quarta-feira, 29 de março de 2006

Porquê a insistência em Vendas Novas?


Há alguns dias, lancei um desafio à MafTal, a propósito do tema "É bom viver em Vendas Novas"? Recebi hoje a sua contribuição, na forma do texto que segue, o qual demonstra uma excelente capacidade de observação e que, além disso, nos deixa óptimos motivos para discussão. O título é também de sua autoria. Os meus sinceros agradecimentos à Maftal.


Vendas Novas é a Cidade Jardim onde só nos lembramos que existe um Jardim Municipal nos dias de sol Primaveril! No Outono está de vento, no Inverno está de chuva, e no Verão está muitíssimo calor!
Mas Vendas Novas tem ar puro!

Vendas Novas tem uma Biblioteca Municipal que faz todas as pontes possíveis e imaginárias sempre que apanha um feriado perto ou longe. Aí está uma boa questão para os engenheiros civis analisarem! Quando a maioria da população poderia dela usufruir, eis que os senhores fecham para descanso, pois têm mais direitos que os outros, claro está! O serviço público é mesmo assim!
Mas Vendas Novas tem uma belíssima Biblioteca!

Vendas Novas tem um Auditório aberto quantos dias por ano? Ora bem, 3 noites por semana em 51 semanas por ano, se não me falham as contas, 153 noites, mas como fecha em Agosto, altura em que quem é esperto não está em Vendas Novas porque nem um cineminha tem para se distrair, nem a essa módica quantia chega.
Mas Vendas Novas tem 365 dias por ano para viver!

Vendas Novas tem um Auditório onde passam filmes previamente escolhidos para o efeito. Ou o vês nesse dia ou já não vês. Ou vês esse ou não vês mais nenhum. Faz as contas e se calhar rende-te mais a liberdade de escolha!
Mas Vendas Novas até tem em exibição às sextas feiras à noite, o cinema mais alternativo!

Vendas Novas tem um Auditório muitíssimo bem equipado para uma série de coisas que nunca acontecem ou que é raríssimo acontecerem por cá: conferências e palestras, por exemplo.
Mas lá que Vendas Novas tem a infra-estrutura, tem!

Vendas Novas tem um Auditório onde de vez em quando se faz Teatro. Do de cá, sim senhora, muito bom! Do de fora, pois... sempre do mesmo e claro que os critérios podem ser discutidos, como tudo o mais...
Mas Vendas Novas tem cultura!

Vendas Novas tem uma Piscina Olímpica que se enche completamente de "turistas" enquanto os Vendas Novenses fazem 40 ou 50 quilómetros para irem à praia pois não têm espaço lá dentro.
Mas as Piscinas são enormes!

Vendas Novas tem (acho eu...) eventos desportivos que não estão anunciados em lado nenhum.
Mas Vendas Novas tem o Estrelinha!!! E o Pavilhão GimnoDesportivo!!!

Vendas Novas tem bi-anualmente uma Feira de Artesanato mascarada de Feira da Indústria e da Logística!
Mas Vendas Novas até esteve presente no Congresso da APLOG (Associação portuguesa de Logística). Um dos poucos municípios com representação ao mais alto nível!

Vendas Novas é uma cidade segura! É das cidades com mais guardas nacionais republicanos por habitante!
Mas há que mostrar trabalho e apresentar mais multas que o colega!

Vendas Novas tem um Posto de Turismo! Mas as camionetas de turistas é que ainda não chegaram porque a nova estação está ainda fechada...

Vendas Novas não oferece empregos à grande maioria dos seus licenciados.
Mas Vendas Novas tem um Parque Industrial!

Vendas Novas não oferece empregos diversificados.
Mas Vendas Novas tem um Parque Industrial!

Vendas Novas tem bons empregos... pena é nem todos termos um cartão!

Vendas Novas tem pólos de formação e desenvolvimento, embora grande parte dos cursos não abram por não terem suficientes interessados.
Mas Vendas Novas tem um Parque Industrial!

Posso parecer-vos irónica, mas não o sou.
Cada vez gosto mais de Vendas Novas… aos fins-de-semana, de 15 em 15 dias!

MafTal

17 comentários:

Anónimo disse...

Excelente! Como diz o "alentejodive" aqui está uma excelente capacidade de observação.

Sem dúvida, Vendas Novas é tudo isto.

ALG disse...

Tese muito bem apresentada e defendida! É caso para dizer... "mai nada".

Marco Alves disse...

Se neste texto não aparecesse o nome "Vendas Novas", eu ao lê-lo imediatamente reconheceria que falava da minha cidade.

Muito Bom este post

Anónimo disse...

Como é que esta "senhora" sabe o que há e o que não há quando vem a terra que é dela de 15 em 15 dias??? Pode ter razao quanto a algumas coisas mas eu que tb não ache que esteja tudo bem, não passo a vida a dizer mal gratuitamente, pq se realmente tivesse interessada iria chegar á conclusao que que muita das coisas que diz que não existem... afinal existem!

Se quer um concelho, apareça mais vezes e participe nas coisas que há, não passe a vida a dizer o que tá mal e diga tb o que tá bem pq ou não existe nada ou por alguma força maior aqui neste blog ninguem o quer dizer....

bomdebola disse...

Muito Bom. Pela minha parte tenho pena que a contribuição da MafTal não tenha surgido em forma de comentário ao meu post. Teria enriquecido extraordinariamente o tema e lançado o debate, que não chegou a acontecer.

Anónimo disse...

Caro/a anónimo/a:

Esta "senhora" (gostei especialemente das aspas)tem liberdade de expressão para dizer o que bem entende, salvaguardando sempre que se trata de uma opinião pessoal, assinada e não escondida num anonimato cobarde.

Sou de Vendas Novas, mas já tive a oportunidade (diria mesmo felicidade) de ter vivido noutras cidades, portanto, por comparação, sei muito bem daquilo que falo!

As opiniões não têm que agradar a gregos e troianos (apesar de eu pessoalmente adorar a Antiguidade Grega e no entanto "ter torcido" pelos Troianos!).

Regressar a VN de 15 em 15 dias é uma força de expressão que talvez o leitor/a não tenha alcançado, mas agradar-me-ia muito, que o Sr./Sr.ª, me informasse (já que eu estou tão distante e mal informada) que tais coisas são essas que eu digo não existirem, mas que o Sr./Sr.ª (bem mais informado que eu, certamente) sabe existirem!

Não quero um concelho porque não tenho pretensões à política autárquica, mas conselhos seus serão obviamente bem recebidos!

Não digo mal gratuitamente. Digo o que penso e o que sinto!
Gosto de Vendas Novas e por isso me insurjo com estas questões.
Vendas Novas tem tudo para ser uma excelente cidade com uma boa qualidade de vida e tivesse eu lá o emprego que tenho fora dela, teceria as mesmas críticas, concerteza, mas seria a minha casa, sem dúvida!

Sr./Sr.ª Anónimo/a, não desapareça agora.
Aguardo resposta sua!
Obrigada.

Anónimo disse...

Caro Bomdebola:

A intenção era exactamente comentar o seu post, pois o pontapé de saída foi seu, sem dúvida, mas foi-me feito o convite para dar a minha opinião nua e crua e nisto das palvras nem sempre é fácil conseguir parar, e confesso que nas caixas dos comentários, sinto-me sempre mais "apertadinha".

Mas acho que este tema, em forma de post ou comentário, é sempre actual e pertinente para todos, pelo que aguardo o seu contra-ataque! (Sempre com fair play!)

Obrigada.

bomdebola disse...

Cara MafTal

Quando há sintonia de posições sobre um assunto não vejo motivos para haver contra-ataque. Só lamentei que o seu contributo não tivesse ajudado a enriquecer o meu post. Paciência! Fica para a próxima! E como a próxima já aí está, convido-a a comentar “as filhas das nossas amantes”.

Obrigado

Anónimo disse...

"Vendas Novas é a Cidade Jardim onde só nos lembramos que existe um Jardim Municipal nos dias de sol Primaveril! No Outono está de vento, no Inverno está de chuva, e no Verão está muitíssimo calor!
Mas Vendas Novas tem ar puro!"

Talvez não tenha tido o prazer de disfrutar da neve que tivemos no nosso jardim este ano, ou as sombras que existem nos nosso jardim não a satisfaçam no verão assim como as tardes solarengas de outono tambem nao lhe agradem...

"Vendas Novas tem uma Biblioteca Municipal que faz todas as pontes possíveis e imaginárias sempre que apanha um feriado perto ou longe. Aí está uma boa questão para os engenheiros civis analisarem! Quando a maioria da população poderia dela usufruir, eis que os senhores fecham para descanso, pois têm mais direitos que os outros, claro está! O serviço público é mesmo assim!
Mas Vendas Novas tem uma belíssima Biblioteca!"

Uma biblioteca com variados titulos com alguma actualização nao tanta como todos gostariamos e que apesar das pontes etc... tem um horario bastante alargado estando aberta todos os sabados em que supostamente todos os municipes podem dela usufruir...

"Vendas Novas tem um Auditório aberto quantos dias por ano? Ora bem, 3 noites por semana em 51 semanas por ano, se não me falham as contas, 153 noites, mas como fecha em Agosto, altura em que quem é esperto não está em Vendas Novas porque nem um cineminha tem para se distrair, nem a essa módica quantia chega.
Mas Vendas Novas tem 365 dias por ano para viver!"

Um cinema nao com a escolha de uma grande cidade mas com filmes actuas e alternativos que de sexta a domingo levam muita gente ao auditorio municipal, provavelmente a si nunca lhe agradou filme algum, mas talvez os va ver a outro lado, mas em VN não sao de qualidade... e ja agora tambem pode aparecer nas exposições que vao decorrendo!

"Vendas Novas tem um Auditório onde passam filmes previamente escolhidos para o efeito. Ou o vês nesse dia ou já não vês. Ou vês esse ou não vês mais nenhum. Faz as contas e se calhar rende-te mais a liberdade de escolha!
Mas Vendas Novas até tem em exibição às sextas feiras à noite, o cinema mais alternativo!"

"Vendas Novas tem um Auditório muitíssimo bem equipado para uma série de coisas que nunca acontecem ou que é raríssimo acontecerem por cá: conferências e palestras, por exemplo.
Mas lá que Vendas Novas tem a infra-estrutura, tem!"

A ultima que tive conhecimento ocorreu ontem a noite com o titulo "Juventude, saidas profissionais e novas tecnologias"

Á bem pouco tempo um congresso da Associação Portuguesa de Sociologia
entre outros que vou tendo conhecimento....

Vendas Novas tem um Auditório onde de vez em quando se faz Teatro. Do de cá, sim senhora, muito bom! Do de fora, pois... sempre do mesmo e claro que os critérios podem ser discutidos, como tudo o mais...
Mas Vendas Novas tem cultura!

Eu ja vi peças de teatro bem boas e com actores bem conhecidos (confissoes de mulheres de 30, por exemplo ou a casa das mulheres)

"Vendas Novas tem uma Piscina Olímpica que se enche completamente de "turistas" enquanto os Vendas Novenses fazem 40 ou 50 quilómetros para irem à praia pois não têm espaço lá dentro.
Mas as Piscinas são enormes!"

Eu smp coube la dentro e de inverno a escola municipal de natação assim como a natação livre tambem leva muita gente á piscina mas afinal queremos ca os turistas ou nao???


Vendas Novas tem (acho eu...) eventos desportivos que não estão anunciados em lado nenhum.
Mas Vendas Novas tem o Estrelinha!!! E o Pavilhão GimnoDesportivo!!!

"Se nao estão anunciados é pq a minha cara amiga de certeza que nao le as publicações municipais, nem consulta o site da Câmara Municipal eu vejo com frequencia anuncio a actividades desportivas nas montras das nossas lojas, axo que na terra onde vive é provavel que nao haja....

Vendas Novas tem bi-anualmente uma Feira de Artesanato mascarada de Feira da Indústria e da Logística!
Mas Vendas Novas até esteve presente no Congresso da APLOG (Associação portuguesa de Logística). Um dos poucos municípios com representação ao mais alto nível!

Provavelmente essa presença nao foi ao acaso axo eu.... mas pelos vistos nao gosta msm da Feira... pode ser que este ano haja alguma coisa que lhe agrade mais .... ou nao

Vendas Novas é uma cidade segura! É das cidades com mais guardas nacionais republicanos por habitante!
Mas há que mostrar trabalho e apresentar mais multas que o colega!

Vendas Novas tem um Posto de Turismo! Mas as camionetas de turistas é que ainda não chegaram porque a nova estação está ainda fechada...

Convido-a a visitar o posto de turismo, eu ja o fiz...

Vendas Novas não oferece empregos à grande maioria dos seus licenciados.
Mas Vendas Novas tem um Parque Industrial!

Responsabilize tambem o municipio...

Vendas Novas não oferece empregos diversificados.
Mas Vendas Novas tem um Parque Industrial!

Vendas Novas tem bons empregos... pena é nem todos termos um cartão!

(o cartao)????????????

Vendas Novas tem pólos de formação e desenvolvimento, embora grande parte dos cursos não abram por não terem suficientes interessados.
Mas Vendas Novas tem um Parque Industrial!

No ultimo ano da Inovinter apenas um curso nao abriu com falta de formandos...

Posso parecer-vos irónica, mas não o sou.
Cada vez gosto mais de Vendas Novas… aos fins-de-semana, de 15 em 15 dias!


Ironica??? Nao, convido-a a fazer um comentário a dizer bem, será que consegue!????

Anónimo disse...

Em aditamento à Maftal...

Vendas Novas é uma cidade Alentejana, mas desafio qualquer pessoa a identificar as características inerentes a essa região do país, tal é o ordenamento do território.

Vendas Novas tem meia dúzia de milhar de habitantes mas o trânsito de uma capital de distrito (com inerentes riscos e desconforto) porque ninguém consegue uma variante para a Cidade.

Vendas Novas tem população jovem que não sabe o que fazer quando os bares fecham, porque em tempos existiu uma discoteca...será que há algum tampão a novos projectos?

Vendas Novas tem bastante área verde, diversas pessoas a praticarem desporto nas ruas da cidade e no "campo" (ao final da tarde), investe em pistas de ateltismo mas não tem um simples circuito de manutenção.

Vendas Novas tem um centro de saúde, mas este está privado de meios de diagnóstico básicos (leia-se RX) alegadamente por falta de técnicos para operarem o equipamento!!

Por último, tal como a Maftal o que me move a escrever é o gosto por V. Novas sendo que no meu caso sou residente, apesar de trabalhar fora.

Penso que todos partilhamos a ideia que estes espaços e palavras sejam incentivos à iniciativa (pública ou privada) e não veículos à agressão gratuita.

Cumprimentos e até sempre.

Anónimo disse...

Caro Anonymous das 17:43 (mas será que ninguém inventa pelo menos um nome?):

"Talvez não tenha tido o prazer de disfrutar da neve que tivemos no nosso jardim este ano, ou as sombras que existem nos nosso jardim não a satisfaçam no verão assim como as tardes solarengas de outono tambem nao lhe agradem..."

Pois concerteza que disfrutei da neve! Também andei a passear e a tirar as fotografias da praxe para a posteridade! Foi um fenómeno giríssimo!

"Uma biblioteca com variados titulos com alguma actualização nao tanta como todos gostariamos e que apesar das pontes etc... tem um horario bastante alargado estando aberta todos os sabados em que supostamente todos os municipes podem dela usufruir..."

E foi exactamente nalguns sábados (depois de bater com o nariz na porta nas pontes) que me apercebi não existirem os livros que procurava. Nada de especial, alguns do Lobo Antunes que ainda não li, Pedro Paixão (não havia nenhum) e outros autores conhecidos. Se calhar até já existem, mas desisti...

"Um cinema nao com a escolha de uma grande cidade mas com filmes actuas e alternativos que de sexta a domingo levam muita gente ao auditorio municipal, provavelmente a si nunca lhe agradou filme algum, mas talvez os va ver a outro lado, mas em VN não sao de qualidade... e ja agora tambem pode aparecer nas exposições que vao decorrendo!"

Por acaso já fui ver variadíssimos filmes ao auditório de VN! Se calhar alguma vez nos encontrámos às 6ª feiras, nalguns filmes "alternativos" em que estávamos só 3 ou 4 pessoas. E com toda a certeza já nos encontrámos ao sábado, com o auditório cheio!
Últimamente não tenho ido tanto, é verdade, porque os filmes que me interessava ver já os vi de facto noutro lado. São as vantagens de poder ir ao cinema a qualquer dia da semana à hora mais conveniente para cada um...
E quanto às exposições, não se preocupe que eu também apareço!

"A ultima que tive conhecimento ocorreu ontem a noite com o titulo "Juventude, saidas profissionais e novas tecnologias"

Á bem pouco tempo um congresso da Associação Portuguesa de Sociologia
entre outros que vou tendo conhecimento...."

Pois não assisti a nenhuma... Há-de me contar como foi a de ontem... é que eu já fui uma jovem desempregada em VN e (modéstia à parte) sem medo das novas tecnologias... Imagino que tenha sido bem interessante!

"Eu ja vi peças de teatro bem boas e com actores bem conhecidos (confissoes de mulheres de 30, por exemplo ou a casa das mulheres)"

Sobre Teatro tenho gostos muitíssimo particulares e as peças de que fala não fazem o meu género... Defeito meu, sem dúvida...

"Eu smp coube la dentro e de inverno a escola municipal de natação assim como a natação livre tambem leva muita gente á piscina mas afinal queremos ca os turistas ou nao???"

Também andou na natação? Eu também, há muitos anos atrás. Gostei muito!

"Se nao estão anunciados é pq a minha cara amiga de certeza que nao le as publicações municipais, nem consulta o site da Câmara Municipal eu vejo com frequencia anuncio a actividades desportivas nas montras das nossas lojas, axo que na terra onde vive é provavel que nao haja...."

Ah... começa a acusar o toque da municipalidade...

"Provavelmente essa presença nao foi ao acaso axo eu.... mas pelos vistos nao gosta msm da Feira... pode ser que este ano haja alguma coisa que lhe agrade mais .... ou nao"

Mas este ano há FILDA novamente?

"Convido-a a visitar o posto de turismo, eu ja o fiz..."

Obrigada pelo convite. Fez bem em já lá ter ido. Já agora sabe-me dizer o horário de funcionamento? Ah, claro, está no site municipal, não é? Obgd!

"Responsabilize tambem o municipio..."

Não se preocupe porque para mim sempre foram os principais responsáveis...

"(o cartao)????????????"

Então???... estava a falar tão bem e agora faz-se de tolinho? Pesa-lho no bolso, é?

"No ultimo ano da Inovinter apenas um curso nao abriu com falta de formandos..."

No último ano não me inscrevi em nenhum... mas nos dois anos anteriores nos 4 em que me inscrevi, nunca abriu... azar o meu...

"Ironica??? Nao, convido-a a fazer um comentário a dizer bem, será que consegue!???? "

Há dúvidas???????

Obgd pela sua participação!
Volte sempre!

João Fialho disse...

Aproveito o facto de este tema estar a interessar os nossos amigos visitantes, para realçar o desafio que é constantemente divulgado no próprio blogue, no "banner" que corre na parte de cima.

No fundo, as mensagens são estas:
1º - se quiser ver aqui tratado um assunto que o(a) preocupa, sobre Vendas Novas, contacte-nos para o email indicado;

2º- se quiser publicar um texto seu sobre um assunto que o(a) preocupa, este espaço também está aberto a essa possibilidade.

Em qualquer dos casos, contacte-nos por email.

João Fialho disse...

Foi ontem á noite que li pela primeira vez este texto da Maftal, que fez o favor de o enviar para publicação. Já lhe agradeci e volto a fazê-lo agora aqui mesmo.

Trata-se, a meu ver, de uma excelente colaboração. Feita através de um óptimo texto, que denota uma perspicácia bastante afinada. Vindo de uma observadora atenta ao que a rodeia. E que, além do mais, se predispôs a partilhar online diversas opiniões que ela própria sabia não serem consensuais. Mas não teve quaisquer problemas em publicá-las.

Isto já é muito. E define um traço da sua personalidade. É, além disso, muito mais do que aquilo a que estamos habituados por estes lados.

Na verdade, são muito poucas as ocasiões em que tenho assistido, nos últimos tempos, à publicação em espaço de blogues locais, de opiniões livres que saiam daquilo que considero ser uma ou outra das corrente de pensamento localmente instaladas.

E isso continua a ser muito.

Já me habituei a ver a Maftal como um foco de livre pensamento. E de opiniões livres e desinteressadas. Normalmente, é daí que vêm as grandes contribuições para o desenvolvimento da nobre arte do pensamento. Como é o caso presente.

Continuemos então a aproveitar esta contribuição da Maftal, através do nosso comentário. Respeitoso, como é habitual por aqui.

Marco Alves disse...

Pior cego é aquele que não quer ver.

Só hoje li os comentários que aqui foram fazendo e acho engraçado como ainda existam pessoas que negam a realidade que se vive em Vendas Novas, mas enfim cada qual é como é.

Se a Maftal me permitir queria acrescentar mais um pequeno ponto que a meu ver faltou nessa tese.

Faltou referir que em Vendas Novas se vive a cultura do "pão e circo" e anda tudo feliz e contente. Por tudo e por nada se faz um "petisco" e um "baile". Aqui podem até dizerem-me que é deste tipo de festa que o povo gosta, pudera não têm escolha possivel. Ou vão ao famoso baile e ver dançar os Pioneiros ou ficam em casa ou saem de Vendas Novas. Não há escolha. Não tenho nada contra esse tipo de programas, mas ver os Ranchos e/ou os Grupo de Cantares dos reformados já chegava, não? Não sei se já repararam mas assim não cativam a Juventude.

A Tradição tem que se manter e divulgar. Mas os tempos também mudaram. Por Favor Actualizem-se.

Já agora façam o favor de não inaugurar o futuro Mercado Municipal com o famoso "petisco" e depois não abrir ao publico.

RESPEITEM-NOS.

Anónimo disse...

Esses anónimos que se escondem em VN como o Bin Laden no Paquistão, nem sequer têm a inteligência de perceber que vivem num buraco Comunista.
Esses anónimos estupidificam com o tempo e estupidificam também o buraco.
Vão estudar e aprender a escrever, coisa que a "Srª" aprendeu a fazer logo na Escola Primária.

Anónimo disse...

Este post revela a existência de "massa critica" local.

Parabéns à lúcida e esclarecida "maftal" e aos autores/patrocinadores deste blogue.

João Fialho disse...

Caro "pimento".

Obrigado pela visita e por nos ter deixado o seu comentário.

Uma vez que se dirigiu directammente aos "autores/patrocinadores deste blogue", poderei falar por mim, que sou um dos colaboradores e fui eu que coloquei o texto online, por me ter sido enviado pela MafTal.

Concordo plenamente consigo quando diz que este texto demonstra a existência de "massa critica" local.
Exactamente por esse motivo, mesmo que não concordasse com ele, tê-lo-ia colocado na mesma. Sem dúvidas.

Acontece que, neste caso, até concordo com muitas das coisas que ali são escritas. Com outras, concordo em parte. Com uma ou outra, não concordo.

Mas isso não é, nem de perto nem de longe, o mais importante. O mais importante nestas coisas será, a meu ver, que as pessoas digam o que pensam. O que sentem. O que lhes vai na alma. O que acham estar certo ou errado. O que está bem feito. O que pode ser melhorado. Entre outras coisas.

Ao contrário do que possa parecer, as pessoas, simples cidadãos como todos nós, não têm muito onde se dirigir para fazerem tudo isso.

Motivo pelo qual, muitas vezes, acabam por desabafar em situações de relacionamento social em circuito fechado. Ora, há questões que, pela sua importância ou simples actualidade, podem ou devem ser dadas a conhecer publicamente.

Pelo menos, nos casos em que a comunidade pode vir a ganhar com essa partilha.

É também para isso que existem estes espaços - os blogues. Neste caso, o Atribulações Locais, a exemplo de outros, alguns reconhecidamente excelentes, que existem em Vendas Novas.

É por tudo isso que tentamos levar as pessoas a deixar a sua opinião. A lerem o que se escreveu. A participarem com os seus comentários. Ou, em alternativa, a enviarem os seus textos para publicação. Foi o que fez a MafTal, com o resultado que se viu.

A massa crítica existe. Mas às vezes tem que ser cativada. É isso que tem faltado por cá.