quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Fecho das Urgências de Vendas Novas - 23

Realizou-se esta tarde e princípio da noite, na EN4 em Vendas Novas, a Marcha Lenta de Automóveis proposta pelo "Movimento de Cidadãos". Esta foi a segunda iniciativa que partiu daquele movimento, depois da Vigília junto ao Centro de Saúde.

Julgo não faltar à verdade ao dizer que ambas as iniciativas apareceram em bom momento, e conseguiram capitalizar o descontentamento da população em relação à proposta de encerramento do nosso Serviço de Urgências. Tanto quanto me apercebo, o Movimento tem vindo a prestar um bom serviço à comunidade. Está, por isso, de parabéns.

Segundo os números avançados, a Marcha Lenta de hoje terá reunido largas centenas de veículos, os quais desfilaram entre o Parque Industrial de Vendas Novas e Bombel, nos dois sentidos. Como consequência, verificou-se o já esperado engarrafamento no trânsito, que terá durado cerca de 2 horas.

As forças de segurança tiveram um papel fundamental no decurso desta iniciativa, o que foi complementado pelo exemplar comportamento dos restantes intervenientes. Tanto quanto me apercebi, não se verificou o mínimo problema no decurso desta iniciativa. Isso é óptimo.

Estiveram presente vários orgãos de comunicação social. Pude verificar a comparência das TV´s e de pelo menos uma rádio de âmbito nacional, a par da nossa Rádio Granada, que efectuou diversos apontamentos em directo ao longo da tarde. Com tal mediatismo, terá ganho em visibilidade esta causa comum a todos os vendasnovenses.

23 comentários:

Anónimo disse...

Claro o MCI (pcp)está a lutar pouco ou nada porque o que está a fazer é determinado pelo comité central.
Muita parra e pouca uva.
Esperemos pela AM.

Anónimo disse...

Parabens ao Alentejodive pelo seu oportuno artigo.
Assim vamos no bom caminho.

Anónimo disse...

Não estive presente nesta marcha, mas por aquilo que me foi dado observar nas televisões, fica-me a ideia de que, porque menos partidarizadas, teve uma significativa adesão dos Vendasnovenses, decorreu de forma ordeira como se impunha -não me voltem a atacar por ser um defensor da Ordem Pública - e alcançou, estou em crer, os objectivos a que se propunha.

As fotografias do, incansável e maior dinamizador desta causa, Senhor João Fialho dão testemunho daquilo que acabei de dizer.

Anónimo disse...

Eu vi, a SIC, TVI, RTP, Antena1, Radio Renascença, TSF, Lusa, Correio da Manha, Jornal de Noticias entre outros que não consegui identificar!

Acho que correu tudo muito bem e teve o mediatismo necessário para demonstrar que tal como outras cidades, vendas novas está junta por uma causa!

Parabens a todos os participantes

Anónimo disse...

Comecei por ver na SIC Notícias, perto das 18h, o início da Marcha lenta de automóveis. Depois nos telejornais das 4 estações.
Achei que foi bem sucedida a Marcha proposta pelo Movimento de Cidadãos. Não vi bandeiras partidárias, apenas algumas bandeiras negras. Penso que os objectivos propostos pelo Movimento foram conseguidos.
Também penso que nada vai ficar igual.
A contestação ao fecho das Urgências está a crescer e o sr ministro da Saúde não pode olhar para o lado.

Margarida R. Coelho

bomdebola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bomdebola disse...

Vendas Novas mostrou hoje, pela segunda vez em poucos dias, uma boa capacidade de mobilização popular. É o que acontece quando estão em causa direitos fundamentais dos cidadãos, como é o caso. Esta é uma ameaça muito séria, embora uma pequena minoria teime em não acordar para esta realidade, e desdramatize a alternativa que agora nos vêm propor.

Veremos que novos desenvolvimentos nos trazem os próximos dias. Cabe aos responsáveis autárquicos liderarem o nosso descontentamento, e as movimentações já conhecidas vão nesse sentido. A nós cabe-nos incentivá-los, independentemente das simpatias políticas de cada um. O empenhamento da oposição deverá ir no sentido de complementar idêntica finalidade. Sem descurarem a sua autonomia e a capacidade de iniciativa dos seus líderes, PS e PSD, independentemente do seu peso político local, e da sua influência junto do Governo Central, têm o dever de não se hostilizarem entre si, e de transmitirem aos seus simpatizantes uma mensagem de coesão e de confiança em torno desta luta que é comum.

Manuel Filipe Quintas

Anónimo disse...

Como mero popular de um Concelho sujeito a ficar sem o Serviço de Urgencias e depois de ver "O Debate da Nação" na RTP, custa-me a crer que o Sr. Francisco Assis acredite naquilo que diz, o se só o diz para defender uma forma de fazer politica! O cidadão comum por muito que custe a estes Senhores importa-se com o facto de ter um Centro de Saude com serviço de Urgencias no seu Municipio, importa-se menos com uma OTA ou com um TGV, que estes Senhores digam que é importante para o pais, eu ate posso acreditar, mas ter um Centro de Saude com urgencias a funcionar tambem é muito importante para o municipio de Vendas Novas e para a Saude dos seus municipes e das populações dos arredores!

Um dia como mero cidadão ainda gostava de fazer algumas perguntas a Srs como o Sr Francisco Assis, que caso tenha um filho a espirrar duas vezes seguidas, nao necessita com toda a certeza de nenhum Serviço de Urgencias, nem conhece de certeza a realidade de populações como a de Vendas Novas e arredores, eles la estão no seu burgo, alapados a uma cadeira e encomendam estudos a comissoes que os alteram posteriormente segundo razoes pouco claras!

Portanto, acho que o Sr. Francisco Assis e os seus pares poderiam tirar um dia da sua farta agenda e fazer uma visitinha a Vendas Novas, para conhecer a população, o Centro de Saude, as escolas, as creches, o Parque Industrial, a proximidade com as Auto-Estradas, a EPA e quem sabe ir de Vendas Novas a Montemor, ou quem sabe da Landeira a Montemor, ou de Pegoes a Montemor e ai sim, ir com conhecimento de causa falar para o "Debate da Nação"

Anónimo disse...

Subscrevo em absoluto as palavras sábias do Sr. Quintas.

Foi com grande pena minha mas não me foi de todo possível estar presente em mais esta manifestação de vontade, querer e civismo por parte do povo da Nossa terra.

Tive oportunidade de contactar vários conterrâneos enquanto decorria o protesto na Nossa terra e mesmo via telefone pude sentir um pouco da emoção com que o povo de Vendas Novas se entregou a esta causa.

Mais uma vez senti um orgulho enorme em ter nascido e viver em Vendas Novas.

Como desde muito novo me incutiram:
QUERER É PODER.

Ricardo Candeias

Anónimo disse...

Para os mais distraídos, lembro que as entrevistas dadas aos orgãos de comunicação social são sempre pelas mesmas pessoas, será o MCI (pcp) Independente??
Anabela Vagarinho............ pcp
Zita Brites.................. pcp
Gertrudes Caetano............ pcp
José Leitão.................. pcp
etc.etc.
Só pergunto, não á mais ninguém??

Anónimo disse...

O governo já começa a ceder.
O ministro Correia de Campos deixou de falar com os jornalistas e é agora o ministro da presidencia que já vem dizer que a reestruturação das Urgencias só será posto em prática quando houver:
- novas viaturas de emergência médica;
- meios aéreos para evacuação rápida;
-melhores vias de acesso;
- reforço de meios humanos para operar a 24 horas nos SUB;

....ou seja como o Estado está falido isto não é ser pessimista mas só daqui a alguns anos é que isto irá para a frente...
até lá já o minisro Correia de Campos já não fará parte do governo......

Parabens ao Alentejodive pelas suas oportunas fotos em cima do acontecimento.

Anónimo disse...

É com muito gosto que finalmente assisto a uma boa iniciativa em prol da manutenção do Serviço de Urgências de Vendas Novas. Se continuarmos deste modo certamente que alcançaremos bons fins.

Infelizmente também eu não consegui estar presente no evento mas desde já felicito, não só os organizadores, como todos os vendasnovenses presentes na marcha. Demonstraram união e é disso que precisamos no momento difícil que atravessamos.

Cumprimentos e desejos de continuação de bom trabalho.

Luís Dias

Anónimo disse...

Ao anónimo das 09:18

Se há mais alguém do MCIVN que não seja do PCP não sei. Só sei que se há, não deram a cara e fizeram por passar despercebidos nos seus carros sem deles sairem nesta marcha lenta.

Anónimo disse...

Será que nem mesmo quando uma iniciativa corre da melhor forma para o concelho e consegue unir a população em torno de uma causa se consegue evitar a comunistofobia de certas mentezinhas?

Aquilo que ficará para a história não é quem apareceu ou deixou de aparecer na televisão, não é o facto de fulano a, b ou c ser deste ou daquele partido.
Aquilo que fica para a história é o facto de a população do concelho estar unida numa luta e de existir um movimento impulsionador dessa mesma luta.

As dores daqueles que até nas suas sombras vêem o perigo vermelho e o temível comité central não chegarão a ser uma nota de rodapé na bonita história deste concelho e deste povo.

A Luta Continua!!!

Anónimo disse...

hoje o duarte está inspirado.

Anónimo disse...

hoje o duarte está inspirado.

Anónimo disse...

Ó camarada Duarte, não atire mais poeira para os olhos do Povo.
Já toda a gente viu o que é o MCI(pcp).
Vá como eu á AM dia 27/02 ás 21H e depois neste mesmo blogue tenha a coragem de dizer que efectivamente o que se passou foi mais um comício do PCP.
O recado que lhe dou serve também para o Ricardo Candeias.

Anónimo disse...

Não entendo que o MCI seja o PCP mas se o for, então pela mobilização e pelo trabalho efectuado, essas pessoas vendasnovenses do PCP estão de parabéns!

Anónimo disse...

Mai nada camarada !!!

Anónimo disse...

Anabela Vagarinho............ pcp
Zita Brites.................. pcp
Gertrudes Caetano............ pcp
José Leitão.................. pcp

e,por acaso, funcionarios da Câmara governada pelo PCP . Coincidências vendasnovenses......

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12.11,

Peço desculpa pelas minhas limitações, mas honestamente não percebi o seu recado.

Já agora quando se referir à minha pessoa tenha coragem e assuma-se.

Ricardo Candeias

Anónimo disse...

Caro anónimo,

Não me trate por camarada que esses escolho eu e camarada em quem está numa mesma luta.
Coisa que de facto não acontece consigo.

Não me dê recados que eu não os aceito.

Em relação à próxima AM seria interessante que compreendesse que as forças políticas em presença, com maior ou menor razão, são livres de assumir politicamente as suas posições.
E, certamente, como compreenderá, não será V. Exa. que condicionará a intervenção da CDU.

Anónimo disse...

Mai nada camarada !!!