quarta-feira, 26 de abril de 2006

Credibilidade, anonimato e privacidade


Um blogue só subsiste em função da sua credibilidade. Qualquer que ele seja, independentemente de quem o criou, de quem nele colabora ou dos apoios que detém. O essencial num blogue é, portanto, a sua credibilidade. Em especial, do ponto de vista do conjunto dos consumidores dos conteúdos nele publicados. Isto é, dos seus públicos.

Este, como qualquer outro blogue é, por natureza, um espaço de liberdade de opinião. E essa liberdade pressupõe um igual nível de responsabilidade por parte, não só de quem nele escreve mas também de quem nele é aceite como comentador. Uma vez que, sendo um espaço público e um meio de comunicação, ainda que com carácter virtual, está sujeito às mesmas regras de vivência e comportamento pessoal e social que os restantes espaços.

A fase de democratização da Internet a que temos assistido nos últimos tempos, trouxe para a blogosfera toda uma diversidade de fornecedores de conteúdos e de consumidores da informação publicada. Quando assim acontece, é sabido que há do melhor e do pior. Num espaço (a blogosfera) que muitos ainda crêem, erradamente, ser de completo anonimato, deparamo-nos por vezes com atitudes de carácter duvidoso e, amiúde, algo ilícito. Não que já tenha acontecido em blogues de Vendas Novas, julgo que não, mas a verdade é que, nestas coisas, nada melhor que chamar a atenção e prevenir situações potencialmente desagradáveis.

O que pretendo dizer com isto é, em termos simples, que deve existir em todos nós a consciência de que um blogue não é um espaço onde possa subsistir qualquer tipo de anarquia tolerada, nem muito menos um eventual paraíso para a prática de ilícitos, em qualquer das suas diversas vertentes. Isso seria exactamente o contrário do objectivo essencial que deve presidir a um blogue do tipo do Atribulações Locais: “fornecer conteúdos credíveis”.

Naturalmente que este tipo de problemas não se coloca ao nível dos meus amigos colaboradores neste blogue. Mas pode acontecer em relação a alguns dos comentadores anónimos, uma vez que se decidiu, embora de forma provisória e com carácter experimental, e em face do tipo de matérias a abordar, abrir a possibilidade da existência de comentários anónimos.

Um blogue como este pode ser visto como uma forma emergente de exercício da cidadania. E tem, a meu ver, um importante papel social, que se reveste numa espécie de afirmação cívica dos cidadãos. Uma forma complementar de afirmação. Com a vantagem de ter acesso fácil e de abranger todos os cidadãos por igual, sem limitações nem discriminações de qualquer espécie. Razão pela qual se deve respeitar (e aqui é isso mesmo que fazemos), a intenção de permanecer anónimo.

Não se deve, no entanto, em caso algum confundir anonimato com privacidade. Qualquer um dos amigos leitores, enquanto visitante ou comentador neste espaço, tem toda a legitimidade em querer permanecer anónimo. Aliás, o mesmo acontece com alguns dos colaboradores e isso deve ser respeitado. Até porque, de certo modo, em alguns casos o anonimato pode ser uma forma de proteger a privacidade, especialmente em circulos sociais mais fechados. O que já não se pode tolerar é que alguém, ao abrigo do anonimato, e por exemplo através da caixa para comentários de um blogue, queira interferir na privacidade de outrem, seja através de difamação, da divulgação indesejada de nomes ou características pessoais ou, até mesmo, da prática de outras atitudes manifestamente ilícitas ou eticamente incorrectas como, neste último caso, já assistimos noutros espaços em relação a terceiros.

A credibilidade de um blogue passa também, a meu ver, por estas chamadas de atenção. Cuja intenção é, em simultâneo, pedagógica e preventiva.

João Fialho
("alentejodive")

9 comentários:

Anónimo disse...

Um bom post, semelhantes ao que o alentejodive já nos habituou.

Mais uma vez, parabéns!

laranja_power

João Fialho disse...

Meu caro, não tem nada que "obrigadar" (era também assim que se dizia antigamente no nosso Alentejo).

MouTal disse...

Caro amigo

Este seu texto traça uma linha muito bem definida da orientação editorial, que todos nós colaboradores aceitámos, e certamente dela procurarei não me desviar.

Os nossos leitores serão os nossos juizes.

Sei que começam a nascer espectativas e também sei que algumas pessoas se começam a sentir incomodadas, mas a nossa terra e as gentes que aqui vivem e trabalham, serão sempre aquelas para quem escrevemos e o centro das nossas atenções.

MOUrato TALhinhas

João Fialho disse...

Caro Moutal.

Aquilo a que chama "orientação editorial" acaba, neste caso, por ser um espelho de algo que não será muito distante do chamado "bom-senso opinativo". É mais qualquer coisa para além disso, eu sei, mas essa é a base.

A sua frase "os nossos leitores serão os nossos juizes" é mais interessante do que, á primeira leitura, poderia parecer. Seria proveitoso debatermos este tema um destes dias.

Quanto às expectativas, também já me apercebi que é verdade o que refere. Não há que ter receios, é ir em frente, e corresponder ás expectativas. Devemos isso a nós próprios e aos nossos amigos leitores.

Por último, ao referir que "algumas pessoas se começam a sentir incomodadas..., bem, como sabe não é isso que se pretende. Queremos, em primeiro lugar, que se pense sobre Vendas Novas.

E, nesse âmbito, queremos também poder ajudar quem ocupa lugares de responsabilidade e detém poderes de decisão, a ter um conjunto mais alargado de informação nas suas diversas vertentes, de modo a que algumas questões possam ser abordadas de formas diferentes.

Saúde ...

Anónimo disse...

Em minha opinião , ou melhor , pelo que assisto, não permitir o comentário anónimo é reduzir o espaço de opinião no blog. Embora reconheça que , infelizmente demasiadas vezes, os comentários de anónimos "destilem ódio" e nada valem , mas isso é o "preço" da liberdade na blogosfera. Repito: não permitirem comentários anónimos é reduzir o blogue . Já agora parabéns pelo blog!

João Fialho disse...

Pois, na verdade, temos consciência que "não permitir comentários anónimos" é reduzir a quantidade do feedback sobre os temas abordados.

Mas não concordo que isso signifique "reduzir o blogue". É, sem dúvida, tal como diz e muito bem, "reduzir o espaço de opinião no blog". São coisas diferentes.

Como também reconhece, há por vezes comentários pouco abonatórios, especialmente para quem os escreve. Neste blogue ainda não tivemos esse problema, mas temo que seja apenas uma questão de tempo.

Ora, esta chamada de atenção tem exactamente uma função preventiva. E pedagógica, no sentido de traçar uma determinada linha de rumo, em relação ao que não se pretende que aconteça.

Mas será esse o "preço da liberdade na blogosfera", como refere? Não creio. Permita-me que discorde. Se quiser, poderemos abrir aqui um debate sobre esse tema. Diga-nos algo sobre isso....

Obrigado pela visita e pelo óptimo comentário. O qual, como se viu, abre várias portas para discussão.

Saúde. E um óptimo fim-de-semana.

Anónimo disse...

Publicação de análises de água

Na sequência da proposta do vereador Luís Braga, para que seja divulgado o resultados das análises realizadas á água, para além dos editais afixados nos locais usuais, também no boletim municipal (“Noticias Municipais”) e s i t e d a C â m a r a M u n i c i p a l acompanhada de um quadro referência dos parâmetros de qualidade da água a Câmara Municipal deliberou, por maioria, que fosse publicado, no Boletim Municipal e no site da Câmara Municipal a indicação de que encontram afixados, para consulta, os relatórios sobre os resultados das análises.

In: Deliberações da CMVN



Se bem me parece... não era mais facil publicar as analises de uma vez por todas?

Compadre Zéi disse...

Ora o Coronel lá se denunciou... e eu que pretendia comentar o anonimato dos alias... ... ...

pronto lá se vai a oportunidade de uma farpazita internautica (e o amigo Moutal já teria razão para protestar comigo no próximo sábado de manhã... lol)

por enquanto continuarei a assinar o que sempre fui... o Compadre Zei do Alentejodive !

Anónimo disse...

Excellent, love it! » »