sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Fecho das Urgências de Vendas Novas ?!

Para grande espanto meu, soube há pouco o que se está a passar a propósito do encerramento(?!) das "Urgências em Vendas Novas". No site da nossa Câmara Municipal pode ler-se o seguinte:


.::[ Fecho das Urgências de Vendas Novas ]::. »
Presidente da ARS do Alentejo confirma notícia »
No seguimento das recentes notícias que dão conta do encerramento das urgências do Centro de Saúde de Vendas Novas, serviço que já tinha sido anunciado em Outubro de 2006 como uma Unidade Básica de Emergência, o Presidente da Câmara Municipal, José Figueira, reuniu hoje de amanhã, dia 02 de Fevereiro, em Évora, com a Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo na qual foi confirmada a intenção do Governo em encerrar este serviço. Para as 18h00 foi convocada uma Reunião de Câmara Extraordinária, de carácter urgente, para se avaliar e tentar resolver a situação.

Sobre o mesmo assunto, recebi há pouco o seguinte email, que está a correr as caixas de email de vários vendasnovenses (recebi-o de 3 proveniências diferentes num espaço de poucos minutos):

"Preparem-se amigos vendasnovenses, o nosso Governo prepara-se para fechar o SAP em Vendas Novas (serviço de atendimento permanente, vulgo “urgências”). Uma Cidade com cerca de 14 mil habitantes (e a crescer), ladeada por uma autoestrada, com um grande parque industrial (e a crescer) em que muitas das fábricas trabalham por turnos.

Se os nossos filhos, irmãos, pais, familiares, amigos ou nós próprios tivermos uma qualquer necessidade urgente dum cuidado de saúde, azar! Lembro apenas que estamos em 2007, século XXI. É o progresso!!!

Hoje há uma reunião de Câmara, convocada de urgência, e estão a apelar à presença maciça da população. Este é um assunto onde não entram as cores partidárias, a todos nós diz respeito. "

Assim que me for possível, tentarei saber mais sobre esta realidade que, para já, me deixa muito preocupado. Se o entenderem, deixem aqui a vossa opinião sobre este assunto.

10 comentários:

Anónimo disse...

A confirmar-se esta situação, que tem estado a ser noticiada em vários órgãos de comunicação social, ela não surpreende.
É resultado de uma política de destruição dos serviços públicos e de empobrecimento dos territórios.

Em relação à carta que recebeu gostaria apenas de dizer o seguinte, dizendo este assunto respeito a todos os vendasnovenses, entram aqui cores partidárias - e estão bem marcadas as posições de cada uma delas nesta matéria.

A confirmar-se o encerramento do SAP de Vendas Novas confirma-se que altos dirigentes do PS a nível local e regional mentiram às populações e à Câmara Municipal, propagandearam uma determinada solução, chamaram a si os louros de tal vitória, para depois se confirmar que tudo não passava de uma brincadeira de mau gosto.

O Partido Socialista terá muito a explicar e irá enfrentar a luta e a frontal oposição de todos aqueles que amam Vendas Novas.

A ideia de fechar o SAP não surge do nada, é fruto das políticas de um Governo miserável que vidrado no défice não consegue ir mais além e ataca cobardemente os mais fracos.

Quando vejo na nossa terra alguns senhores e senhoras defenderem quem assim faz política, quem assim está na vida, tenho uma imensa tristeza.


Contra o encerramento de Serviços Públicos:
Vendas Novas irá lutar e, estou certo, vencerá!

Anónimo disse...

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/publicacoes/estudos/relatoriofinal+urgencias.htm

O relatio final em nada altera os criterios propostos no relatório proposto para apreciação publica em Setembro de 2006, logo alguma coisa mudou, alguma razao que a razao desconhece!

Quanto ao comentário anterior acho que ninguem tem de explicar nada por agora!

Agora é tempo de união da população de Vendas Novas á imagem do que fazem outras populações!

Anónimo disse...

A confirmar-se esta notícia, o panorama da saúde em Vendas Novas sofrerá um grave revés; admito que tudo não passe de uma notícia sem fundamento no sentido de tentar penalizar uns e dar dividendos políticos a outros.

Acho muito bem que a população do concelho de Vendas Novas esteja unida e atenta e lute pelas suas causas, e esta é uma causa justa e importante, mas nada de a converter num “braço de ferro” entre PS e PCP: a luta deve ser da população local contra o governo central!

Atentos ao evoluir dos acontecimentos, mas com a serenidade que se impõe, não deixemos converter uma falsa notícia, ou uma notícia não confirmada, numa acção, prematura e injustificada, de mero aproveitamento político com “heróis” prefigurados.

Anónimo disse...

A noticia é mais que real, infelizmente. Basta ler o relatório da Comissão que realizou o estudo de Requalificação dos Serviços de Urgência para termos a precepção real do que nos espera.

Mas uma coisa é verdade, quem anteriormente acusou o PC de apenas estar a fazer aproveitamento politico quando "levantou a lebre" há uns meses atrás, agora gostaria de saber o que diz e qual a sua opinião.

Este gravissimo problema que temos ultrapassa a esfera partidária mas existem pessoas localmente que tem de responder perante este encerramento, pois andaram de peito inchado a dizer que tinham resolvido tudo por mérito próprio.

Foi criado um Movimento Independente pela Defesa do nosso Serviço de Urgência e todos deveriamos integrar esse Movimento e planear acções concretas de luta por esta lamentável atitude do Governo PS.

Hoje no Telejornal da RTP irá passar uma reportagem que essa estação fez por cá, penso que com o Presidente da Câmara Municipal e alguns elementos desse Movimento, que se pretende abranja e mobilize toda a população vendasnovense!

Anónimo disse...

O bom senso e uniao entre a população deve imperar!

Anónimo disse...

Na sequência da divulgação pública do relatório final da Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências, divulgado ontem à comunicação social, foi criado um movimento de cidadãos independentes em defesa do serviço de urgências no Centro de Saúde de Vendas Novas.

A primeira proposta da rede de Serviços de Urgência, previa a manutenção do sistema de urgências em Vendas Novas, a referida proposta foi colocada em audiência pública em Setembro de 2006, no entando passado esse período vem agora a publico o relatório final que prevê o encerramento das urgências no centro de saúde de Vendas Novas.

O movimento de cidadãos recém-criado visa o desenvolvimento de um conjunto de acções para defesa da manutenção do serviço de urgência básica, com vista a defender os direitos aos cuidados primários de saúde da população vendasnovense, consagrados na constituição da república.

Este grupo de homens e mulheres vendasnovenses conta já com a adesão de 20 pessoas, prevendo-se o seu aumento face a esta medida proposta pela comissão supra referida.

Na próxima semana este movimento de cidadãos irà reunir de forma a decidir as medidas a tomar perante esta situação nefasta que se irá abater sobre toda a população de Vendas Novas.

Entende este movimento que o concelho de vendas novas, possui um elevado desenvolvimento social e económico, pela dimensão do parque industrial de vendas novas, com fabricas em laboração contínua, possuindo cerca de 1500 trabalhadores, e face aos actuais corredores rodoviários existentes, sendo fundamental que o serviço de urgências básico deveria estar contemplado na requalificação das urgências.

Porque entendemos que o concelho está claramente a ser prejudicado com a actual proposta, apelamos à participação e o empenho da população nas futuras acções a desenvolver por este movimento.

Vendas Novas, 2 de Fevereiro de 2007

Movimento de Cidadãos Independentes pela Defesa do Serviço de Urgências em Vendas Novas,

Todas as actividades e informações deste Movimento serão publicadas no blog com o endereço abaixo. Temos de mobilizar toda a população do concelho de Vendas Novas!

http://movimentoemdefesaurgenciasvendasnovas.blogspot.com/

Anónimo disse...

http://movimentoemdefesaurgenciasvendasnovas.blogspot.com/

Anónimo disse...

A preocupação é comum a todos nós que aqui residimos e trabalhamos. Tudo me leva a crer que esta poderá ser a nossa maior derrota colectiva, com repercussões negativas inimagináveis.

À partida solidarizo-me com todos os movimentos que defendam a manutenção do serviço de urgências na nossa cidade, ainda que o resultado prático destas iniciativas seja previsivelmente nulo. Basta que venham a ter uma postura séria e que não façam desta questão um mero ajuste de contas pessoal ou político.

Esta é uma causa comum e como tal deve ser tratada de uma forma digna e credível. Sugiro desde já que todos os leitores na abordagem deste tema deixem de lado o anonimato.

Vamos assinar por baixo dos nossos comentários porque não temos nada a esconder e estamos todos do mesmo lado.

Manuel Filipe R. Quintas

Anónimo disse...

Cópia do mail enviado ao Movimento em defesa da permanência do SAP.
Façam o favor de ter identico procedimento.

De: mariopinelas
Enviada: sexta-feira, 2 de Fevereiro de 2007 20:15
Para: MOVIMENTO PRÓ CENTRO DE SAÚDE
Assunto:

Caríssimos,

Seriamente preocupado com esta notícia a qual, a confirmar-se, acarretará sérios prejuízos nos cuidados primários de saúde da população do concelho de Vendas Novas, venho manifestar a minha total solidariedade com este movimento em defesa da permanência do centro de saúde no nosso concelho, -movimento que eu espero independente dos partidos políticos e, verdadeiramente, representativo da população local – disponibilizando-me para dar o meu contributo, ainda que modesto, em defesa desta causa mais do que justa.

Mário Pinelas

Anónimo disse...

Acordem pessoal de Vendas Novas!

Consta que irão fechar mais serviços públicos em Vendas Novas.

Estejam atentos e não se distraiam com coisas vãs.

Vejam o que se passa com:
-CORREIOS

-Telefones

-FINANÇAS--está sem chefe e ninguém parece preocupar-se!.....

Parece que o povo só sai à rua para andar a correr ou a andar de bicicleta...........