quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Fecho das Urgências de Vendas Novas - 15

No seguimento de um comentário aqui colocado por um nosso leitor, deixo-vos algumas considerações sobre esta problemática do "Fecho das Urgências de Vendas Novas".


Nestas questões sensíveis e relevantes para toda a comunidade, como é o caso presente, deveremos remar todos para o mesmo lado. Isto é do senso-comum. Por essa razão, todos concordamos ser preferível relevar o que é feito pela positiva e chamar a atenção para quem se coloca de modo a fazer parte da solução. É, indubitavelmente, a melhor forma de encarar esta problemática. Pelo menos, é esta em que eu acredito que tem maiores probabilidades de sucesso.

Tenho visto esse tipo de abordagem em Vendas Novas. Por exemplo, por parte da autarquia. Bem como por parte do designado "Movimento de Cidadãos" que esta noite organizou a Vigília junto ao Centro de Saúde. Mas também tenho observado quem, a meu ver, não parece estar a privilegiar este tipo de abordagem. Já deixei aqui a minha opinião sobre isso. Mas esta é, como disse, a minha opinião. A qual, já percebi, está longe de ser consensual. Bem vistas as coisas, é normal e saudável que assim seja.
Também tenho observado que os partidos da oposição local privilegiaram abordagens algo diferentes. Em parte porque foram ultrapassados pelo rápido desenrolar dos acontecimentos, em parte porque não dispõem de uma logística (peço desculpa se estou errado neste aspecto) que lhes permita organizar em tempo útil uma resposta com suficiente eficácia e visibilidade junto das populações. Talvez por isso, ter-se-ão decidido, tanto quanto se sabe, por outro tipo de abordagens. As possíveis, julgo eu. Pelo que me apercebo, ambos estão a trabalhar á sua maneira para ajudar na resolução deste grave problema. Apercebi-me, no entanto, que em ambos os casos se colocaram á disposição (no caso do PSD, "exigiram") integrar as iniciativas a decidir pela autarquia com vista á resolução desta questão. Desconheço se esta disponibilidade já foi aproveitada. Espero que sim.

Perante esta dicotomia, qual deve ser o papel de um blogue local? A resposta só pode ser: focar atenções essencialmente em tudo o que pode ajudar esta causa comum. É isso que aqui tenho tentado fazer. Vai nesse sentido o relevo que no "Atribulações Locais" tem sido dado ao "Movimento de Cidadãos" e a todas as suas iniciativas. Bem como às resoluções da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal. E todas as outras de que venha a ter conhecimento.

Claro que em todo este processo, até agora, há coisas que não me parecem bem. Em relação a algumas delas, porque me pareceram erradas no sentido de não funcionarem a favor da união em torno desta causa, decidi deixar a minha opinião. Mas apenas na perspectiva que referi. Outras, que me deixam igualmente desgostoso, como por exemplo algumas que se passaram hoje mesmo na Vigília e que seria de todo preferível terem sido evitadas, acho preferível não lhes dar relevo aqui no blogue, pois isso poderia desviar atenções do que é mais importante e, eventualmente, até criar ou alimentar polémicas desnecessárias. (atenção, que não estou a criticar o "Movimento" que organizou a Vigília).

Questionava-se o leitor "meretíssimo", no seu comentário: "... se já desisti de apoiar a causa das urgências? Porque razão estará ele a deixar cair este assunto?". Pois, caro leitor, com o devido respeito, deixe-me dizer-lhe que está a colocar mal a sua questão. Na verdade, nem eu desisti de apoiar esta causa, nem quero acreditar que alguém em Vendas Novas o tenha feito. Esta é uma causa de todos, como é fácil de perceber. O que diferem são as formas de a encarar. A minha, está bem á vista.

11 comentários:

MouTal disse...

Meu caro amigo

A sua postura como cidadão é um exemplo para a nossa comunidade.

Não precisa de se justificar, oxalá a sua maneira de estar na blogosfera, e de olhar os muitos problemas que temos por resolver, frutifique.

Um abraço.

Anónimo disse...

Apesar de ter a minha cor política, considero que os interesses da minha terra estão acima de qualquer interesse partidário. Tenho pena que nem todos pensem como eu!! Hoje assisti a uma pequena vergonha. Vendas Novas quer mobilizar-se contra o encerramento do SAP no centro de saúde. Vendas Novas toda!!! Indiferentemente do seu "credo" político. E fomos todos brindados com um comício político para Vendas Novas e o país verem onde não faltou o "Grandola Vila morena".... Democracia Participada (e independente)no seu melhor!!!!

Anónimo disse...

Não compreendo.

Não querendo defender o meu amigo Joao Fialho, não entendo onde está escrito neste blog que o mesmo já nao apoia/se encontra solidário com o assunto (centro de saúde).

Há pessoas que de facto não trazem valor acrescentado a este espaço.

É a democracia no seu melhor.

laranja_power

Anónimo disse...

Quero manifestar ao Sr. João Fialho -pessoa que, apenas, conheço “virtualmente” via Blog AL, mas de cujas qualidades e virtudes penso ter, já, algum conhecimento - a minha admiração pelo seu empenho e dedicação em defesa desta causa.

Não sendo Ele um Vendasnovense de nascimento – podê-lo-á ser por convicção, e estou em crer que é!-mas um mero residente, e ao que sei, em tempo parcial uma vez que trabalha em Évora, o seu comportamento -livre, isento e desinteressado, obedecendo, unicamente, à sua inabalável vontade de ajudar a sociedade onde está inserido - perante a situação que se está a viver em Vendas Novas é, para todos nós, um grande exemplo de cidadania.

Creio que esta “boa semente” a juntar a outras que, porventura, por lá possam existir nos terrenos algo pantanosos, que se movem, que sugam as pessoas quando lá caem, não deixem fortalecer e solidificar as suas raízes sem terem a firme certeza de onde estão “semeados” e conscientes de que não é a “boa semente” que faz a boa terra…

Anónimo disse...

É assim, com a postura de João Fialho, que se vive em Democracia.

Independentemente de se ser simpatizante ou filiado num partido político, deviamos ser, primeiro que tudo, cidadãos livres que desejam o melhor para a sua terra de nascimento ou de escolha para viver.

João Fialho faz, neste blogue, um verdadeiro serviço de cidadania, chamando a atenção para os problemas que Vendas Novas enfrenta.
Doa a quem doer!...

Anónimo disse...

Sr. João Fialho,

Não o venho defender, nem o senhor precisa que eu o faça, mas deixe-me que lhe diga uma coisa;

Se esta notícia do encerramento das urgências na NOSSA TERRA teve algo de positivo para mim, foi a oportunidade de ter conhecido o AL.

Os meus sinceros parabens e que continue a dignificar a NOSSA TERRA com este seu trabalho.

Ricardo Candeias

João Fialho disse...

Obrigado aos leitores pelas amáveis e simpáticas palavras.

Este blogue tem conseguido desenvolver-se por uma razão essencial: o interesse, aceitação e colaboração manifestada pelos seus leitores.

O grande desafio, para o qual não sei se estarei à altura em virtude da falta de tempo disponível, é conseguir manter o interesse dos leitores e, em simultâneo, continuar no rumo que tem vindo a ser seguido.

Enfim, vamos caminhando ... sem pressas. Tal como costuma dizer um dos amigos colaboradores do "Atribulações Locais", este blogue não é uma corrida ao sprint, é mais uma maratona. E tem razão.

Saudações amigas para todos.

Anónimo disse...

Tenho tido o cuidado (e curiosidade) de "andar" por alguns dos blogs do nosso burgo e curiosamente reparei no seguinte:

1-Ao contrário do que seria de esperar e aconselhavel, os bloguistas (salvo honrosas excepções, daqui um grande reconhecimento ao senhor João Fialho) não estão a remar todos no mesmo sentido em relação ao SAP.

2-Pelo menos tal é evidente na forma, e no conteudo quero acreditar que todos pretendem o não encerramento de tal serviço de saúde necessário para o concelho e freguesias adjacentes.

3-Ou seja; esquecemos o essencial e ligamos mais ao acessório.

A pergunta que se inpoem: porquê?

No meu entender porque a Vendas Novas não tem sido permitido o normal e salutar nascer de movimentos espontaneos e autenticos.

Porque a um assunto tão pertinente como a saúde de todos, não foi dado o devido espaço e distanciamento da política (ou de alguns políticos).

Porque todos nós nos deveríamos rever nas imagens ontem (terça) e hoje (quarta) televisionadas e duvido muito que tal aconteça.

Porque o PCP quer chamar só a si os louros desta campanha (necessária) contra o encerramento do SAP.

Desejando que tal encerramento não se verifique para mal de todos nós, só espero que se tal infelicidade nos cair em cima o PCP tire daí as suas conclusões!!!

João Fialho disse...

O nosso leitor "meretíssimo" é um bem-disposto. Embora manifeste capacidades para ver enigmas onde menos se espera.

Esperemos que mantenha a sua boa disposição sempre que fizer o favor de nos visitar. O que, espero, se repita e repita e repita ...

Ah, e não queira ver nesta espécie de alegoria que utilizei, nada mais que a intenção de ir desenvolvendo este nosso blogue "sem pressas".

(sprint=pressa; maratona=com calma, sem pressas)

Qualquer outra leitura, será manifestamente abusiva ("abusiva", no sentido de "descontextualizada")

Não sei se me fiz entender ...

Anónimo disse...

Realmente, conhecendo o Figueira como conhecemos, o gajo só tem mesmo jeito é para vigilias, greves e afins...

Anónimo disse...

O ALGUÉM DE ÉVORA FIQUE POR ESSAS BANDAS .
NÃO VENHA DAR LIÇÕES A VENDAS NOVAS POIS JÁ CÁ TEMOS MUITOS SABEDORES DE LEIS.
O FIGUEIRA PASSARÁ COMO OS OUTROS E NÓS FICAMOS....O TERESA FOI-SE E NÓS CÁ ESTAMOS A LUTAR...AÍ POR ÉVORA PARECE QUE TAMBÉM NÃO TIVERAM MUITA SORTE POIS ATE RECENTEMENTE FOI PRECISO SER O M.ALEGRE A DAR UMA ORDEM DA LIBERDADE A UM CAPITÃO DE ABRIL QUE EM TEMPOS FOI GOVERNADOR CIVIL........