sábado, 22 de abril de 2006

Associação dos Dadores Benévolos de Sangue





Só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja.

O ditado popular aplica-se e assenta como uma luva às associações de cariz social e humanitário, que graças ao esforço e pertinácia de alguns dos melhores cidadãos, ainda vão subsistindo a nível nacional e local.

-Quando é que nos lembramos dos Bombeiros?
Quando a casa está a arder; ou quando os pais velhinhos ou acamados precisam de ir a uma consulta ao hospital ou levados para casa do outro filho que mora muito distante; ou ainda quando o carro se estampou e ficou alguém preso na chapa retorcida e é preciso que rapidamente lhe prestem os primeiros socorros e o retirem com vida.

E quando é que nos lembramos da Santa Casa da Misericórdia?
Quando já não temos condições para dar assistência aos nossos doentes, ou ao pai que precisa de cuidados especiais e permanentes.

E a Associação dos Dadores Benévolos de Sangue?
Desses só nos lembramos quando aquele nosso familiar ou amigo, que viu aquela cirurgia que espera há anos, ser mais uma vez adiada, porque o hospital não tem reservas de sangue.

Pois é desta Associação que vos quero falar, e das pessoas que em troca de coisa nenhuma, há catorze anos a fundaram e regularmente promovem e sensibilizam as pessoas para a importância social e humanista da recolha de sangue a título benévolo.

Quando vejo os cartazes a avisar do dia e local de recolha de sangue lembro-me logo do Sr. Virgílio e da Dona Quinita.
São o Presidente e a Tesoureira da Associação.
Sei do muito que têm trabalhado, cada um na sua área para manterem a associação em actividade regular, das portas a que batem a pedirem auxílio, das incompreensões de que por vezes são vítimas.
Mas sei principalmente que os seus trabalhos não são em vão, as dádivas de sangue recolhido têm salvo e ajudado muita gente, e que sem elas tudo seria mais difícil.
Em 2005 recolheram cerca de 220 litros de sangue, o equivalente a 554 dádivas.
Eu sei que hoje em dia, todos avançam com números para tudo e mais alguma coisa, mas há um número que nunca saberemos, quantas vidas foram salvas pelo labor da Associação.

Não posso porém esquecer os dadores, os homens e as mulheres, os que cedem benevolamente o seu sangue, e que sem eles, de nada servia a Associação.

Nestes catorze anos de existência a Associação dos Dadores de Sangue tem estado alojada numa sala do Pavilhão Gimno-desportivo cedida pela Câmara Municipal.

A futura sede social já está quase concluída e vai ser inaugurada brevemente. Espera-se que a nossa cidade contribua generosamente na ajuda financeira à Associação. Eu não sei quanto custou a obra nem de que dinheiro dispõem, mas a prática já me ensinou que o dinheiro não abunda, nem nunca abundou, nas associações humanitárias.

Eu assisti ao abrir dos caboucos e ao erguer das paredes, e via todos os dias da semana o Sr. Virgílio a trabalhar, vi-o de picareta a abrir os caboucos, de pá a retirar a terra, carregou tijolos e sacos de cimento, e deu muita serventia a pedreiro.
Também vi muitos amigos da Associação a trabalharem ao seu lado, e ainda por cima, sempre bem dispostos.

São homens como o Sr. Virgílio, a Dona Quinita e todos os que trabalham anonimamente nesta e noutras associações, que me levam a acreditar, que ainda há gente boa de quem nos devemos orgulhar.

MouTal

As fotografias foram cedidas pelo Alentejo dive.

11 comentários:

bomdebola disse...

Depois da avalanche provocada pelo tema anterior, estava mesmo a necessitar de ler algo do género.

Felizmente ainda existe iniciativa e generosidade na nossa sociedade civil. O Sr. Virgílio, a D. Quinita e todos os anónimos dadores militantes, fazem parte daquele grupo restrito de pessoas bonitas, cada vez mais difíceis de encontrar.

Oxalá lhes sejam proporcionados os meios para darem continuidade ao seu excelente trabalho.

Obrigado ao Moutal por nos ter trazido este tema. Muito bom, mesmo.

Anónimo disse...

2 palavras... muitos parabens!
Para as tais pessoas apenas uma... Obrigado!

João Fialho disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
João Fialho disse...

"Apaguei o meu comentário (acima), porque me tinha enganado. Vou agora repeti-lo, na parte que se referia a este assunto."

Os meus parabéns ao autor desta excelente crónica.

Nunca é demais louvar quem o merece. Ainda mais, naqueles casos em que se trabalha a favor de um ideal que serve o bem comum. Como é o caso presente.

Conheço o Sr. Virgílio e a Dª Quinita. E alguns outros que se dedicam a esta causa, que mais não seja através das suas dádivas de sangue. Estão todos de parabéns.

E será bom para Vendas Novas que se apoiem estas pessoas e estas instituições, pois elas contribuem para o que de melhor há numa comunidade: a capacidade de ajudar os outros. Sem nada pedir em troca.

Bem hajam.

João Fialho disse...

Lembrei-me agora de outra coisa.
Se os restantes colaboradores acharem bem, como penso que o farão, julgo que seria boa ideia ajudarmos, através deste blogue, na divulgação das Colheitas de Sangue que aqui se realizam periodicamente.

É só uma questão de falarmos com os responsáveis pela Associação, pois acredito que irão apoiar a iniciativa.

Saúde.....

ALG disse...

Permitam-me que saliente também o meu tio António Gonçalves, que se não estou em erro já presidiu à referida associação, e é responsável pelo facto de eu e a minha esposa sermos dadores de sangue há já alguns anos. São de facto pessoas de um altruísmo a toda a prova e que prestam um grande serviço à sociedade, os que mantêm a Associação a funcionar!

MouTal disse...

Tem toda a razão na sua chamada de atenção, o Sr. Gonçalves e meu velho amigo, também é dos que lá estão desde o abrir da porta. Ele é um dos homens do associativismo na nossa terra, está sempre disponivel para ajudar quem precisa.
Um abraço para ele.

Anónimo disse...

Compadres
No 1.º domingo de cada mês podem fazer a vossa dádiva de sangue, só precisam de se deslocar ao Centro de Saúde de Vendas Novas.
Esperamos por "vocemecês"!

Anónimo disse...

Os órgãos sociais desta Associação são constituidos por dadores, trabalhando todos eles, cada um à sua maneira, em prol da Associação dos Dadores Benévolos de Sangue.
Aqui ficam os respectivos nomes:

= TRIÉNIO 2006-2008 =

ASSEMBLEIA GERAL

PRESIDENTE: António Maria Cartaxo
VICE PRESIDENTE: José Francisco de Jesus Duarte
1º SECRETÁRIO: Carlos Manuel Branco Valentim
2º SECRETÁRIO: Rui Pedro Confraria Rodrigues Soares

DIRECÇÃO

PRESIDENTE: Virgílio Augusto Teixeira
VICE PRESIDENTE: António da Conceição Barreiros Gonçalves
SECRETÁRIO: António José Bicho Daniel Sequeira
TESOUREIRO: Maria Joaquina Valadas Palhavã Cristóvão de Jesus Duarte
1º VOGAL: António Romão Figueiras Lourenço
2º VOGAL: José Carlos Pestana Júlio
3º VOGAL: João Pedro Carvalho Fernandes

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE: Victor Manuel Fernandes da Costa
1º VOGAL: Custódio Josué Rocha
2º VOGAL: Emídio Joaquim Florindo Carvalho

Aproveito e lembro o nosso lema "Dar sangue é dar vida" e como referiu o "nosso compadre" fazemos colheita de sangue todos os primeiros domingos de cada mês no Centro de Saúde de Vendas Novas e durante a manhã.
Apareçam, serão benvindos.

Somos já uma instituição de utilidade pública. Sabe que nos pode ajudar e deduzir o seu donativo no IRS?

Estamos a finalizar a nossa sede, temos muita boa vontade e muito pouco dinheiro. Haverá por aqui alguém alguém que nos pode ajudar a recuperar o IVA? e também no formulário/requerimento a quem de direito para que nos seja consignado 0,5 do IRS?

Já agora a nossa sede vai ser inaugurada a 17 de Junho próximo.

Se a tesoureira (eu) lhe pedir ajuda...ou se a vir deambulando por aí contacte-a, na algibeita traz sempre um livrinho de "tijolos" para vender ao preço de 1€ apenas e habilita-se a receber um micro-ondas. E se quizer comprar um livro de tijolos... são 25€. Aceitam-se encomendas! Podem ligar para 265892230 e deixar a sua mensagem.

E termino deixando uma plavra de agradecimento, nomeadamente ao Amigo Moutal.

Bem hajam.

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. antidote mix klonopin temazepam lcd television

Anónimo disse...

Se há dias em que me sinto bem, alguns deles são aqueles em que ao domingo de manhã partilho da simpatia e amabilidade da associação de dadores.

Para todos um grande bem haja.

Ricardo Candeias
Sócio nº189