segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Fecho das Urgências de Vendas Novas - 29

Estarei a ler mal? Ou a interpretar erradamente? Penso que não!!!
Vamos, por isso, tentar perceber o ponto de situação actual,
em relação às "Urgências de Vendas Novas".

Neste Comunicado de Imprensa datado de 22.Fevº.2007 e assinado pela Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Carmen Pignatelli, disponível no Portal da Saúde, consta o seguinte:



1) ...
2) ...
3) ...
4) ...
5) Saliente-se que os Centros de Saúde que funcionam com horário nocturno (das zero às oito horas), comummente designados por SAP, SASU, etc., não foram objecto de estudo da Comissão por não serem serviços de urgência.

---- **** ----

Este ponto 5) é extremamente importante e deve ser lido com muita atenção. Aliás, no mesmo sentido deste ponto 5) já caminhavam, em parte, os itens C-3) e C-4) mas muito especialmente a parte final do item C-7), todos do Comunicado 1/2007, de 21 de Fevereiro, da referida Comissão Técnica.

Por outro lado, torna-se importante a leitura do Comunicado 2/2007, do mesmo dia, em especial quando se refere ao caso de Vendas Novas, no item 10-5). Do que ali é referido retira-se, entre outras coisas, o seguinte:
  • Não existe em Vendas Novas um Serviço de Urgências, mas sim um SAP no Centro de Saúde;
  • A Comisão Técnica não recomendou o encerramento do "Serviço de Urgências" (ou seja, do SAP).
Em resumo, da minha leitura conjunta destes documentos resulta o que a seguir indico (que é muito diferente do que até aí tinha entendido, antes de estes 2 comunicados, ambos datados de 21.Fevereiro, terem sido tornados públicos):
  • A Comissão Técnica de Apoio não propôs o encerramento do SAP-Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Vendas Novas;
  • A manutenção ou o encerramento do SAP de Vendas Novas é um assunto dependente de Parecer da Administração Regional de Saúde e não da Comissão Técnica;

De tudo isto, parece resultar (esta é a minha leitura):

Como ponto positivo, que o SAP de Vendas Novas vai continuar a funcionar, estando por definir se continuará nas actuais condições (em termos de horário, meios humanos e técnicos) ou se algo será objecto de alteração.

Como ponto negativo, o realce dado à argumentação a favor da instalação do SUB em Montemor-o-Novo em detrimento de Vendas Novas, contrariando o que tinha sido proposto no Relatório inicial da Comissão.

14 comentários:

Anónimo disse...

????????

Anónimo disse...

Sou só eu é que fiquei confuso ou foi geral???

Anónimo disse...

Mais Informações em:

http://jn.sapo.pt/2007/02/23/nacional/fecho_urgencias_afecta_localidades_o.html

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=264221

Já li e voltei a ler esta noticia vezes sem conta em diferentes meios de comunicação e a conclusão a que chego é semelhante á opinião do João Fialho. Segundo estes dados o nosso caso não foi avaliado pela comissão técnica porque SAP não é o mesmo que Serviço de Urgências, logo não poderá ser alvo de alterações baseando-se no relatório final dessa mesma comissão técnica. O mesmo será dizer que não poderão encerrar o SAP em Vendas Novas tomando o relatório final como desculpa.

A ser verdade esta noticia leva-nos a concluir que, ou o Governo na pessoa do Ministro Correia de Campos deu o dito por não dito e recuou face aos protestos ou realmente os SAP nunca foram avaliados pela comissão tecnica por não constituirem serviço de urgência. Se levarmos em conta a segunda hipotese será então uma situação grave. Alguém não soube interpretar os pontos fulcrais da avaliação da comissao tecnica e os moldes em que a mesma seria efectuada, lançando uma noticia/decisão errada para todos os Vendasnovenses.

Aguardemos então mais desenvolvimentos sobre este caso...

Anónimo disse...

Parece-me que o alarmismo foi grande demais e talvez mesmo infundado.

Agora, parece-me, está a tornar-se claro o que sempre pensei: Não podemos perder uma coisa que não temos - Urgências.

O que temos é um Serviço de Atendimento Permanente com regime de consultas abertas 24 horas por dia, daí a confusão de todos!

Anónimo disse...

A ser assim, alguém terá de esclarecer convenientemente toda esta mobilização popular. Nada justifica o silêncio cúmplice de entidades responsáveis que têm a obrigação de saberem o que se passa e, mais do que isso, tudo fazerem para não alimentarem especulações contraproducentes.

Anónimo disse...

A leitura do Relatório Final da Comissão era omisso em relação aos SAP. Mas dizia taxativamente que passavam a existir "apenas aqueles três níveis de urgências", nos quais se inclui os SUB.
A leitura lógica era a que os SAP deixavam simplesmente de existir. Essa foi a leitura de todos, incluindo na Administração Regional de Saude em Évora.
Não sei a razão de aparecerem os "esclarecimentos" da Comissão naqueles 2 comunicados.
Mas acontece que aparecem na mesma altura em que o Ministério decidiu voltar atrás em relação a vários casos e está a assinar protocolos com várias autarquias, onde existiam anteriormente verdadeiros "Serviços de Urgências" (e não SAP's).
O que parece claro é que a leitura expressa neste post é igual à minha. E também eu, só cheguei a essa conclusão agora, depois destes comunicados da Comissão.

Resumindo: o SAP de Vendas Novas não vai encerrar por causa deste Relatório Final da Comissão. Se encerrar é por outros motivos. Esperemos que não.

Anónimo disse...

Realmente,após a leitura destes comunicados, depreendo que não haverá qualquer tipo de encerramento do SAP de Vendas Novas.

A ser esta a leitura correcta do documento, só posso ficar feliz pelos vendasnovanses.

Anónimo disse...

Parabéns e obrigado por nos esclarecer, toda esta situação.
Isto tudo leva-me a crer que, para alem de algum possível recuo, ou esclarecimento pormenorizado, por parte do ministério da saúde, também houve um certo (mas grande) aproveitamento político, local, com toda esta situação

Anónimo disse...

Se assim fosse, e era isso que todos desejavamos, o Municipio de Vendas Novas nao teria sido convidado a integrar o programa pros e contras de hoje!

Isto apenas serve como manobra politica do governo para acalmar os animos populares, informem-se e vejam o que realmente se passa, pk nos ultimos dias temos assistido a uma serie de manobras politicas por parte do governo de forma a desviar atençoes, com assinatura de acordos que ning sabe mt bem o que sao, urgencias de que ia fechar mas que ja nao fecham, mas que afinal so nao fecham de dia etc... ate ao ponto de a Secretaria de Estado dizer que o acordo nao quer dizer que não fecham!

Atanção que estamos a ser enganados, era bom que assim fosse!

O ministro que faça um comunicado a dizer que o nosso SAP fica como esta e entao ai ficamos contentes e descansados

Anónimo disse...

Axo que esta td enganado

Anónimo disse...

Não foi o Ministro que assinou o Comunicado, mas foi a Secretária de Estado da Saude. Para este caso até pode ser a mesma coisa!?

Anónimo disse...

Quem lançou a "bomba" lembram-se!! Foi a CMVN, que até criou MCI(pcp).
Quero ver amanhã o que vão dizer na AM, porque o Povo vai lá estar.

Anónimo disse...

Agora só o que falta dizerem é que a CMVN é a culpada pelo encerramento do SAP.
Porque não tenham dúvidas de que vai mesmo encerrar.
Eu vi o Prós e Contras e não tenho dúvidas de que o governo só tem em conta os números, sem pensar que atrás deles estão pessoas. (seres humanos - será que o sr. Ministro sabe o que são seres humanos).

Anónimo disse...

Compadres, não tenham ilusões, já não é a 1.ª vez que o encerramento do SAP vem á baila, que eu saiba é a 2.ª, e tantas vezes o cantâro vai à fonte que lá deixa a asa.
Á 3.ª será de vez, acreditem, não vale a pena estrebuchar!
Esta medida visa reduzir custos alargados, pois estão incluidos nos mesmos as pensões dos reformados-idosos. Como dizia um cartaz: Morremos a camnho de Montemor!