quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Artistas de Vendas Novas: Aurélio Marmelo

.
Não há apenas uma definição de Cultura. Mas é usual aceitá-la como sendo um conjunto de normas, costumes, hábitos, comportamentos, ..., valores. Mas se falarmos de Actividades Culturais, estaremos mais perto do que se pretende com esta iniciativa, a que decidimos chamar "Artistas de Vendas Novas".


Com ela, pretendemos ajudar na divulgação de pessoas que aqui residem, trabalham ou que mantém outros tipos de ligações a Vendas Novas, e que se dedicam aos diversos ramos de actividades em artes plásticas. Tencionamos dedicar um mês a cada artista. Este mês de Janeiro, vai ser dedicado ao meu bom amigo Aurélio Marmelo, a quem agradeço a disponibilidade para integar esta iniciativa do "Atribulações Locais". Esperemos que esta rubrica seja do agrado dos nossos leitores.


Aurélio Marmelo
"OMAR"

"Primitiva Estalagem em Vendas Novas"
Pintura a óleo sobre tela



Aurélio Marmelo
nasceu em Almeirim, a 26 de Dezembro de 1941. Veio para Vendas Novas aos 10 anos. Autodidacta, descobriu a pintura há cerca de 15 anos e desde então vem dedicando o seu tempo a tentar saber mais, uma vez que, segundo diz, "o seu aprendizado é na base de: erro, nova tentativa".

Explora várias vertentes da pintura, como pastel seco e de óleo, aguarela e pintura a óleo. Diz que a sua preferência vai para o "pastel". Também exprime a sua sensibilidade artística através de Carvão e Grafite.

Roça muito levemente o abstracto, mas as suas preferências temáticas vão para a paisagem, campestre ou marítima, mas especialmente para o retrato a pastel.

Já mostrou alguns dos seus quadros em duas exposições colectivas realizadas em Vendas Novas.


"Jovem tomando banho"
Pastel seco

5 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito em especial da pintura de cima,pois não conhecia estes dotes do Senhor Aurélio. Agora pergunto: porquê por aqui apenas duas pinturas? não ficaria melhor um género de retro-espectiva? Obrigado.

Anónimo disse...

Dizia o jornal PÚBLICO :



"O PS não aceita, em definitivo, a aprovação de uma lei que criminalize o enriquecimento ilícito. A ideia de João Cravinho era a transposição para a legislação portuguesa da directiva da União Europeia sobre corrupção... O suspeito de enriquecimento ilícito teria de provar a origem do seu património. No PS, esta ideia tem sido vista como uma tentativa de inverter o ónus da prova e recusada nessa base... Embora esta ideia não vá vingar (com este governo), tudo indica que Portugal tenha de adoptar esta legislação por imposição europeia"

Porque será que o Eng. Sócrates não aceita de bom grado cumprir as boas e justas regras Europeias?
A Europa só serve para receber subsídios e distribuir pelos amigos?


Parece que o modelo do Eng. Sócrates não é nem nunca foi a Irlanda ou a Finlândia.
O modelo é a Sicília!

Anónimo disse...

....oooO
....(....)... Oooo
.....)../. ...(....)
....(_/.......)../
..............(_/
....oooO
....(....)... Oooo
.....)../. ...(....)
....(_/.......)../
..............(_/
...... Passei por aqui
......... E desejo
......... Um bom fim de semana
BEIJOS

Anónimo disse...

ai.. ai.. pois.. pois ! IVG é que interessa discutir ; o não e o sim tanto está na direita e na esquerda , portanto cá vamos para uma discussão respeitosa ; subserviente , politicamente correcta , civilizada e tal e tal..... ai que sonoooooooooooo

Anónimo disse...

O "Rosa dos Ventos " está amorfo!...