terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Fecho das Urgências de Vendas Novas - 18

DESAFIO ÀS JUVENTUDES PARTIDÁRIAS LOCAIS

Segundo julgo saber, já tiveram lugar alguns contactos entre membros de juventudes dos partidos políticos representados em Vendas Novas, a propósito do encerramento das Urgências do Centro de Saúde. O certo é que isso já me foi dito há bastante tempo e, até agora, nada parece ter acontecido. Não sei, portanto, se essa iniciativa teve algum êxito.

Sendo assim, parece-me ter todo o cabimento trazer esse assunto ao "Atribulações Locais", pois vejo aqui uma oportunidade. Trata-se de lançar um desafio à Juventude Socialista, à Juventude Social Democrata e à Juventude Comunista, que é o seguinte:



Unam-se, todas as juventudes partidárias locais, e façam o que os "mais adultos" ainda não conseguiram. Ou seja, apareçam unidos aos olhos da população no que respeita a esta questão. Dialoguem, tornem esta uma causa da Juventude, usem a vossa irreverência e imaginação. Aproveitem esta oportunidade para conseguirem junto da população local um capital de confiança e de esperança que hoje parece não existir.

Criem uma "Plataforma Jovem" de Vendas Novas. Organizem uma estratégia e proponham as iniciativas que julgarem apropriadas. Colaborem com as instituições e entidades locais na resolução deste problema. Aproveitem das enormes vantagens que um movimento assim vos pode trazer, enquanto jovens de Vendas Novas com ambições num futuro melhor. Não acredito que algumas das 3 organizações queira ficar de fora, pois o ónus dessa auto-exclusão seria muito pesado.

É este o desafio que vos lanço. Reparem que oportunidades destas são raras. Aproveitem enquanto se justifica.

35 comentários:

Anónimo disse...

Em minha opinião, a chamada plataforma jovem pelas urgencias de Vendas Novas, não faz qualquer sentido. Tantos tem sido os comentários sobre a partidirazação do movimento o que como todos sabem é uma afirmação ignobil e agora querem partidirizarem assente nas tres forças jovens dos partidos. Entendam-se deixem-se de chutar ao lado, vamos concentrar energias na marcha lenta de dia 22 em Vendas Novas. Vamo-nos unir em torno do MOVIMENTO pelas urgencias em Vendas Novas e dar combate ahá arrogancia do Ministro da Saúde que mostra ser uma pessoa intrátavel a ver pelo que disse na TV no domingo á noite,

Anónimo disse...

Em minha opinião, a chamada plataforma jovem pelas urgencias de Vendas Novas, não faz qualquer sentido. Tantos tem sido os comentários sobre a partidirazação do movimento o que como todos sabem é uma afirmação ignobil e agora querem partidirizarem assente nas tres forças jovens dos partidos. Entendam-se deixem-se de chutar ao lado, vamos concentrar energias na marcha lenta de dia 22 em Vendas Novas. Vamo-nos unir em torno do MOVIMENTO pelas urgencias em Vendas Novas e dar combate ahá arrogancia do Ministro da Saúde que mostra ser uma pessoa intrátavel a ver pelo que disse na TV no domingo á noite,

bomdebola disse...

Sim à "Plataforma Jovem" de Vendas Novas e a todas as iniciativas que tenham como finalidade unir a população.

Ainda vamos a tempo. Acreditem.

Manuel Filipe Quintas

Anónimo disse...

O desafio esta lançado e muito bem!

Agora vamos ver as reacções, estarei atento aos desenvolvimentos desta sugestão!

Eu apoio

MouTal disse...

Julgo que se trata de um desafio bem lançado.
Serão os júniores capazes a ganhar aos seniores?
Ou já terão os mesmos vícios de jogo?
Excelente oportunidade para mostrarem do que são capazes...

Anónimo disse...

Olha o moutal.... á quanto tempo!

Anónimo disse...

Não moro em VN, mas estou de coração com o Movtmento contra o fecho das Urgências, seja ele jovem ou senior. O que é preciso é que a população se manifeste em força no dia 22. Penso que as três forças políticas representativas e o Movimento de cidadãos têm capacidade para ir em frente.
Todos vimos na TV a manifestação contra o fecho das urgências em Valença do Minho, com o apoio do presidente da Câmara (PS).
Não teve medo de dar a cara.

Anónimo disse...

Sendo interessante este desafio lançado pelo Alentejodive e dando já como assente que os seniores da politica local não vão lá , tenho algumas duvidas de natureza prática sobre essa plataforma Jovem. Sendo composta por juventudes partidárias é natural que qualquer uma delas queira liderar a coisa sendo motivo de esquemas ; para além de que existem sobejas provas que com a juventude comuista é o próprio PC (dos mais que seniores) a controlar a iniciativa . E aqui não há que enganar : Os interesses do PC estão sempre á frente de qualquer outros interesses .

alentejodive disse...

Espero que tenha ficado claro no meu desafio, que o "entendimento" entre entre as Juventudes Partidarias, a meu ver, não seria contra nada nem contra ninguém.

Nem contra o "Movimento de Cidadãos", nem contra qualquer grupo, entidade ou instituição. Funcionaria sempre a favor e em colaboração ou complemento das iniciativas já existentes ou a existir.

Estas coisas têm que ser sempre pela positiva. Caso contrário, estarão condenadas á partida.

Anónimo disse...

Caríssimos,

Antes de mais permitam-me felicitar todos os que de forma séria e responsável têm abordado a questão do encerramento das Urgências em Vendas Novas, procurando tudo fazer para que este não se venha a consumar.

Relativamente ao desafio que nos é colocado posso adiantar que, como disse o amigo João Fialho, procurou-se estabelecer um entendimento entre as Juventudes Partidárias do concelho (JSD, JS e JCP).

Não nos podemos obviamente demitir da nossa responsabilidade enquanto jovens dirigentes políticos com projectos diferentes para o futuro da nossa terra, mas no caso em apreço entendeu-se ser da maior importância o estabelecimento de um compromisso que, ainda que verbal, nos permitisse a colaboração em actividades cujo sucesso tivesse como objectivo assegurar a continuidade do funcionamento das Urgências no Centro de Saúde de Vendas Novas.

Curiosamente ainda esta tarde tive a oportunidade para partilhar algumas das minhas preocupações com alguns jovens dirigentes socialistas que, mais uma vez, manifestaram interesse no desenvolvimento de iniciativas em cuja nossa colaboração fosse um factor fundamental para o sucesso.

Julgo que em breve estaremos em condições para concretizar alguns dos nossos projectos cuja divulgação remeto para o momento apropriado.

Entretanto aproveito para aqui deixar um forte apelo à participação em iniciativas que desprovidas de cariz político visem dar corpo à vontade dos vendasnovenses.

Cumprimentos,

Ricardo Videira
(JSD)

Anónimo disse...

A ser verdade o que hoje foi publicado no Diario de Notícias das duas uma:
-O Sr.Correia de Campos já não recuará;
-Ou o sr.Correia de Campos se demite.

Aguardemos e Vendas Novas fica sem SAP e sem SUB.

Anónimo disse...

Logo vi que mais uma vez o sr. João Fialho na sua ternura candente andava a dar a mão aos Jovens Socialistas, pois já percebeu que a estrutura do PS está comprometida com toda esta situação até á medula. O sr. João Fialho ainda não percebeu que os dirigentes socialistas locais e distritais estão comprometidos com esta situação do encerramento das urgencias em Vendas Novas. Basta para isso ler com detalhe a informação dada pela ARS Alentejo. Por favor sr. Fialho concentre as suas energias no que é essencial e o essencial é a manutenção das urgencias em Vendas Novas.

Anónimo disse...

Sr. João Fialho, esta sua ideia fantástica(???) só pode ser vista como uma tentativa de levar ao colinho os meninos da JS, quando o PS está comprometido com toda a situação e nada faz. Parece-me uma ideia infeliz, numa altura em que se fala da partidarização desta luta que toca a todos, propor (talvez a mandado de alguém!!!) a criação de uma "plataforma jovem". Seria criar mais uma voz, separar as forças, pois além das necessárias "vozes" institucionais, temos o MCIVN que com dificuldades e alguns erros, vem levando à prática uma série de acções. Perfeitamente escusado Sr. Fialho

Anónimo disse...

Diz o anónimo “21 Fevereiro, 2007 09:17 “: “Basta para isso ler com detalhe a informação dada pela ARS Alentejo”.
Eu não estou a ver do que se trata e gostava de “ler com detalhe” essa mesma informação. Diga-nos qual a fonte em que bebeu essa informação? Partilhe, por favor.

Anónimo disse...

Basta os senhores irem ao documento da comissão tecnica que esta no Portal da Saude e verificarem na dita pagina a informação a a ARS deu está lá preto no branco. Já percebi que isso pouco importa para o anonimo das 10h16

Anónimo disse...

Anónimo “21 Fevereiro, 2007 09:17” e “21 Fevereiro, 2007 11:17”.

Desculpe lá a minha insistência. Diga-me onde é que a proposta da Comissão Técnica fundamenta, ou indicia, que “os dirigentes socialistas locais e distritais estão comprometidos com esta situação do encerramento das urgências em Vendas Novas.”.

É que eu não estou a ver…

Anónimo disse...

Não tenho procuração do Alentejo Dive; nem ele precisa disso; agora, não posso assistir inpávida a estas injustiças. Já cá faltavam os profetas da miséria intelectual da nossa terra.

Então o senhor vem propor maneiras das pessoas se unirem e vocês só sabem dizer mal? Em vez disso vejam mas é porque essas criticas são do mais injusto. Tenho visto que é uma das poucas pessoas, desde o principio desta tragédia, sempre tem apoiado a união das pessoas, todas e não apenas algumas.

Venho ao AL há muito tempo e a partir daqui apercebo-me da desunião que grassa nesta terra. Por isso digo, ponham mas é a mão na consciencia;
mais tem feito o AL e o Alentejo Dive em prol da união que muitos daqueles com obrigação, estão a a perceber? Tenham mas é vergonha e deixem-se de lutas e de criticas, as quais não ajudam nada.

Anónimo disse...

E eu pergunto: que mais tem feito o MCIVN senão tentar a união das pessoas e a organização de acções de protesto?! E veja-se as criticas a que tem sido sujeito

Anónimo disse...

Meus caros amigos, tenham calma porque a batalha ainda agora começou, não vale apena atirarem tiros para o ar, porque eles vão fazer falta para a próxima AM que já está marcada para o mesmo local, ainda este mês.
O "circo mediático" vai voltar de novo á nossa cidade, as várias forças políticas já podem começar a preparar as suas armas porque o povo vai lá estar, vamos ver quem vai dar mais tiros.
Espero que o MCI (???) faça a sua apresentação sem medo, e que cada um tenha a bandeirinha do partido na mão, assim será mais fácil para a Assembleia saber quem nos está a defender.
Proponho ao "ditador" que não obrigue as pessoas a irem lá á frente para dar o nome para falarem, mas antes que o microfone ande pela sala para que as pessoas possam falar livremente, ou então que levantem o braço e peçam a palavra.
Não mande calar as pessoas, deixe-as falar até ao fim.
Espero que a música já esteja preparada (mas que seja do Quim Barreiros) para o baile final.
Não se esqueçam de referir na AM que o Jerónimo de Sousa esteve em Vendas Novas, e que o deputado do PCP esteve na vigília, porque á pessoas que ainda não sabem!
O amigo João Fialho lançou uma excelente ideia, a dos jovens se unirem e defenderem as úrgências.
Proponho que sejam eles a criarem um Movimento Apartidário, porque o MCI (pcp) está viciado á partida.

Anónimo disse...

A unidade na acção é de facto muito bela no plano do abstracto.
Construí-la é muito mais difícil.
Sobretudo quando uma certa «elite» não compreende que as regras do jogo democrático determinam que a maioria tenha uma intervenção destacada.

O facto de o MCI ter membros da força maioritária no concelho só revela que esta está ao lado da população e na luta em defesa dos seus interesses.
Isso deveria ser motivo de regozijo por parte de toda a população e até dos membros de outros partidos.

Da mesma forma que para um Comunista em Valença ou em Chaves deverá ficar satisfeito por ver os eleitos do PS à frente dos Movimentos de contestação às políticas deste Governo em matéria de Saúde.

O que não se compreende aqui é que o sentimento de um anti-comunismo primário seja mais forte, ou seja pretexto para não se estar nesta luta e não se integrar o MCI.

Relativamente à proposta do autor do post, apenas uma consideração:
não me parece bem que as juventudes partidárias formem um outro movimento, uma outra estrutura.
Parecia-me muito melhor que estas mesmas juventudes integrassem individualmente o MCI.
Ou seja, que os membros das juventudes e não as juventudes partidárias, estivessem no Movimento constatassem que o Movimento não tem, nem quer ter o tal carácter partidário que injustamente lhe querem atribuir.

Mais uma vez reafirmo, o facto de comunistas e ecologistas estarem num MCI, em vez de fazerem a sua luta sózinhos, só revela a sua capacidade de promover a unidade tentando evitar a mesquinha visão partidária.

O facto de um deputado e do secretário geral do PCP terem estado em Vendas Novas é prova de que têm feito alguma coisa pela manutenção do SAP, só espero que outros cá venham.

Anónimo disse...

Dia 27 AM, quem vai ser o artista convidado??

Anónimo disse...

No seguimento dos vários contactos que o PS tem vindo a desenvolver desde dia 2 de Fevereiro, a Juventude Socialista de Vendas Novas foi esta tarde recebida pelos deputados da bancada parlamentar do PS na Assembleia da República.

Foi-nos transmitida toda a solidariedade por parte dos deputados, que se prestaram a colaborar na medida do possível com os vendasnovenses na sua causa. O argumentário que apresentámos foi de imediato encaminhado para o gabinete do Sr. Ministro da Saúde.

A JS e o PS vão continuar a defender a manutenção das Urgências em Vendas Novas, desenvolvendo um conjunto de medidas políticas e em colaboração com as forças vivas do Concelho, que permitam a solução deste problema em favor dos vendasnovenses.

Cumprimentos,

Ana Telha da Silva

Anónimo disse...

Publicado no site da CMVN:

"Na sequência do pedido efectuado pela Câmara Municipal aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República sobre as questões do encerramento do Serviço de Urgências/SAP no Centro de Saúde de Vendas Novas, vimos informar que até ao momento estão agendadas as seguintes audiências:
Dia 22 de Fevereiro de 2007 (quinta-feira):
11h00 - PSD
14h00 - Os Verdes
14h30 - PCP
16h00 - Bloco de Esquerda
17h00 - CDS/PP
Aguarda-se ainda o agendamento com o Grupo Parlamentar do PS."

Tenho que achar muito estranho o facto de os senhores deputados do PS terem tido tempo para reunir com a JS de Vendas Novas e não terem agendado 30 minutos que fosse com o orgão máximo da autarquia.

De qualquer forma é de salientar e parece-me correcto que a JS lute com as armas que tem ao seu dispôr na tentativa da resolução do problema da nossa terra.

Que a nossa luta chegue a bom porto.

Cumprimentos
Ricardo Candeias

Anónimo disse...

Caro Ricardo Candeias,

Saiba que a resposta da bancada parlamentar do PS já foi dada à Câmara Municipal de Vendas Novas, pelo que amanhã o executivo será recebido na AR pelas 16h30.

Se algum lapso de informação houve por parte da Câmara Municipal, este será certamente da inteira responsabilidade dessa entidade.

Grata pela atenção,

Ana Telha da Silva

Anónimo disse...

Acreditando nas suas palavras, e nada tenho para o não fazer, folgo em saber de tais desenvolvimentos.

Cordialmente,
Ricardo Candeias

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

Adiantar ainda que a resposta do grupo parlamentar do PS foi emitida já na passada sexta-feira, daí que desconheça a razão para a informação errónea no site da CMVN.

Cumprimentos,

Ana Telha da Silva

Anónimo disse...

Ana, brilhante;

Ricardo, ligeiramente abaixo das minhas expectativas iniciais.

Anónimo disse...

Estimada Ana, entendo a sua vontade e urgencia em limpar a água do capote mas apenas ontem ao final da tarde, o grupo parlamentar do PS indicou a hora da reunião com a comitiva municipal. Acima de tudo e em primeiro lugar, seja sincera e não ponha em causa a sinceridade das outras pessoas. Se tem assim tanta certeza, coloque esse documento a confirmar a reunião neste blog ou na sua Rosa dos Ventos (sem ser adulterado claro!), para que possamos constatar isso mesmo, pois se alguma responsabilidade existe, essa é da inteira responsabilidade do PS, pela "dificuldade" que teve em receber os autarcas de Vendas Novas.

Mas já que sabe tanto, poderia também informar o porquê de nenhum dos eleitos do PS pelo distrito de Évora na Assembleia da República terem estado na vigilia, apesar de terem sido convidados para tal e assim mostrarem a sua solidariedade para com Vendas Novas. Onde estavam eles?!

Ana, apesar de não me surpreender, esperava muito mais de si

Anónimo disse...

Exmo Sr. Não Sei Quem (é a última vez que respondo a pessoas que têm medo de se identificar)

Pelos vistos é assessor do Presidente da Câmara, uma vez que afirma só ontem ao fim da tarde ter sido marcada A HORA(não o dia, suponho) da reunião com o grupo parlamentar do PS.

Não lhe admito que duvide da minha integridade e honestidade. Se afirmo o que afirmo, é com pleno conhecimento de causa e tranquilidade com a minha consciência.

Explique-me o Sr. como é que ontem, na reunião de Câmara, o Sr. Presidente pôde afirmar que não tinha resposta do PS quando, ainda antes da reunião começar, já os deputados na AR sabiam que a CMVN estaria com eles no dia seguinte às 16.30? Não me vai dizer que a agenda dos deputados da AR é mais leve que a da CMVN, pois não? Daí só posso depreender que há má fé na atitude do departamento de comunicação da CMVN quando publica dados erróneos.

Não tenho em minha posse documentos da AR (como deve calcular, não sou assim tão importante) e nem pretendo ir brincar para o jardim de infância do PC de VN para ver quem é que consegue aparecer mais na televisão (e olhe que não é o mesmo que trabalhar em defesa de Vendas Novas!)

Quanto à presença dos deputados, não sei se foram convidados nem por quem foram convidados e, se quiser saber, pergunte-lhes (identificando-se, é claro!) e concerteza terá a sua resposta!

Adianto-lhe que, para sua informação, no Domingo imediatamente a seguir à notícia do possível encerramento do SAP os deputados do PS pelo distrito de Évora estiveram em Vendas Novas.

Ah, peço desculpa, provavelmente não soube disso, porque não andou nenhum carro de som a apregoar essa visita nem chamámos as televisões para ficarmos bem na fotografia....

Ana Telha da Silva

Anónimo disse...

Ó Ricardo Candeias andas a ser manipulado pelo MCI (PCP) abre os olhos enquanto é tempo.
Só se andas no barulho para beneficiares de algo! O Alandroal fica muito longe!

Anónimo disse...

Estimada Ana, tanta agressividade! Então voce não admite que coloquem em causa a sua integridade e honestidade mas voce, pelos vistos "unica dona da razão", já pode colocar em causa a dos outros! Quando afirma "só posso depreender que há má fé na atitude do departamento de comunicação da CMVN quando publica dados erróneos.", está a acusar estas pessoas de quê?! Já agora que o afirme com todas as palavras! Pelas suas palavras, só voce diz a verdade e só voce trabalha em defesa de Vendas Novas! Fica-lhe bem essa arrogancia e prepotencia.

Provavelmente o que aconteceu foi que essa confirmação teve o mesmo tratamento que teve o documento que fundamenta a decisão da Comissão Técnica que a sua colega Nazaré Lança na AM deu a conhecer, ou seja, apenas circulou no circulo dos "boys" PS.

Para terminar apenas mais 2 coisas: é verdade que os deputados do PS estiveram cá mas para um debate que houve devido ao referendo sobre a despenalização da IVG de dia 11 de Fevereiro e garanto-lhe que se fosse caso disso, preferia brincar no jardim de infancia do PC de VN do que no berçario do PS de VN!

Sr. Não Sei Quem

Anónimo disse...

Não percebo esta rapariga sinceramente!

Embora não ache que fosse importante ser na sexta feira ou ontem, tenho a informação que a confirmação só chegou, ontem á tarde, acho que as palavras da Ana Telha são de um prepotencia fora do normal!

Acha-se a maior, uma pessoa acima de todas as outras com a convicção que mais de tudo e de todos!

Deixe dizer-lhe que não precisa da televisão porque voçê fica muita vez mal na fotografia, principalmente quando é arrogante e prepotente como foi nos comentários anteriores, e ainda por cima, a defender uma coisa que não é verdade!

Bem haja

Anónimo disse...

ANA TELHA A PRESIDENTE, ESTA MIUDA FARTA-SE DE TRABALHAR EM PROL DE VENDAS NOVAS, E NEM APARECE NAS TELEVISOES, SE APARECESSE NEM SEI O QUE PODERIA ACONTECER!
UMA UNICA PALAVRA PARA DEFINIR ESTA GRANDE FIGURA DA NOSSA TERRA!
F-A-N-T-A-S-T-I-C-A

É ANA, É TELHA, É ANA TELHA

Anónimo disse...

Seria bom que as apreciações alheias se ficassem pelo respeito mútuo. Todos ganhamos com isso.

Anónimo disse...

Neste post ainda não tinha escrito; mas para ficar sujeita a estes verdadeiros achados de maledicência não vale a pena continuar a ler os blogues da terra.
Ou fazem alguma coisa quanto a estes senhores que não sabem respeitar os demais ou nem vale a pena!