segunda-feira, 17 de abril de 2006

A Junta Simplex

Há já algum tempo que não circula do lado de cá qualquer informação sobre a Junta de Freguesia de Vendas Novas. Aparentemente, do lado de lá, está tudo sob controlo. Ainda bem.

Salvo qualquer omissão que momentaneamente me escape, os órgãos representativos da freguesia são a assembleia de freguesia, como órgão deliberativo, e a junta de freguesia, como órgão executivo. Destes dois, apenas a assembleia está constituída, passados seis meses do acto eleitoral de 9 de Outubro.

Temos assim o órgão deliberativo da freguesia constituído. Como tal, deveria estar a funcionar na plenitude, acompanhando e fiscalizando as actividades da Junta. Mas não. Nada.

Paradoxalmente este é o único órgão que aparece esvaziado das suas competências. A Assembleia não foi até agora chamada a intervir, para além dos episódios já conhecidos, das repetidas tentativas para eleger os membros da Junta.

Aparentemente o anterior executivo ainda funciona (e bem, pois ninguém se queixa…). E sendo assim, não necessita da Assembleia para nada. Repito: “ainda bem”. Quem sabe se não é este o caminho a seguir no futuro? Há que descomplicar o sistema. Assumindo a nossa condição de pioneiros neste tipo de desburocratização improvisada, ainda vamos servir de exemplo para muitos outros. Os que não podem, ou não sabem inventar quando é preciso.

E assim, na onda “Simplex” do nosso Governo, lá vai a nossa Junta de Freguesia. Coxa? Talvez! Mas já muito à frente de todas as outras. Venha de lá o vosso aplauso que ela bem o merece.

8 comentários:

MouTal disse...

E o meu aplauso também para o "bomDeBola" que consegue criar um texto de fino humor à volta de um caso "aberrante e caricato" da nossa "democracia local".

E como diria o Prof. Martelo; vinte valores.

Compadre Zéi disse...

só uma questão...
e neste conceito "simplex" quem tem e/ou exerce autoridade para assumir decisões e compromissos ???

anda a Junta à deriva, ou aos duodécimos ????????

Anónimo disse...

E como perguntar não ofende e o saber não ocupa lugal nem nunca fez mal a niguém, aqui vão três perguntinhas para eu (ou talvez até mais alguém) ficarmos a saber como é:

1ª)- Quem é a Entidade que tutela ou superintende nestes assuntos ?

2ª)- Porque não intervém essa Entidade para impor uma solução e resolver este caso "aberrante e caricato" como tão benevolamente o classifica o comentador Moutal ?

3ª)- Quem é ou são os cúmplices que ajudam a manter esta vergonhosa situação ?

Não é por mais nada... Só pergunto isto para ver se consigo ficar a saber e a perceber !...

Anónimo disse...

Quem não quer resolver a situação?
a CDU?... o PS?... ou o PSD?...
Ká para mim..., pergunto, a CDU não diz que faz uma gestão participada? Tava na altura de mostrarem o k tanto apregoam!

João Fialho disse...

Muito bem, caro BomDeBola.

Vejo que optou por tratar este assunto com graça, bom humor e a dose certa de ironia. Na verdade, ás vezes é isso mesmo que apetece. Também já noutros caso utilizei as mesmas ferramentas. Fez bem, e fê-lo muito bem, a meu ver.

Esta questão da "Junta de Freguesia de V.Novas" tem mostrado um pouco (por enquanto apenas um pouco) do que de pior existe na política local.

Penso que é o espelho do que somos como comunidade. Ou melhor, daquilo a que chegámos, depois de tantos anos de prática desta solução a que teimamos em chamar democracia.

Este é um daqueles problemas, em que todas as opiniões poderão ser importantes na ajuda a que o mesmo seja ultrapassado.

É, no fundo, a confirmação de que "a política é (também ela) demasiado importante para ser deixada apenas nas mãos dos políticos".

Anónimo disse...

ai este bomdebola.... não sei se fala a sério se a brincar.
Não sei porquê acho-o muito alegre com a situação da Junta. Cá pra mim.... pois pois...

bomdebola disse...

Caros amigos

O meu reconhecido agradecimento a todos os que passaram por cá. O vosso incentivo motiva-me ainda mais, apesar da disponibilidade temporal e mental ser cada vez mais condicionada por outras exigências do momento.

Não é necessário ter vinte ou trinta comentários avulsos, de incidência dispersa, ou duvidosa. Tenho a sensação de que valeu a pena e isso faz-me muito bem.

Contem comigo. Tenham muita saúde e um excelente fim-de-semana.

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »