terça-feira, 29 de maio de 2007

A minha opinião sobre os candidatos à Junta de Freguesia de Vendas Novas

Estamos novamente à beira de eleições autárquicas. Mais propriamente, de eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Vendas Novas, em relação às quais as 3 forças concorrentes já apresentaram os seus candidatos. A lista da CDU é encabeçada pelo Sr. Manuel Silva, a lista do PS é liderada pelo Sr. João Jeremias e a lista do PSD tem como primeiro candidato o Sr. Teotónio Pintor. São 3 personalidades diferentes, uns mais conhecidos que outros. Em minha opinião, não se pode dizer que todos partem para estas eleições com as mesmas expectativas. Claro que todos querem ganhar. Mas também saberão, talvez uns mais que outros, que é diferente o esforço necessário para alcançar esse objectivo.

O que poderemos dizer a propósito destas escolhas para candidatos a Presidente da Junta de Freguesia? Tentemos reflectir um pouco sobre isso, tendo em atenção que as impressões que seguem espelham, pura e simplesmente, apenas e tão só a minha opinião actual sobre cada um dos candidatos.


O

Sr. Manuel João da Silva, candidato pela CDU, é para mim um ilustre desconhecido. Creio nunca ter tido a oportunidade para falar com ele. O que sei sobre a sua personalidade é muito pouco e chegou-me de forma indirecta, quer através de um folheto entretanto distribuído pela CDU quer em resultado de conversas com alguns amigos que o conhecem um pouco melhor. Razões pelas quais, sobre ele, nada poderei dizer, uma vez que não me parece de forma alguma correcto falar sobre uma personalidade em relação à qual praticamente nada sei. Apesar disso, deve ser-lhe reconhecida a sua disponibilidade para se candidatar a este cargo público.


Q

uanto ao Sr. João Jeremias, candidato pelo PS, é uma pessoa que julgo conhecer um pouco melhor. Sobre ele, o que se me oferece dizer é que, em termos de qualidades pessoais e de capacidade de trabalho, apresenta condições para ser um bom Presidente da Junta de Freguesia. Sempre o conheci como sendo uma pessoa de uma correcção notável no que respeita ao confronto de opiniões.

Terá contra si, digo eu, o facto de apresentar um grau de notoriedade relativamente baixo em termos públicos. Ou seja, não é daquelas pessoas “conhecidas de todos”. No entanto, se lhe for dada a possibilidade de conseguir uma maior visibilidade pública, facilmente lhe será reconhecida uma grande empatia com os demais. Que o mesmo é dizer, é fácil as pessoas darem-se bem com ele e reconhecerem-lhe capacidades que, efectivamente, possui.

É também, a meu ver, uma daquelas pessoas em relação às quais é comum dizer-se que pode dar muito à comunidade em que se insere. Incluindo aqueles casos em que, no campo político, se torne necessário gerar consensos entre opiniões e posições divergentes.

Enquanto exerceu activamente a sua actividade desportiva predileta – a Esgrima, chegou a um nível muito elevado em termos de desempenho competitivo. Integrado num Clube de Esgrima que há anos existiu em Vendas Novas, participou em diversas competições internacionais e foi vencedor da Taça dos Campeões Europeus em Esgrima (julgo que era esta a designação), desporto em que efectuou estágio(s) de alguns meses em França, o que lhe permitiu chegar a Mestre de Armas.

A meu ver, o PS local foi muito feliz nesta escolha. Não sei se o Sr. João Jeremias conseguirá ou não ser um bom candidato, mas acredito que seria um bom Presidente da Junta de Freguesia.


J

á o Sr. Teotónio Pintor, candidato pelo PSD, é uma pessoa extremamente bem conhecida em Vendas Novas. Tem uma personalidade que o coloca como tendo condições para ser um bom candidato a Presidente da Junta de Freguesia. Ainda que, em determinadas circunstâncias, possa ter dificuldade em exercer a chamada diplomacia de consensos, além de um bom candidato pode vir a ser um bom Presidente da Junta de Freguesia. Depende das condições e, especialmente, das pessoas que o acompanharem.

É um candidato que, para conseguir atingir os seus objectivos, precisará de um forte apoio, a vários níveis, por parte da estrutura partidária do PSD local. Dito de outra forma, a sua campanha precisará ser muito bem pensada, de maneira a que o reconhecimento das suas qualidades se sobreponha e se tornem em palavras-chave das mensagens a utilizar. Terá vantagens em levar a cabo uma campanha “diferente”, assente numa estratégia focada sobre “um homem de trabalho” que efectivamente todos lhe reconhecem ser. Ou seja, uma mensagem coerente.

Na verdade, o Sr. Teotónio Pintor é, reconhecidamente, uma pessoa de trabalho. E um vendasnovense extremamente dinâmico. Nos últimos anos, como Presidente da Casa do Povo de Vendas Novas, tem conseguido “pequenos/grandes milagres”. O último dos quais foi o Lar de Terceira Idade da Casa do Povo na Afeiteira. Por tudo isto, nas actuais (!) condições políticas e sociais em Vendas Novas, parece-me ser o candidato melhor colocado para obter ganhos eleitorais significativos. Razão pela qual o PSD local também terá sido feliz nesta escolha.


Em resumo, quanto ao candidato pela CDU, reconheço não estar em condições de saber se poderá ou não ser um bom Presidente da Junta de Freguesia. Já quanto aos outros candidatos, o Sr. João Jeremias pelo PS e o Sr. Teotónio Pintor pelo PSD, acredito que estamos perante duas personalidades com boas condições para exercerem de forma cabal o cargo a que se candidatam, em ambos os casos com possibilidades de obter ganhos de eficiência na gestão da Junta de Freguesia de Vendas Novas.

15 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Fialho, depois de ler o que escreveu sobre a Esgrima consegui perceber quem é o Senhor Jeremias. Conheço-o mas apenas de vista; conheci muito bem o pai dele que ainda hoje ensina Esgrima, se não estou enganada.

O Senhor Pintor, quem não o conhece?

Aceite os meus parabéns, por fazer a diferença ao escrever com assinatura o que pensa dos candidatos, pois com tantos receios latentes em Vendas Novas, não é caso para menos. Continue.

MouTal disse...

Amigo Fialho
Eu só conheço um dos candidatos, o Sr. Pintor (de apelido), pessoa pela qual nutro grande estima e admiração.
Realmente não conheço os outros candidatos, e julgo nunca ter falado com nenhum, motivo pelo qual, aguardo pelo que eles (candidatos) me têm para dizer.
Queria apenas tecer uma consideração à nossa amiga "uma leitora",quando fala de -receios latentes-, e pedir-lhe que, se assim o entender, que desenvolva esse conceito.
Seria interessante, e a altura oportuna para falar do tema.
Medo de quê?
O homem só é verdadeiramente livre quando se conseguir libertar dos seus próprios receios (medos).
Espero que aceite o desafio.

Mourato Talhinhas

bordadagua disse...

28 de Maio de 2007.

Vendas Novas ou seria outra parte do planeta...

Uma carrinha com dois cães da raça " Pastor alemão ".

Duas carrinhas de transporte de pessoal com Operacionais da GNR armados até aos dentes...posicionados nas trazeiras do Centro de Saúde.

Noticiários tendenciosos do canal 1 da RTP!......

Afinal a Democracia em 2007 é isto?

Anónimo disse...

Conheço relativamente bem os três candidatos cabeças de lista dos três partidos concorrentes às eleições para a Junta de Freguesia de Vendas Novas; com dois deles mantenho, desde há muito anos, uma saudável relação de amizade.

Tenho, naturalmente, uma opinião formada sobre as características de cada um e, sobretudo, as garantias de um bom desempenho do lugar a que se candidatam, mas porque não me assiste o direito de participar neste acto eleitoral, situação que espero vir a ter resolvida em futuros actos eleitorais, não irei emitir a minha opinião pessoal sobre o que penso de cada um dos candidatos e, muito menos, sobre aquele que no meu entender, e se a política estivesse ao lado da moral e da justiça, coisa que raras vezes acontece, teria a vitória mais do que assegurada e por uma larga vantagem.

Sem crer fazer campanha política -até porque não sei e não quero mesmo - gostaria, no entanto, de ver a população da minha terra a participar neste acto eleitoral, não se deixando submeter a quaisquer pressões partidárias -coisa quase utópica, eu sei – mas, apenas, que votassem segundo os ditames da sua própria consciência na pessoa que face ao dinamismo, capacidade empreendedora e curriculum pessoal de cada um, melhores e mais condições reúnem para um bom desempenho do lugar em eleição.

Se a minha pretensão vier a encontrar eco em alguns sectores da população, a moral e a justiça ditarão as suas leis e o vencedor estará encontrado por larga vantagem; se, ao invés, os ditames partidários, não confundir com as ditaduras partidárias, conseguirem influenciar as mentes, mais ou menos débeis, de alguns eleitores, o vencedor, de coloração partidária diametralmente oposta, também, estará encontrado e teremos, por mais alguns anos, numa espécie de travessia no deserto -não entendam isto como piada a qualquer um ministro - a evolução na continuidade…

ponto no i disse...

28 de Maio de 2007.

Vendas Novas ou seria outra parte do planeta...

Um grupo de "corajosos" a ameaçarem fisicamente um homem na praça pública.

Um piquete, tipo "milícia indonésia", a bloquear as saídas do Centro de Saúde...

Três meses de noticiários a passar apenas uma versão da história...

O candidato do PCP à Junta de Freguesia a aparecer como o porta-voz do Movimento "Independente"...

Afinal a Democracia em 2007 é isto?

Unknown disse...

"Afinal a Democracia em 2007 é isto?"

Yes! É Vendas Novas Town no seu melhor: uns politicam enquanto outros observam. Não foi sempre assim?

meritíssimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meritíssimo disse...

Existe aqui uma clara tendência nas intenções de voto.

Mas continuo a ver pessoas com medo de expressarem a sua preferência. Não concorda senhor Moutal?

Em relação à opinião feita sobre o Sr. Teotónio Pintor, não gostei da referência que fez à sua equipa, ou melhor, até é uma oportunidade para deixar aqui um repto, que é o de se apresentar aqui no blog as listas que vão ser votadas.
Será interessam-te fazer a comparação!

bordadagua disse...

O espaço fisico onde funciona a Junta de Freguesia devia ser noutro local.

Uma Junta que funciona no mesmo edificio em cohabitação com a Camara Municipal não dá " a bota com a perdigota "!........

Deve ser caso unico no País . Dêem-me alguns exemplos onde se passa como em Vendas Novas.

Não vou discutir se é a Câmara que deve sair ou se é a Junta pois acho que o edfício é Património da Junta de Freguesia.

Para uma Cidade que tem como divisa "Cidade do Futuro " porque não pensar nesta questâo?

bordadagua disse...

Futebol versus Política....Junta versus Estrela Futebol Clube.....Teotónio Pintor versus 35.000 euros..... que diz que é credor pelo seu mandato como Director do Estrela.

Que grandes coincidencias ,penso eu de que!...

MouTal disse...

Ao "meretíssimo"
Meu caro senhor (ou senhora),você quer conversa mas eu não estou "pardala".
Eu quando escrevo assino o meu nome por baixo, e enquanto o senhor (senhora) não o fizer, para mim "vale zero".
Passe bem.
Mourato Talhinhas

meritíssimo disse...

Sr. Mourato Talhinhas, eu não quero ataca-lo. Mas agora permita-me que lhe faça um reparo quanto á sua coerência:

Ao mesmo tempo que desafia o bloguer (uma_leitora) a explicar o seu comentário tenta agredir-me com as suas palavras, apenas por usar um pseudónimo.

Já não tem idade para este tipo de infantilidades!

Sr. João Fialho, talvez seja tempo de voltar a falar do Código de Conduta dos blogues.

meritíssimo disse...

Ao bordadágua:

Não se esqueça de falar do tempo do EMPRESÁRIO Manuel João e da sua relação com o Núcleo do SCP.

Fale com pessoas de lá, pode ser que tenham coisas interessantes para lhe contar.


Já agora, uma dúvida, este senhor não era Pintor à dois anos, aquando das eleições regulares?
Será que andou na independente?.... hummmmm
Na me parece!

Deixemo-nos de tricas.... O importante é saber o que estes senhores poderam fazer pela nossa terra.

bordadagua disse...

Continuo a desconhecer os candidatos pois os OUTDOORS ainda não saíram.
Será por falta de verbas para a campanha?
Há dias andava o Sr.Pintor ( de nome ),pois os outros candidatos são pintores de profissão....Até parece anedota ...mas é verdade.
Como ia dizendo andava o PSD a colocar umas vigas metalicas junto à fonte luminosa das cores-LIDL-que é inestético mas esqueceram-se de colar a fotografia do candidato PSD......quando é que a campanha começa ?

A internet é um espaço esquecido para a campanha ou os partidos não precisam?

No inicio de uma quinzena de ferias quem é que vai votar?Para quê e em quem? Dois anos de mandato não dá para fazer obra daí que os candidatos a prazo ou em 2ª mão,são " carne para canhão "....como se diz na gíria popular.

A Freguesia de Vendas Novas já merce ter placas nos limites do concelho a saudar os visitantes que nos visitam.

Saiam dos gabinetes e vejam o estado das estradas concelhias:

...estrada para Cabrela....uma vergonha;

...estrada para Landeira via Afeiteira....crateras que mais parecem fotos da guerra do Iraque;

....ponte sobre caminho de ferro..na estrada para as Piçarras....um perigo!

....ponte do Poligono...guarnições dos passeios em degradaçao acentuada !

....linhas aereas na zona urbana, com a ultima versão da CABOVISÃO,em que há cabos aereos numa extensão de 100 metros sem ter um poste pelo meio....em exposição na Rua Miguel Torga..(Bairro Zeca Afonso)...

.....passadeiras para peões sem iluminação e visibilidade no centro historico da cidade;

.....mercado mensal.....sem WC dignos desse nome ...pois a barraquita que lá está ,é ocupada pelos tendeiros.


Não acredito que algum dos candidatos deite mão à obra em dois anos!!!!!!!!!!!!

As fotos seguirão dentro de momentos.

bordadagua disse...

OUTDOOR do PSD já está afixado.

A rotunda da fonte luminosa às cores-junto ao LIDL-já está mais composta com o retrato do sr.T.Pintor.