domingo, 10 de junho de 2007

Espectáculos de Marionetas em Vendas Novas


Tal como tinha sido aqui lembrado, realizaram-se dois Espectáculos de Marionetas no Auditório Municipal, nas noites de 6ª feira e Sábado.

Começo pela actuação a "solo" de um excelente marionetista alemão que nos foi proporcionada no Sábado. Tratou-se de um espectáculo que considero algo diferente do habitual nesta arte, com características pedagógicas e de marionetismo abstracto. Um espectáculo muito imaginativo, em que se tornou fácil a existência de uma atmosfera quase intimista, pelo menos muito próxima, entre o marionetista e o público. Excelente.

Terminado o espectáculo, trocámos algumas impressões com o artista, que nos deu uma panorâmica sobre a evolução desta arte em todo o mundo. Muito em especial, tentei saber mais sobre os níveis de adesão das populações aos espectáculos de marionetas, nos diversos locais por onde ele tem passado, incluindo Portugal. Bem assim como qual será, em sua opinião, a evolução do Teatro de Marionetas na Europa. Tratava-se de um artista muito expressivo e claro suas opiniões sobre esta temática. Um bom conversador. Ao qual agradeço o espectáculo e a amabilidade que colocou na nossa conversa.



O espectáculo da noite anterior tinha sido bem diferente. De outra forma, igualmente interessante. Tratou-se de uma espécie de "super-produção teatral em formato de marionetas". Como se fora uma ópera cujo libreto se referisse a uma história de amor entre um cavaleiro medieval e uma donzela, com as inevitáveis lutas e conquistas próprias das guerras entre cristãos e muçulmanos da idade média.
As marionetas utilizadas eram de média/grande dimensão (fotos), sendo quatro os marionetistas da peça. No final, já depois de terminado o espectáculo, foi possível numa breve conversa com os actores, saber um pouco mais sobre esta arte, bem como sobre as origens seculares (mais de 200 anos) da tradição desta arte naquela família siciliana de marionetistas. (clique aqui para saber mais)





Uma palavra final para a fraquíssima adesão do publico de Vendas Novas a estes dois espectáculos. Na 1ª noite, a assistência era composta por 8 (oito) pessoas. Lamentável. No Sábado, eramos um pouco mais (24), incluindo várias crianças, o que é sempre de saudar em espectáculos deste género teatral.


[clique nas imagens para ver em tamanho maior]

...ainda não há comentários!