segunda-feira, 3 de abril de 2006

O Homem de(o) Betão!


Pequena nota prévia: Um pouco na linha do que já vem sendo hábito, não fiz o sempre recomendável trabalho de prospecção directa antes de me atirar a este tema. Corro assim o risco de incorrer em omissões ou em excessos, na apreciação do valor e da personalidade riquíssima deste vendasnovense. Conto com a vossa colaboração para as eventuais correcções.


Há dias, alguém com ligações a este vosso amigo, revelou-me uma conversa recente que teve com o Sr. Teotónio Pintor, actual Presidente da Casa do Povo de Vendas Novas. Uma frase deste tinha-lhe tocado a alma. Um pouco pela afirmação e outro tanto pela transbordante sinceridade que não admitia dúvidas: “só quero que Aquele lá de cima me dê mais dois anos de vida e saúde. É o que me basta para concluir esta obra e a próxima que se segue!”. Referia-se ao Lar para a 3.ª idade da Afeiteira - cuja inauguração está prevista para Setembro - e à que já se anuncia: em terreno anexo, doado à Casa do Povo, irá nascer em parceria com a CERCI de Montemor, um Centro de Reabilitação destinado a deficientes profundos. Este é um projecto social inovador no nosso concelho e será certamente mais um motivo de grande orgulho para todos nós.

A personalidade deste vendasnovense que nos habituámos a identificar como o Presidente da Casa do Povo, ou mais remotamente como o Presidente do Estrela, suscita também alguma saudável controvérsia. Um pouco na linha do que é hábito nestes casos de inequívoco sucesso. A sua tenacidade e a capacidade de sonhar alto já produziram resultados. Há obra feita nas colectividades por onde passou.

A história da nossa cidade escreve-se também com homens desta estirpe, os verdadeiros homens de betão, que vão à luta e não se acomodam perante as dificuldades.

6 comentários:

João Fialho disse...

Não conheço o suficiente o Senhor Teotónio Pintor para que sobre a sua personalidade me possa pronunciar, além de todo o respeito que, naturalmente, me suscita.

Sobre a sua obra, o amigo BomDeBola evidencia que já foi Presidente do Estrela, é Presidente da Casa do Povo, e está à frente de dois projectos de Assistência Social Privada.

Bem, a partir destes aspectos particulares, parece-me que é alguém que se caracteriza por bastante dinamismo e interesse em contribuir para o bem comum. O que já é muito nos tempos que correm.

Sendo, ainda por cima, segundo o que diz o autor do texto, alguém que se caracteriza pela sua tenacidade e por não se acomodar perante as dificuldades, estarão reunidas as condições para que lhe seja prestada a breve "homenagem" que constitui este post.

A meu ver, tem todo o cabimento e deverá até ser incentivado, a utilização destes espaços online para a finalidade aqui evidenciada.

Na verdade, há pessoas que, por uma ou outra razão, marcam um tempo ou um local. E essas, especialmente essas, devem ser realçadas.

ALG disse...

Como dizia o poeta: "o Homem sonha e a obra nasce" e o Sr. Pintor é bem o exemplo disso, um "Self made man" que, controvérsias à parte ficará para sempre ligado a essas obras de grande importância.

bomdebola disse...

Caros amigos:

Obrigado pelos vossos comentários.

Especialmente ao Timackoy deixo-lhe um pedido: Contacte o seu amigo Pintor e alerte-o para o que aqui se escreveu. Ele certamente iria gostar.

Anónimo disse...

Olá amigo "bomdebola", os amigos servem para as ocasiões, e como tal a pessoa em questão já está ao par do que se está a passar neste blog.
Aliás até lhe digo mais, se há nomes de pessoas em algumas ruas de Vendas Novas, e, que nem são da terra, nem nada fizeram em prol da mesma, bem ficava se a "nossa" autarquia se deixa-se de politiquices, e desse o devido valor ás pessoas que de dia a dia, dão o seu melhor pela sua terra, e por quantos nela trabalham e vivem.

MouTal disse...

Desejo ao Senhor Teotónio Pintor muitos anos de vida, com saúde e energia, para que, contra "gregos e troianos" continue na sua luta diária de ajudar os mais carecidos de um pouco de pão para a boca, e de algum conforto na velhice.
Deus não dorme, e o povo também não.
São os homens como o senhor que vão ficar na memória do povo de Vendas Novas, os outros que fiquem com os nomes nas ruas.
Bem haja por tudo o que tem feito, e pelo muito que sei que ainda vai fazer.

Anónimo disse...

Falo de um homem frontal , polémico e até politicamente incorrecto , antes quebrar do que torcer. Com obra feita , a pulso de peito feito. e assumidamente social-democrata !