sábado, 16 de dezembro de 2006

Revista "Alentejo Terra Mãe"

.
O nº 6 da Revista "Alentejo Terra Mãe", hoje distribuida gratuitamente com o Diário de Notícias, dedica várias páginas a alguns temas que me interessam. Entre eles, um que por se referir a Vendas Novas, tem naturalmente a minha atenção. Outros, por respeitarem ao concelho de Cuba (de onde sou natural) e à problemática em torno da naturalidade de Cristóvão Colon (Colombo), aproveitam igualmente do meu especial interesse.


Sob o tema "Empreendimentos autárquicos", aquela Revista dedica duas páginas a abordar a questão do investimento em infra-estruturas desportivas no concelho de Vendas Novas, em especial na "Pista de Atletismo em Piso Sintético". Publica, nesse âmbito, excertos de uma entrevista feita ao Sr. Presidente da Câmara Municipal o qual defende, entre outros aspectos, que "O desporto é um dos pilares de desenvolvimento do concelho de Vendas Novas e um instrumento da estratégia do município, a par da indústria".

"Entre 2000 e 2005, Vendas Novas investiu cerca de dois milhões de euros no desporto, sendo 1,4 milhões em infra-estruturas e 500 mil euros de apoios às Associações Desportivas. A Pista de Atletismo orçou em 900 mil euros, ....".

Nota:
Está previsto para o início do próximo ano (logo que possível), uma abordagem ao tema "Desporto em Vendas Novas", aqui no Atribulações Locais.



Cristóvão Colon era português, natural de Cuba.

A mesma revista dedica várias páginas ao tema da naturalidade de Cristóvão Colon: português, natural de Cuba (Alentejo).
.

Trata-se de um texto da autoria de Maria Antónia Goes, que aproveita excertos de várias obras dedicadas a esse tema:
  • Patrocínio Ribeiro, A nacionalidade portuguesa de Cristovam Colon (1927);
  • Mascarenhas Barreto, O português Cristóvão Colombo, Agente secreto do Rei Dom João II;
  • Manuel Luciano da Silva, Cristóvão Colon (Colombo) era Português;
  • José Rodrigues dos Santos, Codex 632 (um romance policial); e
  • Manuel da Silva Rosa e Eric J. Steele, O Mistério Colombo Revelado.

"Das teses históricas a que nos referimos não restam dúvidas de que Colon era português natural de Cuba, nome que imortalizou na ilha mais formosa que descobriu no Novo Mundo."

"Diz Ma
scarenhas Barreto, e prova-o com inúmeros documentos, que Cristóvão Colon não era genovês, nem filho de um cardador de lã, mas sim português, filho do Infante Dom Fernando, portanto meio-irmão de Dom Manuel I, e espião de Dom João II na corte dos Reis Católicos, como fim de libertar o caminho marítimo para a Índia pelo Oriente e dirigir os espanhóis para Ocidente onde, seguramente, sabia da existência de terras."

11 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pela prontidão com que o AL se referiu à Revista Terra Mãe,e em especial o artigo "Vendas Novas -Cidade Desporto" onde também o edil salienta o próximo projecto já em curso-piscinas cobertas no valor de dois milhões de Euros.
Vendas Novas cidade do futuro.

Anónimo disse...

Muito oportuno este artigo que assim mostra um pouco do que é viver em Vendas Novas.
Parabéns.

Anónimo disse...

Muito oportuno este artigo que assim mostra um pouco do quanto é bom viver em Vendas Novas como resultado de politicas ao serviço da população .

Anónimo disse...

O que pode estar em causa não é tanto quanto é ou não é bom viver em Vendas Novas; é mais o quanto poderia ou não ser ainda melhor, não fossem estas politicas dos últimos trinta anos e que ainda continuam. Não acha?

Anónimo disse...

Muito oportuno este artigo que assim mostra um pouco do que é viver em Vendas Novas, e do quanto poderia ser bom se as políticas seguidas nos últimos 30 anos estivessem ao serviço da população.
Não acham?

Anónimo disse...

Diria mais: Muito oportuno este artigo, é pena não mostrar o que é viver em Vendas Novas em resultado das políticas seguidas nos últimos 30 anos e que ainda continuam.

Anónimo disse...

Ainda mais arriscado: Muito oportuno este artigo, que não mostrando a falta de qualidade de vida em Vendas Novas, acaba por esconder as más políticas seguidas ao longo de 30 anos, sendo certo que estamos condenados a, pelos menos, mais 3...

Serão os últimos?

Anónimo disse...

INFORMAÇÃO DE ULTIMA HORA:

É também um objectivo estratégico fazermos um autódromo ; um hipódromo e uma pista de saltos na neve no nosso Concelho . Jà mandei as Candidaturas.

Anónimo disse...

A propósito da adivinha colocada na rúbrica " Viagem á Roménia de 11.12.2006" creio que a resposta será " Bombas de Gasolina ".
Penso que o Povo deve andar com os olhos tapados com a poeira, quando nela se faz referência a um bem essencial e que a todos diz respeito, poucos foram os que comentaram a " adivinha".
Será caso para dizer que Vendas Novas está bem gerida, e que não á pobreza, porque está tudo rico (mais 5 menos 5).
Afinal quem defende o Povo?

Anónimo disse...

A adivinha
Qual é a coisa qual é ela que os Vendasnovenses e não só, estão a perder, e que pode ir de 3 5 centimos por litro, e que o nosso " Presidente" aproveita todos os dias em Èvora, e não quer em Vendas Novas ????

Anónimo disse...

Sobre o novo livro “O Mistério de Colombo Revelado” sabem que os autores foram convidados para uma conferência sobre Colombo na "Sociedade de Geografia de Lisboa"?

http://www.colombo.bz/primeira-nota.htm
No site desse livro estão este entre mais comentários sobre o livro estes:

>> "Pela presente, faço saber a quem de direito, que considero a obra de investigação histórica realizada pelo Sr. Manuel da Silva Rosa, publicada no livro « O Mistério Colombo Revelado », na editora Ésquilo, como uma contribuição cientifica de primeira importância para o estudo da vida do navegador Cristóvão Colon, o descobridor das Américas.
A sua obra merece ser promovida e debatida não só nas instâncias académicas portuguesas e internacionais, ..."

>>O novo livro “O Mistério de Colombo Revelado” ficará como um marco destacado de toda a bibliografia já publicada relativamente a C.C. Penso que qualquer publicação futura, em torno deste assunto, fará referência obrigatória ao vosso livro...

Agora que terminei de ler essa obra concordo inteiramente. Mais provas que Colombo foi Português!
http://www.colombo.bz/