segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Uma iniciativa que resultou em fracasso

No passado mês de Novembro, lancei aqui no “Atribulações Locais” um desafio aos nossos leitores. Consistia em disponibilizar o blogue para que cada leitor pudesse publicar os seus próprios textos, a propósito da forma como vê a evolução recente de Vendas Novas. Tal como na altura referi, os textos eventualmente recebidos seriam publicados ao longo deste mês de Janeiro. Apesar da boa vontade e do interesse que coloquei na iniciativa, a verdade é que ela se saldou por um enorme fracasso, que assumo em exclusivo.

Para que esta iniciativa pudesse ter êxito, empenhei-me em dar conhecimento aos restantes colaboradores e a muitas outras pessoas aqui de Vendas Novas, incluindo todos os contactos que constam no email do próprio blogue. Fiz o mesmo através de diversas mensagens aqui colocadas, no sentido de que todos tivessem conhecimento do que se pretendia.

Ora, a verdade é que até hoje não foi recebido qualquer contributo para esta iniciativa, o que me leva a concluir, sem margem para dúvidas, que se tratou de um fracasso. Que assumo na totalidade e em exclusivo. A meu ver, tal terá ficado a dever-se a uma ou mais das seguintes razões:

- a iniciativa não assentava numa boa ideia;
- a divulgação não foi feita da forma mais acertada;
- os leitores do blogue não o consideram uma plataforma credível para este tipo de iniciativas;
- os leitores não estão interessados em publicar as suas próprias opiniões;
- o administrador do blogue não conseguiu ou não soube conduzir o desafio que fez aos leitores.

Considero ser esta última a razão principal para o desfecho verificado. Em boa verdade, não me causa problemas de maior o facto de uma iniciativa idealizada e conduzida por mim acabar desta forma. Claro que não me sinto confortável com isso, mas estaria bem mais preocupado se não sentisse vontade em propor este tipo de inciativas, ou se fosse uma situação em que alguém pudesse ficar prejudicado pelo resultado. Manifestamente, não é esse o caso. Nestas circunstâncias, acabamos sempre por aprender com os nossos próprios erros. Tem-me acontecido noutras vezes, ao longo dos anos. Mas é este o tipo de situações que nos fortalece, que nos dá a tal “experiência de vida” e nos ajuda a evitar situações análogas no futuro.

Continuemos, então, a tentar dinamizar o “Atribulações Locais” como um espaço privilegiado para discussão sobre assuntos que possam interessar a toda a comunidade. Continuo a pensar que um blogue deste género não pode ser uma realidade estática, tendo vantagens em apresentar-se com um dinamismo que consiga também cativar os seus leitores. Sendo assim, outras iniciativas se seguirão as quais, espero, venham a ter um desfecho mais favorável.

16 comentários:

Anónimo disse...

Não desanime Alentejodive porque tem feito um trabalho excelente apesar dos partidos políticos tentarem "sabotar"este seu blog no meu entender.
Os "outros"blogs estão comprometidos principalmente:
-os do PS..Rosa dos Ventos..
-os do PSD..
Não deixe morrer o Atribulações.

Anónimo disse...

O que vejo é mas é o Alentejodive a preparar o terreno para sair de cena.
A questão está no trabalho no blog o qual tem sido indubitavelmente bom. Agora não creio que resista muito tempo às estas forças de bloqueio. Vai ficar a fazer falta.
Vai-se a ver o AL tem muitos a colaborarem mas só 2/3 a escreverem não se percebe a razão disto. Depois os partidos locais bloqueiam quase tudo o que escrevem e publicam iss vê-se bem ;desde a JS que só aparece com propagandas até o PCP a impedir aqui os comentários e o PSD que só os reconheci poucas vezes neste tempo todo, além do mais o PS nunca aqui apareceu. Uma autentica força de bloqueio colectiva. Gostava de dizer comoo anonimo anterior , que não desanimes, agora não digo porque já estou a ver o final disto. É a vida.

Anónimo disse...

Não pode de modo nenhum assumir as culpas, nem considerar o facto como um fracasso. O seu trabalho tem sido imenso e de qualidade. Creia que é fundamentalmente a falta de tempo que inibe realizações dessa natureza as quais têm que ser mais elaboradas ao contrário de um simples comentário.

Anónimo disse...

Nunca percebi o porque de os assuntos serem sempre levados para o lado politico!?? Será a falta de participação um facto politico, ou apenas um facto de falta de interesse mostrado pelas pessoas que frequentam o blog, e não só, quando o assunto não é politico e não pretende atingir ninguem?? O que o Alentejodive sugeriu foi apenas textos sobre Vendas Novas, leterários, poéticos de qualquer género, se fosse sugerido um texto para dizer mal do, por exemplo, mercado municipal, de certeza que teriam aparecido muitos e bons textos! Mas não, é pena o blog não ser visto como um meio de divulgação, de discussão e até de confraternização comum aos cidadãos de Vendas Novas, longe de politiquices faceis e mesquinhices partidárias! Parabens ao Alentejodive pelo blog, apesar de eu tambem ter a minha opinião e não concordar com tudo, e continue com a força até aqui demonstrada! Porque um dia as pessoas vão perceber que vale a pena contribuir, discutir, opinar, dizer mal, mas tambem dizer bem e que se em Vendas Novas houvesse mais união eramos uma cidade bem melhor!

Veja-se os blogs de exclusividade politica... estão parados, porque será?? Não tem interesse em falar sobre a cidade nem sobre os seus habitantes, virtudes e problemas, mas amigos, quando houver eleições, la estaremos de novo com uma serie de blogs,actualizados diariamente, cada dia com um assunto mais polemico do que o outro, e digam-me la se é isto que é contribuir para o desenvolvimento da cidade????

Anónimo disse...

A questão que levanta à volta do pretenso insucesso da sua iniciativa tem objectivamente a ver com a marcada saturação que atingiu alguns dos colaboradores, e alguns dos leitores do blogue, face a determinados comportamentos de alguns comentadores embuçados da nossa praça.

A causa já foi debatida e nem será necessário expô-la aqui detalhadamente para que se percebam os motivos que levaram alguns a recuar.

Lamentam-se atitudes que condicionam e que obrigam a passar à clandestinidade quem quer expor publicamente as suas ideias. Esta é a opinião de um anónimo que, como tal, vale apenas o que vale.

Anónimo disse...

Não desista.
O Atribulações faz falta.
Siga o exemplo do M.Alegre lutou contra tudo e contra os aparelhos partidários e viu-se o resultado.
Este blog permite uma abrangencia cívica que faz falta em Vendas Novas.
Quem assista a uma sessão da Assembleia Municipal fica logo esclarecido:
-O PS entra mudo gagueja e sai calado;
-O PSD da luta porque tem um elemento muito válido que ate nem sequer é ou reside em V.NOVAS,mas é pouco;
-O PCP agradece ao público para não comparecer nem levantar " ondas";

Amigo ALENTEJODIVE não desista porque o ABRIL também mora aqui.

Anónimo disse...

Quem tem c* tem medo!

Seis comentários, seis anónimos; talvez isto ajude a explicar as razões pelas quais a tentativa de pôr as pessoas a falar, de cara descoberta, sobre a evolução de Vendas Nonas nos últimos 30 anos redundou num estrondoso fracasso.
Hoje já não há PIDE, estamos num país livre e democrático, mas receio bem que muito boa gente receie, para não dizer que tenha medo, de exprimir o seu pensamento com receio de eventuais represálias.
Termino tal como comecei: Quem tem c* tem medo!

Anónimo disse...

Não desista, não desista. Mas se desistir, faz alguma falta? Cá por mim não vou chorar uma só lagrima.Quem quer ir embora vai ,quem não está bem muda-se. Acham assim o blog tão bom? Então porque é que ninguem mandou opiniões para aqui? Se fosse bom como dizemtoda a gente havia de escrever, ou não é assim?

Anónimo disse...

O Alvaro não sei se tem alguma coisa a ver com ....o ...Cunhal!


E o Vasco ou eu muito me engano ou anda por perto da..." muralha de aço ".....


Vá lá reconheça que este espaço faz falta à nossa terrinha.

Anónimo disse...

Tenho uma opinião muito contraria á do "Vasco"... meu amigo, tudo o que vier por bem, faz falta, e parece-me a mim, embora não concorde com algumas coisas que aqui são feitas ou ditas, mas isso é um direito que me assiste desde que vivemos numa democracia, assim como comentar como anónimo, acho que este blog é um importante veio de comunicação e discução publica sobre determinados assuntos, apesar de por vezes se usado para outros fins que não os da sua criação! Por isso acho que o facto de uma iniciativa "fracassar" não é motivo para desistir, apenas re-pensar a linha do mesmo! Não é credivel como ja foi comentado anteriormente, haver tantos colaboradores na coluna lateral e serem smp os mesmo as postar, gostavamos de ver pontos de vista, diferentes de outras pessoas, outros assuntos, alguns menos polemicos, outros mais, mais divulgação, mas assuntos diferentes a nossa terra tem muito do que falar, do que discutir, sinto falta de serem mostradas ideias para resolver problemas em vez de so os apontar!

ALG disse...

Boa tarde a todos:

Sou desde o início um dos colaboradores, convidado pelo meu amigo Alentejodive para participar neste blog. Acontece que por várias razões, sendo que a principal se deve ao facto de não residir em Vendas Novas já há alguns anos, leva a que a minha colaboração seja práticamente inexistente, embora seja visitante assíduo e acompanhe de perto os desenvolvimentos do AL. Com isto quero dizer que, efectivamente, o EXCELENTE trabalho que o administrador do AL faz, é prejudicado pelo facto de colaboradores como eu serem virtuais, nada acrescentando de interessante para se atingirem as finalidades do AL.
Reconheço as criticas que alguns teceram sobre colaboradores e procederei em conformidade!
Ao Administrador do Blog, e mantendo eu próprio o meu blog pessoal há uns anos, reconheço a sua enorme capacidade de iniciativa e de trabalho, muitas das vezes objecto de comentários desgradáveis e que são desmotivadores para quem se dedica tanto a este projecto.
Assim como sei de que não precisa de quem o defenda, tenho a certeza de que continuará a levar por diante este projecto, pena é que alguns dos que aqui comentam, a maioria anónimamente, o façam sem terem percebido o que se pretende com este espaço!
Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

Adianta o "Alentejodive" algumas razões para aquilo que considera fracasso da sua iniciativa ,
nomeadamente:

1- a iniciativa não assentava numa boa ideia;
2- a divulgação não foi feita da forma mais acertada;
3- os leitores do blogue não o consideram uma plataforma credível para este tipo de iniciativas;
4- os leitores não estão interessados em publicar as suas próprias opiniões;
5- o administrador do blogue não conseguiu ou não soube conduzir o desafio que fez aos leitores.

Das 5 razões que adianta - exclua-as , porque em minha opinião não sao válidas - a nº 1 a nº2 e a nº 5.

Quanto á nº 3 tem em parte ,razão . Quanto á nº 4 pura e simplesmente não têm opinião .

Anónimo disse...

Não podia concordar mais com o coment anterior. A maior parte da malta nem se dá à trabalhera de pensar, como podiam ter eles opinião? Há excepções, mas não são muitas, ai não são não.

Anónimo disse...

Idem Idem aspas aspas

Anónimo disse...

A campanha para o referendo já circula nas igrejas e nos Concelhos do Litoral da Área Metropolitana de LISBOA-SETUBAL,onde já se podem ver os placards do PCP e os comunicados dos padres.
E os outros partidos? E em V.Novas?
Parece que têm vergonha de sair à rua.
Depois não se queixem de que não houve tempo!.........

Anónimo disse...

O PCP também já está na rua a colocar os sus paineis.