitas ao blogue decorre a partir das “residências” dos visitantes e não desde o seu local de trabalho.

Outra possível leitura está relacionada com o incremento de visitas à hora do almoço. Significará isto que estamos perante um tipo de leitores que mantêm interesse, ou curiosidade, quanto ao que se passa no blogue e que aproveitam aquele intervalo nos seus afazeres laborais para as respectivas visitas? E fazem-no a partir de onde? Do trabalho? De casa? Esta última possibilidade parece-me mais lógica.

E que poderá dizer-nos a significativa afluência verificada entre as 17h e as 20h? Trata-se, em parte, de um normal horário de trabalho. Então, podemos perguntar-nos, quem visita o blogue nessas horas? E que razões levam a que haja tantas pessoas no blogue quer às 17h como nas horas seguintes, até às 20h? Estará este facto relacionado com o “regresso a casa” depois do trabalho e/ou das actividades escolares? Ou encontraremos as razões noutro lado?

E que dizer do “fenómeno” que se dá pelas 23h no “Atribulações Locais”? Que também pode ser visto da seguinte forma: o período entre as 22h e as 24h regista, de longe, um maior número de visitantes ao blogue, que qualquer outro período similar do dia (qualquer outro “conjunto de 3 horas”). Isto é ainda mais curioso, se vos disser que, normalmente, o fim-de-semana é o período da semana com menos visitantes. Logo, não existirá correlação entre os referidos hábitos nocturnos e as visitas ao blogue nos fins-de-semana. Dito de outra forma, a grande afluência de visitas nocturnas ao blogue tem maior peso nos dias úteis que nos fins-de-semana. O que também é curioso.

Espero que os nossos leitores tenham apreciado a publicação destes dados estatísticos. E que possam retirar as suas próprias conclusões, a partir desses dados e das considerações feitas á sua volta. Trata-se de uma iniciativa que será inédita na nossa blogosfera, pelo menos tanto quanto me apercebo. E que foi pensada a partir de um desafio aqui colocado por um dos nossos leitores, ao qual agradeço. A intenção é, nem mais nem menos, que aumentar o grau de "cumplicidade" e o nível de proximidade com os nossos leitores, através da (ainda) maior transparência em relação ao que é o que tem sido o “Atribulações Locais”. Pretendo igualmente ajudar a que todos se apercebam em que medida estão a contribuir para a consolidação desta iniciativa pois, na verdade, este blogue não é meu, nem mesmo dos que fazem o favor de nele colaborarem. Em última análise, pertence aos seus leitores.

João Fialho
"alentejodive"

13 comentários:

Anónimo disse...

Brilhante a sua análise.Continue.

Anónimo disse...

Um trabalho brilhante nas suas vertentes didáctica, estatística, e arte de bem interpretar os números e de transcrever, as acertadas conclusões a que chega, de uma forma simples, escorreita e facilmente assimilável por todos os leitores; trabalho de grande qualidade, feito por um profissional do ofício, altamente, competente -se não é, deixo-lhe um desafio a pensar mudar de profissão – e a merecer toda a minha admiração, o meu sincero agradecimento, e a mágoa, da qual me penitencio, por lhe ter dado um “mote” que lhe provocou, ainda que involuntariamente, toda uma enorme trabalheira…

Parabéns a si e ao AL que através da verdade, “nua e crua”, dos números, conseguiu superar, largamente, as minhas expectativas mais optimistas e, estou certo, de muitos outros leitores e colaboradores do AL.

O AL é um BLOG ainda jovem mas, felizmente, com uma “estatura” já bem adulta, e a quem todos reconhecemos um futuro altamente promissor.

BEM-HAJA!

Anónimo disse...

Então e com toda essa audiencia local já houveram propostas para publicidade ,ou não?

Anónimo disse...

Capacidade de análise; apresentação; rigor.

Mais um trabalho de qualidade com a sua marca.

Anónimo disse...

Eu cá nunca admirei este blogue ,só serve é mais para dizer mal. Agora no entanto ,nunca pensei que tivesse tanta gente com tantas audiencias que mostrou nos graficos.
Não se esqueçam que hojeà Assembleia do nosso Estrelinha.

Anónimo disse...

Assembleia de quem?
Quando assisto a alguma o resultado é sempre o mesmo!
Quem controla o Estrela é o "POLVO"do Sistema,e o resultado está à vista.
Quem é que deitou abaixo a velhinha sede do EFC?E agora?
Não há responsáveis?e as dívidas à Segurança Social quem as fez?Eles vão lá estar mas eu não e tenho as cotas de sócio em dia.
Boas Festas para o EFC.

Anónimo disse...

O anónimo das 15H14 foi engraçado em referir o "nosso Estrelinha" ; será que pertence ao dito "sistema"?

Anónimo disse...

O Estrelinha ganhou ao Torriense por 2-0.
Viva o E.F.C.e a sua nova Direcção.

Anónimo disse...

Mas ganharam por causa da nova direcção?

Anónimo disse...

O Estrela tem a sua própria “constelação”, isto é, tem o seu próprio Blog onde todos os amantes da “astronomia” podem opinar, penso eu, livremente; “estrelas” e “astrónomos” fora do seu próprio universo, não cintilam as primeiras, e mergulham nas trevas os segundos…

São dados estatísticos que não vêm ao caso...

Anónimo disse...

Mas qual Direcção?
Afinal foi eleita uma Comissão!

Anónimo disse...

Ah, bom! Assim é tudo diferente.

Anónimo disse...

Coincidência ou não, também não é importante, o Blog do Estrela Futebol Clube voltou a dar oportunidade aos seus potenciais participantes e adeptos mais fervorosos, de deixarem os seus comentários; lamento que tal impedimento se tivesse ficado a dever, segundo o Administrador do Blog, ao comportamento menos correcto de alguns participantes, quem sabe se os mesmos que, de quando em vez, por aqui vão aparecendo no AL…

È caso para, agora, poder dizer: CADA UM NA SUA GALÁXIA…